Fazer análises

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

sexta fev 08, 2008 11:33 pm

Todas as vacinas que a Kitty tomou, foram dadas nas patinhas traseiras, por que a vet falou que tinha menos chance de aparecer problemas, devido à movimentação muscular (ou algo assim). A vet é especializada em felinos.
Ricardo da Silva Ferreira
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado fev 09, 2008 1:13 am

Rickdf Escreveu:Todas as vacinas que a Kitty tomou, foram dadas nas patinhas traseiras, por que a vet falou que tinha menos chance de aparecer problemas, devido à movimentação muscular (ou algo assim). A vet é especializada em felinos.
O facto da vacina ser dada na patinha, não evita que possa ter problemas. O que o Médico Oncologista diz é que no caso de aparecer numa patinha , dá para salvar o animal, fazendo amputação do membro, enquanto nos outros locais é difícil conseguir remover todo o tecido afectado e com grandes probabilidades de recidivar.
Ele estava a sensibilizar os outros colegas vets a fazer a vacinação na patinha, mas diz que muitos deles ainda não estavam a aceitar isso muito
bem.

Esta foto é da Pitinha quase um mês depois da 1º cirurgia.
Um dos meus receios era que ela ficasse paraplégica porque o tumor estava muito próximo da coluna.
Da 2ª vez ainda estava mais próximo, mas correu tudo bem.
Imagem

Quando são dadas no cachaço, ainda menos tecido tem para ser removido.
Está uma situação no forum Felinus. Por acaso aquela gatinha também está a ser tratada pelo médico que tratou a minha.

O que o Médico diz é que está provado que os tumores estáo relacionados com as vacinas, mas não só, tudo o que seja injecção.

O Vet dos meus meninos, desde o inicio não me quis dizer que poderia haver relação com as vacinas, mas como eu não descansei e passei noites na Internet, a ler tudo o que encontrava a falar nesta maldita doença e na relação com a vacinação, quase que foi obrigado a dizer que poderia ser. Creio que ele não me queria assustar em relação às vacinas.
Assim como viu que eu não desistia de fazer tudo pela minha menina, lá me indicou o médico Oncologista, que eu na altura desconhecia que houvesse, e que por azar, não estava em Portugal naquela altura, ele ainda estava no Reino Unido. A primeira operação foi feita noutro Hospital.
Quanto ao vacinar na patinha, o meu Vet tanbém não estava muito de acordo, mas diz que se eu ficava mais descansada que tudo bem.

Ao que me quer parecer os laboratórios andam a querer tirar o receio aos donos de gatos mostrando que não tem nada a ver. O meu Vet deu-me um artigo que veio publicado numa revista que ele recebe não me recordo o nome, em que dizia fim da desmistificação da relação vacina e fibrosarcoma...a mim pareceu-me mais publicidade do que outra coisa.

Também questionei ambos se a eficácia da vacina na patinha é a mesma e eles dizem que sim.
O produto é injectado, na perna traseira na parte superior.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sábado fev 09, 2008 5:03 pm

Bem, tirando o excesso de peso da Cd e da Tusca (desta última o excesso já ultrapassado e o peso normalizado), as minhas 3 gatinhas sempre foram saudáveis nunca tendo tido problemas de saúde, e tento proporcionar-lhes um estilo de vida o mais saudável possível. Mas claro, não é por isso que estão livres de um dia para o outro terem qualquer coisa :?.

Esta questão deixou-me algo apreensiva, e por isso em Março, e já que a Tusca vai levar nessa altura as vacinas anuais, vou conversar com a vet sobre isto e tentar saber a sua opinião.
De qualquer das formas pondero sériamente a hípotese de a partir de agora levarem as vacinas na patinha. Pode não ser a solução mas pelo menos, e a avaliar pelo relato feito pela MiausRafa, é uma forma de minimizar e até prevenir males maiores.

Um obrigada à MiausRafa pela explicação e à leonildecarvalho pelos links fornecidos :wink:.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
MiausRafa
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 8:27 pm

Jcmac,
Não precisa agradecer. Não me custa mesmo nada transmitir ás outras pessoas o conhecimento que adquiri infelizmente à custa de uma má experiência.
Pena que parte dos Vets, não sejam mais abertos a falar nestas situações, alguns parece que até têm receio que os clientes saibam o que pode acontecer.

