Terrário para camaleão calyptratus - o que acham?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda jan 28, 2008 10:36 pm

Boa noite!

Como já disse nnum tópico anterior, vou tentar construir um terrário para o meu camaleão. Sei as implicações que são necessárias para a construção de um, apenas tenho dúvidas em relação à ventilação que este terá. Mostro-vos aqui o esquema que tenho feito para o dito e gostaria que me dissessem o que acham em relação à circulação do ar no mesmo porque o calyptro precisa de muita.

Imagem

A rede será colocada em baixo (o resto terá de ser de vidro por forma a manter a temperatura e a humidade dado que o meu quarto é algo frio), e no topo, sendo que no topo tentarei optimizar o máximo de espaço possível para a rede.

Quanto ao tamanho e a iluminação/aquecimento, o que pensam em relação a ter uma lampada reptiglo 5.0uva/uvb, uma de aquecimento diurna de 100W filamentosa (fora do terrário), uma noctura de 60w (daquelas azuis a imitar o luar), e no meio da altura do terrário +- uma resistencia de cerâmica ?

Ora.. aguardo pelas repostas! ;)

obrigado
Última edição por Taelife em segunda jan 28, 2008 10:48 pm, editado 1 vez no total.
Taelife
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 10:37 pm

ah! a altura da rede seria de 30 cm
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jan 28, 2008 10:51 pm

Tens a noção de quanto é 30cms de rede?

Teres o que quer que seja pendurado dentro do teu terrario, se não for 200% chamaleo safe, nem vale a pena pensares nisso. Como sabes os camaleões são trepadores por excelência e tudo onde se conseguirem empoleirar, vão fazê-lo, por isso atenção ao que fica pendurado dentro do terrario.

Em relação ao aquecimento, pelo que entendi, queres por uma lâmpada de aquecimento fora do terrario? E como é que aqueces o terrario? Se está fora não te adianta de nada. Aquecimento filamentosa???? Porque não usas uma lâmpada de cerâmica com um resguardo e isto tudo dentro do terrario? Assim aproveitas bem melhor o calor libertado pela lâmpada...
O que é uma resistência de cerâmica?
Desculpa lá mas não entendi muito bem a tua explicação relativamente ao aquecimento.

Quanto à luz nocturna. Para mim não punhas nada. O bicho agradece a escuridão, para dormir e descansar.

Mas isto é só a minha opinião...
Taelife
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 11:04 pm

a lâmpada filamentosa é uma normal de 100 watts. (a k eu ja tenho ) Imagem

tem k tar fora pk com os borrifos de agua ela pode rebentar porque destempera o vidro (graças à explicação velliki)

a outra k pusesse com o resguardo é que era apenas para aquecer o ambiente.
eu tenho a noçao dos 30 cm de rede ao longo de metro e 20, daí que teja preocupado com o auqecimento. mas penso k com estas 2 consigo manter aquilo nos 25 até 30..
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2008 11:16 pm

Se puseres fora do terrario vais perder 90% do calor que a lâmpada emite.
O calo tem tendência para subir e não descer.... por isso o ideal será arranjares maneira de aqueceres o terrario ou lateralmente ou então no fundo.

Quanto ao borrifares a lâmpada... Basta teres cuidado.

Mas de camaleões nõa percebo nada...
Taelife
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 11:21 pm

ya.. la nisso tens razão..

Então provavelmente terei ainda mais uma opção, que é em vez de lapadas de cerâmica suspensas por dois tapeted de aquecimento, um no fundo do terrário e outra na parede de trás.. mas não me pareça que aqueça muito..

n sei..
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2008 11:30 pm

Taelife Escreveu:ya.. la nisso tens razão..

Então provavelmente terei ainda mais uma opção, que é em vez de lapadas de cerâmica suspensas por dois tapeted de aquecimento, um no fundo do terrário e outra na parede de trás.. mas não me pareça que aqueça muito..

n sei..
Arranja um bom cordão ou mesmo flexwatt e poe lá por trás a dar calor. Se o cordão for dos bons podes ter a certeza que aquece. Quanto ao flexwatt, o P_R é a pessoa indicada para te falar dele...
Taelife
Membro Veterano

segunda jan 28, 2008 11:38 pm

ya.. essa é alta solução! não me tinha lembrado...

já agora, sabes d alguma loja online portuguesa fixe? só para eu poder ver as cenas k s comercializam por cá e assim..
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 28, 2008 11:45 pm

Conheço algumas, mas só aqui na zona de Lisboa. No norte não faço a mínima ideia...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jan 29, 2008 12:20 am

Flexwatt funciona bastante bem, mas pelo que leio, nao se da muito bem com humidades elevadas... Ainda nao testei nesse aspecto...

De qualquer forma, eu colocava um cabo potente ou mesmo flexwatt de 30W por pé com as pontas bem isoladas com silicone na parte de tras do terrario...

As lampadas são boas, mas absorvem muita humidade.
A juntar isto á ventilação que queres dar ao terrario, ou colocas muitos materias retentores de humidade no terrario ou tas completamente lixado para manter isso alto...

