Boa sorte com ele e vai actualizando o topico
Camaleão Calyptratus
Moderador: mcerqueira
Esta lindo o teu camaleao ja agora deixo a pergunta pois ando a procura de um ha imenso tempo mesmo nos classificados onde posso encontrar um camaleao a venda?Tenho um terrario prontinho a espera de um habitante lol
-
antoliveira2
- Membro
- Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm
Realmente parabéns pelo teu camaleão...estou em vias de ter um Dilepis ainda pequeno e fiquei com duvidas relativamente a duas coisas...calor e material para o fundo..na loja aconselharam-me para aquecimento um fio revestido para colocar no fundo e areia desértica para cobrir o mesmo fundo...acham que serve?
Olha eu tambem fui a uma loja que me disseram isso do fio mas nao serve.Segundo me disseram noutro loja o melhor são as lampadas de ceramica pois o calor convem vir de cima para nao contrariar a natureza do animal que quando quer calor sobe para procurar a luz solar
E mais o animal não pode tocar em nada de aquecimento pois ira se queimar..Para fundo aconselharam me humos de cocô (parece turfa)penso ser o ideal pois os camaleoes quando apanham os insectos com a lingua levam o que se colar a ela e penso que areia lhe fara mal enquanto que o humos como e 100% natural eles digerm bem corrijam me se tiver engando..
Tambem estou para adquirir um so estou á espera de saber onde pois quero um jovem tambem
Tambem estou para adquirir um so estou á espera de saber onde pois quero um jovem tambem
Entao nao digerem? Casquinha de coco é optimo para acompanhar um grilinho estaladisso...Nunhez Escreveu:humos como e 100% natural eles digerm bem corrijam me se tiver engando..
Eu acho que vou começar a comer cascas de carvalho para acompanhar um bifesinho... Digere-se tudo...
Voces sao tao ingenuos... Metam uma coisa na vossa cabecinha: por muito que tebtem contrariar, as lojas têm interesses economicos por tras, que nao condeno, mas que os leva a uzar argumentos falsos para pessoas mais ingenuas...
Tao achas mesmo que um animal insectivoro consiga digerir MADEIRA?
O humus é porreiro porque ajuda a reter a humidade, só por isso, mais nada...
Se houver o risco de o camaleao ingerir qualquer particula solida do substracto, esse deve ser retirado e ser substituido por uma de particulas maiores para que nao lhe caiba na boca...
-
antoliveira2
- Membro
Acho que não vale a pena ser cínico...estamos aqui para aprender uns com os outros e o Nunhez até teve a humildade de dizer 'corrijam-me se estiver enganado'...se sabes muito sobre camaleões ainda bem...pois tenho algumas dúvidas e encontro as mais variadas respostas para a mesma questão...é bom haver aqui alguém com experiênca....como tal diz-me que tipo de fundo aconselhas...areia, humus....?
eu penso que o melhor é ter um substrato que ou tenha peças grandes para ingestão, ou então um substrato não solto, tipo papel de cozinha..
abraço
abraço
0.2 Eublepharis macularius (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Nao é o caso de ser sinico, é o caso de questionar antes de acreditar. Acho que nao é perciso muita perspicacia para se perceber que um camaleao nao digere fibra de coco...antoliveira2 Escreveu:Acho que não vale a pena ser cínico...estamos aqui para aprender uns com os outros e o Nunhez até teve a humildade de dizer 'corrijam-me se estiver enganado'...se sabes muito sobre camaleões ainda bem...pois tenho algumas dúvidas e encontro as mais variadas respostas para a mesma questão...é bom haver aqui alguém com experiênca....como tal diz-me que tipo de fundo aconselhas...areia, humus....?
E deixa-me corrigir-te, eu nao sei nada sobre camaleoes! Nunca tive nenhum, nunca irei ter porque nao é animal que me cative e nem sequer li sobre nenhuma especie.
