Surdez canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

quarta abr 30, 2003 12:42 pm

OLá pessoal!
Abri este tópico para partilhar com vocês a minha "tristeza" (já vão perceber porque ponho aspas)!

Ontem tive a confirmação do que já andava desconfiada....o meu Fuzzy (pitbull) de 2 mesinhos, filhote da minha Bumma(pitbull) é surdo :cry:
É todo branquinho...quase albino...e eu já andava desconfiada por ele nao ligar a nenhuma coisa,comecei a testálo,li artigos e os sintomas indidicavam para a surdez,dormir muito,só acordar ao toque ou a passar de um grande bocado,após sentir alguma vibração,abanar varias vezes a cabecinha e nem sequer dar sinais de ouvir umas chaves a cair no chão!

Ontem fui ao veterinário e confirmou-se, quero ir fazer um exame mais preciso para saber mais promenores,mas não há dúvida,ele não ouve :cry:
Como está sempre com a mãe e vai sempre ficar,torna-se mais fácil a vida dele!

Aceito todas as dicas para que a educação dele seja mais facilitada,pois vai ter que ser tudo por gestos!
Não vai ser fácil...mas nao é impossivél...e nada que muito amor e carinho nao seja capaz de resolver :)
Estou optimista e feliz por ter um canito especial ;)
Ele é lindo e não é por ser surdo que deixa de ser o meu bébé :)
Quem me quiser dar algumas dicas esteja a vontade.Já comecei a ler artigos,mas se alguém souber alguma coisinha estou aberta a opinioes 8)

Depois meto aqui umas fotos dele para voces verem como ele é lindoooooooooooooooooo ;)
Desculpem e testamento e fiquem bem ;)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta abr 30, 2003 12:57 pm

Mais fotos de bebés lindos? Ai, que bom! :D

Texa, compreendo a sua apreensão inicial, mas verá que é possível ensiná-lo, ele demorará só mais tempo a apreender o que lhe tentará ensinar. :|

Espero que corra tudo bem! Boa sorte e força! ;)
texa
Membro
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

quarta abr 30, 2003 1:05 pm

Obrigado pelo seu apoio Mónica :lol:

Realmente fiquei um bocado apreensiva com a confirmação das suspeitas,mas o veterinário disse que o Fuzzy ao ser surdo desenvolve muito mais o faro e o tacto e que normalmente são muito espertos e são capazes de aprender muitos sinais,e realmente noto que ele é realmente muito esperto e que a surdez em nada o impede de ser feliz,pois ele tendo a mãmã ao pé parece um canito perfeitamente normal :D

Vou ter alguns cuidados especiais com ele..principalmente quando ele for maior,mas com o tempo vai-se lá!
Vou dar o meu máximo para lhe porporcionar uma vida perfeitamente normal com muito carinho e amor...aliás já se nota que ele é um minino da mãmã...lolol...meiguinhoooooooooo :) sai á mãmã 8)

Fiquem bem ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta abr 30, 2003 2:12 pm

Olá Texa,

Compreendo a sua apreensão, mas parece-me que está com a atitude certa.

Há tempos no BBC prime dava um programa muito bom sobre a resolução de problemas comportamentais e afins de cães e gatos.

Um dos programas foi sobre o treino de um dalmata surdo. Achei fascinante. Os donos eram completamente inexperientes no que tocava a cães (era o seu primeiro), mas com ajuda de um profissional e muita dedicação conseguiram levar uma vida praticamente normal com o seu cão. Inclusive brincadeiras no parque.

Tudo passa por substituir a palavra pelo gesto, lógico. Não sei se era por se tratar de um programa de TV, mas o que é certo é que o Dalmata aprendeu muito rapidamente. De certeza que o seu Pitt também!

Boa sorte!
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta abr 30, 2003 2:18 pm

Dou-lhe os parabens e desejo-lhe boa sorte. Mas acho que não é preciso fazer um esforço sobrehumano para isso acontecer....

Vai ver que vai correr tudo muito bem e rapidinho vai ter um cachorrão lindão e espertíssimo.....
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta abr 30, 2003 2:55 pm

Olá

Eu li ou vi na televisão, já não me lembro, que uma forma de comunicação para além do gesto é a vibração, à qual eles ficam muito sensíveis. Batimento no chão, na parede, enfim, não queria estar para aqui a dar receitas pois às tantas os vizinhoa da Texa ainda me pedem uma indemnização. :D

Estas situações não são raras e é muito provável que haja um aconselhamento técnico adequado e eficiente através do próprio veterinário.
Boa sorte com o cachorro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta abr 30, 2003 2:59 pm

Olá Texas ,
Aqui á uns dias seu um prgrama na Tv sobre animais e houve um testemunho de uma sra. que tinha uma cadela surda. Então é assim :

Ele vai precisar de mais atenção , pois é mais desorientado, os ensinamentos são substituidos de palavras por gestos, mas é claro que você agora questiona-se "e quando ele estiver longe , ou não me estiver a ver?" Os gestos são substituidos por batidas no chão ou paredes.

1º Comece por bater na frente dele (genero 1 batida = senta ; 2 = deita ....) vai ver que ele associa as batidas a comandos e aprende , só tem é de ter paciência e muito amor , que estou certa não lhe há-de faltar.

