Preciso da vossa opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

quinta mai 01, 2003 12:28 am

Olá a todos:

Vou pedir a quem estiver interessado, ajuda para resolver um trabalho para a escola. Já alguém leu o livro "Cão como nós" de Manuel Alegre? Pois bem, vou ter que fazer um trabalho sobre o livro e o trabalho consiste em responder à simples pergunta:

"Devem os cães (animais) ser tratados como nós? Argumentos contra e/ou a favor."

Parece fácil mas vai-me dar muito trabalho pois gostava de fazer as coisas de forma a conseguir explicar há minha turma que os animais têm o mesmo direito à vida e a serem respsitados como todos nós, mas também sou obrigada a apresentar argumentos desfavoráveis.

Se alguem tiver um tempinho e quizer dar a sua opinião sobre o assunto já me ajudavam imenso. Eu quero defender os animais mas por vezes, com certas pessoas, é dificil encontrar os argumentos certos, por isso venho aqui pedir a vossa ajuda.

Obrigado a todos, ;)

P.S- (Leiam o livro que vale bem a pena, está um espanto)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta mai 01, 2003 7:08 am

Andrea,

E um erro pensarmos que os caes sao como nos. Nos temos a tendencia de os humanizar, mas os caes sao caes e nos somos gente.

Todos amamos muito os nossos caes. Preocupamo-nos com ele e queremos o melhor para eles. Mas, nem sempre a humanizacao e o melhor para um cao. Deixem os caes ser caes e respeitem-nos enquanto animal cao!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 01, 2003 9:45 am

Olá

Este tema dá pano para mangas, assim as pessoas queiram responder. E estou certo que vai ter muitas respostas.

Uma das formas mais difíceis de respeitar os cães é não os tratar como se de pessoas se tratassem. "Humanizar" o cão é, de certa forma, maltratá-lo.

A tendência que as pessoas têm de humanizar os cães é perfeitamente compreensível. Lá porque se tem um grande afecto, amor, paixão pelo cão, então vá de o colocar ao nosso nível.
Há muitas formas de corresponder ao amor e dedicação que o cão tem em relação a nós sem ser necessário tratá-lo como uma pessoa, porque realmente ele o não é e, muito mais importante do que isso, ele não o quer ser. Muito simplesmente quer ser cão e ser tratado como tal.

Mas nem sempre esse tratamento lhe é proporcionado. Quantas e quantas pessoas dizem adorar o seu cão, dormem com ele e sentam-no à mesa, e depois deixam-no a ladrar desesperadamente sozinho em casa durante horas seguidas. Depois chegam a casa "pronto meu querido a dona já chegou e vai dar muitos beijinhos ao meu pequenino".
Ora o cão prescinde em absoluto dos beijinhos e das expressões hipócritas da dona. Este é um mero exemplo, mas infelizmente há muitos mais.
Mas os inconvenientes da "humanização" não se limitam a este aspecto. Um cão educado como se tratando de uma pessoa pode constituir um perigo. Ele não compreende nem tem obrigação de entender (nós é que somos os racionais, não é?) que determinadas permissividades do dono só podem ou devem atingir certos limites. Isso é exigir demasiado do seu entendimento. E nestas circunstâncias, em muitos casos (tão frequentes)e em situações de conflito, o dono vai castigar o cão por um comportamento que ele próprio fomentou. Aliás, quem deveria ser castigado era o dono...

Humanizar o cão é fácil. Dá prazer. É um gesto de egoísmo do dono. É compensá-lo hipocritamente com coisas supérfluas. Mas é contraproducente.
Tratar o cão como deve ser é muito mais difícil. Dá trabalho, muito trabalho. É não o deixar só (é complicado, não é?). É cuidar da sua higiene, da sua saúde, é dar-lhe a atenção que ele merece. E é uma coisa muito mais difícil ainda: é compreendê-lo como cão que ele é sem querer ser mais nada do que isso.
Eles até nem são exigentes. E dão-nos tanto...
Por isso é que lhes ficamos eternamente gratos.
Por isso é que tendencial e estupidamente os humanizamos.
Disto eles são vítimas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”