Animais de produção maltratados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta mai 16, 2002 6:53 pm

Olá
Vasco, compreendo perfeitamente o que diz, sei que é uma realidade!
Mas repare que:( em relação á reportagem da Sic, ontém transmitida mais uma vez!
Aquela imagem já tinha sido antes transmitida falo exactamente em relação á vaca que iria ser transportada naquele compartimento.
Na altura da vaca ser colocada naquilo EXISTIA um VETERINÁRIO presente E NÃO FEZ NADA!!! Foi impedido por um representante da Associação de defesa dos animais.

Sei perfeitamente que existem profissionais decentes, mas não acredito nos que trabalham nestes sítios!! Desculpa :oops:

Sei que, nem todos os funcionários são culpados, mas a maior parte sim, pois não denunciam! Nota que o podem fazer anonimamente!!

Houveram imagens ontém transmitidas em que o representante da Associação disse que, houveram funcionários que colaboraram para a denúncia.
Felizmente houve alguém consciente, sensível! Mas pergunto quantos não trabalham naquelas condições e por uma razão ou outra acabam por se acanhar? :?: :?:

Desc
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

quinta mai 16, 2002 7:11 pm

shelly Escreveu:

Sei perfeitamente que existem profissionais decentes, mas não acredito nos que trabalham nestes sítios!! Desculpa oops

Sei que, nem todos os funcionários são culpados, mas a maior parte sim, pois não denunciam! Nota que o podem fazer anonimamente!!
Shelly

Não me entenda mal mas vamos falar na realidade e não da Utopia.

Se houver uma denuncia anónima contra um matadouro, ela só pode partir de uma pessoa... O veterinario que faz as inspecções sanitárias nesse matadouro...como pode ver lá se vai o anonimato... E as denúncia s anónimas valem isso mesmo... Sem contar que as pessoas a quem são feitas essas denuncias podem estar coniventes com os matadouros

Um conhecido meu que esteve na inspecção bateu com a porta exactamente por situações incorrectas. Note-se no entanto que a inspecção era um complemento do salário e não forma de subsistência. E a maior parte dos veterinários tem que "vergar a mola" porque montar uma clinica custa muitas dezenas de milhares de contos e empregos para uma profissão com excesso de oferta de profissionais é produto escasso..

E muita gente esquece-se que nem todo o veterinário anda de BMW...

E não sabe que a maior parte dos inspectores não tem seguro de risco ( contra doenças e agressões) não tem vinculo ao estado sendo uma espécie de recibos verdes e é colocado na lista negra se se queixa ?

Sem contar nos que recebem ameaças telefónicas, têm os carros vandalizados, etc por terem a coragem de dizer que a inspecção tem de ser feita assim ou assado ?

Vamos supor que os veterinarios defendem os animais de produção nos matadouros. O Estado que os emprega tem obrigação para tal de os defender a eles.. MAS NÃO O FAZ.

Shelly, você com o amor que tem por animais colocava a sua integridade fisica e da sua familia e o seu futuro profissional que a impede de morrer de fome em risco para fazer essa denúncia?

Esta é a realidade

O estado tem toda a responsabilidade

Abraço

Vasco
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta mai 16, 2002 9:38 pm

VascoV:

No ponto!, cem por cento de acordo...

Quanto ao Estado, não é o conjunto de cidadãos etc. etc. etc?
Claro que em última análise todos somos culpados e não apenas o Estado, mas isso já é muito complicado, da última vez que tentaram fazer o Homem Novo deu bronca.

A propósito e a respeito dos Índios, gostaria de lhe sugerir a célebre "carta do Chefe Seattle em 1854 ao Grande Chefe Branco de Washington". Agora uma ironia, uma das razões porque os Índios inicialmente eram considerados selvagens era porque... comiam cães!!
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta mai 16, 2002 9:47 pm

Quanto às opiniões que surgiram neste tema sobre as touradas, gostava de acrescentar a minha:

Estarei de acordo com as touradas, se toureiro, ou forcado ou etc que seja colhido seja abatido e as orelhas ou o rabo sejam dados ao touro.