Quando á tua questao, já ta respondi... Se o substracto é solto e tem particulas ingeriveis pelo animal, e se este ao alimentar-se correr o risco de as ingerir, a soluçao é optar por um subtracto que ele nao consiga ingerir... Papel de cozinha é o melhor mas fica mal no terrario, portanto, acho que barks, por exemplo, cumpre a função...
Quando se le alguma coisa, ou alguem afirma, devemo-nos questionars, sempre! Neste caso, acho a mais pura ingenuidade alguem acreditar que um camaleao digira madeira...
-
shanebeschen
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
Ja agora perdoem-me desviar um pouco o topico mas
os camaleos costumam ou eventualmente podem iir comer ao solo ?
Tb n tenho experiencia com camaleoes e os meus vez em quando parece virem caçar ao solo , mas acho estranho ..
p.s. sao uns melleri adultos , so para o caso de haver especificidades qt a especies e seus habitos .
obrigado desde ja .
os camaleos costumam ou eventualmente podem iir comer ao solo ?
Tb n tenho experiencia com camaleoes e os meus vez em quando parece virem caçar ao solo , mas acho estranho ..
p.s. sao uns melleri adultos , so para o caso de haver especificidades qt a especies e seus habitos .
obrigado desde ja .
-
antoliveira2
- Membro
Ok..obrigado pelos esclarecimentos....eu por acaso tenho uma camaleao mas está doente e já me disseram que nada há a fazer..está com uma espécie de epilepsia e não controla os musculos..logo não consegue comer..tenho-lhe dado vitaminas e água à boca mas não pense que dure muito tempo infelizmente...quanto ao fundo até agora usei areia desértica e o único problema que vejo é que quando está húmida e ele vem (vinha) caçar grilos ao chão tb levava areia na lingua..de resto sempre funcionou bem...a solução será talvez alimentá-lo e só de seguida molhar o terrário
Ha camaleos deserticos (semi deserticos, vá la) e camaleoes tropicais.
Nos tropicais, areia é desaconselhado pois, sobretudo, nao retem a humidade.
Nos nao tropicais, por assim dizer, desaconselhado é!
Nao percebo peva de camaleoes mas pelo que estou a ler, alguns adoptam ainda que esporadicamente, comportamentos de alimentação ao nivel do solo, portanto, em todo o caso a areia é desaconselhada dado que, quer esteja molhada, QUER ESTEJA SECA, bocados de areia irao certamente juntos com a presa. A areia nao é eliminada pelo organismo do camaleao e ao longo do tempo causa a famosa impactação e morte ao animal.
Nos tropicais, areia é desaconselhado pois, sobretudo, nao retem a humidade.
Nos nao tropicais, por assim dizer, desaconselhado é!
Nao percebo peva de camaleoes mas pelo que estou a ler, alguns adoptam ainda que esporadicamente, comportamentos de alimentação ao nivel do solo, portanto, em todo o caso a areia é desaconselhada dado que, quer esteja molhada, QUER ESTEJA SECA, bocados de areia irao certamente juntos com a presa. A areia nao é eliminada pelo organismo do camaleao e ao longo do tempo causa a famosa impactação e morte ao animal.
Vamos la então ver se me consigo explicar quanto ao que disse pois pareceu me que a pessoa que me atendeu na loja percebe bastante de camaleões e alias é um membro deste forum que eu gostaria bastante que participasse neste topico.
Não me pareceu que era para vender pois não era por o valor que custou que ficavam ricos..estava para levar um bem mais caro que me tinha dito noutra loja e ele disse me que isso sim poderia causar danos no camaleão.
o humos da para perceber o porquê de não fazer mal daí o eu achar correcto as palavras do rapaz da loja.
O que o camaleão vai ingerir é muito pouco e particulas tao pequenas que não vai interferir com a digestão.
Mas eu quando falei para o pessoal me corrigir era pessoal que soubesse mesmo deste caso particular e que tivesse experiência com camaleõs pois não me parece que seja o caso...
