Ramos para gaiolas de chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

domingo fev 10, 2008 8:49 pm

Boas!!!

Eu, em principio, no decorrer desta semana irei adquirir uma gaiola maior para a minha chinchila.

A gaiola já traz prateleiras, mas eu gostava de saber se posso colocar algum tipo de ramos lá dentro para ela andar a pular de ramo em ramo. Eu sei que tanto as chinchilas como os coelhos só devem roer madeira sem tratamento, mas não sei se existem à venda ramos sem tratamento. Se não existirem à venda eu posso chegar a uma árvore, cortar uma raminho e colocá-lo na gaiola???

Queria, também fazer, mais uma pergunta:
- Eu sou de Braga e não encontro em nenhuma loja de animais, aqueles cubos de cálcio para as chinchilas e coelhos roerem. Será que alguém me pode dar a indicação de alguma loja onde existam.

Desde já, obrigado pelas respostas!

Fiquem bem

jmiguel
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

domingo fev 10, 2008 9:56 pm

:idea: Com as chinchilas não sei, mas no viveiro com rosies que tenho, coloquei dentro um grande ramo de árvore de fruto que cortei duma gingeira que tenho, e eles andam muito bem, roem e tudo, muito contentes.Penso que se não for venenosa a árvore,não haverá problema,mas telefona ou vai a uma loja que tenha chinchilas e pergunta....e não vais arranjar-lhe companhia?Quem é que gosta de viver só?
jmiguel15
Membro Veterano

domingo fev 10, 2008 10:35 pm

Eu já pensei em arranjar-lhe companhia. Até coloquei um tópico aqui na arca, mas disseram-me que como a minha chinchila já tem 2 anos é difícil de habituá-la a uma nova companheira. Mas mesmo que arranjasse uma companheira tinha mesmo de ser fêmea pois não pretendo fazer criação.
Eu sei que um companheiro da mesma espécie é sempre melhor que a companhia de um humano, mas ela cá em casa é uma musa pois praticamente toda a gente gosta muito dela e brinca com ela.
A única pessoa que ainda não está habituada a ter a chinchila cá em casa é o meu pai que não encara a ideia de ter um "rato" (como ele diz) dentro de casa.

Já agora, gostava de saber o que são rosies??? Será que poderia criar um tópico sobre eles, com fotos???

Obrigado!!!

Espero mais respostas...

Fiquem bem

jmiguel
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo fev 10, 2008 11:17 pm

Pode por madeira não tratada, proveniente de árvores que não tenham levado com qualquer tipo de pesticida e que não sejam tóxicas. Algumas das madeiras seguras são de maciera, pereira, pinho. Pode ver mais madeiras tóxicas e não tóxicas neste link: http://www.freewebs.com/nzchinchilla-re ... rution.htm . Faça scroll até onde diz "Safe & Non safe Woods & Chews".
jmiguel15
Membro Veterano

segunda fev 11, 2008 9:28 pm

Boas!!!!

Desde já obrigado pela resposta.

Será que os ramos de magnólia são tóxicos????
Foi o único do site que a Nadeshda me deu, que acho que consigo arranjar com mais facilidade, pois tenho no jardim, mas não sei se esse é tóxico ou não.
Nadeshda
Membro

segunda fev 11, 2008 10:11 pm

Sim, a magnólia está na lista de madeiras seguras ;) Para maior segurança, aconselhava a dar uma boa escovadela nos ramos com uma escova rija para tirar a maior parte da sujidade e, se possível, colocar o ramo em água a ferver para matar as bactérias... e deixar secar muito bem o ramo antes de o por na gaiola (sei de quem até ponha os ramos dentro do forno :P)
jmiguel15
Membro Veterano

segunda fev 11, 2008 10:38 pm

Ok. Obrigado pela resposta.

Agora vou ter de arranjar uma grande bacia, para pôr o ramo a ferver!!! :P
O Ramo não convém ir com folhas, pois não???

Fiquem bem

jmiguel :D
Nadeshda
Membro

segunda fev 11, 2008 11:12 pm

Sim, tire as folhas que o ramo tenha :) Boa sorte na procura da bacia! :P
Responder

Voltar para “Exóticos”