oi!
mandei um mail para esse site a perguntar os preços dos discus agora só é preciso esperar.
Maiato: já sabes alguma coisa de algum criador nacional?
abraços.
Importação de Discus
Os sócios do CPA que anunciam venda de Discus têm preços semelhantes aos das lojas,em relação a criadores amadores não tenho novidades,mas sei que há alguns ai para Lisboa, porque já vi anúncios.
Um Abraço
Pedro
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Nos os tres queremos so ter uns discus, nao "discus com pedigree e LOP e pais premiados", nao e?
O problema e que estes "criadores"
pensam que sao a elite e so vendem peixes para outra elite - a de quem tem muito dinheiro para lhes pagar.
Desculpem la mas eu recuso-me a gastar tanto dinheiro por um produto sem garantia.
Ainda vamos ver o preco dos discus a baixar tanto que vao parecer em saldo. Acontece sempre assim, depois de uns anos no mercado, os precos baixam. Ha uns meses pediram-me ca 80 euros por um Hypancistrus zebra (muito "raro", muito "dificil de criar", muito na moda com aquelas riscas). Acabei por comprar por 20 la fora, onde ja nao era novidade e mesmo assim ainda estava caro. E fiquei a saber que nao sao nada dificeis de reproduzir em aquario.
O mito dos discus continua. Quando acabar, os precos baixam.


O problema e que estes "criadores"

Desculpem la mas eu recuso-me a gastar tanto dinheiro por um produto sem garantia.

Ainda vamos ver o preco dos discus a baixar tanto que vao parecer em saldo. Acontece sempre assim, depois de uns anos no mercado, os precos baixam. Ha uns meses pediram-me ca 80 euros por um Hypancistrus zebra (muito "raro", muito "dificil de criar", muito na moda com aquelas riscas). Acabei por comprar por 20 la fora, onde ja nao era novidade e mesmo assim ainda estava caro. E fiquei a saber que nao sao nada dificeis de reproduzir em aquario.
O mito dos discus continua. Quando acabar, os precos baixam.

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Ola Xana
Olha eu ando atras de uns zebras a algum tempo aqui nas lojas custam 150frs nas exposicoes 50frs.
quanto a criacao nao sao dificeis mas tudo depende ,no Brasil (rio Xingu)
so se encontram numa distancia de 20/50m onde as aquas sao muito mexidas e so se podem apanhar durante 5/6meses no ano.raros sao isso sim aqui nao encontrei a venda so por encomenda.
Boa Pascoa a todos
Olha eu ando atras de uns zebras a algum tempo aqui nas lojas custam 150frs nas exposicoes 50frs.
quanto a criacao nao sao dificeis mas tudo depende ,no Brasil (rio Xingu)
so se encontram numa distancia de 20/50m onde as aquas sao muito mexidas e so se podem apanhar durante 5/6meses no ano.raros sao isso sim aqui nao encontrei a venda so por encomenda.
Boa Pascoa a todos

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olá!
isso dos discus serem dificeis de manter e reproduzir realmente é uma lenda.
são mais susceptiveis ás doenças os guppis que os discus.
os discus desde que estejam em boas condições de água são resistentes a doenças.
quanto á reprodução os escalares são mais dificeis que os discus pois os discus alimentam os alevins com muco e os escalares não.
hoje, no centro comercial oceano, numa loja de animais tava um discu bastante escuro (talvez com spironúcleose), com 5cm e estava ao preço de 18€.
vendem discus quase a morrer a preços exurbitantes!
eu não queria nenhum pastor alemão, nenhum caniche ou nenhum colie.
EU QUERO UM RAFEIRO!
os discus estão muito sensiveis porque sofreram muitos cruzamentos entre parentes para gerar os tais animais com pedegree.
abraços!
isso dos discus serem dificeis de manter e reproduzir realmente é uma lenda.
são mais susceptiveis ás doenças os guppis que os discus.
os discus desde que estejam em boas condições de água são resistentes a doenças.
quanto á reprodução os escalares são mais dificeis que os discus pois os discus alimentam os alevins com muco e os escalares não.
hoje, no centro comercial oceano, numa loja de animais tava um discu bastante escuro (talvez com spironúcleose), com 5cm e estava ao preço de 18€.
vendem discus quase a morrer a preços exurbitantes!
eu não queria nenhum pastor alemão, nenhum caniche ou nenhum colie.