Não sei se ainda é assim, mas na altura constou-me que na América, nas clinicas veterinárias estavam à disposição dos donos dos animais folhetos explicativos, das vantagens das vacinas e dos possíveis efeitos secundários ( Tumores ). E o dono tinha que assinar um termo de responsabilidade em como tinha tomado conhecimento.
jcmac
Membro Veterano

sábado fev 09, 2008 9:10 pm

Eu não sei se essa falta de abertura será receio ou antes talvez acharem que não é relevante para o consumidor já que as vacinas são algo necessário.
Tenho uma relação muito boa com a vet das minhas meninas e, para além disso, tenho como amigas duas veterinárias de profissão com clínicas próprias abertas. Com qualquer uma delas falo sem qualquer problemas sobre todas as questões relacionadas com os animais e não tenho problemas em colocar as questões que ache pertinentes. Mesmo assim esta foi a primeira vez que li sobre esta questão, não tendo por isso conhecimento até aqui.
Não consigo esconder alguma estranheza por esta falta de informação acerca de um assunto que pessoalmente acho de extrema relevância e muito pertinente.

Se realmente está provado que existe uma relação entre as injecções (de vacinas ou outros) e o desenvolvimento de tumores no sítio onde estas são aplicadas, então porquê tentar escamotear a questão e ainda por cima quando há formas, como por exemplo injectar na patinha, de minimizar o possível problema?
Para mim não faz sentido :?...

Se essa informação que a MiausRafa recebeu acerca das clínicas americanas é verdadeira, então eu acho uma boa política e algo que se deveria pensar sériamente em fazer.
Como dona de 3 gatinhas acho que tenho o direito de ser informada acerca dos riscos que elas correm ao levarem uma simples vacina. Quando foram esterelizadas eu assinei um termo de responsabilidade e fui informada ao pormenor de tudo o que implicava essa cirurgia. Porque não fazer então o mesmo em relação a esta questão?
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo fev 10, 2008 10:21 am

Estas informações trouxeram-me à memória uma história relativamente recente que se passou com um colega de trabalho.

Ele tinha uma gatinha com 7 anos e a certo ponto começou a notar um alto, precisamente no sítio onde costumava fazer a vacinação...

Fizeram muitos tratamentos, mas infelizmente já não houve nada a fazer por ela, pois já se tinha espalhado bastante :(

Antes da gatinha falecer e quando se descobriu o que tinha, por forma a tentar salvá-la, foi obter uma 2ª opinião e o que lhe disseram foi que o material que usavam para a vacinação seria de má qualidade!!! :?

Na altura eu ainda não estava registada no Arca e não tinha grandes conhecimentos no assunto, mas aquilo soou-me muito mal! :roll:

Agora percebo o que aconteceu com a gatinha :cry:

Muito sinceramente é como se costuma dizer "preso por ter cão e preso por não ter" :|

Sabemos que o melhor para os nossos bichanos é a vacinação, para os proteger (e a nós também, claro) das mais variadas doenças, mas muitas vezes isso também implica a sua"vida" :cry:

Sinceramente não me passa pela cabeça deixar de vacinar as minhas meninas, mas ao mesmo tempo, cada vez mais fico receosa... :cry:

Há certas situações em que a "ignorância" é o melhor, pois "o que não sabemos, não nos magoa" e nesta situação, aplica-se, e bem...
Se por um lado queremos o melhor para os nossos animais, por outro, esse "melhor" não é assim tão bom :(

Peço desculpa pelo desabafo, mas já são muitos casos de situações relacionadas com as vacinas e, para mim é impensável pensar que, eventualmente posso perder as paixões da minha vida, porque as vacino para as proteger :cry: :cry: :cry:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda fev 11, 2008 12:08 am

Realmente, esta história também trouxe-me algo à memória. :cry:
Entre 2002 e 2003 a minha Twiguy teve vários problemas. Foi uma infecção urinária, uma alergia na pele e uma forte constipação que lhe atacou os brônquios.
Foram dois anos terríveis para ela, fez vários tratamentos e levou imensos injectáveis... e sim, também reparei num quisto que tinha no cachaço.
Foi vista pela médica (outra médica na altura), mas ela dizia-me que devia ser um quisto sebáceo e com a idade dela o melhor era não mexer.
Esse quisto era visto de x em x tempos e houve uma altura que desapareceu.
Mas lembro-me que no último mês dela, o mesmo mês em que fez vários tratamentos injectáveis, esse alto voltou.
Agora não adianta voltar a pensar mais nisso. Entretanto mudei de vet e este para além de ter mais confiança, é um antigo colega e velho amigo. E estou mais à vontade para poder esclarecer as minhas dúvidas. Para a próxima, vou pedir que a vacina seja aplicada na patinha.
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda fev 11, 2008 10:25 am

O assunto da vacinação já foi em tempos aqui debatido bem a fundo (até o tópico descambar, claro :wink: ).

