As causas mais comuns que levam à retenção do ovo são:

Defeciência de cálcio no organismo;

Alimentação desadequada que pode levar a uma defeciência nutritiva;

Obesidade das aves derivada da falta de exercício.
Algumas medidas que pode tomar para combater estas causas e desta forma tentar evitar ao máximo a questão da retenção do ovo são: fornecer sempre bastante cálcio à ave (osso de choco, grit e bloco de cálcio são alguns exemplos de fontes de cálcio que eu utilizo); fornecer uma alimentação correcta que forneça todos os nutrientes que estas aves necessitam (uma boa mistura de sementes, fruta e legumes (eu dou couve, laranja, maçã, pêra e cenoura ralada...
Não deve dar: alface, pois pode causar diarreias, nem abacate, pois é extremamente tóxico para os periquitos), suplementos vitamínicos (em papas ou misturados na água, mas lendo sempre o modo de utilização, para evitar excessos, que poderão ser prejudiciais.)) Por fim, e não menos importante, é certificar-se que a gaiola onde se encontram as aves é grande o suficiente que lhes permita voar/ esvoaçar, para evitar que estas engordem por falta de exercício.
Como o macho também morreu, é possível qeu as aves se encontrassem doentes. Elas tinham um aspecto debilitado antes da morte?