Conselhos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Feanor
Membro Júnior
Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)

quinta mai 01, 2003 5:53 pm

Olá!
Eu tenho neste momento em casa três cadelas, duas Rottweilers e uma Labradora, uma das Rottweilers não pode engravidar, ou melhor, como tem displasia da anca, nós não queremos que ela engravide e passe a doença para futuras gerações de Rottweilers. Nós estamos a pensar em fazer criação tanto de Rotts como de Labradores, quando elas atingirem a idade aconselhada(2 anos +/-), e eu queria saber o que vocês me aconselham: compro um macho para acasalar (teria então que comprar dois, um Rott e um Lab) ou acasalo-as com machos de outros criadores??? É claro que eu não iria comprar os machos só para acasalarem :o eu adoro animais, e enquanto tivermos condições para isso, quantos mais, melhor!
Bjs e abraços,
Feanor filho
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 01, 2003 6:19 pm

A estrada é ardua e com amargos de boca.

Sugiro dois links, o resto do pessoal saberá complementar muito bem
Uma indicação da Sealords :

http://www.kuvaszinformation.com/breederfun.htm

Um artigo meu da arca.

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=247
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 01, 2003 6:28 pm

Olá Feanor,
Assimindo que dispõe das condições fisicas necessárias em termos de estrutrturas para a criação de Cães das raças mencionadas )( se não for a garagem nas traseiras ou um cantinho na dispensa), existe algo que é muito importante que faça e que deveria ser prévio a qualquer decisão que os seus pais tomem de criar cães. Isso é conhecer a fundo cada uma das raças que menciona. Quando digo a fundo, é saber mesmo TUDO o que há para saber sobre a raça. Não se esqueça que vai ser a si ( aos seus pais) que as pessoas vão colocar questões, e é sobretudo convosco que vão querer aprender e confiar. Tem de estar preparado para ser o que esperam de si, porque a vida de alguns cachorros pode depender disso.
Em segundo lugar, para criar com as cadelas de que dispõe há que saber duas coisas:
- Qual o estado de saúde dela ( a ausência de displasia que já referiu, problemas oculares, outros problemas genéticamente transmisíveis e não só);
- Se essas cadelas são de facto exemplares EXCELENTES e que por isso mereçam ser reproduzidas. Para saber isso, tem de submetê-las a julgamento de quem entenda do assunto, ou seja, aos juizes das exposições.
Se as cadelas forem de facto excelentes, tem duas opções:
- Adquire Machos igualmente excelentes e inicia a reprodução com estes;
- Faz a reprodução com machos de outros criadores que tenham obtido essa mesma classificação.

Mas, como lhe disse, em primeiro lugar tem de procurara saber TUDO sobre cães em geral, e sobre as raças que dispoe em particular. Não sei se 2 anos chegam para se preparar, e olhe que estas coisas não são para aprender à custa do sistema de erro e sucesso, porque estão aqui vidas em jogo!
Particularmente a raça Rottweiler, da qual sou apaixonado, preocupa-me verdadeiramente que existam tantas pessoas a fazer criação que nada entendem da raça. Uns motivados por ganância, outros por ignorância, mas os resultados são os mesmos: Rottweilers fisica e psicológicamente deteriorados e nas mãos das pessoas que menos deviam ter cães!!

Bem...espero que se empenhe, que estude bastante e que pense seriamente se é este o caminho que quer tomar. Sobretudo, pense se tem as condições para o tomar. E por favor, se tiver de segui-lo, faça-o apenas quando estiver de facto preparado.

Boa sorte
Paulo C.

P.S. : Eu tenho um casal de Rottweilers, que muita gente acha bonitos, mas nunca fizeram criação nem irão fazer.
Feanor
Membro Júnior

quinta mai 01, 2003 6:40 pm

Olá Paulo C!
Obrigado pelas sugestões. Sem dúvida que há que, em primeiro lugar, aprender tudo sobre estas raças, e ter, obviamente, condições físicas (e financeiras!).
Muito obrigado também ao ex-VascoV pelos links que me indicou.
Bjs e abraços,
Feanor filho
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 01, 2003 6:48 pm

Disponha sempre que quiser.

E dou-lhe os parabens por uma coisa. De não ter comprado os cães e começado logo a fazer criação a torto e a direito para poder suar aquela medaçha de cartão canelado que intitula uma pessoa como criador ( seja lá o que esses tipos entendem por isso)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 01, 2003 7:24 pm

Ó Vasco, ainda não começou simplesmente porque as cadelas ainda são novas (a primeira tem 9 meses, as outras são de certeza mais novas).

