Preciso de Esclarecimentos

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

sábado fev 16, 2008 3:24 pm

lua2 Escreveu:Alda

Obrigada pela sua paciência e pela sua resposta. Pelo menos foi bem mais esclarecedora e agradável do que a da maior parte das outras que aqui li.

Só lhe quero esclarecer uma coisa. A Yorkie em questão, não era uma cadela de rua, ela ou se perdeu, ou, o que muito duvido, foi abandonada. Por acaso foi recolhida por uma criadora de Yorkies que posteriormente a ofereceu a estes meus familiares. Dai todas estas dúvidas que nos surgem em relação aos filhotinhos, pois, e se realmente leu o que escrevi inicialmente, ela esteve com um macho Yorkie antes de ir para a nova familia.

Mas, como eu já disse, só nos resta mesmo esperar a ver o que sai dali. Eles realmente, teem as caracteristicas que a Alda mencionou relativamente à pelagem. Mas nada melhor do que esperar e consultar quem de direito para atestar a raça.

Obrigada mais uma vez
A cadela em questão não tem LOP (pedigree), se o tivesse teria mircochip e assim saberiam quem era o dono dela. Se não tem o microchip é porque não tem o LOP e então as hipóteses de ser uma boa cadela, que possa dar boa descendência são muito reduzidas, ainda pior se não têm certeza quem é o pai dos cachorros. Se não tem microchip e se foi recolhida da rua, o mais provável é ter sido comprada ao desbarato (ou até mesmo ter sido dada) e ser posteriormente abandonada, normalmente os yorkies de algum valor e bem estimados têm chip.

E quem de direito é que pensam consultar para saber se têm todas as características de yorkie?
aldaa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 3:34 pm

Oconde Escreveu:
E agora, o que vai fazer aos cães que nasceram?
Assim que me for possível apresento os meus "sobrinhos" aqui à família.

bem parece que temos aqui uma resposta vao ser fotografados e apresentados e provavelmente dado que se trata de verdadeiros yorkshires independentemente de serem puros ou não a Alda vai apaixonar-se por eles e ser uma boa e responsavel dona.Tambem pode dar-se o caso de serem postos a venda já que devem ter o seu valor apesar da mae ter tido um desvariozito( a tentação da rua) o que terá acontecido nessa noite?
E há sempre aquela hipotese a adopção( caozinho pequenino bom para apartamento etc etc etc ...)
só não se tolera o abandono
Sim, apresente os seus novos sobrinhos. :wink: E já agora a mãe deles.
Oconde Escreveu: bem parece que temos aqui uma resposta vao ser fotografados e apresentados e provavelmente dado que se trata de verdadeiros yorkshires independentemente de serem puros ou não a Alda vai apaixonar-se por eles e ser uma boa e responsavel dona.
O que quer dizer com isto? Eu agradeço muito a sua oferta mas quanto a yorkies eu já tenho que chegue. Mais aqui em casa, só comprados, com um pedigree de muito boa ascendência, e muito bem seleccionados.

Na minha opinião eu acho que esses cachorros não têm valor nenhum comercial. Mas se Oconde explicar ás pessoas interessadas neles toda essa situação, se mostrar a mãe, e mesmo assim quiserem lhe dar um valor pelos cachorros não vejo mal nenhum. Agora vender os cachorros como yorkies e não dizer nada é que não me parece bem. Além de poder arranjar chatices para si (e para a pessoa que compra), vai comprometer o futuro dos cachorros.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado fev 16, 2008 3:42 pm

Eu com tudo o que tenho lido aqui na Arca, já deixei de acreditar em fadas dos dentes. :roll:
lua2
Membro Júnior
Registado: quinta jan 10, 2008 3:45 pm

sábado fev 16, 2008 4:33 pm

Alda, mais uma vez obrigada.

Só agora e relativamente a umas respostas que li anteriormente, gostava de expor mais uma coisa.

Tenho dois boxer's mãe e filho. A mãe foi-me oferecida por uma pessoa amiga, que tem os pais dela, com LOP, mas nunca registou os cachorros da ninhada. É pura! Cruzou o ano passado, com um boxer com LOP, mas sinceramente eu também não registei os meus seis cachoros. Vendi-os todos, e avisei desde logo os potenciais compradores que eram filos de um macho portador de LOP, mas que a mãe não tinha. Deixam assim de ser puros??? Desculpem-me os criadores, e todos os demais presentes mas a pureza de um cão, oficialmente, para exposições, sim senhor, concordo plenamente que só o LOP a poderá atestar, mas para os cães de companhia como os meus são.....deixam assim de ser puros?

Desculpem mas essa não consigo atingir. talvez seja um pouco limitada relativamente a isso.

