Critérios de Criação ( temperamentais )

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Keyna
Membro
Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

terça fev 12, 2008 9:45 am

Relativamente ao cruzamento de cães da mesma raça, ( e antes de mais quero explicar que Não estou a pensar cruzar nenhum, não se assustem! ) alguém me sabe explicar ( ou indicar um livro ) que explique quais os critérios de escolha de cruza dos criadores (relativamente a temperamento)...

Por aquilo que percebi, os criadores responsáveis tentam sempre encontrar um espécime mais perto do padrão da raça em questão, tanto morfológicamente como relativamente ao temperamento do mesmo, indo a exposições e tendo os animais a cruzar avaliados por experts, mas a minha questão é: Visto que genéticamente é fácil verificar a linhagem do animal relativamente á parte morfologica, não só através dos antepassados, o presente, ou após cruzas ( por ex. cores... padrões... devido aos alelos genéticos ) , relativamente ao temperamento do cachorro será assim tão linear? Visto que cada cachorro tem a sua "personalidade" tal como as pessoas, haverá alguma maneira de controlar estes factores?

Eu tenho um cachorro ( o meu P.A. de 3 meses 2 semanas ) que para além de brincar, 80% das vezes, é uma autentica fera, muito dificil de controlar pois está sempre a atirar-se aos braços e pernas até nos fazer sangrar, mesmo depois de um Não firme e uma pequena pancadita no focinho sem o aleijar, ele rosna e atira-se ( e tem toda a atenção do mundo, mimos e é super bem tratado!!! ) No entanto é simpático para as visitas e para a vet. ( enquanto não tem confiança, assim que tem faz o mesmo ) e os pais dele, com quem tive a oportunidade de passear com durante 2 visitas, são extremamente meigos! O que me leva a crer que com um ensinamento firme, quando o Figo crecer, ele também pode vir a ser assim.

Visto que nos humanos o temperamento é formado não só genéticamente mas também com o ambiente que o rodeia, percebo que nos animais também deverá ser assim. Mas todos eles ( humanos, animais ) deverão ter uma pré-disposição para determinado comportamento? Isto estará correcto? Visto que com os humanos não existe a "escolha de espécies" para evitar certo tipos de personalidade, como é isto avaliado nos cachorros?

Levantou-se-me a questão, e peço desculpa se for uma questão estupida mas fiquei com curiosidade relativamente ao temperamento dos cachorros.

Obrigada. :roll:
Última edição por Keyna em quinta fev 14, 2008 9:50 am, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 12, 2008 1:25 pm

Como definiria o caracter ideal de um cachorro PA? Sinceramente, parece-me optimo!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça fev 12, 2008 2:34 pm

o temperamento também é avaliado nas exposições.

já vi cães morfologicamente muito bons a serem desclassificados por rosnarem aos outros ou não obedecerem aos donos ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça fev 12, 2008 11:54 pm

Eu ja vi um breton desclassificado porque nao se deixou examinar pelo juiz.
Razao o cao tinha sido atropelado e como andou em tratamento ganhou medo ao vet que tinha bata branca,o juiz tinha uma camisa branca e o cao escondia-se atras do dono.
Por isso as vezes so me da vontade de rir as exposiçoes(outras de chorar,esmurrar etc).
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta fev 13, 2008 9:43 am

O critério de selecção de qualquer criador, no que se refere a carácter como no que se refere a estrutura, é o estalão da raça. Nada mais simples, embora nem sempre se consigam os resultados esperados.

Eu tenho um cachorro ( o meu P.A. de 3 meses 2 semanas ) que para além de brincar, 80% das vezes, é uma autentica fera, muito dificil de controlar pois está sempre a atirar-se aos braços e pernas até nos fazer sangrar, mesmo depois de um Não firme e uma pequena pancadita no focinho sem o aleijar, ele rosna e atira-se ( e tem toda a atenção do mundo, mimos e é super bem tratado!!!
Pela descrição, pode tratar-se de um cachorro dominante, mas o mais certo é ser apenas a forma que ele tem de brincar (os cachorros brincam às lutas e usam a boca para brincar...). Pessoalmente não concordo com a utilização da força num cachorro de 3 meses, mas se opta por essa via não pode mesmo dar-lhe "uma pequena pancadita sem o aleijar", porque nesse caso o cachorro não vai entender o acto como correcção a um comportamento incorrecto... nem associar o famoso "não" ao significado que pretende que tenha.
Keyna
Membro
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

quarta fev 13, 2008 10:35 am

jcsousa Escreveu:O critério de selecção de qualquer criador, no que se refere a carácter como no que se refere a estrutura, é o estalão da raça. Nada mais simples, embora nem sempre se consigam os resultados esperados.

Eu tenho um cachorro ( o meu P.A. de 3 meses 2 semanas ) que para além de brincar, 80% das vezes, é uma autentica fera, muito dificil de controlar pois está sempre a atirar-se aos braços e pernas até nos fazer sangrar, mesmo depois de um Não firme e uma pequena pancadita no focinho sem o aleijar, ele rosna e atira-se ( e tem toda a atenção do mundo, mimos e é super bem tratado!!!
Pela descrição, pode tratar-se de um cachorro dominante, mas o mais certo é ser apenas a forma que ele tem de brincar (os cachorros brincam às lutas e usam a boca para brincar...). Pessoalmente não concordo com a utilização da força num cachorro de 3 meses, mas se opta por essa via não pode mesmo dar-lhe "uma pequena pancadita sem o aleijar", porque nesse caso o cachorro não vai entender o acto como correcção a um comportamento incorrecto... nem associar o famoso "não" ao significado que pretende que tenha.
Pois, realmente eu acho que tem toda a razão... se estivesse a resultar já teria demonstrado algum progresso, penso. Tenho de ver outra maneira de abordar esta situação e corrigir o meu cachorro da melhor maneira.
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

