Por aquilo que percebi, os criadores responsáveis tentam sempre encontrar um espécime mais perto do padrão da raça em questão, tanto morfológicamente como relativamente ao temperamento do mesmo, indo a exposições e tendo os animais a cruzar avaliados por experts, mas a minha questão é: Visto que genéticamente é fácil verificar a linhagem do animal relativamente á parte morfologica, não só através dos antepassados, o presente, ou após cruzas ( por ex. cores... padrões... devido aos alelos genéticos ) , relativamente ao temperamento do cachorro será assim tão linear? Visto que cada cachorro tem a sua "personalidade" tal como as pessoas, haverá alguma maneira de controlar estes factores?
Eu tenho um cachorro ( o meu P.A. de 3 meses 2 semanas ) que para além de brincar, 80% das vezes, é uma autentica fera, muito dificil de controlar pois está sempre a atirar-se aos braços e pernas até nos fazer sangrar, mesmo depois de um Não firme e uma pequena pancadita no focinho sem o aleijar, ele rosna e atira-se ( e tem toda a atenção do mundo, mimos e é super bem tratado!!! ) No entanto é simpático para as visitas e para a vet. ( enquanto não tem confiança, assim que tem faz o mesmo ) e os pais dele, com quem tive a oportunidade de passear com durante 2 visitas, são extremamente meigos! O que me leva a crer que com um ensinamento firme, quando o Figo crecer, ele também pode vir a ser assim.
Visto que nos humanos o temperamento é formado não só genéticamente mas também com o ambiente que o rodeia, percebo que nos animais também deverá ser assim. Mas todos eles ( humanos, animais ) deverão ter uma pré-disposição para determinado comportamento? Isto estará correcto? Visto que com os humanos não existe a "escolha de espécies" para evitar certo tipos de personalidade, como é isto avaliado nos cachorros?
Levantou-se-me a questão, e peço desculpa se for uma questão estupida mas fiquei com curiosidade relativamente ao temperamento dos cachorros.
Obrigada.