Alguns perigos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 29, 2008 12:33 pm

Há muito que não abria um tópico, mas há 2 assuntos onde sempre valorizei e muito as opiniões de quem está neste mundo dos répteis há muito mais tempo do que eu, e onde vejo que há ainda muita negligência por parte de quem tem répteis e acha que sabe tudo...

Antes de me "meter" no mundo dos répteis, para mim completamente novo e desconhecido, andei a massacrar os meus amigos e conhecidos com perguntas atrás de perguntas, e ainda hoje o faço, pois não me considero ainda minimamente informada sobre estes animaizinhos para tomar algumas decisões sozinha...

Mas não vou enrolar mais, o que aqui me trás são para já 2 perigos:

- As Rochas de aquecimento

- Alimento vivo para cobras.

Sempre me disseram que as rochas de aquecimento eram péssimas para os répteis. Assumi esse conselho como regra sagrada, não queria nem imaginar que um animal meu iria sofrer de queimaduras por negligência minha...
Como sempre estes "sabichões" até têm razão... 8) Vejam o que pode fazer uma rocha de aquecimento a uma Python, e que faria a qq outra espécie como é lógico:

Imagem
"Death rocks" (hot rocks may cause lethal thermal burns and provide inadequate usable heat for most reptiles)

Iguana:
Imagem

O outro assunto que me levou a abrir este tópico, e quem sabe abrir algumas cabeças, é o do alimento vivo...

Ainda há quem insista em dar ratos vivos às cobras, e pior que isso é fazê-lo sem supervisão.
O resultado de uma Boa que foi deixada durante uma noite com uma ratazana viva, dentro do terrário, supostamente para se alimentar, e sem qualquer tipo de supervisão:

Imagem

Imagem

E agora ainda acham que vale a pena questionar quem aconselha a não usar alimento vivo?

Gostava que completassem este tópico com imagens de problemas que PODEM acontecer aos nossos répteis se insistirmos em contrariar quem sabe e nos aconselha o melhor possível. Eu peço imagens porque estou a ver que há aqui muita gente que é como diz o outro "ver para crer", por isso bora lá mostrar para que não aconteça aos répteis o que nos ultimos anos tem acontecido aos cães e aos gatos, cada vez há mais negligência, todo o tipo de gente tem cão ou gato, não se interessando sequer se dão aos animais o que eles precisam e MERECEM.

Xuga
Última edição por texuga em terça jan 29, 2008 12:38 pm, editado 1 vez no total.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça jan 29, 2008 12:36 pm

Fantástico este tópico! Pode ser que as pessoas se sensibilizem para as necessidades dos animais. uma excelente ideia, essa das imagens!
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

terça jan 29, 2008 12:38 pm

Grande iniciativa, pode ser que o pessoal teimoso comece a abrir os olhos...
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

terça jan 29, 2008 12:44 pm

Boas

Na minha opiniao estas coisas acontecem porque meior parte das pessoas que aparecem neste forum com duvidas,compraram o seu reptil,sem antes pensar em mais nada.

Por isso cabe a quem dizer a pessoa que nao sabe "ponta de um chavelho"
na materia dizer a pessoa oque tem de levar para o seu amiguinho que nao percisa de muitas condiçoes,É O HOMEM DA LOJA".

Entao estas coisas acontecem a pessoa leva pedras de aquecimento,e mais 1a carrada de coisas que relamente sao precisas e outras nao.

Depois veem os problemas quando o animal começa-se a dar mal.

Quanto ao alimento vivo nas cobras,e assim a cobras que nao comem mesmo morto,por isso tera que se dar vivo e talvez fazer a transcriçao de vivo para morto.
Que e o caso das pythons e das boas que sao capturadas do seu ambiente natural,nessas cobras tera de se ter muita vontade e experiencia para a cobra voltar a comer morto o sequer aceitar algum do alimento.

Nestas cobras sim concordo que se deve dar,para o animal nao morrer a fome,mas sempre com supervisao do dono.....

No resto das outras cobras,comer vivo so tras problemas a cobra.

Para ja a cobra ao comer vivo irá ficar mais agressiva.

Depois tens o problema de o rato lhes morder que e o motivo principal deste topico.

E ainda tens o problema dos parasitas existentes nos ratos por estarem vivos,que na congelaçao isso nao acontece porque o frio mata essa "bicharada toda".

A unica opçao para dar vivo e quando 1a cobra nao aceita morto so vivo entao daz vivo e depois fazes a mudança de vivo /meio vivo e morto.

Cumprimentos,
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça jan 29, 2008 12:49 pm

Texuga grande tópico merece ser louvado! Mas quanto a parte do ver para querer, acho que não resolver nada, porque como já foi debatido milhares de vezes areia e as pedras de aquecimento que não são aconselháveis e ja mostrou varias fotos sobre o assunto e sempre se verificou que muitos membros continuam a usar. Mas atenção acho que o teu tópico esta excelente e acho que devemos continuar a batalhar para que os donos dos animais sejam mais responsáveis!

Abraços
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 29, 2008 12:59 pm

eltags eu conto convosco para enriquecer este tópico, eu só "aflorei" o assunto :wink:
Também sabia dessa questão dos parasitas, mas esqueci-me de falar :)

A questão comer só vivo eu sei que há N casos assim, e especialmente como tu dizes, com os boideos, proibidos em portugal por sinal, mas sei que muitas vezes esses animais só comem vivo. Mas nesses casos existe o dono que tem de estar ali a ver se a cobra come ou naõ come, e se não come então tira-se o rato do terrário. Mesmo assim há sempre o perigo do rato ferir a cobra quando esta está a fazer a constrição, basta ela agarrar "menos bem" o rato e ele ficar com a boca livre para morder...

