Cios

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado fev 09, 2008 7:19 pm

Boa tarde,

Tenho uma gatinha com 10 meses (Cherri), ela teve o seu primeiro cio em Janeiro passado. Levei-a ao vet. pois era a primeira gata que tinha e nao sabia o k fazer. A vet. disse-me k qd o cio terminasse k o melhor era estereliza-la pois ela estava com as maminhas muito inchadas o k nao era normal. O problema e k ela tem o cio de semana a semana, ela fica "calma" durante mais ou menos 1 semana e logo depois esta outra semana com o cio.
Ainda nao tive oportunidade de falar com a vet. dela, e por isso pergunto a quem me possa responder se este comportamento por parte da Cherri é normal :?
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

sábado fev 09, 2008 7:22 pm

... penso que esse subresalto de uma em uma semana.. terminará..quando a época do cio terminar!!
mas informe-se :)
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 7:26 pm

Pois eu tb achava, mas puz-me a pesquisar na net e dizem k normalmente elas têm o cio nos meses quentes, o que me deixou ainda mais preocupada :(
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

sábado fev 09, 2008 7:41 pm

Ela é castrada?
Se não é aconselho-lhe a dar-lhe umas pastilhas de 15 em 15 dias próprias para substituir a castração, mantém a gata calma. De momento não me lembro do nome, mas começava por M, informe-se sobre isso, com a minha gata resultaram, é só pôr a pastilha entre a comida molhada, que ela tanto gosta e ela, ao comer a comida engole a pastilha, é muito fácil de dar à gata, ela fica calma, sem necessidade de a castrar e de ela ficar mais gorda, pois continua brincalhona e activa, mas não a morder loucamente às pessoas. :wink:
Quanto a ser de uma em uma semana, não sei ela pode estar na época do cio mas só ás vezes se "manifestar" mais :?
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 7:51 pm

ela ainda nao e esterilizada, mas a vet disse k nao havia nada a fazer para que ela ficasse mais calma a nao ser esteriliza-la. É claro k eu preferia dar-lhe esse tipo de pastilhas pois nao gostava que ela passasse por uma operação e pior ainda o pos operatorio.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado fev 09, 2008 7:57 pm

Dependendo da raça, o normal nas gatas de pelo curto é terem o primeiro cio entre o quinto e o oitavo mês. Nas gatas de pêlo longo o primeiro cio ocorre mais tarde, pode repetir-se com intervalos de aproximadamente um mês. Este intervalo é mais ou menos curto, conforme se a gata cruzou durante o cio ou não.
Nos casos em que as gatas não têm contacto com machos, os intervalos podem ser de 16 dias e têm uma duração de mais ou menos 4 a 7 dias.

O cio pode ser chamado de sazonal, por depender da época do ano, ou seja dependendo da duração da luz do dia. Logo podem ocorrer mais cios quando os dias são maiores.
MiausRafa
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 8:04 pm

Suzana1 Escreveu:ela ainda nao e esterilizada, mas a vet disse k nao havia nada a fazer para que ela ficasse mais calma a nao ser esteriliza-la. É claro k eu preferia dar-lhe esse tipo de pastilhas pois nao gostava que ela passasse por uma operação e pior ainda o pos operatorio.
A pílula tomada com frequência é contra-indicada, porque pode causar tumores mamários, assim como dos órgãos reprodutores. Se fôr só enquanto espera pela cirurgia, não lhe fará tanto mal assim. Mas não dê sem falar com a Vet dela.

Nada melhor do que esterilizá-la. Não deve ter medo da cirurgia, a recuperação é bastante rápida.

