Mais um milagre

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

quarta jan 30, 2008 5:33 pm

Olá, não costumo vaguear por este sítio dos cães, mas sim dos gatos, já que tenho duas meninas, mas agora vou precisar de ajuda deste lado. Passo a contar:
Hoje de manhã qd cheguei à escola onde sou professora a senhora do café em frente estava aflita porque tinha desaparecido uma cadelinha que estava grávida no fim de tempo e ela não a encontrava. Durante o recreio das crianças fui perguntar-lhe se já a havia encontrado e ela respondeu que sim, que tinha lá 4 lindas cadelinhas. Até aqui tudo bem. Ao almoço eu e alguns colegas fomos almoçar a esse café e qual não é o meu espabto qd vejo a D. Fernanda a choramingar, porque a cunhada que vive ao pé dela tinha decidido que como eram só cadelas as iria matar, uma vez que nas aldeias ninguem as quer. Ficamos todos perplexos, elas são rafeirinhas pequeninas, e como ela diz todas iguais à mãe. Então num acto de desespero conseguimos decidir que cada um de nós ficaia com uma. Assim livrámo-las da morte certa.
Para mim não foi dificil tomar esta decisão já que eu adoro cães e andava a enjendrar esta ideia, mas não queria bébes, pq não sei muito bem o que fazer e já tenho duas gatas em casa (apartamento T3).
Vou ficar com a Mafaldinha (nome játem), mas estou um bocadinho aflita.
Qd a devemos separar da mãe? Elas falaram em dois meses, mas eu penso que é pouco.
E os chi-chis? Como devo agir, eu sei que vai ser necessário muita paciência, mas não sei como começar nem por onde.
E as gatas, será que a vão aceitar?
Por favor ajudem-me. estou muito assustada, mas não há-de faltar nada à menina.
Obrigada e se puderem não me deixem sozinha nesta odisseia.
ainda não disse nada em casa, mas isso não me preocupa, o resto sim. :roll:
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

quarta jan 30, 2008 5:44 pm

Parabéns pela sua acção, salvou uma vida e isso mostra que é uma pessoa generosa. Um abraço.
:D
Quando á sua nova bébé. se fizer uma pesquisa rápida encontrará alguns tópicos que podem ajudar. Tambem não tenho experiencia com cães :? , só tenho a minha siamesa Nina, mas vou tentar encontrar algo que a ajude e posto aqui. :)
capuxinhu
Membro
Registado: terça out 23, 2007 10:25 am

quarta jan 30, 2008 5:51 pm

Pelo que percebi em vários tópicos que ja li por aqui acho que so se tira os filhotes a partir dos 3meses da mama...
Foi muito generoso da sua parte fazer um acto desses, espero que tudo corra bem!!! :lol: :lol:
godita
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 5:52 pm

Obrigada isso já é uma grande ajuda, eu já tive cães qd era miuda mas estavam na rua, não sei como fazer
Obg
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta jan 30, 2008 6:00 pm

Boa tarde Godita,
o primeiro cachorro é sempre um monte de surpresas, estamos sempre a aprender, e por isso é que existem algumas dicas base que podem ajudar muito quem adquire pela primeira vez um cachorro.
A altura ideal para os separar da mãe é entre os dois e os três meses, desde que tenham as vacinas todas em dia, e com alguns cuidados, em principio, vai tudo correr bem.
Antes de mais é importante fazer notar que ter um cachorrinho é uma grande responsabilidade, muito maior do que ter um gatinho, porque os cães não são tão independentes e necessitam de trabalhos redobrados.
Cada cachorro é um cachorro, tem a sua personalidade, há cachorros à partida mais dominantes, outros mais submissos, mas com uma educação segura, é possivel conviver harmoniosamente com o seu novo amigo de quatro patas. É importante que comece a ensinar-lhe logo as regras da casa cedo, a partir do momento em que ele entra na nova casa, o cachorrinho está em fase de adaptação e aprendizagem, é a altura ideial para lhe mostrar os sitio onde vai dormir, comer e passar a maios parte do tempo, deixe-o ambientar-se à casa, e aprender qual é o sitio dele.
No inicio vai haver alguma dificuldade porque os cachorros, como sabe, nao sao como os felinos que fazem sempre as necessidades no caichote, com o cachorro vai necessitar de um pouco mais de paciencia, e um balde e esfregona sempre à mão, mas não desespere! os cachorros são muito inteligentes e atraves da sua orientação aprendem que os xixis e os cocos nao podem ser feitos dentro de casa.
Sempre que vir o cachorro a fazer necessidades onde não deve, reprenda-o com um "Não" e mostre-lhe o sitio onde deve fazer (por exemplo, um jornal), mas também não é nada bom ter um jornal em casa onde o cão vai sempre fazer as necessidades, o ideal mesmo, é que as faça na rua, mas os cachorrinhos necessitam de fazer os xixis e cocos muitas mais vezes que um cao adulto, por isso durante a noite, pelo menos, e essencial o jornal, pelo menos ele fica com uma ideia de que não deve faze-lo em qualquer lado.
Comece depois por o levar à rua (quando ele já tiver o plano de vacinaçao completo) e esperar que ele faça as necessidades, quando o fizer elogie-o com o "lindo", e de-lhe algumas festas, para ele perceber que é o local correcto onde fazer as necessidades, no inicio vai ter de o levar à rua mais vezes, mas em adulto pode leva-lo apenas de manha e à noite. Como o tempo retire o jornal e o cachorro passa a fazer as necessidades só quando o levar è rua, o importante é também não o habituar demasiado a fazer no jornal , tente leva-lo à rua semrpe que poder (por exemplo depois de comer) para que nao se habitue ao jornal e a fazer dentro de casa.
A partir daí torna-se tudo mais facil, mas nao se esqueça, educar um cachorro é muito mais do que msotrar-lhe onde fazer as necessidades. Mostre-lhe a cama dele e é aí que ele vai dormir, não é no sofá, nem na sua cama, nas primeiras noites vai ser um bocadinho complicado para si ouvi-lo ganir, mas ele tem que se habituar ao espaço dele, e à terceira ou quarta noite ele vai estar habituado ao seu cantinho e vai sentir-se seguro lá. O mesmo acontece com a sua comida e brinquedos, a comida das pessoas é para as pessoas assim como os seus objectos, nao deixe o cachorro "apoderar-se" deles, os cachorrinhos sao muito brincalhoes e gostam de mordiscar, mas mostre-lhe que apenas o pode fazer com os seus brinquedos, reprendendo-o com um "nao" quando este fizer algo do seu desagrado.
Quanto aos gatinhos, é dificil habitua-los a um cachorrinho, o mais provavel é o cachorrinho querer brincar com eles e eles tentarem deitar-lhe a unha,´pois os gatos sao um pouco menos tolerantes, apenas tente vigiar ao maximo as interacçoes entre eles e de tempo ao tempo, pode ser que ainda sejam grandes amigos :wink:
Boa sorte para a Mafalda
Joana
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

