São todos iguais, mas há uns....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 01, 2003 12:32 am

isto é demais para os meus pobres neuroniozitos. quando se trata de ter um gato, não me parece que ninguém se preocupe em demasia de este ser ou rafeiro. quando se chega aos cães, a coisa muda de figura. ninguém quer rafeiros, mas se forem da raça.... vão logo :o :o :o
conheço gente que tinha cães rafeiros e que os puseram na rua para dar lugar aos de raça. nos donos dos gatos não vejo tal obsessão.
moda? prestígeo? manias? segregação?
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

quinta mai 01, 2003 3:32 am

Pois aqui no Br a coisa é igualzinha , veneram-se cães de raça e ignoram os vira-latas.
Uma amiga queria uma cadela para adotar ....mas TINHA que ser pastor alemão...
Nunca vi ninguem passeando de coleira com cães sem raça ....mas aqueles de pedigree ...
Acho injusto , tenho minha Dabi , uma srd de mais de dez anos que eu peguei na rua e que é um doce , muito mansa e carinhosa ...E SEMPRE passeia de coleira , com todo orgulho !!
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mai 01, 2003 5:03 am

Também conheço casos desses! Deixar de lado rafeiros para comprar cães de raça!!! E normalmente quando perguntam que animais temos e dizemos que são cães a pergunta imediata é, claro, de que raça, e se a resposta é Rafeiros... a conversa fica por ali ;)!!! É claro que não fica porque eu desato a falar dos meus lindos PRP (Puríssimos Rafeiros Portuguees:p)! Em relação aos gatos, realmente não se nota tanto essa disparidade, mas começa-se cada vez mais a assistir à "pedinchice" de gatos de raça! ;)

Mas a mentalidade "pedinchona" está bem presente:
Compro qualquer cão, desde que seja barato
Quero ter um cão para me acompanhar, de raça, seja ela qual for, desde que barato.
Então é assim: o meu pai vai fazer anos no fim do mês e o sonho dele é de ter um Husky. Venho por este meio ver se encontro um cachorrinho macho Husky para oferecer ao meu velhote (mas que não seja caro, de preferencia de graça, há tantos cães abandonados!!!).
Pois há!!! Muitos cães abandonados, mas os rafeiros lá vão ficando mas quando falam num cão abandonado "XPTO" e à BORLEX atá fazem fila! ;)

Enfim...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 01, 2003 10:07 am

Olá

Eu concordo com a anjaazul, mas julgo que isso tem uma explicação. Aliás essa explicação encontra-se aqui no fórum. Por que motivo o fórum dos cães tem uma participação muito superior à dos gatos? Porque, muito simplesmente, há muito mais cães do que gatos.
E isto é exponencial. Há mais revistas de cães do que de gatos, exposições caninas, criadores (produtores), e por aí fora.
E inverter a situação não é fácil, como mais difícil seria o papagaio ou a tartaruga passar a ter mais popularidade do que o cão como animal de companhia.
Por outro lado, o cão dá mais na vista. Leva-se a passear e exibe-se com mais exuberância do que um gato e isso para muita gentinha é muito importante.
Mas há mais. Um cão pode ter utilidade. O conceito "cão de trabalho" não é extensível ao gato e muito menos ao periquito ou ao canário (onde também há o culto da raça). Há situações pontuais de certas pessoas usarem gatos por causa da infestação de ratos, por exemplo em instalações fabris, mas esta é uma situação (pitoresca) que não exige gatos vocacionados ou de raças específicas (não conheço os dotes do Serafim.... :lol: ).

Deixa lá anja, pode ser que os felinos um dia venham a afirmar-se. Isto para não falar das cobras e dos lagartos. Também são gente, quer dizer, também merecem respeito.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 01, 2003 11:19 am

Olá

Por acaso concordo com o que o Nel diz.

