Tradução da versão inglesa da ficha nº 5C da FCI - Standard Spaniel (Cocker)

Um cão alegre, robusto e desportivo. O Cocker Spaniel deve ser bem proporcionado, compacto e deve medir aproximadamente o mesmo da cruz ao chão como da cruz ao ponto de inserção da cauda.

Meigo e afectuoso, cheio de vida e exuberância.

De espírito alegre, com um abanar de cauda sempre vivo num movimento irrequieto, especialmente quando trabalha.

Focinho quadrado com um stop bem defenido e situado no ponto médio entre a ponta do nariz e o occipital. O crâneo deve ser bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito estilizado nem muito rústico. Os arcos zigomáticos não devem ser proeminentes. As narinas devem ser suficiente abertas para permitir um sentido apurado do olfacto.

Os olhos devem ser grandes mas não proeminentes, de cor castanha ou castanho escuro, nunca claros; Harmonizando-se com a côr da pelagem; com uma expressão de inteligência e doçura, assim como sempre espertos e atentos, brilhantes e alegres; as pálpebras devem aderir bem.

Lobulares, inseridas baixas, na direcção dos olhos, com cartilagem fina, que levadas à frente não ultrapassem a ponta do nariz. Bem cobertas de pêlo comprido e sedoso, que deve ser liso.

As mandíbulas devem ser fortes e os dentes devem fechar em tesoura.

O pescoço deve ser de comprimento médio, sem papadas, musculoso e bem implantado nas espáduas descaídas.

As espáduas devem ser descaídas. Os membros devem ter ossatura forte, direitos, e devem ser suficientemente curtos para possuírem uma força concentrada mas não demasiado curtos para impedirem a grande mobilidade que se espera deste cão de caça.

Forte e compacto. Tórax bem desenvolvido e peito profundo, nem muito largo nem muito estreito visto de frente. As costelas bem arqueadas, o lombo curto, amplo e forte, com uma firme linha dorsal que se inclina ligeiramente desde o fim do lombo até ao ponto de implantação da cauda.

Os membros posteriores devem ser largos, bem arredondados e muito musculados. As pernas devem ter boa ossatura, ser bem anguladas e curtas abaixo do corvilhão o que permite uma grande mobilidade.

Os pés devem ser firmes, com almofadas planares grossas, semelhantes às de um gato.

A cauda deve ser inserida ligeiramente mais baixa que a linha dorsal; deve ser alegre em acção e apresentar-se no prolongamento do dorso, nunca para cima. A cauda não deve ser cortada nem muito curta nem muito comprida de forma a que não intrefira no seu alegre movimento quando o cão trabalha.

Deve existir uma verdadeira acção antero-posterior, com grande força cobrindo muito terreno.

Lisa e de textura sedosa, nunca cerdosa ou ondulada, não demasiado profusa e nunca encaracolada. bem franjada nos membros anteriores, corpo e nos posteriores por cima do corvilhão.

Várias cores. Nos unicolores não se admite branco excepto no peito.

A altura à cruz deve ser aproximadamente de 39 a 41 cm para os machos e de 38 a 39 cm para as fêmeas. O peso deve rondar os 12 a 14 Kg.

Crâneo largo. Ossatura fraca, dorso recto, costelas planas, movimento defeituoso, metacarpos e corvilhões fracos, pés abertos ou grandes, rugas na pele, olhos pequenos e salientes, prognatismo e enognatismo, temperamento desconfiado ou agressivo.
Nota:Os machos devem ter os dois testículos de aparência normal, completamente descidos no escroto.
Retirado de: Clube Português de Spaniels