esclarecimentos sobre raças de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
terça fev 12, 2008 7:35 pm

isso depende, a minha "caniche" é lavada pelo menos uma vez por mes, porque apesar de ser um cao de casa vai imenso passear ao jardim, e suja-se muito. as lavagens nao lhe fizeram mal, nem lhe pioraram o cheiro. acho que depende muito do tipo de pele e pelo do caozinho.
mgoya
Membro
Registado: quarta jan 30, 2008 9:22 pm

terça fev 12, 2008 7:39 pm

pois é, mas uma vez por mes nao faz mal nenhum...se for varias vezes por mes é que faz muito mal:) e o caniche suja-se imenso eu sei, pois conheco um, mas eu acho que o pelo tambem é completamente diferente.
Maria Sampaio
mgoya
Membro

terça fev 12, 2008 7:43 pm

ja agora..qual é o corte á westie que se tao a referir? como é? é igual ao do west highland white terrier? :roll:
Maria Sampaio
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça fev 12, 2008 8:02 pm

Não, muito banhos não fazem mal a qualquer cão. Existem raças (como o Yorkshire) que exigem mesmo banhos frequentes para manterem o seu pêlo magnífico. O Yorkie depois dos 6 a 8 meses precisa de um banho a cada 8 a 10 dias com um champô próprio (se não tiver o pêlo cortado). Até lá, ou se tiver o pêlo cortado, basta um banho mensal. O Yorkie não é como a maioria das raças de cães, não têm subpêlo, e os seus pêlos são como cabelos humanos, assim que começam a crescer exige mais cuidados. Agora imagine o que aconteceria ao nosso cabelo comprido se só o lavássemos uma vez por mês? Era impossível que ficasse em bom estado…
O que eu quis dizer é que muitos banhos com os produtos errados (sobretudo o champô) são a desgraça da pele e pêlo de qualquer cão. Existem no mercado muito poucas marcas de champô que têm uma fórmula que permitam banhos frequentes, e essas poucas que existem não se encontram em qualquer loja.
Muitos veterinários desaconselham banhos frequentes porque não sabem das necessidades de cada raça. E outra parte deles também não conhece os produtos que o permitem fazer.
O problema dos banhos frequentes com um champô normal, é que este retira a gordura natural da pele do cão. Essa gordura natural é o que protege o cão do frio e do calor, do seu próprio cheiro, protege a pele do cão. Se usarmos champôs que retiraram a gordura, temos de esperar pelo menos um mês para dar tempo ao cão voltar a cria-la e a proteger a pele dele. Se usar um champô que não retire a gordura natural não vai ter problemas.

Mgoya, é impossível a sua Yorkie ter textura seda. O yorkshire enquanto cachorro não tem textura seda, a textura seda (dos exemplares que a chegam a ter) só se começa a ver por volta dos 5 a 6 meses na raiz do pêlo. E só fica totalmente seda depois do ano de idade.

Isatoday, dar um banho mensal não é muito frequente. Para dar banho com frequência inferior a um mês é que é necessário a aplicação de um champô próprio.
aldaa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 8:04 pm

mgoya Escreveu:ja agora..qual é o corte á westie que se tao a referir? como é? é igual ao do west highland white terrier? :roll:
Sim.
mgoya
Membro

terça fev 12, 2008 8:14 pm

pois eu tava mesmo a pensar na gordura natural que os protege por isso é que disse de mes a mes, nem sabia que haviam shampoos que nao retiravam a gordura natural, isso é bom de se saber..como se chamam esses shampoos? sim sim eu sei que ela so vai ter brilho quando tiver um ano, alias nem tou preocupada com isso:P tava so a perguntar pelo o oleo, pois ja me tinham receitado e era so para saber se fzia mal ou nao, mas tambem ela ta a comer uma boa raçao, nem me vou preocupar com isso.. o corte westie?? gostam desse corte? :roll: nhekas :? ;)
Maria Sampaio
mgoya
Membro

quarta fev 13, 2008 2:58 pm

É normal agora ela ficar com muito menos pelo?? Ela deve estar a mudar o pelo, pois ta a ficar cinzenta, mas noto que tem muito menos pelo e quando a penteio fico com uma mao cheia de pelo dela, é normal? :roll:
Cumprimentos
Maria Sampaio
aldaa
Membro Veterano