Por estranho que pareça, acho que esta medida aumentaria o público (quem não gosta de sangue ao vivo?), mas arrefeceria muito o ânimo dos esforçados maltratadores profissionais...


Madonna, os porcos dão ótimos animais de estimação, e espantosamente até são limpos, quanto às vacas, não se iluda, a inteligência está ausente e não confunda meiguice com bovinice...

Cumprimentos

JL
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 17, 2002 9:18 am

Dicas :) , quem somos nós, para definir a inteligência nos animais?! :o

É óbvio, que não tenho uma vaca sentada na sala, aos meus pés, enquanto vejo televisão, mas cada animal tem a sua inteligência, adaptada ao meio em que vive.
O que é INTELIGÊNCIA?! É a capacidade de conseguir gerir a economia dum país?!!! Ou será simplesmente a utilização de certos SENTIDOS, que o homem, jamais saberá decifrar?!
Há sempre uma história, por detrás de uma vaca, coelho, porco, rato, etc, que alguém mais sensível, terá para nos contar. Eu tenho a minha história, com uma galinha. O que é certo, é que todos sobrevivem neste mundo e não precisam da sabedoria/inteligência do Homem, muito pelo contrário, a INTELIGÊNCIA do Homem, só serve para destruir o que de natural nos foi concedido.
Não temos jamais o direito, de rotularmos um animal de estúpido, ou burro, isto é, desprovido de inteligência, até conseguirmos interpretar a própria natureza e vivermos de bem com ela.

Dicas, não estou zangada consigo :) , atenção, estamos só a trocar desabafos... este foi mais um!

Um abraço!
PedroP
Mensagens: 10
Registado: segunda jan 14, 2002 5:27 pm

sexta mai 17, 2002 12:21 pm

Boa tarde,

esta é que não. Os animais são inteligentes? Afinal o que nos distingue dos outros animais não racionais (o emprego, apartamento e carro)?

Em relação ao topico inicial (que foi um pouco adulterado ao longo das mensagens) apenas uma contribuição:
- Será que o problema não está no modo como se produzem animais, afinal de contas o que interessa é o momento da morte ou a forma como se nasce, cresce (enfim, o modo como se vive)?
Para se solucionar um problema tem de se atacar a origem, e esta passa pela logica que impera em todos os mercados de massas -> produzir a baixo custo por forma a atingir o mais elevado número de potenciais consumidores. Quem é que está disposto a pagar 20 euros por um quilo de carne de porco, mesmo sabendo que este teve uma vida sem stress ao ar livre e que foi morreu enquanto dormia?

Outra coisa que me faz confusão são os pseudo defensores dos animais que só comem carnes brancas -> acham que a galinha é inferior ao porco ou que morre de causas naturais e só depois é colocada no mercado?

Por fim as touradas: sabem quantos anos e em que condições vivem os bovinos criados para o mercado de carne versus os animais que são criados para lide. Sabem quantos touros são corridos versus os que são criados. Sabiam que os touros de lide são animais de raças apuradas (tal como o cavalo lusitano a vaca xarolesa ou o labrador).

agora devem estar a ler e a pensar: olha este, nunca escreve e ainda é contra os animais. Nada disso, apenas penso que todas as questões devem ser analisadas com o coração mas também com a cabeça. Com extremismos não se vai a lado nenhum.

cumprimentos,
Pedro Pinela
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 17, 2002 12:53 pm

Madonna, os porcos dão ótimos animais de estimação, e espantosamente até são limpos, quanto às vacas, não se iluda, a inteligência está ausente e não confunda meiguice com bovinice...
Como a Madonna disse e bem, cada animal é como é, e nao temos nada com isso. E este está perfeitamente adaptado ao meio onde vive. E nunca será pela inteligencia que deverá ser julgado ! Quem disse que os mais inteligentes tinham prioridade sobre os "menos" inteligentes ?
Até porque se pensarmos bem, a inteligencia tanto pode ser boa, ou má, depende para que fim for utilizado !