Sinceramente, ainda não percebi porque é que andam com este indivíduo e respectiva família nas palminhas ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Feanor
Membro Júnior

quinta mai 01, 2003 7:50 pm

Cara Sealords, desculpe desmenti-la, mas a mais nova tem um ano, e eu se quisesse já a tinha posto a reproduzir á meses. se só vem para aqui para mandar bocas ao ar, gerar confusão, e se nem sequer tem coragem para responder a mensagens gentis(privadas) de gente civilizada, vou aconselhá-la a sair deste fórum, que não é para gente como a senhora. Ao contrário de si, nós temos a coragem de pedir desculpas publicamente.
Se todos entenderam e desculparam, não é por sua causa que eu e a minha família vamos deixar de aqui vir.
Bjs e abraços,
Feanor filho
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 01, 2003 8:09 pm

Feanor Escreveu: se só vem para aqui para mandar bocas ao ar, gerar confusão, e se nem sequer tem coragem para responder a mensagens gentis(privadas) de gente civilizada, vou aconselhá-la a sair deste fórum, que não é para gente como a senhora. Ao contrário de si, nós temos a coragem de pedir desculpas publicamente.
Se todos entenderam e desculparam, não é por sua causa que eu e a minha família vamos deixar de aqui vir.

Feanor Filho, tenha calma. A SeaLords anda cá há muito tempo e é um dos mais valiosos membros deste Fórum. Se não aguenta uma mensagem menos simpática, então digo-lho eu a si: vou aconselhá-lo a sair deste Fórum, pois esta não será a última mensagem deste tipo que lerá, acredite.
A criação é um assunto um pouco difícil para muitos, pois é feito desregradamente e, na maior parte das vezes, com os cães da moda. Que, quando o deixam de ser, sabe-se lá que destino têm.
Não se torna uma pessoa ou família em criador experiente e com amor à raça que cria, de um momento para o outro. Aí surgem dúvidas e receios. Será que se tornará num bom criador, consciente e amante da raça? Há que se ter cuidado como se dizem as coisas, de parte a parte.
Já vimos muitas injustiças, já sofremos muitas tristezas...

Pense bem e espero que ajude os seus pais a pensar bem, igualmente.
Não dá assim tanto dinheiro, mas trabalho dá, imenso!
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 01, 2003 8:25 pm

Cara Sealords, desculpe desmenti-la, mas a mais nova tem um ano, e eu se quisesse já a tinha posto a reproduzir á meses.
Sorry, sorry, enganei-me em meses. E que coração tão bondoso, vejam lá que já podia ter posto a reproduzi-la há (com "h" - o português é muito traiçoeiro) meses.
nem sequer tem coragem para responder a mensagens gentis(privadas) de gente civilizada,
Não tenho coragem não, não tenho pachorra, nem sou hipócrita. Isto de ter memória de elefante às vezes é mau, sabe, e a mim não me enganam com falinhas mansas.
Feanor filho
E o filho sabe que a mamã manda mensagenzitas privadas gentis, é?
vou aconselhá-la a sair deste fórum
Já 'tou cheia de medo.

Beijokitas
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

quinta mai 01, 2003 9:14 pm

Olá Feanor;

como forista que sou e pelo que me apercebo de dia para dia, não vale a pena todas estas confusões, afinal se as palavras fogem para a falta de respeito, acabamos por não aprender nada!!!!

Hoje reconheço e sem problemas alguns, que não tinha razão no que concerne a um criador responsável de um criador de vão escada, alguns foristas tentaram alertar-me disso, eu não quis acreditar no que lia, talvez porque as palavras que lia não eram as mais indicadas para se sensibizar uma pessoa á razão...

Mas hoje ao ler textos como do "PauloC", "Sealords" e o link que
"casadeanaval" concordo plenamente com o que foi escrito aqui...

Vou dar-lhe um exemplo por mim assistido há algum tempo:

Um miudo sem escrúpulos, para mim, não lhe posso chamar mais nome nenhum, tem 1 Boxer Branco, cão esse que não se encontra dentro do estalão de raça, por sinal o cão é bonito e um belo dia ouve uma colega dele que dicidiu dar-lhe uma Boxer fulva, pois ele prometeu arranjar um dono responsável para ela, enquanto não apareceu um dono para a pobre cadela, apareceu-lhe o cio, o nino achou tanta graça ao seu boxer branco estar em cima da cadela que os deixou continuar por vários dias. Resultado, a pobre cadela teve uma ninhada de 11 Boxers: 7 brancos e 4 fulvos, isto por brincadeira... O espaço de habitação do miudo é um t0...

Feanor lembre-se deste exemplo quando decidir cruzar os seus cães....

