duvida alimentação DB
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Em adultos a escolha aumenta, há muitos sites que defendem que em adultos a areia é segura, mas embora o risco de impactação diminua devido ao tamanho do animal e aos seus hábitos, não deixa de haver. Há quem use também humus seco aliado a pedras e paus secos, o que dá um aspecto muito natural. Mas devido ao habitat natural deles é mesmo importante não fugir às tradicionais pedras e paus, pois são importantes na sua rotina.
Quanto à areia, há pessoas que defendem que a estética suplanta o risco e outras que o simples facto de haver risco, embora diminuto, o torna um substrato a evitar.
Eu sou subjectivo, apesar de ter o meu DB já com 50 cm e num terrário de 1m*50*50 ainda o mantenho do famigerado papel de cozinha. (Isto pois o arranjar um terrário novo tornou-se uma necessidade imperativa quando o antigo se partiu.) Está já em projecto a remodelação e decoração conveniente do terrário, mas por enquanto está mais que bem. Não é bonito comparado com os que vemos aí, mas é bastante funcional e mantenho o dragão bastante saudável.
Quanto à areia, há pessoas que defendem que a estética suplanta o risco e outras que o simples facto de haver risco, embora diminuto, o torna um substrato a evitar.
Eu sou subjectivo, apesar de ter o meu DB já com 50 cm e num terrário de 1m*50*50 ainda o mantenho do famigerado papel de cozinha. (Isto pois o arranjar um terrário novo tornou-se uma necessidade imperativa quando o antigo se partiu.) Está já em projecto a remodelação e decoração conveniente do terrário, mas por enquanto está mais que bem. Não é bonito comparado com os que vemos aí, mas é bastante funcional e mantenho o dragão bastante saudável.
<p>
</p>
</p>
obrigado jmangelico ja esclareci as minhas duvidas pois num site ingles diziam ke em adulto podia se usar playsand , nao e ke esteje intressado tou mais inclinado pa cobrir o chao com pedara xisto, mais ambiente deserto rochoso, para ja uso tapete
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm
Bem..antes de mais obrigado pelos esclarecimentos ..!!! vou aumentar o tamanho dos grilos...é que tenho a sensação que nunca consigo sacear a fome do dragão..mesmo com a quantidade de grilos que lhe dou ( +de 20), alem dos vegetais. Os grilos que lhe dou tem cerca de 1cm, não mais. Vou pedir o tamanho medio..
Cumprimentos!!
Cumprimentos!!
-
- Membro
- Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm
20 grilos é bastante...mas talvez seja melhor para ele e mais económico para o dono aumentar o tamanho dos grilos...agora isso das fezes é que me preocupa se é assim tanta quantidade devem sujar bué o terrário..espero que não seja tipo metralhadora...e habituam-se a fazer num sitio como alguns répteis ou é onde calha?...colo do dono, sofá..etc...é que amanhã tenho a possibilidade de ficar com um e não tento não ter dúvidas porque depois de o ter não é para trocar mais tarde por outro bicho...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Quanto as necessidades, não sei responder com certezas. O que é certo é que o meu barbudo faz tanto no meu "colo" como no terrário, banho, etc. Portanto, se nao for defeito ou feitio do meu, eles fazem onde calha
Como ja foi dito, o tamanho do grilos deve ter no máximo o tamanho da distância dos olhos do bicho.
Cumprimentos.