EU QUERO UM RAFEIRO!
os discus estão muito sensiveis porque sofreram muitos cruzamentos entre parentes para gerar os tais animais com pedegree.
abraços!
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E isso mesmo, Anti!
Quando finalmente conseguir os discus que quero, vou OFERECER os que eventualmente nascerem.
O tal escuro que viste na loja poderia estar somente sob stress. Tambem ficam escuros por isso. Acabam por morrer. Eu ate me propunha salvar uns assim mas na loja onde vou nao vendem os que la tem e que estao escuros (tres adultos, pelo que vi da ultima vez). Vao acabar por morrer pois estao nuns tanques de 30x30, o que faz com que stressem ainda mais.
Achas que me proponha ficar com um, se os convencer a da-lo ou vende-lo por um preco "simbolico"? Afinal, o bicho vai acabar por morrer se la ficar...


Quando finalmente conseguir os discus que quero, vou OFERECER os que eventualmente nascerem.

O tal escuro que viste na loja poderia estar somente sob stress. Tambem ficam escuros por isso. Acabam por morrer. Eu ate me propunha salvar uns assim mas na loja onde vou nao vendem os que la tem e que estao escuros (tres adultos, pelo que vi da ultima vez). Vao acabar por morrer pois estao nuns tanques de 30x30, o que faz com que stressem ainda mais.
Achas que me proponha ficar com um, se os convencer a da-lo ou vende-lo por um preco "simbolico"? Afinal, o bicho vai acabar por morrer se la ficar...
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olá blow!
podes ficar com os peixes q eu passo-te a receita para curares a doença.
mas tens q os por num aqua pelado, sem filtro, com uma pedra difusora ligada a uma bomba bem potente.
tens q fazer MUITAS trocas parciais pois não há filtro.
o tratamento faz-se com antibiótico que se pode encontrar nas farmácias com o nome: flagyl oral. custa por volta de 3€ uma caixa.
já agroa, ode é essa loja???
abraços!
podes ficar com os peixes q eu passo-te a receita para curares a doença.
mas tens q os por num aqua pelado, sem filtro, com uma pedra difusora ligada a uma bomba bem potente.
tens q fazer MUITAS trocas parciais pois não há filtro.
o tratamento faz-se com antibiótico que se pode encontrar nas farmácias com o nome: flagyl oral. custa por volta de 3€ uma caixa.
já agroa, ode é essa loja???
abraços!
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- Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm
aí vai o tratamento:
6.1. Tratamentos para spironucleose
A droga a ser utilizada no tratamento é o metronidazol, encontrado comercialmente (em farmácias) sob o nome comercial Flagyl / 400mg, (® laboratórios Rodhia). É necessário esmagá-lo previamente ao uso, deixando-o todo na forma de pó; esse deverá sempre ser dissolvido em água, previamente à aplicação no aquário.
Sempre que o peixe tolerar temperaturas mais altas, a mesma deve sempre ser lentamente aumentada até 34°C ou o mais próximo possível disso (o máximo tolerado pela espécie), pois com temperaturas menores que 32°C dificilmente qualquer tratamento funcionará. No caso de discos (Symphysodon sp.), a temperatura pode ser levada até (o máximo de) 35°C sem medo, pois tais peixes toleram-na perfeitamente bem.
