Camaleão Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nunhez
Membro Júnior
Registado: quarta out 26, 2005 2:20 pm

terça jan 29, 2008 9:05 pm

Esta lindo o teu camaleao ja agora deixo a pergunta pois ando a procura de um ha imenso tempo mesmo nos classificados onde posso encontrar um camaleao a venda?Tenho um terrario prontinho a espera de um habitante lol
Boa sorte com ele e vai actualizando o topico ;)
antoliveira2
Membro
Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm

domingo fev 03, 2008 11:16 pm

Realmente parabéns pelo teu camaleão...estou em vias de ter um Dilepis ainda pequeno e fiquei com duvidas relativamente a duas coisas...calor e material para o fundo..na loja aconselharam-me para aquecimento um fio revestido para colocar no fundo e areia desértica para cobrir o mesmo fundo...acham que serve?
Nunhez
Membro Júnior

segunda fev 04, 2008 6:53 pm

Olha eu tambem fui a uma loja que me disseram isso do fio mas nao serve.Segundo me disseram noutro loja o melhor são as lampadas de ceramica pois o calor convem vir de cima para nao contrariar a natureza do animal que quando quer calor sobe para procurar a luz solar ;) E mais o animal não pode tocar em nada de aquecimento pois ira se queimar..Para fundo aconselharam me humos de cocô (parece turfa)penso ser o ideal pois os camaleoes quando apanham os insectos com a lingua levam o que se colar a ela e penso que areia lhe fara mal enquanto que o humos como e 100% natural eles digerm bem corrijam me se tiver engando..
Tambem estou para adquirir um so estou á espera de saber onde pois quero um jovem tambem ;)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda fev 04, 2008 7:32 pm

Nunhez Escreveu:humos como e 100% natural eles digerm bem corrijam me se tiver engando..
Entao nao digerem? Casquinha de coco é optimo para acompanhar um grilinho estaladisso...

Eu acho que vou começar a comer cascas de carvalho para acompanhar um bifesinho... Digere-se tudo...

Voces sao tao ingenuos... Metam uma coisa na vossa cabecinha: por muito que tebtem contrariar, as lojas têm interesses economicos por tras, que nao condeno, mas que os leva a uzar argumentos falsos para pessoas mais ingenuas...

Tao achas mesmo que um animal insectivoro consiga digerir MADEIRA?

O humus é porreiro porque ajuda a reter a humidade, só por isso, mais nada...
Se houver o risco de o camaleao ingerir qualquer particula solida do substracto, esse deve ser retirado e ser substituido por uma de particulas maiores para que nao lhe caiba na boca...
antoliveira2
Membro

segunda fev 04, 2008 8:22 pm

Acho que não vale a pena ser cínico...estamos aqui para aprender uns com os outros e o Nunhez até teve a humildade de dizer 'corrijam-me se estiver enganado'...se sabes muito sobre camaleões ainda bem...pois tenho algumas dúvidas e encontro as mais variadas respostas para a mesma questão...é bom haver aqui alguém com experiênca....como tal diz-me que tipo de fundo aconselhas...areia, humus....?
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda fev 04, 2008 8:24 pm

eu penso que o melhor é ter um substrato que ou tenha peças grandes para ingestão, ou então um substrato não solto, tipo papel de cozinha..

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
P_R
Membro Veterano

segunda fev 04, 2008 8:50 pm

antoliveira2 Escreveu:Acho que não vale a pena ser cínico...estamos aqui para aprender uns com os outros e o Nunhez até teve a humildade de dizer 'corrijam-me se estiver enganado'...se sabes muito sobre camaleões ainda bem...pois tenho algumas dúvidas e encontro as mais variadas respostas para a mesma questão...é bom haver aqui alguém com experiênca....como tal diz-me que tipo de fundo aconselhas...areia, humus....?
Nao é o caso de ser sinico, é o caso de questionar antes de acreditar. Acho que nao é perciso muita perspicacia para se perceber que um camaleao nao digere fibra de coco...

E deixa-me corrigir-te, eu nao sei nada sobre camaleoes! Nunca tive nenhum, nunca irei ter porque nao é animal que me cative e nem sequer li sobre nenhuma especie.