Obrigado na mesma P_R
Não me pareceu que era para vender pois não era por o valor que custou que ficavam ricos..estava para levar um bem mais caro que me tinha dito noutra loja e ele disse me que isso sim poderia causar danos no camaleão.
o humos da para perceber o porquê de não fazer mal daí o eu achar correcto as palavras do rapaz da loja.
O que o camaleão vai ingerir é muito pouco e particulas tao pequenas que não vai interferir com a digestão.
Mas eu quando falei para o pessoal me corrigir era pessoal que soubesse mesmo deste caso particular e que tivesse experiência com camaleõs pois não me parece que seja o caso...
Obrigado na mesma P_R
Isso era bastante importante. Uma boa discussao é sempre util. Queria ler no que ele se baseia para afirmar isso.Nunhez Escreveu:Vamos la então ver se me consigo explicar quanto ao que disse pois pareceu me que a pessoa que me atendeu na loja percebe bastante de camaleões e alias é um membro deste forum que eu gostaria bastante que participasse neste topico.
Se tu o dizes, ainda bem que assim é, mas ja agora, que produto era esse que tavas a pensar levar?Nunhez Escreveu: Não me pareceu que era para vender pois não era por o valor que custou que ficavam ricos..estava para levar um bem mais caro que me tinha dito noutra loja e ele disse me que isso sim poderia causar danos no camaleão.
Ah bom. Entao espera la....Nunhez Escreveu:o humos da para perceber o porquê de não fazer mal daí o eu achar correcto as palavras do rapaz da loja.
SEgundo o que disses.te, pelo facto de a fibra de coco (casca de coco esfiapada e moida) nao ha problema nenhum porque ele digere já que é um produto natural...
Dado que a areia tambem é um produto natural, entao tambem penso que nao haveria problema nenhum... LOOL
Particulas pequenas? Por mais pequenas que sejam, nao vao ser menores que um grao de areia, e queres que volte a postar as imagens de lagartos que esporadicamente vao engolindo um graozinho de areia de vez em quando? Ok, volto outra vez ao arroz. neste caso é de um dragao barbudo que sao os mais prejudicados pela ingenuidade (ou nao) de lhes colocarem como substracto areia (olha que bem fininha). Olha la aí:
Nao é perciso ter experiencia em coisa nenhuma para perceber que bocados de materia vegetal dura nao sao digeridos por um sistema digestivo de um animal insectivoro, mas se achas que é perciso ser perito em camaleoes para chegar a essa conclusao, peço desculpa por te ter corrigido entao...Nunhez Escreveu:Mas eu quando falei para o pessoal me corrigir era pessoal que soubesse mesmo deste caso particular e que tivesse experiência com camaleõs pois não me parece que seja o caso...
Obrigado na mesma P_R
Mas deixa-me tambem que te diga, que se estas a espera de encontrar aqui alguem com grande experiencia em camaleoes (como se vê com cobras e com outros lagartos) para te corrigir, tira o cavalinho da chuva porque vais tirar 20 no exame... LOOOl
Bem rapaz isto está mais um post de ofenças do que propriamente um poste de troca de ideias eu ja dei a minha ficamos por aqui...Boa sorte para ti sim.
Abraço
Vamos ao que interessa
mais fotos!!!qeremos ver esse bichinho!!eheh
Abraço
Vamos ao que interessa
Pessoal, eu tenho aí o Calyptro como vito e vou-me informando aos poucos, mas.. já sei algumas coisitas, se bem que o que disseram aqui está correcto.
Areia desertica, à partida, se o animal provém de um clima desértico seria bem pensado, mas... não é. Eu olho para os meus grilinhos e eles pincham por todo o lado que é substracto (por acaso uso humus) quando fogem da tacinha que eu enterrei na terra. Apenas vi o camaleão a comer um pouquinho de terra uma vez e foi precisamente numa das raríssimas vezes que um grilo fugiu lá da tacinha. Sendo o substracto humus, o camaleão ingeriu um bocadinho, o que não é nada bom. Pior ainda se for areia porque virá muito maior quantidade agarrada, até porque a ponta da língua envolve todo a presa em largura. Areia desértica não é boa..