Como ja foi dito, o tamanho do grilos deve ter no máximo o tamanho da distância dos olhos do bicho.
Cumprimentos.
<p>David Campos</p>
Se amanha e' o dia que tens de tomar a decisão tens de tar ciente de tudo, da alimentação (desculpa a expressão mas comem que nem uns cavalos), aquecimento etc, mas de certeza que com os posts que aqui andam ja' deves saber perfeitamente isso tudo.
Agora quanto a's fezes, acho um bocado ridiculo não ficares com o animal (se for mesmo isso que queres) apenas por ele defecar com alguma frequência...
E quanto ao local fixo... não, o meu faz onde calha tambe'm... são uns anarcas, lol! Mas nunca me fez nada no colo... ate' agora...
Agora quanto a's fezes, acho um bocado ridiculo não ficares com o animal (se for mesmo isso que queres) apenas por ele defecar com alguma frequência...
E quanto ao local fixo... não, o meu faz onde calha tambe'm... são uns anarcas, lol! Mas nunca me fez nada no colo... ate' agora...
Quanto a questão dos grilos eles devem comer inicialmente grilos pequenos e depois deve ser aumentado ao tamanho dos grilos conforme o crescimento do db, e como é sabido por todos eles enquanto pequenos comem bastante mas como vão crescendo vão comendo menos! Agora quanto as fezes eles por normal só fazem sempre no mesmo sitio no terrario e é claro que fazem no banho para isso é que ele é dado!
Abraço
Abraço
é assim pelos dejectos todo o mal fosse esse, o unico, nao posso chamar defeito, dos db e a kuntidade de alimento necessario, de resto se tem condiçoes, digo ja ke percisa de boa fonte calorifica, ceramica de 100w é o ke tenho e uma lampada uva/b 10.0 e ta tudo penso eu! se me eskeci de alguma coisa o sadik explicate , no ke toca a dragoes tas em boas maos
Tambe'm relembrar que e' muito importante habituar o Dragão Barbudo a verdes e frutas, o meu esta' agora nesse "processo de habituação", embora ainda ande muito selectivo e no prato que lhe meto ele so' come as couves deixando o resto no prato, parece os putos a comer salada de frutas, lol.
Como me aconselharam, para o habituares vais metendo apenas os frutos e vegetais que lhe desejas dar, nos primeiros tempos pode não comer, mas se lhe fores metendo todos os dias o prato com vegetais/fruta fresca ele ha'-de ir la' comer, em ultimo caso podes tambe'm meter alguns tene'brios no prato dos vegetais, "acidentalmente" ele acaba por não comer apenas os tene'brios e vai-se habituando.
Um conselho... se as fezes do animal te incomodam não lhe dês alface... lol...
Como me aconselharam, para o habituares vais metendo apenas os frutos e vegetais que lhe desejas dar, nos primeiros tempos pode não comer, mas se lhe fores metendo todos os dias o prato com vegetais/fruta fresca ele ha'-de ir la' comer, em ultimo caso podes tambe'm meter alguns tene'brios no prato dos vegetais, "acidentalmente" ele acaba por não comer apenas os tene'brios e vai-se habituando.
Um conselho... se as fezes do animal te incomodam não lhe dês alface... lol...
-
- Membro Veterano
Outro conselho... mesmo que as fezes do animal não te incomodem, não lhe dês alface. 

<p>
</p>
</p>
-
- Membro
Sim, não será pelas fezes que não vou ficar com o animal..apenas quero perspectivar o que me espera para reflectir antes de decidir...tenho lâmpada de cerâmica de 100w e uv (embora esta seja 2.0) que talvez precise de subsitituir por uma 5.0 ou 8.0. Tenho uns troncos e uns ramos artificiais do tempo do camaleao que não lhe devem adiantar muito mas tb mal não faz... enfim...amanhã darei noticias ...obrigado a todos pelos excelentes esclarecimentos
-
- Membro Veterano
Não é talvez, é mesmo absolutamente necessário que compres uma lâmpada de 8.0 ou mesmo 10.0. Uma 5.0 é mais para animais de ambientes tropicais, não cobre todas as necessidades de uma animal de ambiente tórrido e desértico como o dragão.antoliveira2 Escreveu:e uv (embora esta seja 2.0) que talvez precise de subsitituir por uma 5.0 ou 8.0.

Aí é que te enganas, os dragões passam grande parte da sua vida em árvores e troncos de árvores mortas. Portanto, terá bastante utilidade.antoliveira2 Escreveu:enho uns troncos e uns ramos artificiais do tempo do camaleao que não lhe devem adiantar muito mas tb mal não faz
<p>
</p>
</p>
tens pm! :pantoliveira2 Escreveu:Sim, não será pelas fezes que não vou ficar com o animal..apenas quero perspectivar o que me espera para reflectir antes de decidir...tenho lâmpada de cerâmica de 100w e uv (embora esta seja 2.0) que talvez precise de subsitituir por uma 5.0 ou 8.0. Tenho uns troncos e uns ramos artificiais do tempo do camaleao que não lhe devem adiantar muito mas tb mal não faz... enfim...amanhã darei noticias ...obrigado a todos pelos excelentes esclarecimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm
Comprei grilos médios e realmente o dragão come-os com facilidade...só que alguns são ligeiramente maiores que o espaço entre os dois olhos... Quando me referi aos 20cm suponho que terão percebido que é o tamanho total do animal ( corpo e cauda)!!
Obrigado!!
Cumprimentos
Obrigado!!
Cumprimentos
-
- Membro
Finalmente decidi-me e fui buscar o meu DB....já estava na loja há algum tempo, segundo me disseram , deve ter pelo menos 1 ano (mede entre 25 a 30 cm) mas é espectacular....muito dócil e curioso..adora maçã caldo verde e cenoura, quanto a grilos é vicio mesmo . Hoje mudei-lhe a casa toda...tive a ideia de lhe colocar no fundo uns tapetes de esponja com buracos pequenos (tipo tapete de wc)..são muito baratos e fáceis de lavar ou mudar..rochas, troncos e ramos artificiais. lâmpada de cerâmica 100w mas ainda estou à espera da uv 10.0..por enquanto tem a 2.0 mas o terário no sitio onde está apanha sol directo de manhã....no fundo mantive o cabo térmico ..assim durante a noite desligo a lâmpada de cerâmica e fica apenas o calor do fundo (como se fosse o calor apenas da superficie terrestre)..penso que o setup está bem.... ontem já dormimos uma soneca a ver tv ..ele adora colo ...gostva de colocar fotos mas acho que é necessário tê-las num servidor web