6.1.2. Tratamento 1: se o seu peixe ainda estiver se alimentando.
Nesse caso, o ideal é acrescentar a droga no alimento, o que será mais fácil se o mesmo for tipo "patê" (tipo "beefheart"). As doses da droga são as seguintes (escolha a que se adequa melhor ao "seu" caso):
a) 250mg da droga para cada 100 g de alimento em pasta ("beefheart") ou vivo, 2 X ao dia, por 10 dias;
b) 250mg da droga para cada 20 g de alimento seco, 2 X ao dia, por 10 dias;
c) Peixes pequenos vivos (útil no caso de Astronotus sp.): injete com seringa, no peixe que vai servir de alimento, 0.01mg da droga para cada 10 g de peso vivo do peixe doente; essa dose 2 X ao dia, por 10 dias.
d) Artêmias "carregadas": coloque artêmias adultas vivas em solução aquosa a 1% de metronidazol, por cerca de 3 a 4 horas na geladeira; depois desse prazo, capture as artêmias ainda vivas, e forneça-as imediatamente aos peixes, sem lavá-las, 1 X ao dia, durante 3 a 7 dias.
Cada dose de alimento deve corresponder a um mínimo de 1% do peso vivo do peixe (ou possuir um mínimo de 0,25 a 1% de metronidazol). Uma regrinha comum não muito exata, mas prestativa, é fornecer quantidade aproximada ao tamanho do olho do peixe. Deve-se alimentar o peixe com essa alimentação medicada até que ele ingira a quantidade diária mínima da droga, e só depois se pode complementar sua alimentação, no restante do dia, com outros alimentos.
Figura 4:
estágio avançado do BNC.
Note as diferentes formas das projeções pustulentas: (1) globulosas; (2) cilíndricas; ou (3) iniciando-se, quando se apresentam apenas preenchendo a ferida sem muita projeção exterior, assumindo quase sempre, nesse estágio, forma hemisférica ("botão" de pus) -- sempre a partir das feridas ("buracos") formados a partir da junção dos iniciais pequenos grupamentos de orifícios (Fig. 3).
(Desenho: Vladimir Simões - [email protected] © 2001)
6.1.3. Tratamento 2: se o peixe não estiver se alimentando.
Essa costuma ser a situação mais comumente enfrentada. Nesse caso, o tratamento será mais difícil, pois a droga terá de ser acrescentada à água, em dose de ~15mg para cada litro de água.
Atenção: cada comprimido de Flagyl pesa 600mg totais, mas apenas 400mg são do princípio ativo; considere isso ao calcular a dose, que geralmente fica em 1 comprimido para cada 25-30 litros de água (já considerado apenas o princípio ativo).
O tratamento deve ser conduzido isolando-se o peixe obrigatoriamente em aquário-hospital.
Montando um
aquário-hospital:
Esse aquário NÃO deve ter
--substrato
-- plantas
-- decorações
-- filtragem com carvão..
Pode-se colocar alguma rocha inerte, ou tubos plásticos inertes (p.ex., PVC) para minimizar o estresse dos peixes, fornecendo-lhes abrigo / esconderijos.
Deve ter obrigatoriamente:
-- aeração com pedra porosa (que deve ficar funcionando ininterruptamente 24 horas ao dia)
-- termostato, aquecedor e termômetro
--... e água, claro...
Pode ter filtragem biológica até o momento em que se aplique medicação que afete as bactérias nitrificantes; nesse caso, o filtro deve ser retirado anteriormente à essa aplicação.
O volume pode ser pequeno, entre 20 e 40 litros é o suficiente e bastante prático, pois facilita as trocas de água, bem como exige menores quantidades de remédios (mais econômico, pois alguns remédios são relativamente caros).
Troque diariamente um mínimo de 50% da água desse aquário hospital, embora o ideal e recomendado sejam 100%.
Ao acabar a troca, deve-se redosar a proporção perdida da dose inicial da droga -- ou seja, a cada troca diária de água, deve ser redosada quantidade da droga na proporção do volume retirado: se a troca for de 100% da água, 100% da dose original da droga devem ser repostos; se for 50% da água, 50% da dose da droga; e assim por diante.
O período de tratamento é de 10 a 15 dias, quando ele deve voltar a comer e defecar normalmente -- esses são os sinais esperados para confirmar que o tratamento foi bem-sucedido.
