Areia para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta jan 18, 2008 8:20 pm

susinha Escreveu:Mas como uma vez li neste forum e concordo, quanto mais tempo ficar a areia na WC sem ser totalmente mudada e a WC lavada (mesmo nas areias aglomerantes, que forma "bolas" o que permite tirar muito mais facilmente os "xixis"), existe uma maior probabilidade de proliferação de bactérias e etc... :wink:
Eu também tinha a ideia que não é conveniente manter o areão durante muito tempo na liteira.
Eu tenho usado o absorvente do Carrefour, e como tenho 3 gatinhas mudo-o da liteira de 2 em 2 dias, no máximo de 3 em 3 dias, retirando entre as mudas as fezes e se necessário pondo um bocadinho mais de absorvente para repôr o que eventualmente falte. O meu grau de satisfação em relação a este absorvente sempre foi muito bom. Não se desfaz em pó e não ganha cheiro.
Ainda tenho alguns sacos que comprei, mas agora que o Carrefour fechou vou passar a utilizar o do Jumbo, que é em termos de qualidade e preço similar segundo o que já me disseram.
Nunca experimentei a sílica mas segundo uma veterinária amiga que tenho e que já a usou na sua clínica não funciona muito bem (nomeadamente em termos de cheiros) e por isso não me aconselhou.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sábado jan 26, 2008 12:09 am

Pois eu continuo à procura da areia ideal, se é que existe. Gosto bastante da de sílica mas ainda não encontrei nenhuma marca que dure o que diz durar. No máximo duas semanas e a custo. Não sei se é por ser macho ou beber muita àgua durante o dia mas satura a areia em dias. A aglomerante também não me agrada. Já experimentei várias, desde a Extreme Classic (a mais conceituada) até à do Jumbo, não duram, não formam bolas como dizem porque ao pegar na pá, desmancha-se tudo. Por agora e até encontrar alguma que me agrade mesmo estou a usar a do Feira Nova de alfazema, não é do meu agrado mas mal por mal não gasto 8€ à toa...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 26, 2008 12:14 am

Para mim, nada como as mais baratinhas :wink: . Duram menos o que faz com que eu tenha que a mudar com mais frequência, evitando cheiros desagradáveis e especialmente evitando um acumular de bactérias nocivas ao animal, especialmente ao trato urinário.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mafaloureiro
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 12:19 am

Pois, é o que penso, mais vale gastar 3€ do que 8€, uma vez que acabam por durar o mesmo. A de sílica tem pérolas anti bacterianas (não sei se também é publicidade enganosa), daí a minha inclinação por ela, mas acabo por gastar mais dinheiro porque no máximo 10 dias depois, tenho de a mudar porque já não é branca e azul mas amarelo torrado pintalgado de azul! :lol: Este gato tem uma bexiga de 10lts!
mafaloureiro
Membro Veterano

sábado jan 26, 2008 12:25 am

Em relação à areia de sílica, não concordo nada com a opinião em termos de cheiros. É óptima (dependendo da marca, claro, como em todas), a Mimi Litter é para mim a melhor, absorve o cheiro completamente, mesmo o das fezes desaparece em minutos. O meu único problema é o preço/duração. Gastar 6€ em média por semana num saco de areia, não é razoável e as mais baratas não compensam porque duram ainda menos! E a Extreme Classic, por exemplo, além de ser mais cara (mais de 8€) é muito menos eficaz em relação a cheiros, o cheiro a pó de talco só mesmo quando se abre o saco! :lol:
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sábado jan 26, 2008 11:19 am

eu tenho duas gatas e dps de esterilizadas acho q fazem mais xixi. ate agora a unica areia q encontrei q dura algum tempo, n deixa o cheiro das necessidades delas se espalhar pela casa, n tem pó algum e faz as bolas p tirar o xixi é + facil é a extreme classic.
claro q n ponho o q eles recomendam senao teria p ai um mes sem lavar o caixote. uso aglomerado mas lavo o caixote no max de dez em dez dias.
nao gostei nada foi da areia da purina, n absorve cheiro algum
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sábado jan 26, 2008 11:56 am