Se houver uma doença, aí sim será mais complicada a cirurgia e a própria recuperação e quanto mais idade tiver o animal, pior.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado fev 09, 2008 8:06 pm

inescarmo Escreveu:Ela é castrada?
Se não é aconselho-lhe a dar-lhe umas pastilhas de 15 em 15 dias próprias para substituir a castração, mantém a gata calma. De momento não me lembro do nome, mas começava por M, informe-se sobre isso, com a minha gata resultaram, é só pôr a pastilha entre a comida molhada, que ela tanto gosta e ela, ao comer a comida engole a pastilha, é muito fácil de dar à gata, ela fica calma, sem necessidade de a castrar e de ela ficar mais gorda, pois continua brincalhona e activa, mas não a morder loucamente às pessoas. :wink:
Quanto a ser de uma em uma semana, não sei ela pode estar na época do cio mas só ás vezes se "manifestar" mais :?
e um dia destes tem um tumor mamário.
se a gata tem cios frequentes, não parece nada normal. e se a vet disse que tinha as maminhas inchadas, ainda menos. pode ter uma gravidez psicológica. sei lá. o melhor é esterelizá-la. custa, mas é para a vida
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado fev 09, 2008 8:13 pm

A minha gata foi esterilizada aos 6 meses e tinha tido o primeiro cio aos 4, embora tivesse tido um muito mais forte semanas antes da operação :!:
Não digo que o momento pós-operatório tenha sido muito bom, mas no dia seguinte à operação a minha gata estava como nova (eu evitava pegar-lhe e ela evitava que lhe tocassem na barriga mas, de resto, fazia a vidinha dela normal) :D
É claro que cada gata é uma gata e cada uma leva o seu tempo, mas geralmente elas recuperam muito bem :!:

Não aconselho nada as pastilhas, como foi dito anteriormente, a longo prazo estas podem trazer complicações... :|
Tente antes evitar que ela tenha contacto com gatos machos até ter a oportunidade de a esterilizar :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 8:35 pm

Nos casos em que as gatas não têm contacto com machos, os intervalos podem ser de 16 dias e têm uma duração de mais ou menos 4 a 7 dias.

Bem então pelos vistos e normal ela ter o cio frequentemente, isso ja me deixa mais descansada. Mas assim k puder marco a esterilização. Ela é arraçada de persa e outra raça k nao me lembro o nome, o que faz com ela não seja de pelo longo mas também não seja de pêlo curto :?

Obrigada pelas respostas :wink:
MiausRafa
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 8:50 pm

Eu penso que o que pode ser mais preocupante é o facto de ela ter as maminhas inchadas. Faz bem em marcar a esterilização para o mais breve que possa.
Há Vets que fazem a cirurgia às gatas mesmo estando com o cio dizem que não há risco nenhum para o animal, desde que o médico seja suficientemente experiente para operar nessa situação.
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 8:55 pm

pois é verdade.
mas sabem, sou um pouco desconfiada no k toca a veterinarios, parece smp k so kerem fazer dinheiro em vez de se preocuparem realmente com os "quase membros da nossa familia". digo isto pois o meu ultimo gato morreu por negligencia e falta de interesse por parte dos veterinarios. Foi um pouco revoltante e por isso tinha jurado nao voltar a ter animais de estimaçao. Mas como e obvio nao resisti!!!
Espero k desta vez seja diferente e k esta vet seja plo menos mais interessada.

Obrigada novamente plas respostas
ginjarola
Registado: domingo jan 20, 2008 6:20 pm

sábado fev 09, 2008 9:22 pm

Suzana, o melhor a fazer é consultar o veterinário e juntos encontrarem uma solução.
No caso da minha gata a solução foi fazer a esterilização durante o cio, é mais arriscado mas ela estava á 3 meses consecutivos assim.

Boa sorte, com a gatinha J
Suzana1
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 9:30 pm

:) obrigada, espero mm k corra tudo bem pk a minha casa ja nao é a mm desde k ela em vez de andar a partir tudo anda a arrastar-se plo chão. é de cortar o coração ate pk tou habituada a vê-la a saltar do movel para a mesa, da mesa para o sofa, e do frigorifico para o microndas etc!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 09, 2008 10:29 pm

inescarmo Escreveu:Ela é castrada?
inescarmo

Pelos vistos... nem mesmo a andar cá há tanto tempo, não aprendeu nada! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”