Garantias & Garantia Lda...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BoerBoel
Registado: domingo mar 31, 2002 11:30 pm

quarta mai 15, 2002 1:33 pm

Saudações a todos! :)

Tenho um cachorrinho com 4 meses... É um Boerboel, raça relativamente desconhecida!
Comprei a um criador em Portugal com garantia etc... etc...

Ora bem o cão começou a coxear da pata anterior esquerda... Isto acontece apenas pontualmente o que acho ainda mais estranho! Hoje esta melhor mas esta sob vigilância dobrada para ver o desenrolar da situação!

Como qualquer dono de um cão de raça grande sinto-me bastante preocupado com a possibilidade de ser displasia!!

Agora eu pedia a opinião de todos vós acerca dos seguintes aspectos:

O cão tem garantia dada pelo criador, no entanto a garantia é algo associado a bens fúteis, bens meramente materiais com os quais não identifico o meu (nem nenhum outro) cão, por isso a ligação afectiva que me liga a ele jamais podera ter garantia!
No entanto eu fiz uma compra adquiri algo e tenho o direito a ter um cão sem qualquer tipo de problema genetico...
Agora a verdadeira questão que não me sai da cabeça......... Caso um cão que seja comprado a um canil, que tenha garantia, etc, tenha que ser "devolvido" por causas de saude( das quais o dono não tem culpa nenhuma!) que lhe vai aconter?!!!

Vai ser abatido possivelmente não?!!! E o intermediário é o dono! O nosso cachorro é abatido por algo que não tem culpa nenhuma, a ligação afectiva é quebrada, vem outro cão que não é nada mais do que o outro a não ser o seu estado de saude!!

Tudo isto me parece muito cruel!! É o caminho certo a ser seguido por uma pessoa racional, no entanto nós temos um coração e os nossos cachorros tambem!!

Gostava de ouvir os vossos pontos de vista...

Ah não fiquem com a ideia que esse vai ser o destino do meu cão... pode ser e pode não ser... Espero mesmo é que nunca tenha que activar a "clausula" de garantia dele, nem sequer ponderar essa hipótese! Espero bem que nunca tenha nenhum problema de maior... O mesmo vos desejo!

Saudações BoerBoels...

:D :D :D
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta mai 15, 2002 1:57 pm

Boas,tenho um dogue de bordéus que tem agora 8 meses e que quando tinha +-5 meses tb começou a coxear.Tb tenho garantia por escrito do criador que se lhe aparecer algum problema até um ano de idade ele me dá outro cachorro...Ora isto é mto bonito se se tratasse de um video ou de uma televisão que avaria e a casa nos dá outra em troca,só que se trata de um ser vivo que para mim é como uma pessoa da familia e nunca na vida me ia desfazer dele nem mesmo que tivesse displasia.Quanto mto exigia que o criador me devolvesse o dinheiro que paguei por ele ou que se responsabiliza-se pelos gastos com ele.
Voltando ao meu Xangô,teve que fazer um exame (radiografia) para se ter a certeza que não era displasia,o que felizmento deu negativo,o que quer dizer que não possa acusar mais tarde.O que é certo é que com ums anti-inflamatórios passou,pois deve ter sido devido ao crescimento dos ossos que ele mancava.É normal nas raças grandes como nos miudos que têm cescimento abrupto que sintam algumas dores nos ossos e a´te coxeiem.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta mai 15, 2002 2:16 pm

Olá BoerBoel,

Segundo sei não é possível assegurar a 100% que um cachorro não tem displasia antes dos 16 meses (isto no caso dos Dobermanns, pois tenho um e fiz alguns estudos a respeito antes de o adquirir). O facto do seu cachorrinho coxear da pata traseira esquerda pode de facto ser um sintoma de displasia da anca, mas pode também ser devido ao rápido crescimento a que é sujeito um cachorro de uma raça grande. A forma rápida como é ganho o peso nestas idades (4 meses) é em alguns casos causador de pequenas lesões muitas vezes devido às brincadeiras próprias dos cachorros.

