Obstrucção Urinária

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
udzudz
Registado: sábado fev 09, 2008 10:33 pm

sábado fev 09, 2008 10:43 pm

Boa noite.
Estou bastante preocupado com a situação do meu gato, ele teve uma obstrucção urinária e ao que parece detectei-a no próprio dia, ele é castrado e nunca lhe dei comida própria ( erro meu eu sei ). Fui a um hospital de urgencia e eles disseram-me que ele tinha dois tipos de cristais e ficou então internado 4 dias algaliádo e anti bioticos para a infecção. Quando saiu nesse mesmo dia estava pior do que como tinha ido para lá, urinava as pinguinhas e com muita dificuldade foi então que decidi ir a um veterinário. Este disse que ele tinha um bocado de sangue na bexiga e uma infecção, ficou internado e algaliado e com lavagens na bexiga durante 2 dias mas veio-se embora hoje e disseram-me que na segunda feira o mais provável era ele voltar lá para ser re-algaliado e continuar com o tratamento ( então porque raio saiu de lá? ) Ele agora está em casa bastante mais bem disposto, já bebe e come mas ainda urina as pinguinhas embora com mais frequencia, não sei é se isto é bom sinal e se vai melhorar sozinho ou não...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado fev 09, 2008 10:48 pm

E não está a comer comida especial?
udzudz

sábado fev 09, 2008 10:49 pm

Agora sim, mas ainda mal teve tempo para comer, veio hoje para casa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 09, 2008 11:00 pm

Deve ter já uma "pedreira"...se continua a obstruir...

Por vezes, quando há obstrução por um cristal a entupir/obstruir a uretra, em certas situações no próprio acto de algaliar; a algalia a passar na uretra, chega a empurrar o cristal para a bexiga e desobstrui a uretra mas... com a continuidade de urinar se o cristal não for dos que dissolve, pode estar constantemente num vai e vem... e a continuar a obstruir.
Ainda, mesmo para os cristais que se desintegrem e saiam pelas vias normais, na urina, o próprio acto de algaliar, chega a "ferir" a uretra e a complicar-se a infecção que já possa ser existente...
Por vezes até ainda só existe inflamação e com o "ferimento" da algalia, chegam a infectar...!
Todos estes casos são complicados para todos; gatos em especial, donos e até para os Veterinários.
Esse gatinho precisa é dum internamento com dias e dias de soro contínuo para o obrigar a urinar o mais possível até que mais ou menos limpe....!
Claro que uma algalia não pode estar muito tempo na uretra e por isso mesmo, por vezes, há a necessidade de a retirar por um dia ou dois e caso necessário, voltar a algaliar.
Quanto à alimentação... espero que o Vet que o segue tenha tido o cuidado de o informar qual a dar-lhe neste momento e qual a dar-lhe depois...!

As melhoras do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
udzudz

sábado fev 09, 2008 11:12 pm

Então porque é que o vet a que fui o mandou para casa no fim de dois dias já com toda a certeza que na segunda feira o mais provavel era ter que ser algaliado outra vez? ganhar o dobro? Desculpem lá é que já no hospital deixei muito dinheiro e não trataram e agora no veterinário também? para isso ficava internado até ficar bom e não manda-lo para casa para passado o fim de semana voltar para lá..
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

sábado fev 09, 2008 11:18 pm

Amigo,o seu gato terá de comer o resto da vida ração apropriada á não formação dos cristais(que em norma são de duas qualidades).E precisa de vigiá-lo porque de cada vez que entope a uretra e não consegue urinar, é urgente levá-lo a desobrtruír.Tendo sempre água limpa e bebendo bastante, comendo a s rações próprias até pode ser que tenha uma vida normal. Ele não ficou no fim de semana, porque só os hospitais tem pessoal de serviço o tempo todo, mas já que tem de pagar ao veterinário faça-lhe as perguntas todas que entender precisar.É obrigação do médico esclarecer acerca do doente e da doença.o meu Pépinho a quem fiz um memorial, morreu depois de infeções sucessivas e por eu estar pouco informada acerca da alimentação ,que não cumpri escrupolsamente.
Desejo-vos tudo do melhor.
udzudz

sábado fev 09, 2008 11:22 pm

Ele já está neste momento a comer ração especial para os cristais e bebe bastante.
Mas então se veio para casa este fim de semana e vai voltar a ser algaliado na segunda feira vou ter que pagar duas vezes a algaliação/etc ? Não acho que seja justo visto que o tratamento foi interrompido ( deixei ha uns tempos a minha gata lá internada uma semana e ela não teve que vir para casa no fim do semana mas sim no dia em que devia vir )
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo fev 10, 2008 12:10 am

Quanto a pagamento...não sei! Isso é para se entender com a Vet :wink:
De qualquer forma o gato precisa mesmo da continuidade do tratamento

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

domingo fev 10, 2008 8:50 pm

Quando voltar a acontecer(isto se não quizeres e não puderes ir desta vez) leva o animal á Escola de Medicina Veterinária que tem consultas diárias(excepto sábados e domingos) e praticam preços mais em conta,e também tem internamento.Disseste que o gatinho come e bebe bastante, o que é muito bom, mas nada dizes sobre o problema da obstrução...já urina sem dificuldade? É importante estares atenta para informar o médico ou para veres se o problema está resolvido.Não o deixes comer outras coisas:só a comida para problemas urinários e fala com o médico para saber se os rins não foram afectados porque existe uma comida só para problemas renais.Informa-te bem, pergunta tudo que precises,OK?E tudo de bom para ti e o miau.Dá noticias....
udzudz

segunda fev 11, 2008 7:33 pm

O gato está bastante bem disposto, já come e bebe IMENSO, tenho apalpado a bexiga de 5 em 5 minutos ( paranoico ) e não me parece que esteja muito cheia ( mas também não sou nenhum veterinario ) tenho vigiado quando ele urina e pelo menos já não são pinguinhas, chega mesmo a formar um jacto embora não por muito tempo mas ele também não se queixa, espero que esteja a melhorar.. Obrigado a todos
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda fev 11, 2008 7:39 pm

Quando o meu gato nao urinou levei-o ao veterinario... pedras na bexiga. Ficou internado dois dias, a fazer antibiotico. E durante uma semana foi mais tres vezes ao veterinario fazer antibiotico.

Come raçao especial e eu olho sempre que ele faz xixi... faz pouco, mas faz! Se algum dia reparar que ele NAO FAZ levo-o urgentemente ao veterinario. o veterinario do meu Sam disse que gatos com problemas urinarios que nao urinem durante mais de 6 horas podem ter uma grave crise... por vezes fatal.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”