quarta fev 13, 2008 12:02 pm

Tenho de ver outra maneira de abordar esta situação e corrigir o meu cachorro da melhor maneira.
Leia os livros do Cesar Milan e também o "A encantadora de cães" de Jan Ferrell, são livros excelentes com os quais pode aprender muito sobre como lidar com o seu cão e mostrar-lhe que você é o lider da matilha, e não ele :wink:
Cumps,
Teresa e &Oacute;scar :-P
Keyna
Membro

quarta fev 13, 2008 1:53 pm

teresavc Escreveu:
Tenho de ver outra maneira de abordar esta situação e corrigir o meu cachorro da melhor maneira.
Leia os livros do Cesar Milan e também o "A encantadora de cães" de Jan Ferrell, são livros excelentes com os quais pode aprender muito sobre como lidar com o seu cão e mostrar-lhe que você é o lider da matilha, e não ele :wink:
obrigada, irei procura-lo na fnac :)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta fev 13, 2008 2:49 pm

Eu acrescentaria apenas (o que disse o amigo JSousa está correctissimo), que existem provas de trabalho (para as raças de trabalho, como é óbvio) que permitem também avaliar o caracter e o temperamento dos cães. As exposições destinam-se a avaliar a componente morfológica de 'beleza' dos cães, e o facto de morderem ou não o Juiz e de facilitarem ou não a observação dos dentes não é bitola para avaliar o caracter das raças! Isto porque se existem raças em que essa 'sociabilidade' perante estranhos é mesmo desejável, existem outras em que não o é de todo! Que interesse tem, por exemplo, que um cão de uma raça de guarda deixe um completo estranho mexer-lhe nos dentes ou onde quer que seja?! Terá um tal cão o caracter desejado para a função da raça? Se se pretender um futuro apenas de raças para companhia, e para passear á trela no meio de ruas movimentadas da cidade, é óbvio que sim! Mas se se quiser manter o caracter e temperamento que alguns estalões preconizam e que tem a ver em muitos casos com a função de trabalho do cão, não!
Pointerman
Membro Veterano

quarta fev 13, 2008 3:48 pm

PauloC1 nao posso concordar um cao de guarda deve antes de mais estar disciplinado e se a ordem for "quieto" e quieto nao mexer nao importa a que estimulos ate lhe ser dada a contra ordem,um cao que nao respeite este comando das duas uma ou foi mal instruido ou tem problemas de alguma ordem.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 13, 2008 4:02 pm

Pointerman Escreveu:PauloC1 nao posso concordar um cao de guarda deve antes de mais estar disciplinado e se a ordem for "quieto" e quieto nao mexer nao importa a que estimulos ate lhe ser dada a contra ordem,um cao que nao respeite este comando das duas uma ou foi mal instruido ou tem problemas de alguma ordem.
Há certas raças de cães de guarda que simplesmentam são e devem continuar a ser julgadas "hands off"

Cães dominantes que não consentem que um estranho lhes toque e que nada tem a ver com o dono. Alias, tudo nestas raças é puramente instintivo.

Um comportamento de salutar e de encoragar!
Keyna
Membro

quarta fev 13, 2008 4:08 pm

CindelP Escreveu:Como definiria o caracter ideal de um cachorro PA? Sinceramente, parece-me optimo!
De um cachorro P.A.? Muito honestamente eu não sabia o que esperar de um cachorro P.A. ... eu cresci ao lado de um cão P.A. da minha vizinha ( Duque ) que infelizmente já não se encontra connosco, faleceu já velhinho e ele foi o meu melhor amigo até aos meus 13 anos ... a ideia que tenho dos P.A.'s é aquilo que eu via no Duque, um cão inteligente, brincalhão mas obdiente, e acima de tudo um amigo! Tentarei salientar que eu não estou de qualquer modo a queixar-me do meu Figo. Eu não o trocava por nada.

A minha questão era mesmo se existiria (no geral) alguma maneira de os criadores controlarem a pré-disposição de um animal para determinados comportamentos através de estudos herditários, viste que a componente humana e animal de "personalidade" tem ambos os factores genéticos e ambientais ...ou se apenas com o desenvolvimento do mesmo é que se pode verificar e educar...
Pointerman
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 12:19 am

Cindelp nao posso concordar com isso,o cao antes de mais deve obediencia e como tal deve faze-lo("quieto" e um dos pilares da obediencia basica sem ela nao ha control ,sem control ,nao ha disciplina).
Como costumo dizer:Ordens sao ordens e ordens sao para cumprir se nao for para cumprir deixam de ser ordens e passam a sugestoes :wink:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 14, 2008 12:35 am

Pointerman Escreveu:Cindelp nao posso concordar com isso,o cao antes de mais deve obediencia e como tal deve faze-lo("quieto" e um dos pilares da obediencia basica sem ela nao ha control ,sem control ,nao ha disciplina).
Como costumo dizer:Ordens sao ordens e ordens sao para cumprir se nao for para cumprir deixam de ser ordens e passam a sugestoes :wink:
Não é para implicar, mas há certas raças decães (como os LGDs) que simplesmente não foram feitos para cumprir ordens, muito menos desse tipo.

Foram e são criados para pensarem e funcionarem independentemente do homem/dono.

Estar a impor a esses cães obediencia é quase um crime.
Pointerman
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 12:44 am

Amiga desculpa mas vais ter que me explicar o que sao LGDs(sabes que sou da venha escola). :oops:
Responder

Voltar para “Cães”