Tambem podes colocar tipo um tecto falso dentro do proprio terrario em vidro e colocar as lampadas por cima desse tecto falso. Ja vi terrarios a funcionar bem assim, e cria-se um gradiente porreiro, ficando a parte de baixo do terrario fresquinha, mas para isso tens de ter iluminação muito potente... Isso ainda é um terrario grandito...
Taelife
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 12:59 am

obrigado P_R

realmente o cabo parece-me uma boa ideia, vou então fazer o teste e dar sempre uso ao tapete que tenho praqui...

quanto às humidades não preciso de as ter muto elevadas, aliás, nem convém para os pulmões do bicho, precisam de rondar os 50-70% ...
quanto ao tecto que desenhei ali, a ideia era ter o tampo em pinho com buracos, nesses buracos alguns teriam rede para ventilar e outros teriam vidro/acrilico para pousar a lampada lá por cima.

acho que então o vou construir assim e logo testo para verificar se tá tudo porreiro com os materiais que tenho mais o flexwatt.

ah! só mais uma coisa, a luz de uma lâmpada de infravermelhos não é visivel a répteis, certo? daí o seu uso nocturno?
Se a puser pousada num vidro/acrílico continua faz o calor penetrar no interior do terrário ou este é dissipado por ter um comprimento de onda e frequencia diferente?
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jan 29, 2008 1:28 am

Nao uses iluminaçao nocturna!

O cabo ou tapete serve perfeitamente!

Fazes assim:
Usas o cabo ou tapete regulado para os 25º e uma lampada de ceramica, por tras de uma barreira de vidro, ou ate mesmo dentro do terrario mas com protecção, para elevar ate aos 28º. De noite, é so desligares a lampada e tens o gradiente nocturno...

Ja ha bastantes relatos de animais que se vêm perturbados com as lampadas IV ligadas á noite, por isso, eu pessoalmente nao acredito que os repteis nao vejam essa luz. Podem nao a ver na totalidade, é um facto, mas vêm alguma coisita e isso perturba-os... O melhor é nao usares mesmo nada...

Nao tem nada que saber nem que complicar nem que inventar...
> lampada de ceramica ou até mesmo a tal filamentosa que falas.te durante o dia ligada para 30º, protegida de alguma forma, quer seja pelo acrilico ou simplesmente por rede

> Cabo ou tapete na parede a 25º ligado 24h por dia

> Muito importante, uma lampada UV (creio que 5.0 é a ideal para uma camaleao

Nada que complicar....
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça jan 29, 2008 10:41 am

Eu faria uma estrutura usando barras em ferro daquelas q se usam em estantes montaveis , colocaria um tecto ou usaria o proprio tecto como topo do terrario , implicando usar a estrutura onde se insere em toda a sua altura , fecharia em rede de jardinagem fina e colocaria troncos,arvores etc a 50cm do tecto/topo donde seria emanado o calor atraves duma lampada ceramica de alta potencia (250w) colocada na hipotetica zona quente e protegida por fim a impedir o acesso aos animais . uvb colocaria centrado(compacta) perto da zona quente ja q irao la passar a maior parte do tempo ou uma tubular colocada verticalmente numa das laterais da estrutura , novamente do lado quente . Ainda isolaria uma das paredes , aquela q supostamente seria as "costas" do terrario , com acrilico ou plastico transparente grosso ou folha de contraplacado ou algo do genero a fim de conseguir reter alguma humidade e calor .
O condicional é giro ..
Taelife
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 3:14 pm

ok pessoal, a estrutura está quase pronta para seguir!

Acabei por aproveitar as prateleiras que tinha lá em forma de triângulo para manter a estrutura. Bem, então mantive a prateleira de baixo e a de cima que eram em contraplacado e lacado. Sobre a da base mandei forjar uma base em aço inoxidável para levar com o substracto húmido sem apodrecer. Assente ainda na da base construí (com a ajuda de um mestre marceneiro) um caixilho para a rede já com as calhas para o vidro. fizemos ainda o caixilho todo para o vidro, algumas partes aparafusam à prateleira de baixo, outras à parede e de topo à prateleira de topo. A madeira usada foi cerejeira com uns 6 cm de largura. Pregado à parede para servir de forro base encontrar-se-ão placas de +- 1 cm d largura em contraplacado marítimo.
A altura da rede para ventilação abundante e contínua é de 30 cm ao longo da largura

e.. por agora acho que tão todas as informações sobre isso.

mas agora outra cena, já pensando nos sistemas de aquecimento e tal, eu na base +- do terrário estava a pensar em colocar um cabo de aquecimento d 3 ou 6 metros, mas queria po-lo de forma a que o camaleão não trepasse por cima dele mas k este funcionasse e mandasse calor.
Estava a pensar, por cima da madeira das paredes, forrar tudo a fibra de coco, para manter temperaturas e poder fazer brincadeiras, assim como dissimular os fios, se puser o cabo de aquecimento por trás da placa de fibra de coco o calor notar-se-à?

obrigadinho! ;)
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
moonshuffle
Registado: sexta fev 22, 2008 7:44 pm

sexta fev 22, 2008 9:47 pm

alguém ?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”