Depois de ter iniciado este tópico, resolvi experimentar há já alguns dias uma areia que há no Feira Nova e no Pingo Doce chamada Active Pet. Uma embalagem de 5 Kg. custa 1,99€, como tenho um casal de gatos a usar o caixote mudo-a de 3 em 3 dias (retirando sempre os cócós como é óbvio). Mais vale mudar a areia mais vezes do que gastar um dinheirão. Esta que referi atrás é bastante razoável.
mafaloureiro
Membro Veterano

domingo jan 27, 2008 9:14 pm

Essa é a que tenho utilizado agora, mas com cheiro a alfazema. Só que sou muito esquisita com os cheiros e acho que esta não disfarça os odores. Também não sei se é por ser macho que o cheiro da urina é mais activo, como só tive fêmeas antes, tenho a sensação de que o cheiro não era tão forte. Será que depois de esterilizado o cheiro se torna ainda mais forte?
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

segunda jan 28, 2008 12:42 pm

Supostamente depois de esterilizado o cheiro tornar-se-á menos forte... Experimenta mudar para uma areia sem cheiro: talvez o cheio a alfazema e o a urina do teu gato juntos sejam a razão do cheiro mais forte...
Isa.
mafaloureiro
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 1:20 pm

Agradeço a resposta. Acho que em parte sou eu que sou mesmo muito sensível a cheiros, porque mais ninguém cá em casa se queixa, o WC é fechado e tem 3 ambientadores anti traça no interior :lol: . Penso que o cheiro a alfazema até disfarça mais. Não estou é habituada a ter um gato macho, as fêmeas têm um odor mais suave, pelo menos é a sensação que tenho. O meu medo era que piorasse depois de esterilizado mas se dizes que geralmente não, fico mais descansada. As pedras que mais gosto são mesmo as de sílica mas não duram 1 mês, nem pensar, quanto muito 10 dias, porque ele faz muito xixi e assim não compensa o preço que pago por cada embalagem de pedras (à volta dos €7). Vou ter de esperar que inventem as "pedras maravilha": baratas, absorventes, sem odores e que durem como as pilhas duracell :lol: :lol: .
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 28, 2008 10:29 pm

mafaloureiro Escreveu: (...) o WC é fechado e tem 3 ambientadores anti traça no interior :lol: . (...)
Qual W.C. ? O do gato? :o e fechado, com 3 ambientadores no seu pequeno interior? :o :?

O cheiro da urina, do gato macho depois de castrado é muito menos activo do que quando é "inteiro"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça jan 29, 2008 1:03 pm

Vou-vos so contar uma experiencia com a minha menina.. Como aquela areia nova de bolinhas transparentes (sou pessima para nomes) que deveria durar um mes durava uma semana para a minha gata bebe a minha mãe resolveu investir numa mais cara que o chichi fica em pedra e é so tirar.. A areia é finissima é mesmooo literalmente areia.. resultado a gata poe-se na borda da caixa e manda-la para para fora - parece uma criança a fazer covinhas da praia :| pior a emenda que o soneto - há areia na casa toda... la vamos voltar á outra areia.. embora seja dispendiosa :?
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

terça jan 29, 2008 1:15 pm

um wc fechado não resolve isso? Pelo que contaste a mim parece-me uma liteira...
Isa.
mafaloureiro
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 1:36 pm

O WC do meu gato é fechado com uma porta basculante, mesmo assim acho que as areias comuns não disfarçam os cheiros (ainda não experimentei a Catsan). E não encontro nenhuma que me agrade: Extreme Classic, Mimi Litter, inúmeras marcas de sílica e de aglomerante. Alguém conhece alguma marca de sílica que realmente dure mais do que 1 semana/10 dias? Para mim, até hoje foi a melhor que experimentei, em termos de cheiros e dejectos, só que a duração é muito inferior ao anunciado :roll: .
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça jan 29, 2008 1:37 pm

Exacto. é que me esqueci desse promenor para alem da areia chega hoje tambem uma bela wc fechada :D
Responder

Voltar para “Gatos”