CasadelMar Escreveu:
Com todo o respeito que tenho acerca do que expõe, coisa que aprecio muito, pergunto - Será que esse cão vingou-se da criança tendo enm conta que, este seria preso no canil por causa dela? Pelo menos a mim, custa-me a crer que tenha sido esse o motivo! Eu não sei como nem porquê aconteceu esse acidente (e possivelmente niguém nunca saberá explicar a razão), mas, sinceramente, não o vejo como um acto de pura vingança porque se assim o fosse, essa menina, possivelmente, não estaria mais entre nós!
Boas Victor (outra vez

=
Estando nós na arca de noé, é bem possivel que vejas alguém a dizer que o cão mordeu por vingança, certamente que não será da minha boca que o ouvirás, mas coisas dessas aqui, não são impossiveis.
É complicado falar deste caso em concreto, porque como acontece com todos os outros, não conhecemos todos os pormenores que envolvem esta história, portanto só podemos analisar o que se terá passado, tendo em conta os dados que temos disponiveis.
Sabendo nós que os cães reagem a estimulos podem fazê-lo, dependendo de individuo para individuo, de várias formas, e a acção-reacção pode ser desencadeada consoante a personalidade desse mesmo individuo.
Estes cães, tinham, segundo noticiado, 7, 8 e 9 anos e até à data, nunca tinham revelado qualquer sinal de agressividade.
Não sabemos se os cães estavam habituados a lidar de perto com crianças, o que muito sinceramente, não me pareceu, até porque, quando isso acontece, é normal nestas noticias, que digam que os animais já haviam contactado com outros miudos e blá blá blá, blá blá blá.
Portanto, o que me parece ser muito claro, e mais uma vez, avaliando apenas pelos dados disponiveis, é que o animal em causa, não estava habituado ao
contacto directo com crianças, e quando isso aconteceu, reagiu da forma que já todos sabemos.
Para mim, parece-me um caso de deficiente sociabilização, agravada pelo facto de, após a "entrada" de uma criança em casa, os cães terem sido privados do normal contacto com os seus donos.
Independentemente de tudo isto, venha lá Deus e o Papa, há algo que me parece importante referir, especialmente quando se associa estes cães, a uma agressividade quase que gratuita.
Serão significativos os acidentes que existem com cães de raça Rottweiler em Portugal, tendo em conta o números de exemplares que existem por aí espalhados, boa parte deles, em contacto directo com crianças ?
Ninguém quer, ou eu não quero, escamotear o facto que, uma dentada de uma Rott é diferente da dentada de um animal de pequeno porte, isso é um facto, embora, quando nos referimos a crianças, as lesões provocadas por uns e por outros, possam ser gravissimas, isto sem falar nos danos psicológicos.
Mas a verdade é que, quando nos referimos a CÃES QUE MORDEM, o numero dos SRD e outras raças, que não as Potencialmente Perigosas, é substâncialmente mais elevado, só que, não chegam a público.
Posso dizer-te de fonte segura, podendo tu sempre averiguar este facto, que num dos Hospitais centrais de Lisboa, neste caso concreto, São José, é raro o dia, em que não dão entrada nas urgências 2 a 3 pessoas vitimas de mordidas de cães, sendo que raramente, são Rottweilers ou PitBulls, porque desses, nem precisas de ir a São José confirmar, ligas a televisão ou pegas no Correio da Manhã.
De qualquer modo, penso eu que, tudo aquilo que eu te disse, nem sequer carece de confirmação, pois presumo (não tenho dúvidas) que a tua inteligência atinga mais além do que uma simples noticia sensacionalista