Boa tarde,
tenho um casal de chins (a Chica e o Chico) e a fémea teve 3 filhotes que já não estão com ela (já tinham 3 meses e foram este mês para casa dos novos donos).
Desde que que ela deu á luz os filhotes, que o casal está separado para não haver gravidez, uma vez que tendo tido 3 crias, a fémea deve precisar de tempo para repor no organismo o que perdeu durante a gravidez.
Gostaria de saber qual o tempo recomendado que se deve dar entre gravidezes, pois pretendo juntar os dois novamente, lá para a primavera.
Outra questão que tenho é:
Um criador vai-me arranjar uma chin fémea, de cor beje claro, para fazer criação com o Chico que é cinzento... será seguro juntar as duas fémeas, uma vez que o macho está noutro espaço separado?
Ambos os espaços são grandes, com troncos, etc... podem ver o tamanho no petsite deles, aqui no Arca.
Adoro as minhas chinchilas lindas e não quero de modo algum prejudicar a saúde e bem estar de todas.
Obrigado.
quanto tempo de intervalo recomendado?
-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm
Boas, pelo que sei pode-se juntar o macho depois de se tirar as crias da mãe.
cumprimentos
TiagoGrilo
cumprimentos
TiagoGrilo
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
À partida, na Primavera ela já estará restabelecida
Quanto a juntar as fêmeas, pode fazê-lo, mas recorde-se que não pode colocar a nova na gaiola e pronto: é aconselhável uma quarentena de 1 mês (em que a chinchila nova e as que já tem não tenham qualquer tipo de contacto, estejam se possível em divisões diferentes e que lave as mãos entre manusear a nova e as que já tem; tal deve-se ao facto de as chinchilas entrarem em stress ao mudar de ambiente, o que pode levar a que alguma doença que tenham "dormente" se manifeste na casa nova; assim, minimizam-se os riscos de as outras chinchilas também adoecerem), e, findo esse mês, aproximar as gaiolas delas lentamente, para se irem habituando uma à outra, e é também aconselhável que, durante esse período, as vá trocando de gaiola, para se habituarem aos cheiros uma da outra, e recomenda-se também que o primeiro encontro entre as duas se dê num espaço "neutro", em que nenhuma delas tenha sido solta; mas se vir que elas estão a lutar, e vir pêlo a voar ou sangue, separe-as imadiatamente e continue com o processo de aproximar as gaiolas e trocá-las de gaiolas.
Quando quiser juntar a chinchila nova e o macho, também deve ir aproximando as gaiolas aos poucos, etc. Devo dizer que concordo em absoluto consigo em manter as fêmeas juntas e o macho separado, pois assim consegue controlar melhor a reprodução, além de que já li histórias de trios que correram muito mal...

Quanto a juntar as fêmeas, pode fazê-lo, mas recorde-se que não pode colocar a nova na gaiola e pronto: é aconselhável uma quarentena de 1 mês (em que a chinchila nova e as que já tem não tenham qualquer tipo de contacto, estejam se possível em divisões diferentes e que lave as mãos entre manusear a nova e as que já tem; tal deve-se ao facto de as chinchilas entrarem em stress ao mudar de ambiente, o que pode levar a que alguma doença que tenham "dormente" se manifeste na casa nova; assim, minimizam-se os riscos de as outras chinchilas também adoecerem), e, findo esse mês, aproximar as gaiolas delas lentamente, para se irem habituando uma à outra, e é também aconselhável que, durante esse período, as vá trocando de gaiola, para se habituarem aos cheiros uma da outra, e recomenda-se também que o primeiro encontro entre as duas se dê num espaço "neutro", em que nenhuma delas tenha sido solta; mas se vir que elas estão a lutar, e vir pêlo a voar ou sangue, separe-as imadiatamente e continue com o processo de aproximar as gaiolas e trocá-las de gaiolas.
Quando quiser juntar a chinchila nova e o macho, também deve ir aproximando as gaiolas aos poucos, etc. Devo dizer que concordo em absoluto consigo em manter as fêmeas juntas e o macho separado, pois assim consegue controlar melhor a reprodução, além de que já li histórias de trios que correram muito mal...
-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)
Muito obrigado pelas indicações... vou ter cuidado e cumprir esse tempo de quarentena, para segurança dos animais.
Obrigado, novamente.
Obrigado, novamente.