Atropelamento e fuga.....

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
jmag1983
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:54 pm

segunda jan 28, 2008 8:50 am

Bom dia!!
Venho por este meio obter algumas informações sobre o dieito de animais!!
Passo a esplicar, moro numa moradia com terreno a volta, na qual solto a minha cadela pastor alemão.
A noite passada, andavam uns cães vadios a rodear-me a casa, e por sua vez a minha cadela achou-lhes piada....
A cadela esteve sempre sob a minha vigilância, excepto com uma pequena distração minha quando estava ao telefone....
Não sei como, ela saltou um muro de quase 2 metros para ir ter com os respectivos cães....e por azar passou um carro e atropelou a cadela....ela ganiu e fui logo ver/confirmar se algo de grave se tinha passado....
A cadela já foi assistida por um veterinário, e apesar de se encontrar em casa, encontra-se sob a observação do veterinário....
Mas aqui a minha dúvida é.....houve um acidente (um cão foi atropelado) e o dono do carro pos-se em fuga....
Que tipo de responsabilidades devem ser tomadas por parte de condutor (uma vez que o mesmo não se responsabiliza por qualquer acto ou ferimento causado)???
Curiosidade....o condutor diz que não sentiu ter atropleado nenhum cão....apesar dela ter ganido, é um animal com quase 30Kg e o condutor ia dentro de um smart for two!!!! e o mais engraçado....que não viu cão nenhum....mas no entanto eram cerca de 5 cães no meio da estrada....o que até é normal visto ser um meio pequeno (aldeia)....
Já foi feita uma queixa na GNR....mas no entanto, dizem eles, que nada podem fazer....pois o condutor diz que não viu nem sentiu nada!!!
Mas após ter ido atras do mesmo smart em fuga, cerca de 10Km em persiguição....o respectivo condutor (uma velha caquética com o marido ao lado) parou finalmente o carro numa rua inclinada e saem do mesmo sem sequer puchar travão de mão.....ora então se não fosse eu a meter a mão ao carro, lá ia o mesmo pela rua abaixo.....agora digam-me se gentinha como esta ainda devia andar a conduzir?!?!?!??!
Mas a verdade...é que neste momento tenho a minha cadela com a pata com alguns pontos, osso não partiu, e espera-se que não tenha rompido nenhum ligamento.....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 28, 2008 9:13 am

A sua cadela não devia estar na estrada, logo o condutor é responsabilizado. A lei diz que os animais devem circular sempre à trela, logo não pode pedir indemnizações ao condutor pelo atropelamento do animal. Ele é que poderia lhe pedir reparação por danos materiais que o cão eventualmente tivesse causado ao automóvel. :wink:
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 9:19 am

O cão não causau qualquer tipo de dados materiais ao carro.....obviamente que já confirmei isso com o arrugante do condutor e tirei fotografias....
o cão estava dentro duma propriedade, logo não é obrigado a estar preso....e segundo, foi um acidente...ele fugiu.....tal como pudesse ter sido uma criança a fugir/correr atrás duma bola....
como seria se fosse uma criança a ser atropelada???? quando se encontra movimento na estrada (até mesmo cães) não se deve ir a uma velocidade cautelosa/moderada, de forma a evitar supostos acidentes????
mas a minha questão nem é essa....e mais uma vez volto a frisar....houve um acidente e uma fuga.....caso eu saiba....isso é ilegal....
juju37
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 9:06 am

segunda jan 28, 2008 9:35 am

pois é .mas veja la se n lhe pedem é contas.passo a explicar.meu pai tem uma propriedade grande e vedada,com varios caes k recolhemos abandonados.um dia um deles saiu e foi dar uma volta ,no regresso foi atropelado mortalmente, um cao de porte mt grande,morto por 1 for fista ficou td desfeito e foi contra a vedaçao das nossas instalaçoes.sabem k keriam k pagasemos o carro e a vedaçao tivemos k ser nos a compola ,pois andou kaz 1 mes deitada a baixo e com os caes n podiamos tela assim.por isso n sei kal os direitos neste pais po nossos canitos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 28, 2008 9:40 am

Eu compreendo a sua indignação. Mas veja, o seu cão é considerado pela lei como um objecto, uma propriedade sua. Está bem que foi um acidente mas isso não invalida que a responsabilidade do cão estar na estrada não seja sua. Ninguém a vai indemnizar pelos tratamentos do animal. Ninguém vai responsabilizar o condutor, mesmo tendo fugido do local.
A lei é clara e os animais não podem circular sem trela. Os animais não têm direitos como as pessoas num caso destes. Teve sorte em não ter perdido a cadela e em não ter que pagar danos do carro que a atropelou. :|
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 10:03 am

infelizmente vivemos em Portugal e é assim que as coisas funcionam......
mas de qualquer das formas....alguém fugiu do local de acidente.....e perante isso a velha caquética vai ter que responder.......
e a câmara vai levar com uma queixa em cima.....pois o local de acidente é uma enorme reta onde as pessoas têm a mania de por o pé no acelerador...pelo menos uma lomba (normais nestas aldeias) vão ter que colocar.....é engraçado......o sr presidente tem uma lomba antes e depois da casinha dele......é mto conveniente......
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 1:20 pm