É interessante tentar, a partir do quinto dia de tratamento, alimentar o peixe com artêmias adultas vivas; se ele comê-las, será ótimo, pois vai ajudar muito em sua recuperação. Acontecendo isso, devemos então manter essa alimentação diariamente. Caso ele não as coma, devemos retirar as artêmias antes que elas morram e comecem a se decompor; voltaremos a oferecê-las ao peixe novamente nos dias subseqüentes. Isso vale para qualquer outro alimento colocado no aquário: deve ser retirado imediatamente se o peixe não o comer. Via de regra, não se alimenta o peixe durante esse tipo de tratamento, mas isso não é algo obrigatório, desde que se cuide da perfeita qualidade da água.
Após o tratamento, tente alimentar o peixe (caso ainda não esteja comendo) com alimentos vivos "limpos" como artêmias adultas (preferencialmente vivas, mas pode ser das congeladas), minhocas picadas, enquitréas, "blood-worms". Não dê alimentos como tubifex ou vermes negros ("blackworms"), pois podem conter agentes patogênicos que re-infectariam o peixe, aproveitando-se de seu estado recente de pós-convalescença. Dáfnias ou larvas de mosquito podem ser oferecidas, mas não é recomendável, ao menos nesse estágio.
Não desanime, pois pode ser difícil "convencer" peixes recem-tratados ou em tratamento a se alimentar novamente. Caso ele não se alimente no prazo máximo de uma semana após o fim do tratamento, aplique novo tratamento, procurando aumentar em cerca de 10 a 20% a dose da droga, e/ou aumentando um pouco mais a temperatura (Atenção: não ultrapasse nunca os limites tolerados pela espécie, ou de maneira geral, 35°C).
Se os outros peixes apresentarem sintomas semelhantes (veja o item 4.1 acima), é recomendável que sejam postos também em tratamento, especialmente se esses também forem ciclídeos.
texto retirado da página:
http://www.geocities.com/aquabrasilis
6.1. Tratamentos para spironucleose
A droga a ser utilizada no tratamento é o metronidazol, encontrado comercialmente (em farmácias) sob o nome comercial Flagyl / 400mg, (® laboratórios Rodhia). É necessário esmagá-lo previamente ao uso, deixando-o todo na forma de pó; esse deverá sempre ser dissolvido em água, previamente à aplicação no aquário.
Sempre que o peixe tolerar temperaturas mais altas, a mesma deve sempre ser lentamente aumentada até 34°C ou o mais próximo possível disso (o máximo tolerado pela espécie), pois com temperaturas menores que 32°C dificilmente qualquer tratamento funcionará. No caso de discos (Symphysodon sp.), a temperatura pode ser levada até (o máximo de) 35°C sem medo, pois tais peixes toleram-na perfeitamente bem.
6.1.2. Tratamento 1: se o seu peixe ainda estiver se alimentando.
Nesse caso, o ideal é acrescentar a droga no alimento, o que será mais fácil se o mesmo for tipo "patê" (tipo "beefheart"). As doses da droga são as seguintes (escolha a que se adequa melhor ao "seu" caso):
a) 250mg da droga para cada 100 g de alimento em pasta ("beefheart") ou vivo, 2 X ao dia, por 10 dias;
b) 250mg da droga para cada 20 g de alimento seco, 2 X ao dia, por 10 dias;
c) Peixes pequenos vivos (útil no caso de Astronotus sp.): injete com seringa, no peixe que vai servir de alimento, 0.01mg da droga para cada 10 g de peso vivo do peixe doente; essa dose 2 X ao dia, por 10 dias.
d) Artêmias "carregadas": coloque artêmias adultas vivas em solução aquosa a 1% de metronidazol, por cerca de 3 a 4 horas na geladeira; depois desse prazo, capture as artêmias ainda vivas, e forneça-as imediatamente aos peixes, sem lavá-las, 1 X ao dia, durante 3 a 7 dias.