quarta fev 13, 2008 8:08 pm

É muito cedo para ela estar a ficar cinzenta, não deveria perder cor tão cedo.
Também não é normal ela perder tanto pêlo. É normal depois de escovar ficarem alguns pêlos na escova. Mas uma mão cheia é um pouco demais. Pode ser por vário motivos, o ideal era falar com a criadora da sua cachorra. Mas se ela tiver muitos nós pode ser o pêlo que se parte ao desfazer os nós. Não sei que tipo de escova usa, mas você pode não estar a usar a escova adequada, o tipo de escova que deve de usar é igual ás escovas para cabelo humano mas sem bolas nas pontas. Não são muito fáceis de encontrar, dependendo da zona do país.
Também o pêlo de cachorro é mais volumoso e grosso. Quando começa a crescer o pêlo de adulto depois parecem ter menos volume de pêlo, mas continuam igualmente com muito pêlo.
Aprecie as patas, nas patas não é normal ficarem com menos pêlo, nem com menos volume, pelo contrário, o pêlo das patas deve de ser ver sempre cheiinho e cada vez com mais comprimento (sendo necessário depois aparar em baixo).
mgoya
Membro

quarta fev 13, 2008 8:46 pm

ela ainda ta preta, so no principio da raiz eu noto ja uns tons de cinzento. Eu penteio-a com um pente primeiro para tirar os nos e depois com essa escova de humanos que tem dois lados, uma com os de picos e o outro de pelo natural.. tou a fazer mal? :roll: nas patas nao cai pelo, ela acomula alguns nos realmente e gane imenso quando eu os tento pentear com o pente.
OBrigada pela ajuda
Maria Sampaio
aldaa
Membro Veterano

quarta fev 13, 2008 9:06 pm

A escova não pode ter as bolinhas nas pontas. A de cerda natural pode usar depois de totalmente escovada, se for mesmo natural (e não sintética).
Se ela gane imenso é porque tem muitos nós ou a Maria não a está a escovar com delicadeza. Tente segurar no pêlo por detrás do nó e só depois passe o pente e tente desfazer, sempre devagar e com cuidado. Faça-o todos os dias em intervalos pequenos e tente não a aleijar para não se tornar um momento horrível para ela. O momento da escovagem deve de ser um momento de carinho entre o dono e o cão, e deve de o fazer de maneira ao cão sentir prazer em ser escovado, ou pelo menos não ter ódio á escova.
Pode usar um spray desembaraçante e aplicar no pêlo (sobretudo nos nós) enquanto a escova.
Se tem o pêlo assim nesse estado, compre óleo de amêndoas doces, deite numa garrafa de 0,5L água morna quase até cima, e uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces, agite muito bem e depois no banho, depois do champô e do amaciador, deite no final de tudo essa mistura por ela toda. Não passe por água, esprema o excesso e depois seca-a com o secador. O pêlo vai ficar com o aspecto um pouco oleoso mas é essa a intenção, vai ser muito mais fácil penteá-la e já não ganha nós com tanta facilidade. Quando quiser passear com ela e mostrar o pelinho ao natural dê-lhe banho e não deite o óleo.

Não deve de lhe vestir roupas com o pêlo seco (pode vestir se estiver oleado). Caso contrário só vai criar ainda mais nós.
mgoya
Membro

quinta fev 14, 2008 5:04 pm

Muito obrigada pela ajuda...outra coisa, eu devo pentear primeiro com o pente ou a escova? eu ja uso aquele spray amaciador para pentear da HERY(parece laca nao é)? ( mas sinceramente eu nao acho que ajude la muito) Eu tava com medo do meu pente ser mau para ela e fui lhe comprar hoje um rotativo sabe? isso é bom ou mau? pensei que doesse menos, eu penteio-a sempre com cuidado, mas como ela anda sempre nas palhas e aparas dos cavalos pensei que fosse um bocado por causa disso. Aquele shampoo que fala que nao tira a gordura natural, sabe algum nome para me indicar? as orelhas dela têm de ser tosquiadas para estas continuarem erguidas? Desculpe tantas perguntas, mas como percebe de yorkshires, tenho de aproveitar :wink: Desculpe pelo incomodo.
Maria Sampaio
aldaa
Membro Veterano

quinta fev 14, 2008 6:59 pm

A Maria já experimentou falar com a criadora da sua cachorra sobre as suas dúvidas? Ela não a está ajudar? Eu não me importo nada de ajudar, mas a criadora onde comprou a sua cachorra é a melhor pessoa para a ajudar nestes primeiros tempos. Ela melhor do que ninguém sabe a cadela que lhe entregou e das suas necessidades. É preciso saber qual é o tipo de pêlo da sua yorkie para saber como trabalha-lo e que produtos usar.