Outra coisa, gostaria imenso de lhe enviar as fotos dos meus ditos "sobrinhos", mas como não consigo colocá-las aqui, ainda não percebi bem porquê, vou tentar enviar-lhas por outro lado.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sábado fev 16, 2008 5:10 pm

aldaa Escreveu:
A cadela em questão não tem LOP (pedigree), se o tivesse teria mircochip e assim saberiam quem era o dono dela. Se não tem o microchip é porque não tem o LOP e então as hipóteses de ser uma boa cadela, que possa dar boa descendência são muito reduzidas, ainda pior se não têm certeza quem é o pai dos cachorros. Se não tem microchip e se foi recolhida da rua, o mais provável é ter sido comprada ao desbarato (ou até mesmo ter sido dada) e ser posteriormente abandonada, normalmente os yorkies de algum valor e bem estimados têm chip.

E quem de direito é que pensam consultar para saber se têm todas as características de yorkie?

so os caes com LOP e que podem ter microchip?????e que se for assim tenho de fazer queixa a OMV porque os veterinarios da minha cadela colocaram-lhe o microchip sem pedirem o LOP dela (e o qual ela nao tem).....

ou so os caes com microchip e que tem LOP????

os que nao tem microchip sao "rafeiros"????e se nao tiverem LOP nao podem ter microchip?????
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sábado fev 16, 2008 5:14 pm

Nao se preocupem apartir de esta ano todos vao ter LOP :D :D :D o microchip é obrigatorio :D
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
aldaa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 5:18 pm

lua2 Escreveu:Alda, mais uma vez obrigada.

Só agora e relativamente a umas respostas que li anteriormente, gostava de expor mais uma coisa.

Tenho dois boxer's mãe e filho. A mãe foi-me oferecida por uma pessoa amiga, que tem os pais dela, com LOP, mas nunca registou os cachorros da ninhada. É pura! Cruzou o ano passado, com um boxer com LOP, mas sinceramente eu também não registei os meus seis cachoros. Vendi-os todos, e avisei desde logo os potenciais compradores que eram filos de um macho portador de LOP, mas que a mãe não tinha. Deixam assim de ser puros??? Desculpem-me os criadores, e todos os demais presentes mas a pureza de um cão, oficialmente, para exposições, sim senhor, concordo plenamente que só o LOP a poderá atestar, mas para os cães de companhia como os meus são.....deixam assim de ser puros?

Desculpem mas essa não consigo atingir. talvez seja um pouco limitada relativamente a isso.

Outra coisa, gostaria imenso de lhe enviar as fotos dos meus ditos "sobrinhos", mas como não consigo colocá-las aqui, ainda não percebi bem porquê, vou tentar enviar-lhas por outro lado.
Se quiser envie-me as fotos por e-mail que eu publico.

Se a sua cadela Boxer não tem LOP nunca poderia registar os cachorros. Se ela é filha de Boxers com LOP e cruzou com um boxer com LOP então pode-se dizer que são todos Boxers. Mas isso sabe você e não o pode provar. Pessoas desconhecidas (infelizmente devido á quantidade de vigaristas que por aí andam) não deveriam acreditar em si só porque diz que são filhos de cães com LOP.
Mas se a sua cadela lhe foi entregue sem LOP porque a pessoa não a quis registar, só leva a pensar uma coisa, nasceu de um cruzamento e não de criação. Por isso mesmo a ser Boxer duvido muito que tenha qualidade como Boxer, e que seja uma cadela que devesse ser usada em criação. Isto porque se se cria com os exemplares piores cada vez piores serão os cachorros, até saírem quase fora de todo o estalão, e embora tenham pedigree da raça, dela pouco ou já nada têm.
Por isso é que é tão importante para além de saber que têm pedigree, ver o pedigree do cão. Ver de quem descendem os cães, que resultados tiveram os pais depois de avaliados numa exposição (por alguém que realmente sabe), e saber se não vêem de criação caseira ou criação em massa sem o mínimo critério.

Senão veja as diferenças entre os seus Boxers e os destes petsites por exemplo:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=20582

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=19116

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=10049

Eu que pouco percebo de Boxers vejo diferenças evidentes.
Eu pelo menos quando quero um cão de raça, pago, e quero um cão de raça a sério. Para uma imitação prefiro ir a um canil e adoptar um.
aldaa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 5:24 pm

ana_marisa Escreveu:
aldaa Escreveu:

so os caes com LOP e que podem ter microchip?????e que se for assim tenho de fazer queixa a OMV porque os veterinarios da minha cadela colocaram-lhe o microchip sem pedirem o LOP dela (e o qual ela nao tem).....

ou so os caes com microchip e que tem LOP????

os que nao tem microchip sao "rafeiros"????e se nao tiverem LOP nao podem ter microchip?????

Não. Para ter LOP é obrigatório microchip. Sem chip não tÊm LOP de certeza. :wink: Mas podem ter microchip sem LOP.

Se não tem uma coisa nem outra é muito provável que a cadela pertence a um dono descuidado que não tinha muito gosto nela. Ou seja, muito provavelmente ou foi comprada por impulso ao desbarato, ou foi dada.
ana_marisa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 5:40 pm

aldaa Escreveu:

Não. Para ter LOP é obrigatório microchip. Sem chip não tÊm LOP de certeza. :wink: Mas podem ter microchip sem LOP.

