boas pessoal,
Tenho um casal de chinchilas e gostava de saber como é que posso saber se a minha fémea está grávida?
cumprimentos
TiagoGrilo
Sintomas de gravides de chinchilas
Vai ser difícil notar a gravidez no início. No decorrer dos meses a fêmea vai ganhar peso, mas mesmo isso poderá ser difícil de notar. Se a fêmea for pequena e houver somente um filhote, provavelmente não se irá perceber. Em fêmeas maiores ou em casos de gestações múltiplas, a gravidez é mais facilmente percebida.
No último mês de gestação pode-se notar que o abdomen da fêmea fica mais rígido e pode-se inclusive sentir os filhotes, apalpando-se a barriga gentilmente (mas evite apalpar). Nos últimos dias que precedem o parto pode-se ver os mamilos mais salientes, para isso é só assoprar os pêlos nas regiões laterais. Também nos últimos dias da gestação a fêmea vai ficar mais quieta, mais sonolenta, procurando dormir mais que o normal, buscando posições mais confortáveis, geralmente de lado. Na verdade, as fêmeas gestantes tendem a dormir de lado cada vez mais conforme a gravidez evolui, mas às vezes só se percebe isso nos últimos dias. Vai querer interagir menos contigo e com outras chinchilas também. Por volta de um a dois dias antes do parto, a chinchila pode não querer comer muito e também apresentar leve amolecimento das fezes. Não se preocupe, isso é comum e voltará ao normal, mas caso não volte após o parto, dê a ela um pedaço pequeno de maçã por dia até se normalizar.
Se notares que sua chinchila está grávida, deverás tomar alguns cuidados para permitir que ela tenha uma gestação saudável. Aumenta um pouco a sua alimentação, fornece bastante alfafa e um suplemento de cálcio e vitaminas.
Com uma pequena pesquisa, consegue-se encontrar muita coisa!!!
Boa sorte
No último mês de gestação pode-se notar que o abdomen da fêmea fica mais rígido e pode-se inclusive sentir os filhotes, apalpando-se a barriga gentilmente (mas evite apalpar). Nos últimos dias que precedem o parto pode-se ver os mamilos mais salientes, para isso é só assoprar os pêlos nas regiões laterais. Também nos últimos dias da gestação a fêmea vai ficar mais quieta, mais sonolenta, procurando dormir mais que o normal, buscando posições mais confortáveis, geralmente de lado. Na verdade, as fêmeas gestantes tendem a dormir de lado cada vez mais conforme a gravidez evolui, mas às vezes só se percebe isso nos últimos dias. Vai querer interagir menos contigo e com outras chinchilas também. Por volta de um a dois dias antes do parto, a chinchila pode não querer comer muito e também apresentar leve amolecimento das fezes. Não se preocupe, isso é comum e voltará ao normal, mas caso não volte após o parto, dê a ela um pedaço pequeno de maçã por dia até se normalizar.
Se notares que sua chinchila está grávida, deverás tomar alguns cuidados para permitir que ela tenha uma gestação saudável. Aumenta um pouco a sua alimentação, fornece bastante alfafa e um suplemento de cálcio e vitaminas.
Com uma pequena pesquisa, consegue-se encontrar muita coisa!!!

Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm
Desde ja obrigado pela resposta...........mas isso eu até já sabia no geral
O que eu gostava de saber é se á algum modo de ver se a chinchila está gravida logo no principio da gestação.
Obrigado na mesma
cumprimentos
TiagoGrilo

O que eu gostava de saber é se á algum modo de ver se a chinchila está gravida logo no principio da gestação.
Obrigado na mesma

cumprimentos
TiagoGrilo
Eu nunca tive a experiência de ver ao vivo uma chinchila grávida, no inicio da gestação, mas li, nos vários tópicos que se criaram sobre este tema, que no inicio da gestação o sinal mais visível será elas deitarem-se de lado (corrijam-me se tiver errado). Mas neste aspecto, de elas se deitarem de lado, não é uma regra geral, pois muitas chinchilas deitam-se de lado e não estão grávidas, já aconteceu com a minha.
Fica bem
jmiguel
Fica bem
jmiguel
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Não quererá antes dizer um pedaço de tosta? É que se ela já está com as fezes moles, dar maçã só faz pior...jmiguel15 Escreveu: (...) Por volta de um a dois dias antes do parto, a chinchila pode não querer comer muito e também apresentar leve amolecimento das fezes. Não se preocupe, isso é comum e voltará ao normal, mas caso não volte após o parto, dê a ela um pedaço pequeno de maçã por dia até se normalizar. (...)