Os porcos bons animais de estimaçao ? Sem duvida. Quem nao se lembra da moda a nivel mundial dos porcos-vietnamitas ? As vacas, nao sei, mas nao será por este aspecto que será rebaixada ou não !

As touradas ........ bom, sim senhor, é tradiçao !!
Mas os autos de fé nao eram tradição ?? As praças do nosso país enchiam-se de pessoas para verem os supostos "criminosos" serem queimados vivos !! E o publico vibrava. Então vamos voltar de novo a este tempo ??
A tradição já nao é argumento valido !

E sinceramente, quem gosta de ver touradas, onde um pobre animal é gozado (nao me falem em dignidade !!), com um ritual barbaro para um morbido prazer dos espectadores, é simples nojento !
Por falar neste tema, aproveito para lembrar todos as pessoas que uma das maiores vergonhas do nosso pais está quase a acontecer, dentro de 4meses - As festas de Barrancos, onde tds os anos se testemunha uma das maiores desobediencias, com o apoio dos autarcas locais e da nossa queridae eficiente GNR lá encostada a beber uma cervejinha, enquanto a lei é infrigida !


As pegas, os forcados, a historia já é outra, mas continuo com o pé atras !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 17, 2002 1:05 pm

Meu caro Pedro Pinela,

Pena que a sua sensibilidade, não tenha conseguido captar, o intuito principal da minha mensagem. Mas, infelizmente, é o que acontece na maior parte das vezes.

Não sei porque é que apelida uma pessoa, de pseudo defensora dos animais, por esta optar por comer apenas carne branca! :o Não sei, em que é que se baseia. No entanto, devo-lhe dizer, que não teço qualquer crítica aos consumidores desenfreados de carne vermelha, ao invés dos mesmos, me criticarem, com comentários idênticos ao seu.
Existem outras razões, para o abrandamento do consumo de carne vermelha, bem como, uma tentativa de educar as pessoas, na maneira como se alimentam. Algumas das minhas razões, eu expu-las em tempo oportuno, o que parece, não compreendeu.
Eu não tenciono, nem posso ser protagonista da Reviravolta do Mundo, mas há opções, que só a mim me dizem respeito e que me trazem, uma certa tranquilidade interior.
Quanto a soluções para os problemas, não faltam aqui sugestões, mas tudo se resume, à ausência do respeito por qualquer ser vivo à face da terra e até mesmo, pelo planeta e isso, está na própria civilização das pessoas. Não se podem forçar mentalidades, mas sim educá-las.

Saudações
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

sexta mai 17, 2002 1:51 pm

esta é que não. Os animais são inteligentes? Afinal o que nos distingue dos outros animais não racionais (o emprego, apartamento e carro)?
Existem vários tipos de inteligência e ainda não se conseguiu quantificar a inteligência. Se você encontrar uma pessoa estrangeira que não sabe a sua lingua e não se exprime da mesma forma que você, e que ainda por cima têm uma aparência diferente, você como não a entende diz que ela é burra ou irracional.

Existem vários estudos que comprovam a existência de inteligência animal, muitos deles comparando a raciocinios lógicos de crianças de 7 ou 8 anos de idade no caso de chimpazés por exemplo.

Afinal um mongolóide ou uma criança selvagem que viveu com animais são o k? Animais? Pessoas?

A barreira entre inteligência humana e animal está cada vez mais ténue. Os animais superiores têm sentimentos nobres como o luto, a tristeza, a raiva, a alegria, etc... têm capacidade de aprendizagem e portanto não são autómatos descerebrados. A nossa arrogância é que os coloca nesse lugar. Será que você ainda pensa que a terra está no centro do Universo?
Quem é que está disposto a pagar 20 euros por um quilo de carne de porco, mesmo sabendo que este teve uma vida sem stress ao ar livre e que foi morreu enquanto dormia?
Se eu soubesse que assim era e se a carne fosse de melhor qualidade pode crer que a comprava em vez da baratucha trangénica e cheia de hormonas. Se toda a gente agisse assim, esses sanguinários ganaciosos, não tinham competitividade e iam á falência. Aliás isso já se está a verificar com a preferência do público pelos produtos biológicos, mesmo que mais caros. A saúde não têm preço. Já estamos fartos de ser enganados e já estamos fartos de ver tanto sofrimento nos animais!

