no sitio onde vivo existe um sr. idoso que tem um cão de grande porte, do género e cor de pastor belga, preto.
ora, este sr. não tem mão no cão. mal o cão puxa, ele larga-o. o problema é que isto acontece quando o cão se cruza com outros cães e ataca-os.
isto aconteceu comigo e com o meu cão mas só não nos atacou porque o meu cão tem um ano e imediatamente se deitou no chão a mostrar submissao. o dono considera que, como não tem força para o segurar, não pode fazer nada.
há 2 dias assisti a uma situação que me traz a colocar este tópico.
o sr. e o respectivo cão cruzaram-se com uma sra. que trazia 2 cães, um raçado de labrador e um caniche. o cão do sr. imediatamente puxou a trela, o sr. nao conseguiu agarra-lo e ele atacou o outro desgraçado que estava a passear. aquilo deve ter demorado uns 5 minutos, que pra mim foram agonizantes. os donos tentavam que parassem mas o cão preto não largava o outro e foi muito complicado separá-los. eu e outras pessoas tentámos que parassem e nao foi fácil.
Ora, a minha verdadeira questão é:
o cão é agressivo mas o dono não faz por evitar pois mesmo sabendo que não o consegue segurar, não lhe coloca açaime.
como defender os nossos animais deste tipo de cães e DONOS? Se eu vier a passear o meu cão, que não faz mal a uma mosca, e um cão deste género atacar o meu, o que posso fazer?
Cães que atacam cães: qual a defesa possivel?
Infelizmente o meu cão também é imprevisível e por vezes agressivo para outros cães. Não quero perdê-lo, gosto muito dele mas também não quero ameaçar outros animais, sobretudo não quero perdê-lo. Castrei-o, treinei-o, tenho mil cuidados ao sair da porta, só lhe tiro o açaime quando estamos a salvo de encontros "canídeos" porque sei que ele tem a capacidade de estropiar outro cão e isso seria a pior coisa que nos poderia acontecer.
Já se sabe que quem vai "comer a pastilha" é o cão e não o seu dono. Mas nesse caso, tal como o está a relatar, eu não tinha dúvidas em ameaçar o homem em como chamaria a polícia a próxima vez que presenciasse isso e explicaria quais as consequências para o seu cão. Seria declarado como PERIGOSO, obrigado a açaime, seguro ou mesmo abatido, é isso que ele precisa de entender. Esse energúmeno não tem o direito de fazer perigar a vida de outros animais por não saber controlar o seu cão quando pode continuar a disfrutar da companhia dele, impedindo-o de causar desgostos e problemas a outras pessoas. E o pobre cão não deveria ser punido pela lástima de dono que tem, embora seja isso o que sucede quando há uma queixa destas.
Já se sabe que quem vai "comer a pastilha" é o cão e não o seu dono. Mas nesse caso, tal como o está a relatar, eu não tinha dúvidas em ameaçar o homem em como chamaria a polícia a próxima vez que presenciasse isso e explicaria quais as consequências para o seu cão. Seria declarado como PERIGOSO, obrigado a açaime, seguro ou mesmo abatido, é isso que ele precisa de entender. Esse energúmeno não tem o direito de fazer perigar a vida de outros animais por não saber controlar o seu cão quando pode continuar a disfrutar da companhia dele, impedindo-o de causar desgostos e problemas a outras pessoas. E o pobre cão não deveria ser punido pela lástima de dono que tem, embora seja isso o que sucede quando há uma queixa destas.