Xuga
texuga
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 1:00 pm

pacifco Escreveu:Texuga grande tópico merece ser louvado! Mas quanto a parte do ver para querer, acho que não resolver nada, porque como já foi debatido milhares de vezes areia e as pedras de aquecimento que não são aconselháveis e ja mostrou varias fotos sobre o assunto e sempre se verificou que muitos membros continuam a usar. Mas atenção acho que o teu tópico esta excelente e acho que devemos continuar a batalhar para que os donos dos animais sejam mais responsáveis!

Abraços
Obrigado, mas o objectivo é mesmo alertar o pessoal mais "sabichão"... :wink:

Já agora, no teu avatar tens um DB em cima de uma rocha de aquecimento... 8)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jan 29, 2008 1:09 pm

Toda a gente diz isso :lol:

Aquilo não é rocha de aquecimento, o cabo é do termostato ou que é... :D
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

terça jan 29, 2008 1:10 pm

Texuga o db do meu avatar é o meu dragão, quanto a questão da pedra que ele esta em cima não é uma pedra de aquecimento, parece mas não é, já noutro tópico fizeram o mesmo reparo, aquilo é uma pedra natural e o que vês por trás é a sonda do termómetro! :D
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

terça jan 29, 2008 1:12 pm

eltags, a questão das lojas é como todos já sabemos um assunto com tema sem fim. As lojas tem de fazer dinheiro, ponto final. Não há ca preocupação com os animais! (infelizmente)

As pessoas que desconhecem os cuidados sobre os animais, são o que mais agrada as lojas e há 2 tipos de pessoas. Os que tem dinheiro e os que não tem.

- mal o dono da loja se aperceba que não temos posses, não fala em grandes cuidados, só nos puxa a levar apenas o animal. Pode dizer que convém ter um terrario e aquecimento, para ver se quando a pessoa tem mais dinheiro la volta, mas não falam que é mesmo necessário.

- Para os que tem dinheiro impingem tudo quanto podem, luzes desnecessárias, tocas aquecidas e tudo quanto possam vender.

Eu próprio desconhecia os cuidados a ter, e só há muito pouco tempo ganhei interesse por estes animais, quando passei a ver o fórum. até lá tinha um pouco "nojo" destes bixos e agora sou "adepto".

E agora que percebo minimamente disto, recordo as coisas que já vi, quando não fazia ideia que era errado.

- Um colega meu teve uma iguana (desde bebé) e nunca teve terrario, até essa morrer. Segundo o vendedor, o terrario era só para estimular crescimento, se não a quisesse grande, não devia ter terrario. Acabou por ter razão, o bicho morreu e não cresceu mais!!

- cheguei a ver iguanas em gaiolas, isso numa loja

entre muitas outras coisas, mas também não vou ficar aqui o resto do dia a escrever, apenas acho que o tópico é uma boa iniciativa.

quanto a deixar fotos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51342
texuga
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 1:25 pm

pacifco Escreveu:Texuga o db do meu avatar é o meu dragão, quanto a questão da pedra que ele esta em cima não é uma pedra de aquecimento, parece mas não é, já noutro tópico fizeram o mesmo reparo, aquilo é uma pedra natural e o que vês por trás é a sonda do termómetro! :D
ah ok, então vê lá se tiras outra foto não vá essa induzir em erro :P :wink:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jan 29, 2008 1:59 pm

Parabens pela iniciativa Texuga!

De facto sao coisas que todos nos sabemos, e transmitimos, mas o problema é que ha pessoas a quem isto nao afecta...

Assim de repente, estou-me a lembrar do colubridae. Valeu a pena dizer-lhe algo? Valeu a pena mostrar montes de imagens com animais mortos de impactaçao?

O que é frustrante, é a gente saber de tudo isto e mesmo assim fechar os olhos a determinadas situações...

Isto para dizer o que? Para dizer que se daqui a dois dias aparacer alguem com uma pedra de aquecimento e a nao querer mudar ou a dizer que muda e nao mudar, nao estranhes! É mesmo assim, e ha gente como eu que ja nem avisa, porque se cansou...
Snake87
Membro
Registado: sábado set 22, 2007 12:50 pm

terça jan 29, 2008 2:21 pm

Muito bom Post, quero apenas acrescentar que alem das rochas de aquecimento as lâmpadas também são perigosas por isso deve sempre haver uma separação física entre elas e os animais.

Quanto a alimentar sempre com descongelados segundo o que me disseram e vi também é errado pois o congelamento "mata" certas vitaminas por isso deve-se dar esporadicamente pré-mortos.
http://www.reptilestv.com/video/snakes/ ... hon/03.htm

Cumprimentos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jan 29, 2008 2:23 pm

Não são só os ratos que podem causar danos, o Gezzmo deve ter fotos ou saber onde procurar melhor que eu, mas vi fotos de geckos em mau estado por deixarem grilos soltos no terrario, o gecko nao comeu por alguma razão e o grilo que tambem é um predador ficou com fome e começou a ferir o gecko...para isso acho que existe o truque de deixar uma ou duas bolinhas de raçao no terrraiompara os grilos gugitivos comerem em ves atacarem o gecko.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

terça jan 29, 2008 2:28 pm

Quanto a isso, o melhor mesmo acho que é supervisionar os geckos ou dragoes enquanto comem o alimento vivo,, como os grilos...

Desse modo é muito mais facil evitar estes danos..

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”