Feanor, afinal se há pessoas que têm canis há vários anos e tentam sempre seguir uma linhagem da raça, tentam cruzar os melhores exemplares, para que a linhagem seja sempre melhor, exemplares onde se possa ter uma cadela com orelhas defeituosas mas que em avaliação seja excelente e que cruze com um cão que tenha as tais orelhas excelentes e com avaliação excelente no resto, pois assim um colmata os erros do outro, peço o favor de os mais experientes me corrigirem se eu estiver errado, isto sim é trabalho de criação e para isso implica, tempo, custos, etc...

Saudações.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 01, 2003 9:30 pm

Feanor há uma diferença, o que a sealords diz pode ser duro mas é com a voz da experiência e é dura mas não é mal educada gratuitamente como algumas pessoas ignorantes.
A confiança nos fóruns ganha-se com o tempo e a participação. Nestes anos deste fórum todos sofremos muitas desilusões com pessoas e os criadores estão habituados a todo o tipo de artimanhas. Acredite que não é nenhuma questão pessoal mas aprende-se muito aqui, o que é tem que se engolir muito sapo no inicio.

Fiquem bem
Feanor
Membro Júnior

quinta mai 01, 2003 10:05 pm

Infelizmente vou ter que dar por terminada a intervenção do Feanor neste forum pois não revelou maturidade suficiente para o fazer e enquanto não me demonstrar que a tem continuará impossibilitado por mim de participar activamente neste forum.

Peço desculpa pelas intervenções menos felizes que ele teve.

Obrigada pela vossa compreensão.

Votos de felicidades para todos vós e para os vossos animais

Manuela A (mãe do Feanor)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mai 02, 2003 10:40 am

Olá

Há aqui qualquer coisa que está errada e me preocupa.
Eu já me meti com o Feanor, já me desculpei, ele já se desculpou também e já todos (ou quase todos) o perdoámos e lhe desejámos as boas-vindas.
Mas eis que manifesta o desejo de fazer criação com os cães, é aconselhado, e bem, sem palmadinhas nas costas, porventura até de forma incisiva e dura, mas de forma construtiva e essa linguagem, essa lição, esse "exame", como já é difícil de passar, então, pura e simplesmente sai-se do fórum.
Pronto, ninguém é obrigado a andar aqui. Era o que faltava.

Mas e os cães? Em que condições vão ser reproduzidos?
Será que isso não interessa? Será que se desprezam os ensinamentos que se usufruem aqui no fórum só pelo simples facto de algumas realidades serem duras de aceitar?
É por estas e por outras que a criação de cães em Portugal é o que é...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta mai 02, 2003 10:50 am

nel Escreveu:Mas e os cães? Em que condições vão ser reproduzidos?
Será que isso não interessa? Será que se desprezam os ensinamentos que se usufruem aqui no fórum só pelo simples facto de algumas realidades serem duras de aceitar?
É por estas e por outras que a criação de cães em Portugal é o que é...

Clap! Clap! Clap! Clap!

(Já uma vez aqui se disse algo como «que pena não haver emoticons a baterem palmas! Assim estou eu! Daí a minha onomatopaica intervenção!)

Nota (a quem interessar e que me desculpem os outros):

Onomatopeia, s.f. palavra que imita o som, aquilo que significa.
Onomatopeico, adj. relativo à onomatopeia; que imita o som daquilo que exprime.
nicas25
Membro
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am

sexta mai 02, 2003 11:07 am

olhem voçês desculpem eu sei que ainda sou nova aqui mas desde o início que acho esta história esquisita :? Primeiramente por ter de ler as coisas por alto devido á ligação troquei a história toda, mas depois da chamada de atenção do VascoV apercebi-me melhor da situação!!!! Na minha singela opinião e pelo que li esta história cheira-me a falso. Não acredito que haja feanor, pai de feanor e mãe de feanor. Estou com a pulga atrás da orelha, não sei que idade tem o/a miúda/o, mas quer me parecer que já tem uma linguagem muito elaborada para se tratar de um jovem!!! Depois vem um pai e uma mãe justificarem-se e por fim a mãe proíbe o miudo de cá vir porque não tem maturidade, em vez de dizer que iria era proibi-lo de fazer criação ou seja lá o nome que eles deram a isso, porque criação eu duvido que eles tenham capacidade para o fazer. Já para não falar que veio aqui descompor pessoas que percebem muito mais disto do que talvez ele perceberá em toda a sua vida. Para mim eu acho que isto só pode ser alguém a gozar, a criar intrigas a incitar guerras e a não respeitar os outros que tanto se disponibilizaram para o ajudar.
Acho isto tudo muito estranho! só espero que esteja enganada!
e se a história fôr verdade... ai! ai! mais um inconsequente a ter animais e a tentar aumenta-los
Espero não estar a ser muito negativa, voçês desculpem-me :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”