Quero felicitá-la pela sua atitude.
Quanto ao resto, aqui mesmo neste forum há imensos tópicos sobre as duvidas que tem.
Vai ter uns 2,5 meses a 3 para pesquisar e ficar a saber algumas coisas. Pelo menos em teoria. A prática que é a parte melhor vai adquiri-la daqui a 3 meses... :lol: :lol:
Boa sorte e parabens.
Esqueci-me!... A esfregona vai passar a ser a sua melhor amiga durante uns tempos.... :lol:
Última edição por nicosa em quarta jan 30, 2008 6:07 pm, editado 1 vez no total.
joana_boris
Membro Veterano

Acho que me deixei levar pelo entusiasmo :o :oops:
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

quarta jan 30, 2008 6:04 pm

Aqui estão alguns links. Espero que ajude. Há alguns foristas com bastante experiencia, certamente ajudarão a esclarecer as suas dúvidas.
:wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51880

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=69

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51377

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50990

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50841

Boa sorte para o novo membro da familia. É preciso dose extra de paciencia, carinho, boa vontade e tudo se resolve :P . Ficamos a aguardar novidades.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jan 30, 2008 6:04 pm

joana_boris Escreveu:Acho que me deixei levar pelo entusiasmo :o :oops:
:lol: :lol: :lol: :lol:
É arranjar outro tambem.......
godita
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 6:14 pm

Vocês estão a ser espetaculares. Já estou a imaginar a confusão aqui em casa, mas isso não me preocupa. A esfregona está na varanda mas vai passar a vir para dentro e pronto.
Eu estou em casa normalmente por volta das 16h, saio às 8:30h. O meu marido chega às 14:30 ou sai de casa às 13:30h, isso acho que vai ajudar um bocadinho, porque assim estão pouco tempo sozinhos, e eu sei que ele se vai passar qd eu lhe disser , mas tb sei que vai ser uma paixão, com a Sininho foi assim e agora é a "minha filhinha". Para mim o mais complicado vão ser os xixis, tenho medo de não saber ensiná-la. E eu não ralho, nem bato nos meus alunos, nem nos meus animais ( só nos meus filhos e no meu marido também me apetecia às vezes) :D :wink:
joana_boris
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 6:24 pm

Nao tem que lhe bater, apenas mostre-lhe o seu desagrado, e pense que é um mal necessario para uma boa vivencia entre voces, quando se adquire um cachorrinho ele passa a ver a familia como uma hierarquia, e ovce tem que mostrar que cada um tem o seu lugar, e que tem de haver uma relaçao de respewito entre ocachorro e os donos, mas isto nao invalida que encha de mimos e que se dêm muito bem. Apenas mostre quem "manda" lá em casa e vai ver como tudo se torna muito mais facil, basta um "nao" bem firme para o cachorro perceber que a atitude nao lhe está a agradar.
kyara13
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2008 5:10 pm

quarta jan 30, 2008 6:45 pm

Joana, melhor seria impossivél... continuação com esse entusiasmo todo e parabéns por toda a explicação :)
joana_boris
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 6:50 pm

Obrigada Kyara :D
A verdade é que de cada vez que vejo por aí caes ao abandono sinto uma revolta imensa e por isso sinto esta vontade de partilhar a minha experiencia com alguém que acabou de salvar a vida a um cão e que está a pedir concelhos, tenho todo o gosto em ajudar.
kyara13
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2008 5:10 pm

quarta jan 30, 2008 6:56 pm

Godita parabéns pela sua atitude, e acabou por " juntar o útil ao agradavél".. e lá vai com a pequena Mafaldinha para casa, daqui a 2/3meses...Mts felicidades!!!... também tenho uma cadelinha e tinha 2meses quando foi para minha casa...e é uma casa cheia!!!Também ñ tinha experiência nenhuma em relação a animais, mas lá me safei, por isso Boa Sorte!!! Há-de correr tudo Bem!!! :)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta jan 30, 2008 7:32 pm

capuxinhu Escreveu: Pelo que percebi em vários tópicos que ja li por aqui acho que so se tira os filhotes a partir dos 3meses da mama...
Coitadas das cadelas, se os filhos mamassem até aos 3 meses! :roll: :D
Os filhotes deixam de mamar por volta das 5 semanas, mas devem ficar com a ninhada até às 8 semanas, pelo menos, porque esse é um período muito importante de aprendizagem. A partir daí, será uma boa altura para irem para a nova casa :wink:
Responder

Voltar para “Cães”