duvidas sobre camaleão calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

domingo fev 17, 2008 1:06 pm

boas pessoal, estou a pensar adquirir um camaleão calyptratus, por isso estive a pesquisar mas ainda tenho umas duvidas. Li que o terrário deve ter plantas mas não sei se é preferível serem plantas verdadeiras ou artificiais.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo fev 17, 2008 1:18 pm

Penso q podem ser ambas , eu tenho melleri e no exterior uso bambu e no interior umas q nem sei o nome misturado com artificiais .
As plantas naturais ajudam a manter a humidade e a "frescura" do ar e auxiliam como meio para os animais beberem agua - os meus por ja estarem habituados bebem directamente do [biberon[/i] como chamo ao vaporizador .
Nunhez
Membro Júnior
Registado: quarta out 26, 2005 2:20 pm

domingo fev 17, 2008 2:04 pm

Sim podem ser ambas mas penso que as naturais para alem de ficarem melhor nos terrarios ajudam na humidade como ja diseram ;)
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

domingo fev 17, 2008 3:21 pm

tiago é o seguinte, no interior do terrário podes utilizar tanto plantas naturais como artificiais, sendo que obviamente as naturais têm a vantagem de te ajudarem a manter níveis de humidade e de serem mais bonitas. No entanto tens de ter cuidado na selecção das plantas sendo que estas não podem ser nem tóxicas nem resinosas.

Os calyptratos não têm por hábito alimentar-se de vegetais, nem tão pouco de nada que não seja alimento vivo, mas no entanto, aquando o seu crescimento, podem morder algumas plantas e comer pequenas quantidades de frutos como maçã. Regra geral, os que o fazem costumam ir mordiscando as folhas de hibiscus.

é claro que com plantas artificiais assim como nas naturais tens de as desinfectar, sendo que nas naturais deves lavar mesmo até às raízes descarnadas que é para não teres infecções tanto do foro bacteriano/parasitário, tanto como de origem fungica.

Lista de plantas usáveis em terrários húmidos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49239

Método de limpeza de plantas naturais (em inglês):
http://raisingkittytheveiledchameleon.b ... lants.html

Não te esqueças ainda que vais ter de facultar solo adequado para plantas naturais. Nesse tens de ter muito cuidado com o tipo de fertilizantes/adubantes que lhe facultas.

Espero ter-te facilitado a vida.. ;)
TiagoGrilo
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 4:09 pm

Muito obrigado pelas respostas, foram bastante esclarecedoras :P
Continuo a pesquisar mas não encontro muita informação sobre estes magníficos animais :) .
TiagoGrilo
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 4:12 pm

surgiu-me uma outra duvida, quantas vezes é que um camaleão come por dia e mais ou menos que quantidade de insectos?...Pode parecer estranho mas não encontro este tipo de informações em lado nenhum :?
Desde já obrigado :wink:
TiagoGrilo
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

domingo fev 17, 2008 7:55 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

domingo fev 17, 2008 8:11 pm

TiagoGrilo Escreveu:surgiu-me uma outra duvida, quantas vezes é que um camaleão come por dia e mais ou menos que quantidade de insectos?...Pode parecer estranho mas não encontro este tipo de informações em lado nenhum :?
Desde já obrigado :wink:
TiagoGrilo

Não querendo fugir a' tua pergunta Tiago... sinceramente não sei, mas olha que se procurares melhor na net e's capaz de achar qualquer coisa... nem que seja uma pequena estimativa, mas esta descansado que alguem aqui do forum que tenha um te ira' responder.