Vamos agora ao meu caso pessoal. O meu Thor (dobermann), tem 7 meses, 67 cm de altura e pesa 40 Kg!!! Durante este periodo de crescimento extremamente rápido, aparecia a coxear muitas vezes da pata da frente dta. Achando o facto esquisitíssimo, dirigi-me de imediato ao veterinário. Conclusão, da pata da frente tinha o dedo mindinho fracturado graças às brincadeiras malucas com a minha outra cadelinha. A veterinária achou conveniente verificar as articulações e descubriu que há possibilidade de ele vir a ter displasia da anca, pois a análise às radiografias indicavam para tal, uma coisa ínfima... mas estava lá a possibilidade. Mas de facto, os pais, avós etc. não sofreram de displasia. Por isso, e sabendo que há varios factores que podem originar a displasia da anca, iniciei um tratamento para as articulações com o Thor, não vá o diabo tecê-las.

Quanto à garantia, como já referi é impossível garantir isenção de displasia nesta idade, só a partir dos 16 meses. O máximo que talvêz poderá exigir ao criador, se a isenção de displasia tiver contemplada no contracto de compra e venda, é uma comparticipação nos gastos veterinários que tiver com o seu cachorinho caso se venha a diagnosticar mais tarde que ele tem displasia. Os cridores onde adquiri o Thor, nunca me garantiram a isenção da displasia da anca, como fazem muitos criadores nas suas publicidades, pois isso é impossível.

Esta é a minha modesta opinião, mas aqui no fórum hà pessoas bem mais entendidas do que eu que concerteza o irão esclarecer aínda melhor.

Espero desde já de nada disso se passe o seu Boerboel, por isso... BOA SORTE!

Um grade abraço,
Nokio.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta mai 15, 2002 2:20 pm

Já agora BOERBOEL,

Um cão que tenha displasia da anca não deve ser abatido :x mas sim tratado com cuidados extremos :cry:. Não deve também poder procriar.

Nokio.
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

quarta mai 15, 2002 2:38 pm

Olá...

Queria apenas deixar a minha experiência pessoal......

Quando comprei o Dark, tudo corria às mil maravilhas...até que por volta dos 7 meses começou a coxear do anterior direito...telefonei à criadora que se prontificou a ficar com ele para o tratar e em troca dava-me outro cachorro....NEM PENSAR...ninguém me tira o meu menino...

Adiante....resolvi levá-lo a um ortopedista, que passou a ser o Vet dele...e não eram dores de crescimento como certos vets tanto gostam de chamar quando não tem competência para o assunto!!!! Cheguei lá e ele apresentou-se 3 causas possíveis...tirou radiografias e o diagnóstico era uma osteocondrite, ou seja, a cartilagem das articulações tinha começado a morrer...são cães que crescem rapidamente e ganham muito oeso, e às vezes acontece...o que é certo é que ele curou-me o cachorro, nem teve de o operar e hoje ele é perfeitamente normal e faz obediência e agility como qualquer outro....

Cuidado com certos diagnósticos...certifique-se de que está a ter um bom acompanhamento do cachorro e tal como o Dark , o seu cachorro poderá ter um problema grave que pode ser resolvido se em boas mãos...

Boa sorte

Magui ;)
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 15, 2002 8:25 pm

Olá!

os outros falaram e bem: substituir o cachorro não resolve o problema do proprio cachorro - o que é que o criador fará com ele?

do que já foi dito, penso que em 1º lugar devia ir ao veterinário diagnostigar e tratar (com sorte até é curável!)

em 2º lugar tentava 'sacar' (no bom sentido) ao criador uma compensação $$ pelos gastos que teve, se de facto for doença abragida pela garantia!
Zita
Membro Veterano

quarta mai 15, 2002 8:29 pm

Olá!

os outros falaram e bem: substituir o cachorro não resolve o problema do proprio cachorro - o que é que o criador fará com ele?

do que já foi dito, penso que em 1º lugar devia ir ao veterinário diagnostigar e tratar (com sorte até é curável!)

em 2º lugar tentava 'sacar' (no bom sentido) ao criador uma compensação $$ pelos gastos que teve, se de facto for doença abragida pela garantia!
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quinta mai 16, 2002 9:55 am

Olá a todos...
Já agora, gostava de colocar aqui apenas uma pergunta, já que com a Duda nunca tive problemas desse género.

