Porém estou cheia de dúvidas, tanto com relação ao terrário, quanto aos filhotes. E peço socorro a vocês...
O terrário já está praticamente pronto. E os filhotes chegaram hoje. Acho que aprovaram o ambiente.
Eu creio que o tamanho está legal: 1,45 cm de comprimento, 0,54 cm de largura e 30 cm de altura. Tenho apenas dois filhotinhos bem pequenos, e levando em consideração que eles levam anos pra crescer, acho que está bom.
Eu fiz de vidro. E coloquei uma pequena fonte improvisada e um lago com fonte de água para eles.
Não coloquei nenhuma lâmpada para aquecimento porque moro em Sergipe, e o clima aqui é quente por natureza...risos...além disso, a posição em que o terrário está proporciona banhos de sol em boa parte dele à tarde.
Ainda não coloquei nenhuma espécie de toca, mas pretendo. Eu gostei da idéia que ví em outro tópico, onde haviam ocas feitas de casca de coco seco. É barato, bonito e acho que deve ser bem quentinho. Eu havia pensado em comprar um enfeite em forma de tronco de árvore, feito de resina, mas prefiro a idéia do coco.
Eu percebi que eles sentiram falta de um cantinho pra dormir, então coloquei provisóriamente uma caixinha de papelão dentro do terrário, como abrigo, e eles aceitaram, já estão na caixa.
Minha maior dúvida com relação ao terrário, é quanto ao "solo".
Eu quis usar algo prático e higiênico, portanto dispensei o natural, que seria terra, e transformei meu terrário em um "borrachário".
Em resumo: Logo acima do vidro há um tapete absorvente para cães (tipo uma fralda descartável aberta). Acima deste tapete, há o que chamam por aqui de "passadeira de E.V.A" é uma espécie de tapete feito de uma borrachinha ou espuma, sei lá, vasado e lavável.
Ou seja, quando o animal urinar, a mesma escorrerá pelas frestas do tapete de E.V.A. e será absorvido pelo tapete higiênico. Então, o animal não ficará em contato com sua urina, o ambiente fica seco e limpo. Como manutenção, eu retiro e lavo o tapete de borracha e troco o tapete absorvente.
Sei que eles precisaram de terra na idade fértil, para a colocação dos ovos, mas isso só deve acontecer daqui há uns 5 ou 7 anos. Daqui pra lá já estarão em um quintal de verdade. Aliás, bem antes disso.
Eu pesquisei um pouco, e descobri que existe uma planta que eles gostam e podem comer tanto a flor quanto a folha: Hibisco é o nome dela. Comprei uma e como não tenho terra dentro do ambiente, tive que colocar a planta com o vaso e tudo. Prejudicou muito o visual do terrário, mas tudo bem. Também coloquei o meu bonsai dentro, mas só porque sei que eles não alcançaram subir no vaso dele, pois tenho medo de que eles comam minha arvorezinha. E hoje coloquei uns cáctos em miniatura que comprei, também dentro dos seus vazinhos, mas fiquei com um certo medo de que quando estiverem maiores possam derrubar o vasinho dos cactos e comê-los, até porque eles têm espinhos.
Com relação aos filhotes, eu preciso saber se posso deixá-los comer matos diversos e grama...pois como ainda moro em apartamento, desço com minha filha pra tomar sol e gostaria de, de vez em quando, levar os filhotes e soltá-los no gramado.
Enfim, por enquanto é só...eu quero o melhor para os meus bichinhos, mesmo não estando soltos na natureza. E por isso peço a ajuda de vocês.
E desde já, agradeço a todos.