Descobri hoje que que tenho uma gata marcadora.
A Blaky era uma gatinha de rua por quem nós nos afeiçoámos e está cá em casa há quase dois meses.
A esterelização já está marcada para o nosso mês de férias, para que lhe possamos dar a atenção e o apoio que ela merece. Este mês e a conselho da nossa veterinária não lhe demos a pílula, precisamente por sabermos de antemão o efeito negativo que tem nos animais, até porque a veterinária nos informou que a "época de cio" já estaria mais ou menos terminada.
Mas o que aqui me trás não é o motivo de ela ter entrado em cio, mas sim o de por duas vezes ela ter "marcado" o chão cá de casa.

Ora eu até estava preparada para as reações que as gatas têm durante o cio e até estava preparada para que os dois machos recomeçassem a marcar. Agora o que eu nunca supunha era que ela pudesse "marcar" o território.
Tenho colocado o marcar entre áspas pois não sei efectivamente se é isso que ela está a tentar fazer e é precisamente essa a pergunta que aqui coloco, porque não tenho conhecimento de que as gatas marquem território deste modo.
Desde já agradeço as vossas respostas.