Cada dose de alimento deve corresponder a um mínimo de 1% do peso vivo do peixe (ou possuir um mínimo de 0,25 a 1% de metronidazol). Uma regrinha comum não muito exata, mas prestativa, é fornecer quantidade aproximada ao tamanho do olho do peixe. Deve-se alimentar o peixe com essa alimentação medicada até que ele ingira a quantidade diária mínima da droga, e só depois se pode complementar sua alimentação, no restante do dia, com outros alimentos.
Figura 4:
estágio avançado do BNC.
Note as diferentes formas das projeções pustulentas: (1) globulosas; (2) cilíndricas; ou (3) iniciando-se, quando se apresentam apenas preenchendo a ferida sem muita projeção exterior, assumindo quase sempre, nesse estágio, forma hemisférica ("botão" de pus) -- sempre a partir das feridas ("buracos") formados a partir da junção dos iniciais pequenos grupamentos de orifícios (Fig. 3).
(Desenho: Vladimir Simões - [email protected] © 2001)
6.1.3. Tratamento 2: se o peixe não estiver se alimentando.
Essa costuma ser a situação mais comumente enfrentada. Nesse caso, o tratamento será mais difícil, pois a droga terá de ser acrescentada à água, em dose de ~15mg para cada litro de água.
Atenção: cada comprimido de Flagyl pesa 600mg totais, mas apenas 400mg são do princípio ativo; considere isso ao calcular a dose, que geralmente fica em 1 comprimido para cada 25-30 litros de água (já considerado apenas o princípio ativo).
O tratamento deve ser conduzido isolando-se o peixe obrigatoriamente em aquário-hospital.
Montando um
aquário-hospital:
Esse aquário NÃO deve ter
--substrato
-- plantas
-- decorações
-- filtragem com carvão..
Pode-se colocar alguma rocha inerte, ou tubos plásticos inertes (p.ex., PVC) para minimizar o estresse dos peixes, fornecendo-lhes abrigo / esconderijos.
Deve ter obrigatoriamente:
-- aeração com pedra porosa (que deve ficar funcionando ininterruptamente 24 horas ao dia)
-- termostato, aquecedor e termômetro
--... e água, claro...
Pode ter filtragem biológica até o momento em que se aplique medicação que afete as bactérias nitrificantes; nesse caso, o filtro deve ser retirado anteriormente à essa aplicação.
O volume pode ser pequeno, entre 20 e 40 litros é o suficiente e bastante prático, pois facilita as trocas de água, bem como exige menores quantidades de remédios (mais econômico, pois alguns remédios são relativamente caros).
Troque diariamente um mínimo de 50% da água desse aquário hospital, embora o ideal e recomendado sejam 100%.
Ao acabar a troca, deve-se redosar a proporção perdida da dose inicial da droga -- ou seja, a cada troca diária de água, deve ser redosada quantidade da droga na proporção do volume retirado: se a troca for de 100% da água, 100% da dose original da droga devem ser repostos; se for 50% da água, 50% da dose da droga; e assim por diante.
O período de tratamento é de 10 a 15 dias, quando ele deve voltar a comer e defecar normalmente -- esses são os sinais esperados para confirmar que o tratamento foi bem-sucedido.
É interessante tentar, a partir do quinto dia de tratamento, alimentar o peixe com artêmias adultas vivas; se ele comê-las, será ótimo, pois vai ajudar muito em sua recuperação. Acontecendo isso, devemos então manter essa alimentação diariamente. Caso ele não as coma, devemos retirar as artêmias antes que elas morram e comecem a se decompor; voltaremos a oferecê-las ao peixe novamente nos dias subseqüentes. Isso vale para qualquer outro alimento colocado no aquário: deve ser retirado imediatamente se o peixe não o comer. Via de regra, não se alimenta o peixe durante esse tipo de tratamento, mas isso não é algo obrigatório, desde que se cuide da perfeita qualidade da água.
Após o tratamento, tente alimentar o peixe (caso ainda não esteja comendo) com alimentos vivos "limpos" como artêmias adultas (preferencialmente vivas, mas pode ser das congeladas), minhocas picadas, enquitréas, "blood-worms". Não dê alimentos como tubifex ou vermes negros ("blackworms"), pois podem conter agentes patogênicos que re-infectariam o peixe, aproveitando-se de seu estado recente de pós-convalescença. Dáfnias ou larvas de mosquito podem ser oferecidas, mas não é recomendável, ao menos nesse estágio.
