Gatinha Marcadora

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sexta mai 02, 2003 6:29 pm

Olá a todos,

Descobri hoje que que tenho uma gata marcadora.
A Blaky era uma gatinha de rua por quem nós nos afeiçoámos e está cá em casa há quase dois meses.
A esterelização já está marcada para o nosso mês de férias, para que lhe possamos dar a atenção e o apoio que ela merece. Este mês e a conselho da nossa veterinária não lhe demos a pílula, precisamente por sabermos de antemão o efeito negativo que tem nos animais, até porque a veterinária nos informou que a "época de cio" já estaria mais ou menos terminada.
Mas o que aqui me trás não é o motivo de ela ter entrado em cio, mas sim o de por duas vezes ela ter "marcado" o chão cá de casa. :oops:
Ora eu até estava preparada para as reações que as gatas têm durante o cio e até estava preparada para que os dois machos recomeçassem a marcar. Agora o que eu nunca supunha era que ela pudesse "marcar" o território.

Tenho colocado o marcar entre áspas pois não sei efectivamente se é isso que ela está a tentar fazer e é precisamente essa a pergunta que aqui coloco, porque não tenho conhecimento de que as gatas marquem território deste modo.

Desde já agradeço as vossas respostas.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta mai 02, 2003 9:54 pm

Olá Ana! ;)

Não é estranho, porque as minhas três gatas, não esterilizadas, de vez em quando também lhes dá para isso! :oops:
A mais novinha, a Fifi, no último cio até parecia um gato! porque conseguiu mandar para uma parede! Imaginem! :o
Eu costumo ralhar e dar um enxota moscas, para as dissuadir! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anabapt
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 9:59 pm

Olá Miadores,

Obrigada pela tua resposta, porque eu já estava um bocadito desorientada, é que este comportamento eu esperava mesmo era vindo dos gatos e não da gata, até fiquei sem reação, acredite.

Esta marcação, só é feita durante o cio, ou tal como nos machos pode-se manter depois?
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

sexta mai 02, 2003 10:10 pm

olá boas noites

Realmente os animais tem comportamentos muito variados. Hoje encontrei uma das minhas gatas em cima da outra, vá-se lá saber porque por favor isto desorienta qualquer um. :oops: :oops:

Ana tens que esperar que isso passe e tem muita paciência

beijocas

Franc
Miadores
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 10:11 pm

Viva, outra vez! :lol:
Nas gatas, pelo menos nas minhas, e penso ser geral, é só no cio! E nem sempre!
Penso que a Fifi não vai voltar a repetir a "gracinha", mas vamos lá ver! :roll:
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 10:14 pm

Olá Franc!

Isso já se deu também com as minhas, mãe e filha :oops:
à falta de "melhor"! :roll:
<p>&nbsp;</p>
anabapt
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 10:24 pm

Olá outra vez,

Só vos posso dizer que não são as únicas, é que os meus gatos machos também fizeram o mesmo. É uma situação estranhíssima. :oops: :oops:
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mai 02, 2003 11:22 pm

É muito normal e natural que uma gatinha não esterilizada faça marcação de território. É errado pensar-se que isso só acontece nos machos. Não lhe ralhe nem use de qualquer tipo de violência porque isso só poderá piorar o seu comportamento. Ela não está a ser "porca" nem mal educada, está a seguir um instinto natural e nada que possa fazer vai contrariar isso. Marque a operação o mais rápido possível e esses problemas acabam.
Um abraço
Fátima
anabapt
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 11:33 pm

Obrigada Fátima,
Fico assim mais descansada, porque afinal não tenho uma gata "diferente".
Quanto à esterelização ela já está marcada, para a mesma altura em que temos férias, para que a possamos acompanhar durante a sua recuperação, mas sinceramente estou com muito receio pois segundo tenho lido aqui no fórum, é muito mais complicado que castrar um gato.