Na verdade, compreendo que humus também não o é, de qualquer forma certifiquem-se que os vossos insectos estão colocados nalgum recipiente liso de plástico, e vejam os locais em que o camaleão prefere comer.
Eles são arborículas, logo à partida preferirão comer o alimento que se passeie pelas suas ramagens, no entanto também o vão buscar ao chão se tiverem de estomago semi.cheio e se o chão não for deasiado longe, e claro, se o virem, porque eles não caçadores e acção, mas sim de circuntância. Mas.. preferem o que anda no topo, obviamente.
Quanto à fonte de calor... Vrifica se o terrário se mantém quente durante a noite com uma lâmpada de aquecimento. O calor deverá vir de uma lâmpada de aquecimento, dado que a fonte natural é de topo e obviamente que eles terão de ter o ar mais aquecido do que qualquer outra coisa. é claro que as temperaturas dependem da tua espécie, mas regra geral devem ser sempre elevaditas. O cabo ou tapete, lá está, se as temperaturas baixam muito à noite, podes por, aliás, qualquer coisa que aqueça é sempre bem vinda, mas certifica-te que o camaleão não ande por lá a trepar. é irrelevante manteres o solo quente já que eles quase nunca lá andam.
Areia desertica, à partida, se o animal provém de um clima desértico seria bem pensado, mas... não é. Eu olho para os meus grilinhos e eles pincham por todo o lado que é substracto (por acaso uso humus) quando fogem da tacinha que eu enterrei na terra. Apenas vi o camaleão a comer um pouquinho de terra uma vez e foi precisamente numa das raríssimas vezes que um grilo fugiu lá da tacinha. Sendo o substracto humus, o camaleão ingeriu um bocadinho, o que não é nada bom. Pior ainda se for areia porque virá muito maior quantidade agarrada, até porque a ponta da língua envolve todo a presa em largura. Areia desértica não é boa..
Na verdade, compreendo que humus também não o é, de qualquer forma certifiquem-se que os vossos insectos estão colocados nalgum recipiente liso de plástico, e vejam os locais em que o camaleão prefere comer.
Eles são arborículas, logo à partida preferirão comer o alimento que se passeie pelas suas ramagens, no entanto também o vão buscar ao chão se tiverem de estomago semi.cheio e se o chão não for deasiado longe, e claro, se o virem, porque eles não caçadores e acção, mas sim de circuntância. Mas.. preferem o que anda no topo, obviamente.
Quanto à fonte de calor... Vrifica se o terrário se mantém quente durante a noite com uma lâmpada de aquecimento. O calor deverá vir de uma lâmpada de aquecimento, dado que a fonte natural é de topo e obviamente que eles terão de ter o ar mais aquecido do que qualquer outra coisa. é claro que as temperaturas dependem da tua espécie, mas regra geral devem ser sempre elevaditas. O cabo ou tapete, lá está, se as temperaturas baixam muito à noite, podes por, aliás, qualquer coisa que aqueça é sempre bem vinda, mas certifica-te que o camaleão não ande por lá a trepar. é irrelevante manteres o solo quente já que eles quase nunca lá andam.
Humos allez lol
É pah é o que o pessoal que conheço usa nos camaleões e tenho na ideia que não lhes fará mal pois se comerem será sempre muito pouco pois é as particulas são minusculas.
Obrigado pelos exclarecimento
Mete aí mais umas fotos do menino eheh
É pah é o que o pessoal que conheço usa nos camaleões e tenho na ideia que não lhes fará mal pois se comerem será sempre muito pouco pois é as particulas são minusculas.
Obrigado pelos exclarecimento
Mete aí mais umas fotos do menino eheh