Se não tem uma coisa nem outra é muito provável que a cadela pertence a um dono descuidado que não tinha muito gosto nela. Ou seja, muito provavelmente ou foi comprada por impulso ao desbarato, ou foi dada.

que eu saiba para ja nao e obrigatorio.....

corrijam-me se estiver enganada.....
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sábado fev 16, 2008 5:41 pm

desde este ano q é obrigatorio em caes, em gatos ainda nao é
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
aldaa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 5:50 pm

ana_marisa Escreveu:
aldaa Escreveu:

que eu saiba para ja nao e obrigatorio.....

corrijam-me se estiver enganada.....
E porque acha que não é obrigatório? Aonde viu isso?
É obrigatório microchip para ter LOP, e vai ter de ser sempre. Ou como é que acha que se vai associar um cão aquele LOP? Tem de ter microchip ou tatuagem para ter LOP.

Colocar microchip a todos os cães ainda não é obrigatório por lei. Vai ser obrigatório a partir de 1 de Julho deste ano a todos os cães nascidos a partir daí.
ana_marisa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 5:58 pm

aldaa Escreveu:
E porque acha que não é obrigatório? Aonde viu isso?
É obrigatório microchip para ter LOP, e vai ter de ser sempre. Ou como é que acha que se vai associar um cão aquele LOP? Tem de ter microchip ou tatuagem para ter LOP.

Colocar microchip a todos os cães ainda não é obrigatório por lei. Vai ser obrigatório a partir de 1 de Julho deste ano a todos os cães nascidos a partir daí.

e para os outros nao é????

por essa ordem de ideias entao os criadores, criadeiros e donos para nao gastarem dinheiro podem dizer que os caes nasceram no final de junho(isto se realmente nascerem em julho e nao tiverem LOP) e nao sao obrigados a colocar o microchip....

que eu saiba, e ja me fui informar, e obrigatorio em todos os caes.....
ana_marisa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 6:02 pm

aldaa Escreveu:
E porque acha que não é obrigatório? Aonde viu isso?É obrigatório microchip para ter LOP, e vai ter de ser sempre. Ou como é que acha que se vai associar um cão aquele LOP? Tem de ter microchip ou tatuagem para ter LOP.

eu tambem quando acho que tenho razao, consequentemente, acho que todos os outros nao a tem......

por favor alguem que saiba venha aqui esclarecer a duvida......
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 16, 2008 6:33 pm

Ana Marisa,

Esta relação entre chip e LOP parte das normas do Clube Português de Canicultura.

De há poucos anos para cá (porque dantes não era assim) quando se compra um cachorro registado no LOP o criador entrega ao comprador do cão um registo provisório. Depois, o dono do cachorro tem que preencher esse registo provisório, chipar o cão e colocar nesse registo a vinheta (nº do chip) e enviar tudo para o CPC junto com o pagamento da transferência de propriedade do cão que há dois anos era de 18.50. Só depois de cumpridas estas formalidades é que se recebe o LOP definitivo, logo sem chip não há LOP definitivo só o provisório.

Existe um prazo para esta transferência de propriedade e inscrição definitiva no LOP, mas caso esse parazo se esgote o novo proprietário do cão pode sempre requerer o LOP definitivo, tem é que pagar uma coima (esta info é para a Mila).

Quanto a todos os outros cães, é de todo o interesse dos proprietários chipá-los e registá-los na Junta de Freguesia. Sei que esta licença é obrigatória para todos os cães, só não sei é se é obrigatório chipar para obter a licença, quem souber que me esclareça.

Cumprimentos.
ana_marisa
Membro Veterano

sábado fev 16, 2008 6:40 pm

dinodane Escreveu:Ana Marisa,

Esta relação entre chip e LOP parte das normas do Clube Português de Canicultura.

De há poucos anos para cá (porque dantes não era assim) quando se compra um cachorro registado no LOP o criador entrega ao comprador do cão um registo provisório. Depois, o dono do cachorro tem que preencher esse registo provisório, chipar o cão e colocar nesse registo a vinheta (nº do chip) e enviar tudo para o CPC junto com o pagamento da transferência de propriedade do cão que há dois anos era de 18.50. Só depois de cumpridas estas formalidades é que se recebe o LOP definitivo, logo sem chip não há LOP definitivo só o provisório.

Existe um prazo para esta transferência de propriedade e inscrição definitiva no LOP, mas caso esse parazo se esgote o novo proprietário do cão pode sempre requerer o LOP definitivo, tem é que pagar uma coima (esta info é para a Mila).

Quanto a todos os outros cães, é de todo o interesse dos proprietários chipá-los e registá-los na Junta de Freguesia. Sei que esta licença é obrigatória para todos os cães, só não sei é se é obrigatório chipar para obter a licença, quem souber que me esclareça.

Cumprimentos.

para ter a licença nao e obrigatorio o chip, para ja....sei porque quando fui registar as minhas perguntei o que fazia falta e disseram-m que apenas era obrigatorio ter a vacina da raiva......

so falei porque a aldaa disse que sempre foi obrigatorio, e como acabou de confirmar, nem sempre foi assim......
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”