Quando á tua questao, já ta respondi... Se o substracto é solto e tem particulas ingeriveis pelo animal, e se este ao alimentar-se correr o risco de as ingerir, a soluçao é optar por um subtracto que ele nao consiga ingerir... Papel de cozinha é o melhor mas fica mal no terrario, portanto, acho que barks, por exemplo, cumpre a função...

Quando se le alguma coisa, ou alguem afirma, devemo-nos questionars, sempre! Neste caso, acho a mais pura ingenuidade alguem acreditar que um camaleao digira madeira...
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda fev 04, 2008 9:08 pm

Ja agora perdoem-me desviar um pouco o topico mas
os camaleos costumam ou eventualmente podem iir comer ao solo ?
Tb n tenho experiencia com camaleoes e os meus vez em quando parece virem caçar ao solo , mas acho estranho ..
p.s. sao uns melleri adultos , so para o caso de haver especificidades qt a especies e seus habitos .
obrigado desde ja .
antoliveira2
Membro

segunda fev 04, 2008 9:33 pm

Ok..obrigado pelos esclarecimentos....eu por acaso tenho uma camaleao mas está doente e já me disseram que nada há a fazer..está com uma espécie de epilepsia e não controla os musculos..logo não consegue comer..tenho-lhe dado vitaminas e água à boca mas não pense que dure muito tempo infelizmente...quanto ao fundo até agora usei areia desértica e o único problema que vejo é que quando está húmida e ele vem (vinha) caçar grilos ao chão tb levava areia na lingua..de resto sempre funcionou bem...a solução será talvez alimentá-lo e só de seguida molhar o terrário
P_R
Membro Veterano

segunda fev 04, 2008 9:49 pm

Ha camaleos deserticos (semi deserticos, vá la) e camaleoes tropicais.

Nos tropicais, areia é desaconselhado pois, sobretudo, nao retem a humidade.

Nos nao tropicais, por assim dizer, desaconselhado é!
Nao percebo peva de camaleoes mas pelo que estou a ler, alguns adoptam ainda que esporadicamente, comportamentos de alimentação ao nivel do solo, portanto, em todo o caso a areia é desaconselhada dado que, quer esteja molhada, QUER ESTEJA SECA, bocados de areia irao certamente juntos com a presa. A areia nao é eliminada pelo organismo do camaleao e ao longo do tempo causa a famosa impactação e morte ao animal.
Nunhez
Membro Júnior

segunda fev 04, 2008 10:44 pm

Vamos la então ver se me consigo explicar quanto ao que disse pois pareceu me que a pessoa que me atendeu na loja percebe bastante de camaleões e alias é um membro deste forum que eu gostaria bastante que participasse neste topico.
Não me pareceu que era para vender pois não era por o valor que custou que ficavam ricos..estava para levar um bem mais caro que me tinha dito noutra loja e ele disse me que isso sim poderia causar danos no camaleão.
o humos da para perceber o porquê de não fazer mal daí o eu achar correcto as palavras do rapaz da loja.
O que o camaleão vai ingerir é muito pouco e particulas tao pequenas que não vai interferir com a digestão.
Mas eu quando falei para o pessoal me corrigir era pessoal que soubesse mesmo deste caso particular e que tivesse experiência com camaleõs pois não me parece que seja o caso...
Obrigado na mesma P_R :wink:
P_R
Membro Veterano

segunda fev 04, 2008 11:04 pm

Nunhez Escreveu:Vamos la então ver se me consigo explicar quanto ao que disse pois pareceu me que a pessoa que me atendeu na loja percebe bastante de camaleões e alias é um membro deste forum que eu gostaria bastante que participasse neste topico.
Isso era bastante importante. Uma boa discussao é sempre util. Queria ler no que ele se baseia para afirmar isso.
Nunhez Escreveu: Não me pareceu que era para vender pois não era por o valor que custou que ficavam ricos..estava para levar um bem mais caro que me tinha dito noutra loja e ele disse me que isso sim poderia causar danos no camaleão.
Se tu o dizes, ainda bem que assim é, mas ja agora, que produto era esse que tavas a pensar levar?
Nunhez Escreveu:o humos da para perceber o porquê de não fazer mal daí o eu achar correcto as palavras do rapaz da loja.
O que o camaleão vai ingerir é muito pouco e particulas tao pequenas que não vai interferir com a digestão.
Ah bom. Entao espera la....
SEgundo o que disses.te, pelo facto de a fibra de coco (casca de coco esfiapada e moida) nao ha problema nenhum porque ele digere já que é um produto natural...
Dado que a areia tambem é um produto natural, entao tambem penso que nao haveria problema nenhum... LOOL