Obrigado pela vossas respostas
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sábado mai 03, 2003 2:48 pm

A sua gata é normalissima. Pense que até tem sorte. A Princy da minha irmã até cocó fazia antes da esterilização! Depois da operação nunca mais teve o mesmo comportamento!
Claro que é mais complicado que castrar um gato mas não se preocupe em demasia. Vai tudo correr bem. O pós operatorio torna-se um pouquinho complicado porque algumas "meninas" não se adaptam muito bem ao colar, mas nada que uma boa dose de carinho não resolva. Fez bem em marcar para a altura das férias. Elas ficam mais carentes e é sempre bom ter uma pessoa por perto. O maior risco do pós operatorio é mesmo o mimo. Elas ficam tão melguinhas que nós fazemos tudo e mais alguma coisa para elas ficarem bem e as "peluditas" aproveitam-se disso ao máximo! ;) Pense que são oito dias de "sacrificio" para uma vida inteira de descanso e acima de tudo tenha certeza que está a fazer o que é o melhor para a sua gata!!
Um abraço
Fátima
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sábado mai 03, 2003 4:51 pm

Oi Ana , gostaria de relatar brevemente meu caso com a castração.
Castrei minhas duas meninas no mesmo dia , e quase fiquei de cabelos brancos quando vi que elas estavam tentando arrancar os pontos ....por isso achei bem legal que vc programasse a operação delas na altura das suas ferias.
Apesar de eu ter passado uma semana preocupada com os pontos , tenho certeza que foi a melhor coisa a se fazer ...não sei se foi por esse motivo , mas minha Docinho esta 10 vezes mais carinhosa....
A cirurgia do macho é mais simples sim , mas eu acho que na femea o unico problema sçao os pontos que tambem não são grande preocupação .... fique tranquila , tudo ocorrera bem !!
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sábado mai 03, 2003 6:35 pm

Boa tarde forenses

A princesa Maga foi operada faz um mês, a operação correu lindamente e ela recuperou muito bem do anestesico. Como o Sebastião tinha o vicio de mamar nas maminhas dela decidimos pelo uso do body de rede, o que ela odiou ... lambeu-o ate a exaustão para ver se o desfazia. Ao fim de 10 dias e 5 pensos foi posta a barriguinha de fora e esta optima, nem parece que foi operada pois quase não se ve a costura que foi feita com pontos internos absorviveis ...
Eu estava cheia de medo mas ja o perdi ... ela ficou optima continua aum docinho e ao contrario do que me avisaram não começou a engordar .. continua uma gata top model em elegancia. tal como os humanos cada gato é diferente e tem uma personalidade marcada ...
Agora fico mais descansada pois ela estava a emagrecer imenso com os cios consecutivos.

Jokas

ChinaBlue
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado mai 03, 2003 9:29 pm

Olá,,

Eu daqui a uns tempos (1 ou 2 meses) também vou estrelizar a Amélia. Confesso que ando um pouco preocupada. O veterinário explicou-me tudo muito bem, mas uma pessoa tem sempre receio.
Mmas vou tentar tirar uns dias para estar perto dela.

Beijokas
kathleen
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

domingo mai 04, 2003 2:19 pm

Olá Kathleen

Fazes bem em tirar uns dias para ficar com ela, eu so consegui 3 dias de férias na altura e achei pouco ... mas o mais dificil foi mesmo a 1ª noite ... ela dormiu em cima de mim e passou a noite toda a tremer como se tivesse pesadelos ... depois normalizou e hoje esta optima se em que ficou ainda mais mimalha (se tal é possivel :p ) ...
No pós-operatorio o complicado foi a dificuldade dos 1º dias em fazer coco, ela esforçava-se imenso e fazia pouco, falei com o vet que me recomendou xarope de maças reinetas, fui a loja de produtos naturais comprar e foi remedio santo ... ela adorou pois é doce (a minha gata adora fruta e sopa de legumes)...
Hoje é uma gatinha activa e elegante que me dá muitas alegrias e ternura ...

Jokas Doces
ChinaBlue
Responder

Voltar para “Gatos”