Abraço
TiagoGrilo
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 8:55 pm

vou continuar a procurar para ver se encontro respostas ás minhas perguntas....mas aceitam-se comentários a mesma :D
Em relação a adoptar um cão ou um gato....não me parece o mais indicado, pela simples razão de eu não achar muita piada a esses animais.......para alem disso a minha mãe é alérgica ao pêlo.
cumprimentos
TiagoGrilo
Taelife
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 12:07 am

TiagoGrilo põe as perguntas que n'os ajudamos!

eu tenho um camaleão calyptratus, tiro-te algumas dúvidas!

aliás, esta noite ia fazer um care-sheet mas n tive tempo, amanha penso que voou começar uma.

quanto à alimentação é o seguinte, não sei a idade dele, mas se ainda for pequeno/juvenil, deves alimenta-lo tanto o quanto que ele puder. Não te p+reocupes porque com camaleões quando eles não querem não querem e pronto. Mas regra geral eles consomem cerca de 6 a 8 grilos por dia, juntando-lhe uns 4 ou 5 tenébrios quando vêm da loja. Atenção que o tamanho dos grilos nao deve ultrapassar a distancia entre os olhos do camaleão e que tenébrios são dificeis de digerir (vais ver a carapça destes nas fezes).

depois ele passa a comer 4 ou 5 grilos e os tenébrios quando calha. Tudo o mais que consigas arranjar é ouro, eles adoram. tem cuidado com a origem. O meu no segundo em k lhe pões uma mosca no terrário, ele ve-a e inicia imediatamente caça. esquecendo a espera, simplesmente caça furtivamente.
os alementos devem ser bem mantidos (ve as instrucções aqui do forum sobre como aliemntar bem grilos por exemplo)

Muito importanto, lado a lado cm a alimentação é a quantidade de água que ingerem. não te descuides pk desidratações podem ser bastante complicadas.

amanha vou-te ajudar, vou tentar colocar a caresheet. ;)

[Editado pela moderação (tlopes)]
Taelife
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 2:55 am

Ok, aconselho-te a ler a care sheet que estive a escrever no último par de horas ;)

dá uma vista de olhos em:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
Sadyk
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 5:32 pm

Hmmm por acaso desconhecia isso... tens mais informação acerca disso que possas postar aqui?
Pois de iguanas... tambe'm por ser o bicho que 'sofra' mais em relação aos outros todos... devido ao seu preço tao acessivel e a' ignorancia de muitos... mas felizmente ainda ha aqueles que não os são e lhes proporcionam uma vida de 'luxo', lol...
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

segunda fev 18, 2008 5:37 pm

é preciso ver que as iguanas são dos répteis mais baratos e também daqueles que mais e melhores condições necessitam! é que para além do aquecimento, da luz artificial, do alimento selecionado e confecionado, há ainda o terrário que precisa de ser gigante e a vontade de cuidar de um animal que muitas vezes é maior que nós próprios e que vive bastante tempo se bem criado e mantido..

Arrisco a dizer que mais 70% das pessoas que compram uma iguana actualmente não têm sequer a noção de metade do que é necessário para as manter em condições..
0.2 Eublepharis macularius  (Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
Sadyk
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 5:52 pm

Tambe'm não esquecer neste caso o que relembrei no 'caresheet' do Dragão Barbudo, são animais que tem de ser manuseados e estar em contacto connosco todos os dias... ainda a' uns dias falei com um dono de uma iguana, dono esse que (felizmente) perde muito tempo por dia 'de roda' da sua iguana e nos seus banhos diarios, ele sabe de quem estou a falar... lol.

E o problema de muita gente que as compra e' que depois de as comprar o 'tesão' passa... logo, ficam a a vida 'toda' num terrario (que muitas vezes não contem as condições necessa'rias), sem que o dono sequer olhe para elas, depois... mais dia menos dia, o dono la' lhe vai dar uma 'festinha' ou pegar e acontece que nessa altura ela ja' não estara muito interssada... depois disso o dono larga a bicha completamente da mão, ficando em casa com um animal grande e agressivo, acho que não e' preciso dizer o resultado...
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça fev 19, 2008 8:10 pm

Boas, lamento mas só agora é que pude vir á Arca, ver o fórum...podes ficar descansado Sadyk eu dou imensa atenção aos meus animais :D
Bem surgiu-me mais uma duvida, eu li que a dieta normal de um camaleão calyptratus é baratas e grilos, mas gostaria de saber se não fará mal dar em vez de grilos e baratas...gafanhotos, é que se puder dar gafanhotos torna-se muito mais fácil arranja-los, sendo também muito mais barato.
Cumprimentos
TiagoGrilo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”