parto de chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda fev 18, 2008 8:21 pm

Pois é...
A minha questão teve exactamente a ver com isso... se já teve 7 ninhadas, isso dá mais de 2 por ano... o que não é nada saudável para a fêmea... cada ninhada que ela tem encurta-lhe a esperança de vida :(
Retire o macho, deixando-o numa gaiola ao lado, para que ambos se sintam acompanhados, mas não permita que a fêmea engravide de novo sem que deixe passar um tempo razoável, pois ela precisa de recuperar.
Se não o fizer, tal como outros membros já lhe disseram, ela durará pouco.

Os nossos animais de estimação merecem que cuidemos deles :|
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

terça fev 19, 2008 12:12 am

peço desculpa pela questao.... pode parecer descabida mas como nao tenho nenhuma chinchila e ate achei a discussao pretinente, fiquei curiosa....

nao é possivel esterilizar a femea para evitar novas ninhadas e simultaneamente evitar que se separem os progenitores??
Aymara
Membro Veterano

terça fev 19, 2008 12:44 am

Não tem de pedir desculpa pela questão... :)

Questões pertinentes são sempre bem vindas. Como tal, cá vai a resposta:
Sim, é possível esterilizar a fêmea, e assim evitar ninhadas continuas sem a separar do macho.
O problema, é que há pouquissimos veterinários com àvontade suficiente para o fazerem. E ainda tem a questão do custo dessa cirurgia, que nem toda a gente está disposta a pagar.
Já agora, aproveito para dizer, que também é possível castrar o macho (e não fazer nada à fêmea), que além do risco ser menor, o custo é também mais baixo.
É uma questão de opção :D
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

terça fev 19, 2008 10:55 am

;) obrigada pelo esclarecimento!!
isabelmap
Membro Júnior
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm

quarta fev 20, 2008 7:12 pm

Peço desculpa mas enganei-me, não foram 7 mas sim 6.
A mãe está optima de saúde e é muito bem tratada, apenas tenho pena de separar o casal pois eles ficam que nem loucos quando são separados (já experimentei).
Quanto ao que faço a todas as crias... infelizmente não posso ficar com todas elas pois era isso que eu queria fazer por isso, contando com a ultima que ainda é pequenita e 2 que me pediram para vender as restantes dei a amigos e familiares que sei que vão tratar bem delas.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta fev 20, 2008 7:57 pm

A questão aqui não se prende com o que fazer às crias, mas sim com o bem estar da mãe. Serem 7 ninhadas ou serem 6 vale exactamente o mesmo e se neste momento tem uma cria quer dizer que a 7ª. ninhada vem aí.
Mesmo que fiquem que nem loucos deve sempre separar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Aymara
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 11:43 pm

Nem mais ... Kitten, tem toda a razão!
Foi exactamente isso que eu tentei dizer... :!:

Mas as pessoas têm muita pena de os deixar sózinhos e acabam por descuidar a saúde da fêmea :|
O problema, é que quando alertamos as pessoas, ainda somos mal interpretadas.

Se os separar de gaiola, mas deixar as gaiolas encostadas, eles podem usufruir da companhia um do outro :)
Dyskrasia
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 8:35 am

quinta fev 21, 2008 11:36 am

Agradeço por terem posto aqui as hipóteses de esterilização.
Última edição por Dyskrasia em quinta fev 21, 2008 9:26 pm, editado 1 vez no total.
A vaidade e a ignorância são o expoente máximo da crueldade humana
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta fev 21, 2008 12:57 pm

A veterinária disse o quê? Eu às vezes fico parva com certos conselhos. Acha que se a fêmea não tiver cios vai deixar o macho cobri-la?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 1:30 pm

São as coisas que se dizem! :o

Ainda mais que a "vida sexual do bichitos" é apenas um instinto de procriação para continuidade da espécie.
Dyskrasia
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 8:35 am

quinta fev 21, 2008 9:24 pm

Peço desculpa a quem não me entendeu,às vezes acontece...mas tudo bem...e retiro desde já o post...eu apenas queria que fosse a fêmea,porque gostava que o Gizmo acasalasse com outra fêmea,mas visto depois ser muito complicado já tirei essa ideia da cabeça...
Agradeço desde já a simpatia...
A vaidade e a ignorância são o expoente máximo da crueldade humana
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 10:44 pm

Dyskrasia: Não leve a mal estes meus posts, eu apenas pretendo esclarecer. Nem imagina as coisas que eu tenho ouvido (e lido) mesmo no que diz respeito a conselhos de veterinários que percebem muito de cães e gatos, mas que são umas nulidades no que respeita a animais exóticos. Vou só contar-lhe uma breve e resumida história de um vet com um esquilo: o esquilo ficou mal, apático e sem comer, foi levado pelos donos ao vet. Foram feitos RX, dadas injecções, passando até pelo intermento. Todo este processo levou de 3 semanas a 1 mês. Quando o bicho já estava muito mal, os donos resolverem levá-lo a um vet habituado a tratar exóticos, mas ao ser consultado e quando lhe tiravam sangue para análise, o pobre bichinho morreu. Afinal, tantas injecções e mais não sei o quê que lhe fizeram, não lhe valeram de nada, pois tinham-lhe diagnosticado gazes na zona abdominal o que supostamente provocaria muitas doras ao animal. O RX revelava gazes sim, mas numa situação normal, pois os esquilos, devido ao tipo de alimentação, ganham muitos gazes, mas isso não os incomoda. Este foi mais um caso em que o/s vet/s que trataram o bichinho não sabiam o que deviam procurar nem o tratamento a fazer.
Como já estamos off Topic e queremos voltar on topic, peço desculpa pelo facto e apenas lhe digo que siga aquilo que achar realmente melhor.
Eu gosto de aprender com quem sabe e ensinar quem quer aprender :)

Fiquem bem!
Responder

Voltar para “Exóticos”