[Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

segunda fev 18, 2008 12:45 am

Imagem
Imagem
Imagem

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Iguania
Família: Agamidae
Género: Pogona
Espécie: Pogona vitticeps
Nome comum: Dragão barbudo

Esperança média de vida: 7 a 12 anos.

Tamanho em adulto: Pode atingir os 60 centímetros.

Habitat natural: O dragão barbudo é originário da Austrália. Pode ser encontrado em zonas semi-desérticas, florestas secas e planícies de vegetação rasteira semelhantes a savanas (tudo zonas onde o solo é terra e não areia). Esta espécie é semi-arborícola e passa grande parte do seu tempo em árvores mortas e ramos secos, onde pode passar largas horas ao sol.

Dieta: Omnívoro e de apetite bastante voraz (consultar Guia de alimentação - Dragão Barbudo by Sadyk).

Temperamento: Esta espécie é bastante dócil e interactiva, é social e bem conhecida pela sua enorme energia e actividade. Isto, aliado ao variadíssimo número de padrões e a facilidade em mantê-los em cativeiro, tornou os dragões barbudos um dos animais de estimação de eleição para os amantes de répteis.

Terrário

Dimensões: Devido à sua grande actividade esta espécie precisa de algum espaço. Para dragões pequenos e a título temporário, um terrário de 45*45*30 cm (comprimento*profundidade*altura), e em adultos 90*45*45 cm (mais uma vez C*P*L) será o ideal. É de salientar que estas são as medidas indicadas para apenas um dragão. É altamente desaconselhado manter dois machos juntos, mesmo que em juvenis tolerem a presença um do outro, ao crescerem rapidamente se tornaram agressivos e as lutas serão mais que frequentes (estas lutas acabam normalmente na decepação de dedos, patas ou cauda).

Substrato: Talvez o ponto mais discutível no que concerne ao terrário de dragões barbudos.
Devido à sua natureza bastante curiosa e a sua fome insaciável, todos os substratos soltos representam grande risco de impactação.
Em bebes e juvenis os dragões papel é indiscutivelmente o substrato ideal. Em adultos apesar de, pelos hábitos e pelo tamanho o risco de obstrução por ingestão de substrato diminuir, não deixa de existir, por isso é ainda desaconselhado o uso de areia ou outro substrato solto. Neste caso o conselho vai para pedras (xisto é sempre uma boa opção, relativamente fácil de encontrar e aquece bem uma vez que é escuro), repti-carpet e, claro, papel.
(Um pequeno parênteses para quem ainda assim insiste no uso da areia e só porque me sinto na obrigação de aconselhar no sentido de minimizar os riscos. Quando se usa areia como substrato são desaconselhadas todas as areias habitualmente vendidas nas lojas de animais, como é o caso da repti-sand, calci-sand, entre outras, pelo contrário, quem tem experiência com areia aconselha o uso de Play sand, lavada, facilmente encontrada nas grandes superfícies de brinquedos como a Toys’R’Us, uma vez que é mais barata e como nem tem cores vistosas nem tem suplementos nem sabe bem nem é chamativa para os dragões. A alimentação deve ser feita fora do terrário. Ainda assim, friso, o uso de areia mesmo em adultos é totalmente desaconselhado.)

Iluminação: Sendo desértico e tendo o hábito de passar largas horas ao Sol, este lagarto tem grandes necessidades de ultravioletas. Como tal, é aconselhado o uso de lâmpadas com factor de UV 10.0 ou 8.0, não menos. É importante que esta lâmpada seja instalada dentro do terrário e a luz incida directamente sobre o dragão, a existência de ecrãs ou vidros impede a transmissão dos ultravioletas. Há ainda que acrescentar que tem de haver, no mínimo dos mínimos, um local onde o dragão se consiga posicionar a menos de 30 cm da lâmpada, uma vez que a partir desta distância a dissipação de raios UV já é muito grande. Esta iluminação deve ser substituída de seis em seis meses uma vez que estas lâmpadas vão perdendo capacidade de emissão de ultravioletas.
Fotoperíodo:
. Verão: 14 horas de luz, 10 de noite;
. Inverno: 12 de dia e 12 de noite.