Isso é a velha história do uso do petróleo versus o uso das energias limpas. Os lobbys não querem a mudança pois muitos gulosos ficavam sem a mama e depois como é que era? Mudar custa dinheiro e faz as suas baixas, mas vale a pena se é para o bem de todos. Ás vezes têm que se tomar decisões éticas em vez de económicas.
Por fim as touradas: sabem quantos anos e em que condições vivem os bovinos criados para o mercado de carne versus os animais que são criados para lide. Sabem quantos touros são corridos versus os que são criados. Sabiam que os touros de lide são animais de raças apuradas (tal como o cavalo lusitano a vaca xarolesa ou o labrador).
Sabe quantos pittbull ( também é uma raça apurada para uma finalidade parecida), são criados versus as outras raças? Sabia que tipo de treinos estes "nobres" animais são submetidos? Sabe quantos é que são criados e quantos é que de facto têm a agressividade para lutar? Sabe quantos morrem? Sabe quantos ficam gravemente mutilados? E depois?? Só porque têm uma boa vida ( alguns são animais de estimação muito queridos...) justifica-se o fim para que são criados? Justifica-se sequer esta actividade? Estes cães podiam ser tratados como príncepes com todo luxo, mas eles só existem para satisfazer a necessidade humana por sangue e violência. Isso é pura crueldade!

O caso dos bovinos da raça brava é a mesma coisa! Ainda acho uma piada aqueles senhores que dizem que se acabarem as touradas acaba-se a raça brava. Que raio de justificação é esta? Até parece que estamos a estinguir uma espécie. As raças vão e vêm, uns têm mais carne, outros têm menos, uns são pretos outros malhados, alguns têm cornos grandes ou outros pequenos... e depois? Não tenho pena nenhuma se essa raça se extinguir, pois se ela não serve para mais nada do que ser humilhada e mutilada numa arena, então que desapareça juntamente com esse espetáculo bárbaro e cruel.

Esse animais se vivem no paraiso até aos 4 ou 5 anos de idade é porque economicamente isso é benéfico. Se para lhes aumentar a agressividade fosse preciso injectar-lhes hormonas e dopping, submetê-los a tortura, aprisioná-los em cubículos sem ver a luz do dia, etc.. pode crer que o fariam sem prestanejar. Mas deixe lá que eles compensam esses 5 anos de paraiso em pelo menos 48horas de puro terror e tortura. Sim porque a tourada começa muito antes do animal entrar para a arena.

Em relação aos outros animais de carne também já começa a ser economicamente benéfico criá-los ao ar livre. Nunca comeu carne alentejana? Porco preto? São criados em extensivo e são "acabados" muito mais tarde que os de criação intensiva. Vivem nas mesmissimas condições que os de raça brava e se a legislação fosse cumprida a morte seria mesmo a "dormir".

Não vale a pena justificar o injustificável. :?

Afinal somos ou não somos mais inteligentes?
PedroP
Mensagens: 10
Registado: segunda jan 14, 2002 5:27 pm

sexta mai 17, 2002 3:58 pm

Madonna,

a minha mensagem foi escrita com base na minha opinião, comentando aquilo que estava escrito em mensagens anteriores.

Eu abstenho-me de comer carne de porco e de vaca. Não critico quem o faz. Eu só não o faço, por associação imediata a imagens que me estão na memória e que me traumatizaram e porque me enoja, o consumo desenfreado! A única carne que ainda consigo comer, é de peru, ou de frango.
Eu gosto muito de porcos e por aquilo que tenho pesquisado, são animais inteligentes e adaptam-se como cães, às nossas vidas. [quote]

daqui se conclui que o porco é inteligente e as aves não, certo? Em relação às imagens, deve ter visto algum programa dedicado exclusivamente ao abate de mamiferos. Afinal de contas olhos que não vêem coração que não sente.

