Boas,
vou meter a minha colherada em vários posts ao mesmo tempo...
Em relação à inteligência, Madonna, não concordo contigo em relação a quem somos para definir a inteligência dos animais, a nossa posição na natureza dá-nos poderes para fazer muita coisa, para o bem e para o mal...
Mas o facto de medirmos (ou tentar-mos medir, pois não é fácil e é muito subjectivo) a inteligência de um animal, não quer dizer que o estejamos a julgar. Não é por isso que ele é bom ou mau. Se eu medir a cor dos olhos de um cão, não o estou a julgar mas sim simplesmente a medir. Se a seguir eu disser os olhos são muitos claros e que deviam ser mais escuros, ai sim, estou a julgar.
Se eu disser que os cães são menos inteligentes que os homens, estou a medir, se disser que por serem menos inteligentes, não tem direitos estou a julgar (e neste caso particular a ser muito burro...

... sem ofensa ao nobre animal que é o burro ...

)
Em relação ao comer a carne dos animais, eu apesar de me considerar um animal racional (alguns certamente discordarão...

), continuo a ser um animal, com o meu lugar na natureza e com a minha cadeia alimentar, essa, inclui carne!
Permitam-me trocar o bico ao prego e usar o argumento que já ouvi vezes suficientes de que somos o único animal que mata por prazer (já agora, isso é GRANDE mentira), se esse argumento é valido para chamar a nossa atenção, então o inverso também deverá ser válido. Ora eu não me recordo de algum leão ter ficado seriamente preocupado em comer zebras e ter decidido virar vegetariano...
Obviamente, que o respeito é muito bonito e para funcionar, têm de ser nos dois sentidos. Por isso não me incomoda nada quem é vegetariano, desde que não me insulte ou me incomode por eu não o ser. Mais, as ideias e opinião diferentes das minhas são sempre bem-vindas, eu as vezes descubro que afinal estava errado...

(mas é raro...

)
Quanto a comer carne e defender os animais não vejo qualquer incompatibilidade nisso. Eu considero-me um bom defensor dos direitos dos animais, não é por isso que não como carne. Não concordo, é que pelo facto de eles serem o meu alimento tenham de sofrer mais do que o necessário. Nisso concordo totalmente com o Vasco, se o animal têm de morrer para eu comer que morra da forma mas rápida e indolor possível, sem que se aperceba de tal. De preferencia, que a sua vida (por curta que seja) tenha sido o mais feliz possível. Acho que aqui terá de reinar o bom senso (algo raro nos humanos...), pois se acho que situações como as que vi, em que os porcos tem as suas pernas partidas para não se mexerem, são uma perfeita barbaridades e estupidagens (tenho termos mais forte e mais correctos para definir essas acções mas a educação segura-me os dedos...

), também acho que enormes quintas em que os animais passeiam livremente não são realizáveis, por a verdade é que são poucas as pessoas que iriam comprar uma carne mais cara só porque o animal teve uma vida mais feliz, não quero com isso dizer que não se deva tentar, veja-se o resultado dos produtos amigos do ambiente. O mesmo raciocínio se aplicava quando começaram a surgir e lentamente a mentalidade das pessoas começou a mudar (infelizmente, ainda falta muito...

) O que quero dizer é que encontrar um ponto de equilibro entre as nossas necessidades e as dos restantes animais, parece muito mais correcto.
Para finalizar, eu estava mesmo com vontade de escrever

, em relação às touradas, eu não sou particularmente fã de desportos que envolvam violência, (não, não estou a chamar ás touradas desporto) e apesar de ter praticado Rugby, por incrível que possa parece a quem está de fora é um desporto não violento (futebol é 10 vezes mais violento...), não sou eu para decidir os gostos dos outros, se alguém gosta de ver boxe e afins, força nisso, DESDE QUE TODOS os intervenientes estejam lá por sua vontade. Todos as actividades (notem que já não chamo desporto) em que um ou mais elementos são forçados a sofrer danos físicos contra a sua vontade, APENAS para o gozo dos espectadores são para mim actividades barbaras e dignas de vergonha. Ai incluo as lutas de cães, touradas e outras barbaridades.
Ok, pronto, já chega eu paro de escrever e vou trabalhar...