Não desanime, pois pode ser difícil "convencer" peixes recem-tratados ou em tratamento a se alimentar novamente. Caso ele não se alimente no prazo máximo de uma semana após o fim do tratamento, aplique novo tratamento, procurando aumentar em cerca de 10 a 20% a dose da droga, e/ou aumentando um pouco mais a temperatura (Atenção: não ultrapasse nunca os limites tolerados pela espécie, ou de maneira geral, 35°C).
Se os outros peixes apresentarem sintomas semelhantes (veja o item 4.1 acima), é recomendável que sejam postos também em tratamento, especialmente se esses também forem ciclídeos.
texto retirado da página:
http://www.geocities.com/aquabrasilis
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- Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm
encontra-se, eu já telefonei a perguntar e é bem baratinho.
abraços!
abraços!
Perguntei ao CPA como adquirir Discus de criadores amadores e aqui está a resposta
[quote]Como comprar Discus criadores amadores
Se assim quiser mande-me uma mensagem para [email protected] dizendo o que pretende que eu colocarei o anúncio por email aos sócios do CPA. Parece-me ser o mais fácil. Não se esqueça de referir o seu nome. Tenha no entanto presente que quer eu quer o clube não nos responsabilizamos por mais nada a não ser por colocar em contacto as pessoas. TODOS os pormenores do eventual negócio deverão ser acertados entre os interessados.[/quote]
Um Abraço
Pedro
[quote]Como comprar Discus criadores amadores
Se assim quiser mande-me uma mensagem para [email protected] dizendo o que pretende que eu colocarei o anúncio por email aos sócios do CPA. Parece-me ser o mais fácil. Não se esqueça de referir o seu nome. Tenha no entanto presente que quer eu quer o clube não nos responsabilizamos por mais nada a não ser por colocar em contacto as pessoas. TODOS os pormenores do eventual negócio deverão ser acertados entre os interessados.[/quote]
Um Abraço
Pedro
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- Membro Veterano
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- Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm
olá!
vamos pensar....
se isto dos discus com pedegree é uma moda, como todas as modas passa.
quando os criadores não tiverem compradores de certeza que vão baixar os preços.
e que tal esperar um pouco??
sei que é dificil e quando se vai a uma loja e se vê aqueles peixes lindos a nadar na nossa frente e a dizer "LEVA-ME PARA CASA! TOU FARTO DE ANTIBIÓTICOS!" não os comprar, mas se esperarmos vamos ter alguma recompensa.
pelo menos não ficamos a pensar: "comprei-os tão caros e agora estão tão baratos...."
o mesmo acontece com as plantas e todos os outros animais.
nota-se mais nos cães. á algum tempo atrás toda a gente queria um husky ou um malamute agora querem pittbulls.
a moda vai passar e depois vai ser tudo mais facil e barato.
e como dizia o ditado:
"quem espera sempre alcança".
abraços!
vamos pensar....
se isto dos discus com pedegree é uma moda, como todas as modas passa.
quando os criadores não tiverem compradores de certeza que vão baixar os preços.
e que tal esperar um pouco??
sei que é dificil e quando se vai a uma loja e se vê aqueles peixes lindos a nadar na nossa frente e a dizer "LEVA-ME PARA CASA! TOU FARTO DE ANTIBIÓTICOS!" não os comprar, mas se esperarmos vamos ter alguma recompensa.
pelo menos não ficamos a pensar: "comprei-os tão caros e agora estão tão baratos...."
o mesmo acontece com as plantas e todos os outros animais.
nota-se mais nos cães. á algum tempo atrás toda a gente queria um husky ou um malamute agora querem pittbulls.
a moda vai passar e depois vai ser tudo mais facil e barato.
e como dizia o ditado:
"quem espera sempre alcança".
abraços!