Camaleão Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça fev 05, 2008 12:59 pm

nunhez, não uses essa desculpa. Não interessa se o humus é melhor ou pior por causa da quantidade que eles podem ingerir, porque eles simplesmente não o devem fazer. independentemente do substracto que usas os grilos e afins devem ser colocados num recipiente para simplesmente não se misturarem com ele.
Certamente não será meia duzia de pequenas ingestões que fazem mal, até porque eu vi nas fazes do camaleão o humus não digerido mas excretado. No entanto não deves partir do pressuposto que não lhe fará mal porque fará.

agora, deves assegurar condições para que não aconteça. Colocas um recipientezinho no terrário, ou em várias partes deste, e depois pronto, se ele for caçador por 1 ou 2 grilos nas folhagens e assim onde ele tiver, k ele caça-os se lhe apetecer comer.

Já agora, quais são as dimensões do errário onde o vais por?
Nunhez
Membro Júnior
Registado: quarta out 26, 2005 2:20 pm

terça fev 05, 2008 1:21 pm

Sim eu sei que o facto de vario pessoal usar não e desculpa mas o que é certo é que como disseste viste isso a sair e é a verdade por ser uma substancia natural e ser tao pequeno não fará mal se por vezes for junto claro que nao e estar sempre a comer disso :p
As dimensoes do meu terrario são 80(L)X50(A)X40(P)
Tenho uma lampada uv 5.0 e uma ceramica de 150W
Taelife
Membro Veterano

terça fev 05, 2008 1:42 pm

hmm.. e não consegues por o terrário na vertical?

50 de altura não é muito, apesar de enquanto ele for pequeno servir, porque eles precisam muito mais de altura do que de horizontalidade. No entanto se com a decoração mantiveres muitos ramos no ar ao longo do comprimento do terrário ele vai andar por lá todo feliz.

Mas.. quando ele crescer deves começar a pensar em construir/comprar um maior ;)

ok, um bocadinho não faz mal, mas tem muito cuidado com isso porque é mesmo perigoso.
As lãmpadas parecem tar fixes, mas com esse de 150 Watts tem cuidado com a temperatura que se faz sentir na área mais quente. esta deve estar entre 30º e 32º.
Os camaleões sentem o ar mais quente e movem-se para lá, no entanto se a luz incidente for demasiado quente (digamos 40 graus ou assim) eles não sentem bem a diferença, mas tal temperatura va começar a originar queimaduras na pele deles, mesmo que eles não as sintam à partida, e essas são difíceis de tratar ;)
antoliveira2
Membro
Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm

terça fev 05, 2008 10:22 pm

Pronto hoje fui buscar um camaleao dilepis ainda bebe...decidi-me por colocar no fundo bark e uma lampada de ceramica de 100w (o terrario tem 60 alturax40x40)....troncos, folhas artificiais, humidade a 70%, temperatura a 28ºC e o bicho parece feliz...o problema é que parece preferir os meus dedos aos troncos..basta abrir a porta que ele vem logo para a minha mao (estamos a falar de 4h de conhecimento mutuo)... sei que os repteis apenas nos toleram mas este pelos vistos dá-se bem com o contacto humano..já lidei com alguns camaleoes e nunca vi nada assim...espero que não mude..alias tou a escrever enquanto ele dorme na minha mao esquerda...assim que puder posto umas fotos
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

terça fev 05, 2008 10:29 pm

isso é capaz de te mais haver com a temperatura da sua mao do que propriamente o amor que o animal nutre por si..

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
antoliveira2
Membro

terça fev 05, 2008 10:32 pm

sim..imagino que tem a ver com isso...nem um animal de sangue quente reage assim nos primeiros momentos mas é uma sensação agradável e uma boa tolerância da parte dele... todas as relações têm a ver com o que se dá e o que se recebe..se para ele resulta por causa do calor da minha mão óptimo... eu recebo a satisfação de o ter comigo
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça fev 05, 2008 10:38 pm

antoliveira2 Escreveu:sim..imagino que tem a ver com isso...nem um animal de sangue quente reage assim nos primeiros momentos mas é uma sensação agradável e uma boa tolerância da parte dele... todas as relações têm a ver com o que se dá e o que se recebe..se para ele resulta por causa do calor da minha mão óptimo... eu recebo a satisfação de o ter comigo
Pois mas o problema podera ser é tempratura insuficiente no terrario! ;)