O BoerBoel diz que o seu cachorro coxeia da pata anterior esquerda e que tem medo que seja displasia. Eu penso que a displasia da anca apenas afecta os membros posteriores do cão. É assim, ou também pode afectar os anteriores:?::?:
SeaLords
Membro Veterano

quinta mai 16, 2002 10:58 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:21 pm, editado 1 vez no total.
angel
Membro Veterano

quinta mai 16, 2002 12:00 pm

Um dos meus bretons é displásico( como já referi em mensagens anteriores). Quando esta foi diagnosticada (18 meses), tambem era uma coisa infíma, no entanto passados uns meses voltou-se a repetir o despiste, e, tinha agravado ao ponto de têr arteroses. Foi operado a ambas as pernas e recuperou muito bem. Mas de maneira alguma me passou pela cabeça abatê-lo, faria o possível e impossível, para o ajudar
Os pais dele, tambem não teem displasia, da ninhada do meu cão, acho até que este foi o unico a manifestar a displasia. Ele, só se queixava quando estava sentado ou seja quando erguer-se rodava um pouco a anca e aí fartava-se de gemer. No entanto, há animais que são displásicos, e, não teem qualquer manifestação que nos leve a pensar neste tipo de problema. Uma coisa eu sei, há sempre a possibilidade de ajudar, se não curar mesmo, animais displásicos.
Só que cruzar, é que não...
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta mai 16, 2002 2:54 pm

biba,

existe uma frase de alguém, não vejas sempre e só vermelho, que um dia não conseguirás ver outra coisa.

De tanto que se fala na displasia da anca, e sempre que olho para o meu rottie ando à procura de sintomas :o :o

Ele vai fazer 5 meses para a semana, nunca se queixou de nada (excepto qd o calco :( acidental/ como é obvio), para além daquilo q vem nos livros, o afastamento das pernas, queixas,... que mais sintomas poderá haver.

Até à msg do Paulo C de há dias atrás, eu queria fazer o teste. Agora só se tiver mesmo sintomas é que vou sujeitá-lo.

Por Ex.: Senta-se quase sempre de lado, direito só quando está de alerta. Poderá ter alguma coisa a ver com a displasia?
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mai 16, 2002 3:01 pm