Quando comprei a minha gata comecei a interessar-me mais por gatos e notei que há uma enorme dificuldade em encontrar por exemplo revistas só de gatos. Há uma ou outra que trás cães e gatos, mas a parte dos cães é muito maior.
O cão é um animal de companhia por excelência, obedece aos donos, leva-se a passear etc. O gato normalmente está em casa e só que a visita o vê.
Eu antes de ter a Amélia não gostava de gatos e achava-os uns animais traiçoeiros etc. Só gostava de cães. Mas a verdade é que depois de conviver com uma gatinha fofa como ela mudei radicalmente.
Mas acho que já se começa a assistir em Portugal ao fenómeno dos gatos de raça e a aparecerem cada vez mais criadores dos mesmos.
Os gatos rafeiros têm sempre um ar querido, e fazem aquelas carinhas fofas dos gatos. Os cães quando são rafeiros há alguns super giros, as há muitos que não o são. Claro que os donos passam a adora-los e a acharem que são os mais bonitos.
Quando fui ao vet outro dia, estava lá uma senhora a comprar ração e ela dizia que nunca tinha tido uma cadela tão feia como a dela (não sei porque ela não estava presente), mas que a tinha levado para casa pequenina e adorava-a, era rafeira e segundo ela de um cruzamento estranho. Mas claro que o amor que ela tinha à cadela era igual ao de o dono de um cão de raça campeão.
Acho que o facto de alguém abandonar um animal rafeiro para ter um de raça, não é amor pelos animais é pura vaidade.
Não tenho nada contra quem tem cães de raça, temos de os valorizar, mas não abandonem os rafeiros...

Beijokas
Kathleen
musa
Membro
Registado: quinta abr 10, 2003 9:34 pm

quinta mai 01, 2003 1:03 pm

Olá a todos!!!
Os rafeirinhos são muito queridos e merecem ser respeitados como os de raça.
Eu tenho um rafeiro, que é um maximo, super inteligente e muito meigo, para alem de brincalhão e pestinha.
É claro que gostava de ter um cão de raça, até porque há raças que adoro muito :lol: :lol: mas nunca abandonaria o meu rafeirinho :roll: :roll: :roll:

Beijokas
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta mai 01, 2003 8:25 pm

Também existem cães de raça que também são muito "feios". para mim, se for meu é sempre o mais bonito de todos. quem amamos é sempre bonito aos nossos olhos. :)
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 01, 2003 9:53 pm

Nem mais Buzio ;)
Como diz o velho ditado "quem feio ama bonito lhe parece" :lol:
Mas há refeiros lindos.

Beijokas
Kathleen
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 01, 2003 10:15 pm

Olá,
Eu para os "pedinchistas" e para aqueles que querem uma raça por vaidade ou por questões de 'status', não encontro nenhuma explicação minimamente lógica. São uma cambada de parvalhões e oportunistas , e pronto!
Mas quanto à diferença que existe entre os cães e os gatos e o facto de parecer que a raça é mais irrelevante para quem escolhe um gato do que um cão, eu tenho uma justificação. Eu não percebo nada de gatos, e decerto haverá algumas variantes (que sobretudo os mais conhecedores de felinicultura saberão), mas para mim e para a maioria dos comuns mortais, as diferenças morfológicas e até de caracter nos gatos não parecem tão dispares como nos cães. É muito diferente a gente adoptar um SRD, que é sempre uma incógnita para sabermos o que irá ficar em adulto, do que um gato! Salvo raras excepções ( de determinadas raças grandes como por exemplo os Bosques da Noruega), os gatos são todos mais ou menos do mesmo tamanho. Não há gatos de caça, gatos de guarda, gatos de companhia, etc!! Nos cães temos muito por onde escolher e que decidir! Conhecer a raça de um cão, ajuda muito e pode ser determinante para muita gente ( para saber se se adapta ao seu estilo de vida, aos seus gostos, Às suas possibilidades, etc.). Num gato....nem por isso!

Abraços
Paulo C.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mai 01, 2003 10:28 pm

Totalmente de acordo com o Paulo.

