PERSAS PREJUDICADOS!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quarta jan 23, 2008 8:25 pm

Estou muito contente com a gatinha que adquiri :lol: , a pequena Sisi uma persa pura e não menos pura por ter um narizinho. Axo ridiculo que os criadores tentem cada vez mais "recuar" o narizinho dos pobres bichanos para ganharem um bom dinheiro implementado que um gato persa puro tem de ter o narizinho espalmadinho, se nem nariz saliente não é persa! Isto esta totalmente errado, porque quem sofre sao eles com inumeros problemas respiratorios e de olhinhos causados por estas pessoas que so pensam talvez em ganharem dinheiro... Pobres dos animais que sem culpa nenhuma so por ganancia humana têm de sofrer toda a sua vida.. deixem a leia da vida ditar como saem os bichinhos, nao queremos animais "mutados" :cry: O que acham deste tema?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jan 23, 2008 8:31 pm

Eh pah os criadores nao têm culpa... a culpa é de que os modificou. Os criadores apenas se limitam a procria-los...

La porque a sua menina tem o nariz saliente, nao quer dizer que os de nariz espalmado sejam maus.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quarta jan 23, 2008 8:46 pm

Sao os criadores decidem como querem que seja a procriação ou seja sao eles que fazem os cruzamentos de modo aos narizes sairem cada x mais achatados..

"La porque a sua menina tem o nariz saliente, nao quer dizer que os de nariz espalmado sejam maus."

Quando diz isso parece que esta a dizer k estou algo que com dor de cotovelo por haver quem axe k a minha gatinha nao é pura mas nao se trata disso trata-se dos narizes achatados trazerem imensas doenças ao nivel respiratorio aos animais e sendo assim acabam sim por ser maus.. para a saude dos bichanos
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta jan 23, 2008 9:05 pm

A mim pareceu-me que foi dito com intenção de "se gostas de persas com nariz mais salientes olha que os sem nariz saliente também são bons companheiros".

Eu acho que haverá sempre gente que goste de persas e narizes achatadíssimos; e enquanto os houver há mercado para persas. É tão simples quanto isso. Tentar mudar a opinião das pessoas? Ui, isso é difícil... :D e lento, muito lento. Precisas de dedicar umas boas vidas a isso! ;)
Isa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 23, 2008 9:23 pm

sanxeri Escreveu:Eh pah os criadores nao têm culpa... a culpa é de que os modificou. Os criadores apenas se limitam a procria-los...
Nada mais errado Sanxeri. Sim, é criação que tem transformado o gato persa naquilo que se vê hoje nas expos, gatos cada vez mais "tipados", praticamente sem nariz. Criar é seleccionar, ao existir uma preferência por este tipo de gato é evidente que os criadores não utilizam como reprodutores os gatos com narizes mais salientes (persas pet quality) a fim de continuarem a criar gatos persa dentro do estalão da raça, que tem vindo a ser alterado no decorrer dos anos.

Pessoalmente, não gosto muito do aspecto dos persas precisamente por causa disso.

Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 23, 2008 9:27 pm

Deixo aqui um link, para quem ler bem inglês, o estalão do persa, revisto em 2007, do CFA:

http://www.cfa.org/breeds/standards/persian.html

Onde se pode ler:

HEAD: round and massive, with great breadth of skull. Round face with round underlying bone structure. Well set on a short, thick neck. Skull structure to be smooth and round to the touch and not unduly exaggerated from where the forehead begins at the top of the break to the back of the head, as well as across the breadth between the ears. When viewed in profile, the prominence of the eyes is apparent and the forehead, nose, and chin appear to be in vertical alignment.

NOSE: short, snub, and broad, with "break" centered between the eyes.

Logo, um persa "narigudo" é um persa fora do estalão. Quem não gosta, aprecie os pêlos longos e procure um gato de raça pura, sempre tem os Bosques da Noruega, os Maine Coon, os Ragdoll, etc.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 23, 2008 9:37 pm

:lol:

O problema "no fabrico" :lol: de certas raças e consequentemente alterações das características das mesmas ao longo dos Anos, prende-se com a selecção individual de cada criador e daí se costumar dizer, "eu tenho um gato Persa da linhagem de fulano de tal" :wink: porque cada criador faz os cruzamentos no intuito de "apurar" mais e mais a raça dentro dum estalão "moderno" (actualizado) :wink:

Mas nem é só com Persas, se for a ver bem há outras raças que sofreram alterações ao longo dos Anos, como p.e. o Siames.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta jan 24, 2008 7:11 pm

Siissii Escreveu: Quando diz isso parece que esta a dizer k estou algo que com dor de cotovelo por haver quem axe k a minha gatinha nao é pura mas nao se trata disso trata-se dos narizes achatados trazerem imensas doenças ao nivel respiratorio aos animais e sendo assim acabam sim por ser maus.. para a saude dos bichanos

Nao tem nada a ver. Calma ai. Só queria referir que ambos sao animais lindos...

Dinodane a maioria dos criadores compra especies e reprodu-las... quem decide "ai vamos achatar ainda mais o nariz" nao sao todos os criadores... sao alguns. E os outros vao atras...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Barufas123
Membro
Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm

sexta jan 25, 2008 11:52 am

Por acaso acho uma certa piada a alguns persas..a outros nem tanto...mas oq eu importa se tem o nariz maior ou mais pequeno..lol..pessoalmente sou bem avantajada..seria correcto entao o meu namorado nao me querer por ter nariz "grande"?

o amor que sentimos por um gato com nariz achatado tambem ganha,os por um gato com nariz arrebitado..Penso eu!!!!!
barreiras
Membro
Registado: terça jan 25, 2005 10:14 pm

quinta jan 31, 2008 10:13 pm

Eu acho que entendi o eu a Siissii quis dizer e tb sou da mesma opinião. Os avanços do homem e as suas "manias" nem sempre trazem boas consequências e isso vê-se nos persas. Eu tb tenho um e nao tem o nariz demasiado achatado até pq eu nao gosto.

E realmente quem sofre são os animais com os problemas respiratórios, sei q isto nao se passa só com esta raça e depois é o balurdio de dinheiro que se dá por um animal 100%puro como dizem os criadores.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda fev 04, 2008 8:38 pm

A dificuldade respiratória dos persas não tem a ver com o facto de o nariz ser achatado ou não. Tem a ver com a dimensão das narinas. Uma boa linhagem de persas show/criação tem isso em conta. Nos vets vêem-se muitos persas com nariz saliente (e narinas minúsculas) com dificuldade em respirar. O facto de o persa ser bem tipado pode é favorecer lesões oculares pois não tem focinho para proteger os olhos mas penso que isso seja raro acontecer. Preocupa-me muito mais o estalão exigir cabeças grandes e quadradas característica que dificulta muito os partos.
Maria Jo&atilde;o
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça fev 05, 2008 12:06 pm

neste caso a minha nika nao tem o nariz achatado! tem-lo bem saliente

como ela tem o nariz assim nunca teve problemas nos olhos.. o que é contrario ao nuppy

lol
barreiras
Membro
Registado: terça jan 25, 2005 10:14 pm

terça fev 05, 2008 1:06 pm

Assunto esclarecido! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”