Olá amigo Filipe
Já agora aproveito para dar também aqui a minha contribuição ao assunto.
Displasia coxo-femural é uma deformação na junção do colo do fémur com o receptáculo da bacia o que provoca o deslizamento do colo do fémur quando o cão mexe a pata.É evidente que isso não só limita a capacidade de movimento do cão como lhe provoca dores o que pode levar a o cão demonstrar um comportamento instável . É aceite pelas principais organizações ortopédicas caninas ( veja-se por exemplo a Orthopedic Foundation for Animals ( OFA ) nos EUA) que a displasia é essencialmente hereditária apesar de o meio envolvente (obesidade, condições em que o cão vive,etc ) poder potenciá-la .Convém também notar que a causa da displasia não é de um único géne mas de multiplos genes.
Face a isto pergunta-se tem o criador culpa de o cão ser displasico.Sim e não. Desde que o criador tenha tido a consciência de testar ( e provar )se os cães que utiliza na criação são livres de displasia , os avós desses cães e até onde for possível ir na árvore geneológica não existem sintomas evidentes de displasia ,eu diria não.Apesar deste não , o criador deverá cumprir o que foi garantido . Caso não exista os cuidados atrás mencionados eu diria o criador tem culpa.Isto porque é baixa a probabilidade de aparecer displasia em cães cujos pais sejam livres bem como avós e resto da árvore ascendente .
Apesar de tudo isto o seu cachorrinho pode não ter nada a ver com isto.Pode ser dores de crescimento, artrite ( pouco provável ), problema muscular, problema numa pata ( ás vezes os cães coxeiam por algo espetado nas almofadas ou entre os dedos) etc.
Não nos esqueçamos que o Boerboel é uma raça de crescimento muito rápido ( por volta dos seis meses andará próximo dos 40 kg e ao ano entre os 55 e 65 kg)e é normal sofrer de dores de crescimento.Normalmente um teste radiológico de displasia faz-se a partir do ano porém se a displasia for grave ( grau D ou E) talvez já seja possível ter uma ideia aos seis meses .Lá fora pode-se testar a partir dos 4 meses através do método PenHip mas em Portugal penso que ainda ninguém o faz.
O tratamento da displasia pode ser por drogas ( utiliza-se naproxen, aspirina ou outras ) aliada a dieta e redução de esforço , ou no caso de displasia grave ou muito grave por cirurgia ( tripla osteotomia pélvica ou remoção colo fémur ) se bem que não há garantia 100 % da recuperação do cão ( tanto mais dificil em raças grandes e pesadas ).
Saudações Boerboels
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta mai 17, 2002 11:55 am

eu reformulo a pergunta:
Quais são os sintomas de displasia, e a partir de q idade se podem manifestar?

naturalmente só o vet o pode confirmar, visto que como já foi dito pode ser outra coisa que não a displasia.

Obg,
angel
Membro Veterano

sexta mai 17, 2002 12:52 pm

Existem vários sintomas de displasia coxo-femoral.
Como já disse na minha mensagem anterior, o meu breton se manifestava com dores quando se sentava. Mas pode-se manifestar com um andar imperfeito, afectando a resistência do animal. Podendo tambem têr dificuldade em correr, levantar e subir escadas.
Pela informação que tenho a displasia pode-se manifestar entre os 5-8 meses. No entanto, nem sempre existe uma relação entre os sintomas e o grau de displasia que o animal apresenta, isto é, animais com displasia severa podem correr, saltar, pular, enquanto que animais com displasia leve podem apresentar uma forte manifestação de dôres.
Não existe uma cura para a displasia coxo-femural, existem sim, tratamentos, com anti-inflamatórios, fisioterapia, os tratamentos cirurgicos incluem osteotomia tripla pélvica, remoção completa de cabeça e do colo do fémur, artroplastia completa da articulação, etc.
Precisamente por existirem os casos de animais displásicos sem manifestações, eu sou da opinião, que se deve fazer o despiste. Por isso, resolvi tambem fazer ao meu outro breton, resultado que deu negativo, deixando-me mais descansada. Mas claro, é a minha opinião. Claro, que anestesias não fazem bem algum, mas no caso de fazerem o despiste e der negativo, só o terão feito uma vez e ficaremos descansados!.
A unica manifestação fisica ( não falando dos genes...) com que o meu breton ficou, é que quando resolve andar aos saltos, a anca descai, falta de força, de resto não se detecta mais nada, não coxeia, corre que nem um "desalmado" :D e só pára para dormir!!!!!
angel
Membro Veterano

sexta mai 17, 2002 1:01 pm

Esqueci-me de dizer que o meu breton displásico fez o despiste aos 18 meses, é mais ou menos com esta idade que se fazem os despistes.
Ele foi operado a ambas as pernas, retiraram-lhe ambas as cabeças do fémur.
Tambem pode acontecer que animais possam mostrar um fenótipo normal com radiografia correcta, mas serem genotipicamente portadores do carácter displásico e transmitir á descendência, o que complica grandemente a sua erradicação.
Responder

Voltar para “Cães”