Atençao aos termometros foleiros e com o modo como medimos a temoeratura! ;)
antoliveira2
Membro

terça fev 05, 2008 10:42 pm

asseguro-te que a temperatura no terrário está boa.. o termómetro é daqueles da exo-terra, redondos com um ponteiro e as duas escalas... F e C...de qualquer modo ao meter a mão sente-se um calor tropical...bem melhor do que quando tinha o cabo termico no fundo...agora prendi o casquilho na tampa superior do terrário e fica suspensa nma zona onde ele nunca chega para tocar na lampada
Taelife
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 12:41 am

hmm.. és capaz de ter um bichinho simpático então!

apesar de ser muito estranho, não só por ser reptil mas ainda mais por ser um camaleão.

De qualquer forma, se tens as condições ideais para espécie ( eu cá n sei as especificações de um dilepsis), dou-te os parabéns!

posta aí umas fotos! é giro ver a evolução desde que eles são pequenos até crescerem, eles crescem rapidinho e é bonito de se observar ;)
Taelife
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 12:49 am

ah! e agora uma dúvida de quem é muito iniciante nestas viagens reptificas...

perdoem-me a ingenuidade, mas... os répteis fêmea põem ovos independentemente de terem a presença de um macho? como as aves? dado partilharem um ancestral remoto..

:oops:
P_R
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 11:20 am

Taelife Escreveu:perdoem-me a ingenuidade, mas... os répteis fêmea põem ovos independentemente de terem a presença de um macho? como as aves? dado partilharem um ancestral remoto..

:oops:
oi?

Põem de acto de colocar ovos ou pões de acto de produzir ovos?

Para serem ferteis, a menos que sejam hemafroditas ou partenogenicos qualquer animal percisa de um do sexo oposto para o fecundar. Para colocar ovos, a nao ser animais estranhos como os cavalos marinhos, nao tou a ver nenhum que percise de ter um macho a beira para depositar ovos...

Sinceramente nao percebi a tua duvida...
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta fev 06, 2008 11:43 am

a dúvida dele prende-se com o seguite:

Como todos sabemos, as galinhas não precisam de um macho para por ovos.. contudo não são ovos fecundados..

Ele quer saber se acontece o mesmo com os répteis.. Eu penso que não, mas é um boa pergunta para quem saiba nos elucidar..

abraço
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta fev 06, 2008 12:33 pm

Eu também não sei no contexto "repteis"

Mas sei que há algumas tartarugas aquáticas que põe ovos, sem terem o macho por perto, obviamente os ovos não estão fecundados, e não dão em nada... mas que ela os põe, isso põe...

Pelo menos já ouvi uns relatos sobre isso acontecer...

Mas que alguém que saiba responder em condições diga que também quero saber =D
P_R
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 12:45 pm

AH, ok, ja percebi...

SE bem me lembro, a zooexotico teve um camaleao femea que produziu ovos nao fecundados, teve uma retençao ou la o que foi, foi operada mas acabou por morrer...

Portanto, eu penso que os camaleoes tambem produzem ovos inferteis, mas como ja disse anteriormente, de camaleoes percebo muito pouco. Anyway, uma pesquisa rapida no google e encontras de certeza a resposta para isso..
Taelife
Membro Veterano

quarta fev 06, 2008 2:17 pm

a pesquisa não foi fácil, e de facto é um pouco dúbia, mas o rapazinho dono do site http://www.veiled-chameleon.com que diz uma série de coisas acertadas tem um excerto em que diz:

"if you have a female veiled, she is GOING to lay eggs or die, regardless of whether she's around a male or not. You MUST, absolutely, have a 6 inch deep pan of sand (preferably playsand, not something used for building materials) available for her to lay eggs in or she WILL become eggbound and die. I know that you're not reading this anywhere else, neither did I, and neither was I told by the veterinarian after he took x-rays of that beautiful chameleon that you see me holding on my index page - and I found out too late."

Ok, para prevenir lá vou arranjar a dita areia... penso que o meu é fêmea, daí que...

E peço desculpa pela falta de boa expressão ali atrás, eu como ocorrem fecundações ou não :p também andei em biologia. Foi mm falta de expressão.

obrigado anyway, e aí fica a informação, já agora.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”