Saudações
Kathleen
Membro Veterano

quinta mai 01, 2003 11:26 pm

Olá
Paulo tem toda a razão. Os gatos têm menos raças e são parecidos.As características das raças têm algumas diferenças, mas sem dúvida não é como nos cães. Alguma sraças são mais calmas do que outras. Uns são um pouco maiores e dão mais trabalho a tratar devido ao pêlo que possuem (o caso das raças de pêlo longo). Algumas raças têm tendência para ter alguns tipos de doenças. Mas de um modo geral os problemas são parecidos.
Nos cães há uma enorme variedade de raças e de problemas diferentes sem dúvida.
Agora quando aos donos, no caso dos gatos também acho que se deve ver a quem se vendem. A senhora que me vendeu a Amélia, já tinha mais ou menos vendida uma irmã dela muito bonita e quando a senhora a foi buscar, ela esteve a conversar com ela e disse-lhe que não lha vendia. Porque achou que ela não is tratar a gata em condições...

beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mai 02, 2003 12:41 am

e ainda ninguém se lembrou de eleger a raça de gato potencialmente perigosa :p :p :p se bem que os gatos, em geral, não se livrem dessa fama - traiçoeiros, independentes, bla-bla-bla
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

sexta mai 02, 2003 4:59 am

Olá,

realmente os gatos têm muito essa fama, de serem traiçoeiros, não ligarem aos donos, etc...
Mas tb acho que só pensa isto quem nunca teve gatos, como é que se pode pensar isto de uns animais tão meigos e espertos!?
Tenho 3 gatos e adoro os meus gatos, são todos diferentes, têm personalidades muito distintas, todos eles respondem ao nome e a gatinha gosta muito de colo! A Pitanga é quem manda nos outros gatos e no cão (maltês), o unico gato a quem o Duda tem respeito, se ele está no colo e ela quer ir para lá, ele tem de sair, ou então fazer espaço para ela (de preferência o melhor lugar), ela tem muita personalidade, o rubinho é o timido e assustadiço, não gosta de confusões e gosta de estar sozinho, o Moose é pachorrento, só quer comer, dormir e levar festas na barriga, cada vez que passo por ele vira-se ao contrário e rebola para ter festinhas, é um amor! :lol:
Em relação às raças...não sei...talvez seja por a pessoa saber mais ou menos como vai ser o bichinho em termos de personalidade, em relação a um rafeiro à sempre aquele medo de o bichinho poder se tornar mau, é sempre uma surpresa, pode ser muito mansinho ou não...isto tb não é bem assim, pois um cão de raça tb pode não ter o temperamento que é suposto ter sendo dessa raça...um cachorro se fôr filho de uma mãe com um filho ou de dois irmãos, pode ter problemas, aconteceu isto com o Duda, quase de certeza, pois ele tem alguns problemas, por exempo na dentição, tem duas camadas de dentes, e tem um temperamento agressivo, o que num bichon maltês não é normal...já tive outros bichons e só ele é assim!
Em relação aos cães de raça se calhar tb é por serem mais divulgados...é a publicidade, é só pensar nas épocas, o golden por exemplo, desde o anuncio da scottex que o golden se tornou muito popular, o husky tb houve uma altura em que foi muito popular, muita gente tinha um husky...isto é de modas, deviam haver mais campanhas ou falarem mais de cães rafeiros, pois tb é uma raça, o rafeiro...devia ser mais divulgado...
Se um dia tiver espaço espero acolher muitos animais da rua, já acolhi várias vezes animais da rua, infelizmente é complicado acolher todos os cachorrinhos vadios e abandonados, mesmo com a quantidade enorme de canis que existem, continua-se a ver muitos animais nas ruas...não sei o que poderá resolver essa situação...os animais de raça serem postos de lado e as pessoas acolherem os rafeiritos? Tb não sei se isso seria bom, pois a situação invertia-se!?
As pessoas não deviam era contribuir para os cães de rua serem cada vez mais, não deviam abandonar os animais, fico chocada com o que algumas pessoas são capazes de fazer, às vezes até penso se será verdade...acho que só uma pessoa muito doente é que consegue fazer tal coisa...só mesmo o diabo!
Bem, graças a deus à muitos animais que até gostam de estar na rua e são mais felizes assim, os que já estão habituados, os que já nasceram na rua, estes cachorros parece que já nascem ensinados, são muito independentes e a maior parte das vezes muito mais espertos que os cães de casa e de raça...tenho o hábito de me meter com todos os cachorrinhos que encontro na rua e de reparar nos seus hábitos, acho incrivel como se viram tão bem, muitos até atravessam na passadeira, à sempre alguem que lhes dá comida, e muitos parecem-me felizes...
Há outras situações em que já é mais complicado, na tailandia assisti a uma luta de cães na praia, não era uma luta de cães arranjada pelo homem, não, eram mesmo os cachorros entre eles, foi horrivel, uns 5 cães às dentadas uns aos outros, nunca vi tal coisa, ficou tudo a olhar e a tentar aproximar-se para separar os bichinhos, mas não conseguimos fazer nada...não sei como acabou a história...
Devia de haver mais associações protectoras dos animais, campanhas de vacinação, e as pessoas deviam estar mais sensibilizadas...