Aquecimento: É crucial assegurar um bom aquecimento. Uma vez que este animal tem os sensores térmicos na parte de cima do dorso e cabeça, o ideal será o aquecimento ser feito por lâmpada. Pessoalmente aconselho as lâmpadas de cerâmica devido à sua maior eficiência, ao não emitirem de luz de espectro visível (embora se diga que os répteis não conseguem ver os IV’s, esta temática é ainda alvo de alguma discussão) e, por fim, devido à sua maior durabilidade.
Principalmente nos terrários definitivos (onde há espaço para isso) é importante criar um basking spot, que consiste na zona mais quente do terrário, onde o dragão se irá deitar sobre o calor intenso de uma lâmpada (lâmpada de spot).
Quanto às temperaturas diurnas:
. Lado quente: 32ºC a 35ºC;
. Lado frio: 25ºC a 28ºC;
. Spot: 38ºC a 41ºC.
Temperatura nocturna: 21ºC a 24ºC.

Decoração do terrário: Esta questão deve ser abordada com a devida cautela, o objectivo é assegurar ao nosso animal um espaço onde ele possa recriar todas as actividades que teria no seu meio natural. Troncos, pedras e algum espaço amplo para poderem movimentar-se à vontade são elementos essenciais. Depois, os habituais esconderijos. Quanto ao bebedouro, não é preciso um grande recipiente uma vez que isto será um incentivo a frequentes banhos e os dragões não são muito higiénicos, ou seja, muitas vezes defecam na água, por isso é preciso especial atenção com os bebedouros, é importante lavar o recipiente e mudar a água assiduamente.

É importante completar a leitura deste tópico com:
. Guia de alimentação - Dragão Barbudo by Sadyk;
. Informativo: Dragões Barbudos by Skhisma.

(Há gajos mesmo prestáveis e dedicados, não há?
Última edição por jmangelico em segunda fev 18, 2008 12:09 pm, editado 3 vezes no total.
<p>
</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

segunda fev 18, 2008 12:54 am

Parabe'ns 'jmangelico', 'caresheet' muito bom, e para te ser sincero, melhor do que muitos que eu ja' vi ai na net, de qualquer maneira não dou um mês para vir algum user novo perguntar como 'manter um dragão barbudo', lol...

Mais uma vez, parabe'ns e obrigado por partilhares esta informação, a arca esta a ficar com post's de boa qualidade...

Abraço
jmangelico
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 1:05 am

Obrigado Sadyk. Análogamente aos erros que desencorajam, as boas iniciativas encorajam-nos e levam cada um de nós a estas contribuições. Esta é a minha, espero que seja também incentivo a futuras.

(PS: Na edição do tópico a 18 Fev 2008, às 00:59 acrescentei o informação sobre o fotoperíodo.)
<p>
</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

segunda fev 18, 2008 1:12 am

Sim, acabam sempre por ser um incentivo, incentivo esse que nota a olhos vistos, como no's ja todos percebos a 'arca' entrou aqui numa 'onda' de caresheets e post's uteis...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda fev 18, 2008 9:22 am

Obrigada jmangelico, vamos ver se assim o pessoal aprende alguma coisa (o que eu seriamente duvido)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda fev 18, 2008 11:13 am

Excelente Angelico!

Quanto ao ultimo parentices do post, deves-te tar a referir a mim :twisted:

Abraço!

EDIT: Hamm, mete aí um foto do teu, no inicio, ficava fixolas ;)
Última edição por P_R em segunda fev 18, 2008 11:33 am, editado 1 vez no total.
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

segunda fev 18, 2008 11:31 am

jmangelico essa care sheet está do melhor! Parabéns e obrigado pela partilha!