O pente rotativo não me parece boa ideia, pode partir o pêlo. Use um pente metálico simples. Como este:

Imagem

Passar primeiro o pente ou a escova tanto faz. Talvez seja melhor passar primeiro a escova por fazer uma escovagem geral, e depois o pente. Mas fica ao seu critério, deve de passar sempre os dois, sobretudo o pente, que chega a sítios onde com a escova é mais complicado.

Tem de tosquiar a parte de cima das orelhas em forma de V invertido. Mais ou menos 1/3 da parte de cima. Tal como vê nesta imagem.

Imagem

Se deixar crescer muito o pêlo, além de esteticamente não ficar bonito, pode ser que com o peso do pêlo as orelhas tombem (dependendo da grossura e resistência da cartilagem, da orelha do cão).
mgoya
Membro

quinta fev 14, 2008 11:03 pm

okay obrigada, eu costumo falar imenso com a criadora vou lhe entao falar da questao do pelo, pois o pente de metal era o que eu tinha tambem assim com dois lados, é mesmo estranho deve ser o pelo que se ta a partir por alguma razao que ainda irei perceber, tao giro a minha yorkie é muito parecida com essa na imagem:) vou entao pesquisar sobre a maquina de tusquia. Muito obrigada pela sua ajuda:)
Cumprimentos
Maria Sampaio
mgoya
Membro

sexta fev 15, 2008 10:04 pm

ola aldaa ja comprei uma escova boa para o pêlo dela..e parece que funcionou ficou espectacular e muito mais firme, so usei o pente para as patas e para os nós, eu acho que devia ser o pente que partia o pêlo, nao sei...queria-lhe so perguntar, pois nao me respondeu anteriormente sobre o shampoo que nao retira a gordura natural do cao, se souber algum nome desse shampoo, diga me por favor, eu vivo em lisboa por isso penso que seja mais facil encontrar nem que tambem seja por encomenda.
Muito Obrigada;)
Maria Sampaio
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sexta fev 15, 2008 11:14 pm

Não querendo estar a meter a colher em casa alheia, até porque ao que parece a aldaa até sabe umas coisas. :P
Não acha que o oleo (mesmo diluido em água), não vai fazer com que a poeira se agarre mais ao pêlo, tornando-o mais fácilmente sujo? Eu pessoalmente acho que o melhor é um bom amaciador ou mesmo máscaras de humanos, existem umas de manteiga de karité muito boas, nutrem muito o pêlo, tornando-se fáceis de absorver, não deixam o pêlo gorduroso. Acho-as muito melhores. Não gosto muito de gorduras no pêlo, tudo o que tenha uma fácil e rápida absorção parece-me melhor.

E pessoalmente tb não concordo que o óleo mantenha o pêlo sem nós. Faz com que o pêlo crie mais nós até, quanto mais não seja porque agarra a poeira. Mas se calhar, por a mgoya viver em Lisboa, num sitio onde não existe muita poeira...talvez isso não aconteça. Comigo nesta zona, oleos funcionam muito pior. :| Já tentei fazer isso num cão, e resultou muito mal, prefiro o pêlo limpo, mesmo com amaciador e sprays para escovar mas que permitam o pêlo solto no final. Poucas gorduras mais nutrição, dá para perceber onde quero chegar?

A minha raça de cães também não tem sub-pêlo, não é um pelo fino como o dos Yorkshires mas podem tomar os banhos que eu quiser, se quero que o pêlo cresça dou-lhes obrigatóriamente um banho semanal. Compenso com bons champôs e bons amaciadores como é evidente.

Para a mgoya, se quiser boas marcas, pesquise em Pet Silk, Crown Royal, Mr Groom, Laser Littes, All Systems, Chris Christensen. A jean pierre (Hery) não é má, dentro das mais fáceis de arranjar é uma das melhores, idem para Artero.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”