beijinhos
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta mai 02, 2003 9:07 am

PauloC Escreveu:Eu não percebo nada de gatos, e decerto haverá algumas variantes (que sobretudo os mais conhecedores de felinicultura saberão), mas para mim e para a maioria dos comuns mortais, as diferenças morfológicas e até de caracter nos gatos não parecem tão dispares como nos cães. É muito diferente a gente adoptar um SRD, que é sempre uma incógnita para sabermos o que irá ficar em adulto, do que um gato! Salvo raras excepções ( de determinadas raças grandes como por exemplo os Bosques da Noruega), os gatos são todos mais ou menos do mesmo tamanho. Não há gatos de caça, gatos de guarda, gatos de companhia, etc!! Nos cães temos muito por onde escolher e que decidir! Conhecer a raça de um cão, ajuda muito e pode ser determinante para muita gente ( para saber se se adapta ao seu estilo de vida, aos seus gostos, Às suas possibilidades, etc.). Num gato....nem por isso!

Subscrevo inteiramente.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 02, 2003 9:19 am

Não tenho dúvidas que a questão dos cães de raça é pura vaidade, em muitos casos.
É claro que os pais que querem oferecer um cachorrinho à criança, se preocupam, também, com o carácter - na verdade, na minha zona, os lab e boxers, têm fama de ser os cães das crianças.
(nota : o anúncio da Scottex era com um lab, não um golden)
Também há muita gente que prefere esta ou aquela raça pela sua beleza (caso dos peludinhos - golden, york, caniche,etc) e do seu tamanho (pequeninos).
E há os que os querem para guarda (na minha zona, com muitas vivendas, é muito o caso) - dob, rott, pastor alemão, fila, rafeiro alentejano,etc.
E há os patetas que gostam de dizer que "são de raça y", só por dizerem.
Estes últimos, tiram-me do sério...

Mas, lá nos meus lados, são muito apreciadas as pessoas que adoptam um abandonado !
Sobretudo se o foram buscar ao canil, salvando-lhe a vida.

O tom de voz muda logo, há logo outro tratamento ,como quem diz - é boa pessoa !
Tive essa experiência com o Calvin.
Primeiro alguma reserva, depois eu dizia "é adoptado" e mudavam logo de comportamento ! Ali, há pessoas que dizem "tirei-o do contentor do lixo..." ou "fui buscá-lo ao canil de Oeiras..." com manifesto orgulho !
E não são 1 ou 2 !

Também eu, mudo de voz perante estas situações !
Também eu fico logo com melhor opinião da pessoa !
Responder

Voltar para “Cães”