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15451

Como disse na altura, há alguns (poucos, infelizmente) veterinários que recomendam que a vacina seja dada na cauda. É bem mais doloroso, mas entre ter a vir de amputar uma pata ou a cauda, é preferível amputar a cauda.
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda fev 11, 2008 10:30 am

Esqueci-me deste. Um tópico antigo sobre a vacina FELV:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15424
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

segunda fev 11, 2008 10:47 am

Qual a segurança/ fiabilidade dos teste de felv e fiv feitos com kits? a minha nina foi testada com 2 meses mas disseram-me que podia ainda ter anticorpos da mãe e não acusar nada. Os testes dela deram negativo. Será que posso estar descansada? Já foi vacinada e tem 7 meses.
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

segunda fev 11, 2008 4:05 pm

Alguem pode ajudar nas perguntas que coloquei antes, please :?: :?: Sei que não tem a ver directamente com o tema vacinação mas estão relacionadas com a saude e segurança dos nossos animais.
MiausRafa
Membro Veterano

segunda fev 11, 2008 6:43 pm

leo77,
Os testes de FIV/FELV feitos em gatos com menos de cinco/seis meses de idade, não são fiáveis.
As análises de kit, também têm um grau de fiabilidade inferior comparadas com as análises de laboratório.

Depois dos gatinhos terem a vacina da Leucose felina, fazendo análises não sei se o resultado será alterado.

jcmac,
tenho andado à procura nos artigos que tenho guardados, mas não encontro onde posso ter lido sobre os folhetos nos E.Unidos ou se na altura tomei conhecimento só por alguma conversa. só encontrei este que fala alguma coisa:
http://www.cosasdeperros.com.ar/b/info. ... elino.html

kyaraa disse:
Há certas situações em que a "ignorância" é o melhor, pois "o que não sabemos, não nos magoa" e nesta situação, aplica-se, e bem...

Desculpe, mas não concordo consigo. Certo é que não se sofre por antecipação, mas quando surgem as situações, nem sempre agimos da melhor forma. Esta doença que falamos é "uma luta contra o tempo".

Imagine ter aulas práticas sem nenhum conhecimento da teoria, não acha que será bem mais difícil?

Em 2006, eu era 100% ignorante nesta matéria, fui apanhada de surpresa, quando fui ao Vet eu só sabia dizer " Isso foi reacção à vacina, ela foi aplicada nesse local". Ninguém me quis admitir. Só depois de eu andar a fazer pesquisas na internet e insistir. Com tudo isto o tempo foi passando, foi operada passado mês e meio.
A minha gata também tinha sete anos quando surgiu a doença. Isso de o Vet da gatinha do colega da kyaraa dizer que foi aplicada a vacina com material de má qualidade, lá está mais um a "tapar o sol com a peneira" como se costuma dizer.
Até porque o problema não está associado a nenhum laboratório específico como de inicio se chegou a pensar.

O Oncologista, diz que se os colegas, enviarem os doentes a tempo, há uma maior probabilidade de os tratar e de lhes dar um maior tempo de vida e com mais qualidade. Pois já vão tendo disponíveis mais tratamentos. Logo para isso tem que haver disponibilidade do Vet e conhecimentos do dono, na minha opinião.

Nunca ouvi falar na vacina aplicada na cauda. Penso que se isso fosse viável, este oncologista de que falo aconselharia isso, assim como o que ele aconselha é a vacina na parte superior da pata traseira (coxa).
Para quem vacina na patinha, não se esqueçam de alternar, um ano na patinha esquerda, outro na direita ou vice-versa.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda fev 11, 2008 6:51 pm

no outro dia, falei com a vet sobre os perigos das vacinas. ela disse-me que os animia corriam menos perigos com vacinas do que sem elas.sendo assim :roll:
anjjazul
MiausRafa
Membro Veterano

segunda fev 11, 2008 7:12 pm

anjjazul Escreveu:no outro dia, falei com a vet sobre os perigos das vacinas. ela disse-me que os animia corriam menos perigos com vacinas do que sem elas.sendo assim :roll:
Sem dúvida, por isso mesmo continuo a vacinar os meus, dentro das suas necessidades, para o tipo de vida que fazem.

Se eu fosse pelo coração e não pela cabeça aí sim nem mais uma.
jcmac
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 1:57 pm

anjjazul Escreveu:no outro dia, falei com a vet sobre os perigos das vacinas. ela disse-me que os animia corriam menos perigos com vacinas do que sem elas.sendo assim :roll:
Esta semana levei a minha Tusca para ser vacinada.
Falei-lhe sobre esta questão do aparecimento de fibrosarcomas em consequência da toma de injecções e expus-lhe as minhas dúvidas e receios. O que disse foi precisamente o que a vet da anjjazul lhe disse, e tentou tranquilizar-me em relação a esta questão.
De qualquer das formas pedi-lhe para a partir de agora dar as injecções na patinha a todas as minhas gatinhas, ao que ela acedeu sem problemas nenhuns. A Tusca já levou as vacinas na patinha e a única diferença foi a recomendação para massajar ainda mais (do que se fosse no cachaço como era habitual) a zona onde foram injectadas.
Responder

Voltar para “Gatos”