Olá,
realmente os gatos têm muito essa fama, de serem traiçoeiros, não ligarem aos donos, etc...
Mas tb acho que só pensa isto quem nunca teve gatos, como é que se pode pensar isto de uns animais tão meigos e espertos!?
Tenho 3 gatos e adoro os meus gatos, são todos diferentes, têm personalidades muito distintas, todos eles respondem ao nome e a gatinha gosta muito de colo! A Pitanga é quem manda nos outros gatos e no cão (maltês), o unico gato a quem o Duda tem respeito, se ele está no colo e ela quer ir para lá, ele tem de sair, ou então fazer espaço para ela (de preferência o melhor lugar), ela tem muita personalidade, o rubinho é o timido e assustadiço, não gosta de confusões e gosta de estar sozinho, o Moose é pachorrento, só quer comer, dormir e levar festas na barriga, cada vez que passo por ele vira-se ao contrário e rebola para ter festinhas, é um amor!
Em relação às raças...não sei...talvez seja por a pessoa saber mais ou menos como vai ser o bichinho em termos de personalidade, em relação a um rafeiro à sempre aquele medo de o bichinho poder se tornar mau, é sempre uma surpresa, pode ser muito mansinho ou não...isto tb não é bem assim, pois um cão de raça tb pode não ter o temperamento que é suposto ter sendo dessa raça...um cachorro se fôr filho de uma mãe com um filho ou de dois irmãos, pode ter problemas, aconteceu isto com o Duda, quase de certeza, pois ele tem alguns problemas, por exempo na dentição, tem duas camadas de dentes, e tem um temperamento agressivo, o que num bichon maltês não é normal...já tive outros bichons e só ele é assim!
Em relação aos cães de raça se calhar tb é por serem mais divulgados...é a publicidade, é só pensar nas épocas, o golden por exemplo, desde o anuncio da scottex que o golden se tornou muito popular, o husky tb houve uma altura em que foi muito popular, muita gente tinha um husky...isto é de modas, deviam haver mais campanhas ou falarem mais de cães rafeiros, pois tb é uma raça, o rafeiro...devia ser mais divulgado...
Se um dia tiver espaço espero acolher muitos animais da rua, já acolhi várias vezes animais da rua, infelizmente é complicado acolher todos os cachorrinhos vadios e abandonados, mesmo com a quantidade enorme de canis que existem, continua-se a ver muitos animais nas ruas...não sei o que poderá resolver essa situação...os animais de raça serem postos de lado e as pessoas acolherem os rafeiritos? Tb não sei se isso seria bom, pois a situação invertia-se!?
As pessoas não deviam era contribuir para os cães de rua serem cada vez mais, não deviam abandonar os animais, fico chocada com o que algumas pessoas são capazes de fazer, às vezes até penso se será verdade...acho que só uma pessoa muito doente é que consegue fazer tal coisa...só mesmo o diabo!
Bem, graças a deus à muitos animais que até gostam de estar na rua e são mais felizes assim, os que já estão habituados, os que já nasceram na rua, estes cachorros parece que já nascem ensinados, são muito independentes e a maior parte das vezes muito mais espertos que os cães de casa e de raça...tenho o hábito de me meter com todos os cachorrinhos que encontro na rua e de reparar nos seus hábitos, acho incrivel como se viram tão bem, muitos até atravessam na passadeira, à sempre alguem que lhes dá comida, e muitos parecem-me felizes...
Há outras situações em que já é mais complicado, na tailandia assisti a uma luta de cães na praia, não era uma luta de cães arranjada pelo homem, não, eram mesmo os cachorros entre eles, foi horrivel, uns 5 cães às dentadas uns aos outros, nunca vi tal coisa, ficou tudo a olhar e a tentar aproximar-se para separar os bichinhos, mas não conseguimos fazer nada...não sei como acabou a história...
Devia de haver mais associações protectoras dos animais, campanhas de vacinação, e as pessoas deviam estar mais sensibilizadas...
beijinhos