E os peixes não são inteligentes, estes morrem por asfixia (se nos colocarmos na possição do peixe, também não deve ser nada agradavel). Mais uma vez, como não fazem olhinhos bonitos nós não sentimos por eles qualquer compaixão.

O que eu digo e continuo a dizer é que enquanto houver mercado, existe produto. A unica coisa que pode ser feita é colocar nas mãos das pessoas meios que lhes permitam realizar a tal mudança (que também é de mentalidade mas passa muito pelo poder economico). Realmente podemos optar por só comer carne de animais criados em condições dignas (sou absolutamente a favor) no entanto temos de ter apenas uma coisa -> $$$$$$.

Quando falo em pseudo defensores falo em pessoas que não comem carne de A porque o bicho A tem olhos bonitos, ou é inteligente ou morre sem sofrer, e comem do bicho B ainda não percebi bem porquê.

cumprimentos,
Pedro P[/quote]
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta mai 17, 2002 4:07 pm

Boas,

vou meter a minha colherada em vários posts ao mesmo tempo... :D

Em relação à inteligência, Madonna, não concordo contigo em relação a quem somos para definir a inteligência dos animais, a nossa posição na natureza dá-nos poderes para fazer muita coisa, para o bem e para o mal...
Mas o facto de medirmos (ou tentar-mos medir, pois não é fácil e é muito subjectivo) a inteligência de um animal, não quer dizer que o estejamos a julgar. Não é por isso que ele é bom ou mau. Se eu medir a cor dos olhos de um cão, não o estou a julgar mas sim simplesmente a medir. Se a seguir eu disser os olhos são muitos claros e que deviam ser mais escuros, ai sim, estou a julgar.
Se eu disser que os cães são menos inteligentes que os homens, estou a medir, se disser que por serem menos inteligentes, não tem direitos estou a julgar (e neste caso particular a ser muito burro... :) ... sem ofensa ao nobre animal que é o burro ... :D )

Em relação ao comer a carne dos animais, eu apesar de me considerar um animal racional (alguns certamente discordarão... :lol: ), continuo a ser um animal, com o meu lugar na natureza e com a minha cadeia alimentar, essa, inclui carne!
Permitam-me trocar o bico ao prego e usar o argumento que já ouvi vezes suficientes de que somos o único animal que mata por prazer (já agora, isso é GRANDE mentira), se esse argumento é valido para chamar a nossa atenção, então o inverso também deverá ser válido. Ora eu não me recordo de algum leão ter ficado seriamente preocupado em comer zebras e ter decidido virar vegetariano... ;)
Obviamente, que o respeito é muito bonito e para funcionar, têm de ser nos dois sentidos. Por isso não me incomoda nada quem é vegetariano, desde que não me insulte ou me incomode por eu não o ser. Mais, as ideias e opinião diferentes das minhas são sempre bem-vindas, eu as vezes descubro que afinal estava errado... :o (mas é raro... :lol: )

Quanto a comer carne e defender os animais não vejo qualquer incompatibilidade nisso. Eu considero-me um bom defensor dos direitos dos animais, não é por isso que não como carne. Não concordo, é que pelo facto de eles serem o meu alimento tenham de sofrer mais do que o necessário. Nisso concordo totalmente com o Vasco, se o animal têm de morrer para eu comer que morra da forma mas rápida e indolor possível, sem que se aperceba de tal. De preferencia, que a sua vida (por curta que seja) tenha sido o mais feliz possível. Acho que aqui terá de reinar o bom senso (algo raro nos humanos...), pois se acho que situações como as que vi, em que os porcos tem as suas pernas partidas para não se mexerem, são uma perfeita barbaridades e estupidagens (tenho termos mais forte e mais correctos para definir essas acções mas a educação segura-me os dedos... :evil: ), também acho que enormes quintas em que os animais passeiam livremente não são realizáveis, por a verdade é que são poucas as pessoas que iriam comprar uma carne mais cara só porque o animal teve uma vida mais feliz, não quero com isso dizer que não se deva tentar, veja-se o resultado dos produtos amigos do ambiente. O mesmo raciocínio se aplicava quando começaram a surgir e lentamente a mentalidade das pessoas começou a mudar (infelizmente, ainda falta muito... :( ) O que quero dizer é que encontrar um ponto de equilibro entre as nossas necessidades e as dos restantes animais, parece muito mais correcto.