Irá tirar muuuitas dúvidas a muuuita gente! :wink:

PS: fica já o aviso para quem está a pensar em comprar um dragão Barbudo, contem em gastar uma pequena fortuna para poderem dar as condições adequadas ao DB, falo por experiência própria. Lâmpada UVB\A+lâmpada cerâmica+casquilho+termostato+termómetro+terrário etc, etc...
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

segunda fev 18, 2008 11:46 am

obrigada jmangelico era mesmo disto que estava a precisar a muito que andava com ideias de ter um talvez comece a montar um terrario agora...parabens...muito esclarecedor!! :wink:
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

segunda fev 18, 2008 12:36 pm

parabens pelo post, esta muito bom.
jmangelico
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 12:41 pm

Na adição de 18 de Fevereiro de 2008, às 12:09, acrescentei umas fotografias do meu a conselho do P_R.
P_R Escreveu:Quanto ao ultimo parentices do post, deves-te tar a referir a mim :twisted:
P_R até respondia que a carapuça serve-te perfeitamente, mas no que toca a peças de vestuário é mais adepto do chicote. :lol:
ruidb Escreveu:PS: fica já o aviso para quem está a pensar em comprar um dragão Barbudo, contem em gastar uma pequena fortuna para poderem dar as condições adequadas ao DB, falo por experiência própria. Lâmpada UVB\A+lâmpada cerâmica+casquilho+termostato+termómetro+terrário etc, etc...
A questão da preparação do terrário nem é a mais flagrante, com um bocado de ginástica e procura pode fazer-se um relativamente em conta. Além disso terrários fazem-se/compram-se um ou dois, está bem que se paga tudo duma vez, mas ao longo de 7 ou 8 anos, que é a vida do dragão, representa uma despesa de pouca relevância.
Onde os dragões são dispendiosos é na alimentação. Para quem não faz criação de alimento em casa, os gastos mensais do dragão para uma alimentação correcta e equilibrada podem rondar os 15€/20€. Em comparação com outros répteis que habitualmente temos, sejam estes geckos, cobras, camaleões, iguanas ou outros, é uma alimentação cara face às dimensões do animal.
<p>
</p>
pacifco
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 1:01 pm

quem correr por gosto não cansa, e quem gosta mesmo de ter um pet como um db são se importa de gastar o dinheiro que é necessário para manter o animal, mas agora quem ter o animal só para dizer que tem um pet diferente é claro que se vai importar com o dinheiro que vai gastar com o animal. Por isso pensem bem se podem ter um animal como um db, para não haver mais episódios como muitos que vemos por aqui.

Abraços
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda fev 18, 2008 1:09 pm

Pacifco,

É verdade que quem corre por gosto nao cansa, mas tambem nao é menos verdade que o dinheiro que se pode dispender com um DB mensalmente pode afastar muita gente, até porque nos dias que correm, isto nao esta facil! ;)

Eu adoro DB's, mas no entanto nao tenho um nem tenho planos para ter em breve exactamente porque a sua manutençao excede as minhas possibilidades financeiras! ;)

Angelico, a foto do bicho na gabeta esta demais! :D
antoliveira2
Membro
Registado: quarta mai 02, 2007 5:11 pm

segunda fev 18, 2008 1:11 pm

Sim convem pensar bem antes de o ter e depois preparar tudo bem para a sua chegada.....levei tempo a decidir-me, tenho-o desde da semana passada e superou todas as expectativas..dócil..curioso...é um animal muito interessante que recomedo vivamente.... por isso 15 ou 20€ num animal como este são mesmo bem empregues...parabéns pelas fotos do teu animal e pelo care sheet..é de extrema utilidade e de tudo o que li parece-me o resumo mais acertado sobre as caracteristicas e necessidades desta espécie
pacifco
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 1:23 pm

P_R mas isso da maneira que pensas é a maneira mais correcta, eu so chamei atenção para aqueles que querem ter um pet como um db porque é cool e depois não tem guito para os manter e tentam vende-los ou fazer trocas por outros pets. É para isso que estou a chamar atenção, porque acredita eu gasto muito dinheiro com os meus repteis e nunca achei de mais o dinheiro que gasto com eles, porque antes de os ter pensei bem no que ia fazer e tinha a certeza que era aquilo que eu queria!

Abracos
jmangelico
Membro Veterano

segunda fev 18, 2008 1:24 pm

P_R Escreveu:Angelico, a foto do bicho na gabeta esta demais! :D
É a idade do armário.
<p>
</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”