Olá...
A minha síria teve crias à pouco mais de um mês... 10 crias que ela teve

Eu tenho a ligeira sensação que eles ao todo seriam 11, mas só sobreviveram 10
Bem...
Quando ficou prenha ficou muito muito agressiva com o macho e algo agressiva comigo... Eu tinha de ter sempre alguma cautela ao pegar-lhe pois ela mordia assim do nada...
Tive de a separar do macho pois, como disse anteriormente, ela ficou muito agressiva com ele e chegou a magoá-lo na barriga
Depois, ela começou a ficar muito muito muito barriguda e, como eu tinha mais ou menos uma ideia do dia em que o macho a tinha coberto, mais ou menos na altura dela ter as crias (a gravidez dura 16/18 dias) limpei a gaiola e deixei-a estar...
No dia seguinte a ter limpo a gaiola ela estava muito muito muito activa, corria tudo, trepava às grades, mordia as grades, enfim, estava muito esquisita... No dia seguinte, de manhã, fui dar com uns ratinhos muito pequenininhos no ninho
Enfim...
Basicamente a mãe faz tudo... Nós limitamo-nos a vê-los crescer...
É preciso ter em atenção que não se deve pegar na mãe quando ela andar para ter as crias, quando ela estiver muito barriguda... E depois dela as ter, durante as 2 semanas seguintes, não se deve mexer no ninho e muito menos nas crias (sob o risco dela as rejeitar), mas pode-se pegar na mãe
Mais uma coisa...
Eu às 3/4 semanas tive de separar as crias da mãe... Os machos eram atacados pelas fêmeas e além disso ficaram sexualmente activos bastante cedo e começaram a tentar cobrir as mais pequenas... A mãe começou a atacar as fêmeas pois estas também entraram no cio
Enfim... Como eles começam a comer sólidos e a beber sozinhos antes das 3 semanas, não houve grandes problemas e todos se safaram bem...

Ainda tenho 3 dos pequenos comigo, embora um deles já tenha dono