Para finalizar, eu estava mesmo com vontade de escrever ;) , em relação às touradas, eu não sou particularmente fã de desportos que envolvam violência, (não, não estou a chamar ás touradas desporto) e apesar de ter praticado Rugby, por incrível que possa parece a quem está de fora é um desporto não violento (futebol é 10 vezes mais violento...), não sou eu para decidir os gostos dos outros, se alguém gosta de ver boxe e afins, força nisso, DESDE QUE TODOS os intervenientes estejam lá por sua vontade. Todos as actividades (notem que já não chamo desporto) em que um ou mais elementos são forçados a sofrer danos físicos contra a sua vontade, APENAS para o gozo dos espectadores são para mim actividades barbaras e dignas de vergonha. Ai incluo as lutas de cães, touradas e outras barbaridades.

Ok, pronto, já chega eu paro de escrever e vou trabalhar... :?
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 17, 2002 4:38 pm

Aragão,

Gostei muito do teu discurso.... ...apesar de em uma coisa ou outra, ficar reticente, mas... gostei! É disto que falamos, afinal, respeito por todo o ser vivo à face da terra. É este o sentimento que nos une!

Saudações
dicas
Membro Veterano
Mensagens: 572
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta mai 17, 2002 8:53 pm

Ora boa noite

Madonna:

"Eu não tenciono, nem posso ser protagonista da Reviravolta do Mundo"

... e porque não?... se todos desistirem assim, isto nunca mais muda, embora um dos últimos fulanos que tentou mudar isto tenha acabado pendurado em dois madeiros...

Quanto às vacas, não lhes estava a medir a inteligência, mas apenas a avaliá-las como possíveis "pets". e aí não dão muito jeito...

Quanto ao problema inicial, embora cada vez tenha mais tendência a deixar de comer carne. o facto é que sou omnívoro, não tenho culpa, e pessoalmente ainda sinto necessidade de proteína animal. Parece-me é que o negócio da alimentação desumaniza de tal modo os protagonistas, que o lucro fácil impera sobre tudo o resto... mas não é só neste campo...

Digamos que é muito mais importante a qualidade de vida que qualquer conceito hamanitário ou filosófico sobre o fim mesiricordioso dos animais que nos vão servir de sustento... Enquanto as coisas forem assim, não vamos muito longe... ou antes, vamos, mas é uma viagem sem regresso.

Cumprimentos

JL
luisa_seabra
Membro
Mensagens: 188
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm
Localização: 1 beagle, 2 pardais de java

sábado mai 18, 2002 1:24 am

madonna:
já sabes q eu contigo concordo sempre.

elsa: grande elsa!!grande resposta, adorei...bato palmas! ;)
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado mai 18, 2002 9:51 am

dicas Escreveu: Ora boa noite

Madonna

"Eu não tenciono, nem posso ser protagonista da Reviravolta do Mundo"

... e porque não?... se todos desistirem assim, isto nunca mais muda, embora um dos últimos fulanos que tentou mudar isto tenha acabado pendurado em dois madeiros...

JL
Concordo 100% dicas. Mas a reviravolta implica sempre mudança a que os humanos são avessos por natureza. Se uma pessoa defende pontos de vista incómodos o que acontece é virarem-se contra ele. Mas é um mal necessário
Responder

Voltar para “Cães”