Particulas pequenas? Por mais pequenas que sejam, nao vao ser menores que um grao de areia, e queres que volte a postar as imagens de lagartos que esporadicamente vao engolindo um graozinho de areia de vez em quando? Ok, volto outra vez ao arroz. neste caso é de um dragao barbudo que sao os mais prejudicados pela ingenuidade (ou nao) de lhes colocarem como substracto areia (olha que bem fininha). Olha la aí:

Imagem
Imagem
Nunhez Escreveu:Mas eu quando falei para o pessoal me corrigir era pessoal que soubesse mesmo deste caso particular e que tivesse experiência com camaleõs pois não me parece que seja o caso...
Obrigado na mesma P_R :wink:
Nao é perciso ter experiencia em coisa nenhuma para perceber que bocados de materia vegetal dura nao sao digeridos por um sistema digestivo de um animal insectivoro, mas se achas que é perciso ser perito em camaleoes para chegar a essa conclusao, peço desculpa por te ter corrigido entao...

Mas deixa-me tambem que te diga, que se estas a espera de encontrar aqui alguem com grande experiencia em camaleoes (como se vê com cobras e com outros lagartos) para te corrigir, tira o cavalinho da chuva porque vais tirar 20 no exame... LOOOl
Nunhez
Membro Júnior

segunda fev 04, 2008 11:31 pm

Bem rapaz isto está mais um post de ofenças do que propriamente um poste de troca de ideias eu ja dei a minha ficamos por aqui...Boa sorte para ti sim.
Abraço

Vamos ao que interessa ;) mais fotos!!!qeremos ver esse bichinho!!eheh
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça fev 05, 2008 11:54 am

Pessoal, eu tenho aí o Calyptro como vito e vou-me informando aos poucos, mas.. já sei algumas coisitas, se bem que o que disseram aqui está correcto.

Areia desertica, à partida, se o animal provém de um clima desértico seria bem pensado, mas... não é. Eu olho para os meus grilinhos e eles pincham por todo o lado que é substracto (por acaso uso humus) quando fogem da tacinha que eu enterrei na terra. Apenas vi o camaleão a comer um pouquinho de terra uma vez e foi precisamente numa das raríssimas vezes que um grilo fugiu lá da tacinha. Sendo o substracto humus, o camaleão ingeriu um bocadinho, o que não é nada bom. Pior ainda se for areia porque virá muito maior quantidade agarrada, até porque a ponta da língua envolve todo a presa em largura. Areia desértica não é boa..

Na verdade, compreendo que humus também não o é, de qualquer forma certifiquem-se que os vossos insectos estão colocados nalgum recipiente liso de plástico, e vejam os locais em que o camaleão prefere comer.

Eles são arborículas, logo à partida preferirão comer o alimento que se passeie pelas suas ramagens, no entanto também o vão buscar ao chão se tiverem de estomago semi.cheio e se o chão não for deasiado longe, e claro, se o virem, porque eles não caçadores e acção, mas sim de circuntância. Mas.. preferem o que anda no topo, obviamente.

Quanto à fonte de calor... Vrifica se o terrário se mantém quente durante a noite com uma lâmpada de aquecimento. O calor deverá vir de uma lâmpada de aquecimento, dado que a fonte natural é de topo e obviamente que eles terão de ter o ar mais aquecido do que qualquer outra coisa. é claro que as temperaturas dependem da tua espécie, mas regra geral devem ser sempre elevaditas. O cabo ou tapete, lá está, se as temperaturas baixam muito à noite, podes por, aliás, qualquer coisa que aqueça é sempre bem vinda, mas certifica-te que o camaleão não ande por lá a trepar. é irrelevante manteres o solo quente já que eles quase nunca lá andam.
Nunhez
Membro Júnior

terça fev 05, 2008 12:48 pm

Humos allez lol
É pah é o que o pessoal que conheço usa nos camaleões e tenho na ideia que não lhes fará mal pois se comerem será sempre muito pouco pois é as particulas são minusculas.
Obrigado pelos exclarecimento ;)

Mete aí mais umas fotos do menino eheh
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”