Vi ver que tudo se resolve .....
Bjinhos
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta abr 30, 2003 3:03 pm

texa Escreveu: Aceito todas as dicas para que a educação dele seja mais facilitada,pois vai ter que ser tudo por gestos!
Não vai ser fácil...mas nao é impossivél...e nada que muito amor e carinho nao seja capaz de resolver :)
Estou optimista e feliz por ter um canito especial ;)
Ele é lindo e não é por ser surdo que deixa de ser o meu bébé :)
Depois meto aqui umas fotos dele para voces verem como ele é lindoooooooooooooooooo ;)
Oi Texa. O treino dos cães surdos é diferente, mas não por isso menos interessante ou mais desesperante. O cão é treinado de maneira a estar sempre a olhar para o dono, à espera do tal gesto ;). O contacto visual torna-se o ponto fulcral do treino, por isso vai ver que o seu menino não vão tirar os olhos de cima de si :o 8)
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta abr 30, 2003 4:00 pm

Olá Texa

De facto um cão surdo pode levar uma vida normal. Com muita paciência vai ver que pode treinar o seu cão para imensas coisas.

Se a texa quiser, existem imensas coisas à venda na internet( a maioria americanas) para facilitar o treino de cães surdos. Entre elas umas coleiras especiais de chamamento.
Se quiser, você mesma pode improvisar os seus próprios objectos de treino( uma lanterna, por exemplo, para associar a algo bem feito)

Cumprimentos e Boa Sorte
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 30, 2003 4:52 pm

Olá Texa,
A Surdez, infelizmente, é apenas um dos problemas do Albinismo. De facto os olhos e a pele poderão também vir a ser afectados. Tenha muito cuidado com as exposições à luz ( sobretudo se for muito intensa). O seu cãozinho poderá ser feliz......mas vai ter de estar preparada para muitas condicionantes e para dar muito de si!

Boa sorte
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 30, 2003 6:01 pm

Texa,

lembrei-me que, em tempos que já lá vão, houve outro forista com o mesmo problema (surdez canina).
Se quiser ver o tópico em causa é:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=2630

Vou tomar a liberdade de transcrever aqui a intervenção do Nokio que sugere uma ajuda concreta :
Resolvi informar-me a respeito dos problemas inerentes ao adestramento de cães surdos, para tal contactei a ATAAC - Associação de Treinadores Amadores e Amigos do Cão, onde ando com o meu cão, o Thor. Falei com a responsável e ela informou-me que é perfeitamente possível ensinar um cão surdo, óbviamente terá de ter uma dose de paciência mais elevada, mas é possível obter bons resultados. O método de ensino em vez de ser por voz como na maiorias dos cães, é por comandos gestuais ou luminosos.
Se estiver realmente interessada em prosseguir com a obediência com a sua cadelinha, sugiro que contacte a ATAAC e fale com a srª Ana Rita.

http://planeta.clix.pt/ataac/
tel: 21 435 93 35
Espero ter ajudado alguma coisa.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta abr 30, 2003 6:13 pm

Texa,

Vai ver que além de lhe ensinar muitas coisas, também vai aprender muito com ele ;)
Esses cães são muito especiais e dão-nos grandes lições de vida ;)

Um grande bem haja para si e para o seu cachorro :D
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta abr 30, 2003 6:21 pm

Olá Texa

Não te preocupes que é perfeitamente possivel viver e treinar um cão surdo. Pode é demorar um pouco mais tempo e de certeza que vai dar muito mais trabalho, não por ele, mas por ti que vais ter de te adaptar.

A aisd tem razão. Nós tivemos um cão surdo na ATAAC a treinar, mas infelizmente o senhor desistiu e nunca mais soubemos nada dele. Se não me engano, a Ana Rita perdeu os sites e textos que tinha encontrado na altura (problemas no computador... acontece aos melhores...).

Fiz agora uma pequena pesquisa na internet, e encontrei dois sites que me pareceram interressantes:
http://www.deafdogs.org/
http://www.ukwebpages.co.uk/deafdogs/links.htm
(os sites estão em inglês... e não me parece que encontres muita informação noutra lingua).
Ambos falam da vida com e do treino de um cão surdo, entre outras coisas como problemas que podem surgir e forums de discussão para os donos. Outra coisa, que li noutro site que não me pareceu muito interressante tirando nisto: a surdez pode ser transmitida de pais para filhos, ou pelo menos a probabilidade de nasceram cães surdos aumentam.

Espero que tudo corra bem, e vai nos mantendo informados
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
texa
Membro

quarta abr 30, 2003 7:29 pm

Obrigado a todos pelo apoio e dicas :lol: :lol: :lol: :lol:

Como fui apanhada um bocado de surpresa ainda estou um bocado assim abananada e á espera de ir fazer o tal exame mais preciso para saber mais pormenores!

Depois acho que vou mesmo contactar uma escola para aprender qualquer coisinha,talvez seja mais fácil para mim e para o Fuzzy :)
Enquanto isso...insisto no não..mas esqueço-me que ele não ouve :oops:
mas depois lá me lembro e estou a arranjar um gesto para o não...vamos lá ver se resulta...ele é um bocadinho teimosinho..lolol...também só tem 2 mesinhos...mas a mãmã dele nesta altura já quase que se sentava...isto com calma vamos lá :D

Tou optimista 8)

Obrigado e Fiquem bem ;)

P.S. Continuo aberta a opiniões...eheheheheh
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta abr 30, 2003 8:07 pm

Olá Texa,

Não sabe como a compreendo, é verdadeiramente desesperante quando cofirmamos que o nosso amiguinho é surdo. No meu caso tenho um gato surdo, e posso-lhe dizer que na altura passei pela mesma ansiedade e preocupação. Mas posso-lhe dizer também que ele consegue comunicar connosco e nós com ele. É só um pouco diferente. Vai ver que com o passar do tempo se habituam e por vezes até se esquecem de que ele é diferente.

Beijinhos,
Responder

Voltar para “Cães”