...
Última edição por jmag1983 em segunda jan 28, 2008 4:45 pm, editado 1 vez no total.
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda jan 28, 2008 1:54 pm

dinodane Escreveu:Eu compreendo a sua indignação. Mas veja, o seu cão é considerado pela lei como um objecto, uma propriedade sua. Está bem que foi um acidente mas isso não invalida que a responsabilidade do cão estar na estrada não seja sua. Ninguém a vai indemnizar pelos tratamentos do animal. Ninguém vai responsabilizar o condutor, mesmo tendo fugido do local.
A lei é clara e os animais não podem circular sem trela. Os animais não têm direitos como as pessoas num caso destes. Teve sorte em não ter perdido a cadela e em não ter que pagar danos do carro que a atropelou. :|
Tal como disse a Dino, não há nada a fazer e mesmo assim, muita sorte teve em não lhe pedirem o arranjo do carro. É pouco provável que um cão de quase 30kg nao estrague nada. (Pode não ter estragado nada à vista desarmada... mas por dentro, não se sabe...)
Agora, espero que corra tudo bem com a cadela. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 2:01 pm

Compreendo que a face da lei....eu ainda sou a culpada.....
mas a face da lei...houve um individuo que fugiu do local de acidente (e isso é crime)!!!!
que moral tem agora para vir apresentar estragos no automóvel???
Para a cadela ter provocado algum dano material ao carro, primeiro teria q estragar chapa.....e coloquei a mão ao parachoques e essas coisas todas....e nem uma amolgadela e estava tdo bem no seu lugar......tenho fotografias a comprovar.....
Mas caso haja algo, obviamente terei q me responsabilizar......mas ele mesmo tb tera q se responsabilizar por ter fugido do local de acidente!!!!
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 28, 2008 2:53 pm

Houve algum acidente? Fuga? Imagem Queria que eles parassem para quê? Só se fosse para verem ali os estragos que a cadela fez no carro :roll: Como não pararam, agora não podem provar nada e, consequentemente, pedir qualquer indemnização. Cheia de sorte, hem? :D
Simson
Membro
Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm

segunda jan 28, 2008 3:27 pm

SeaLords Escreveu:Houve algum acidente? Fuga? Imagem Queria que eles parassem para quê? Só se fosse para verem ali os estragos que a cadela fez no carro :roll: Como não pararam, agora não podem provar nada e, consequentemente, pedir qualquer indemnização. Cheia de sorte, hem? :D

Nem mais 8)
Enquanto a verdade te assiste , segue em diante.
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 3:54 pm

não quero nenhuma indemnização.....mas não está escrito no código que devemos abrandar e manter uma velocidade moderada quando se detecta movimento???
estavam 5 cães no meio da rua.....o carro nem sequer abrandou.....nem sequer circulou a uma velocidade moderada de forma a que conseguisse parar em segurança sem que tivesse havido algum acidente???
e deixa-se um cão estendido no chão no meio da estrada depois de ter sido atropelado???
Eu sei perfeitamente que sou responsável pela minha cadela.....mas não pela falta de civismo e maldade das pessoas....
o que eu vejo aqui....é que um carro não abrandou ao detectar movimento e nem sequer parou após ter deixado um cão estendido no meio da estrada.....
Simson
Membro
Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm

segunda jan 28, 2008 3:58 pm

Mas para deixar a cadela estendida no chão teve que ser um embate forte ....

Em que parte foi atingida a sua cadela :?:

Que parte do carro atingiu a sua cadela :?:

Quando diz grande velocidade , está a falar em velocidade na ordem dos .... :?:
Enquanto a verdade te assiste , segue em diante.
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 4:26 pm

eu não falo em grande velocidade...pois não sei ver a olho nu (sem radar)....mas falo em velocidade excessiva...
a velha nunca na vida conseguiria parar a tempo sem provocar nenhum acidente....
e velocidade excessiva é punida por lei.....
o carro não teve nada porque apenas passou com a roda em cima da pata da cadela (pois a cadela não sabia para que lado se desviar, estando esta de frente pro carro).....não houve nenhum estoiro......mas esfolou-lhe a pele pata....
Agora diga-me....o condutor nesse caso não teria a obrigação de ter parado???
se fosse contra a chapa...obviamente que um pastor alemão com 30Kg desfazia a frente de um smart for two.....
eu vi o acidente, eu presenciei o acidente....só não me meti juntamente a frente do carro pq o mesmo não mostrou sinais de abrandar, mas berrei e fiz sinais....a cadela assustada não respondeu ao meu chamamento....
Eu não quero beneficiar em nada com isto.....só não quero que gente como esta saia impune duma situação destas.....
se calhar se as coisas fossem resolvidas doutra maneira.....eu me tivesse colocado no meio da estrada.....pois não existem passadeiras....como é que seria resolvido o caso????? CRIME!!!!!!!!!!!
jmag1983
Membro

segunda jan 28, 2008 4:30 pm

e a cadela ficou estendida no chão do susto.....dorida da pata....
não do embate contra o carro.....
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”