URGENTE-CASAL DE AGAPORNIS MACHO PERSONATA FEMEA ROSECOLLI

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

segunda fev 18, 2008 8:24 pm

Ola,
Tenho um casal de Agapornis, Macho personatta e Fêmea Roseicoli, gostaria de saber se eles irão se reproduzir, pois já vi tantas respostas contraditorias que estou muito confusa :cry:
Alguêm me pode esclarecer e ajudar?
Obrigado
camila33
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

segunda fev 18, 2008 8:29 pm

Eu não aconselho, está aqui um post a falar disso.


Escrito por:

JCFM
Membro Veterano


Registrado em: 19 Fev 2007
Mensagens: 1028

«A tua mensagem está um bocado confusa , para a próxima tenta escrever melhor .

Quanto aos híbridos que mencionaste , a fertilidade processa-se mais ou menos deste modo : os híbridos fisheri x personatus são todos férteis , visto que estes dois psitacídeos pertencem à mesma espécie Agapornis personatus fisheri e Agapornis presonatus personatus , pertencendo apenas a sub-espécies diferentes , por isso , são chamados de híbridos intra-específicos
Queres mesmo andar a cruzar fisheris com personata? É que cada vez é mais difíicil encontrar indíviduos das duas subespécies 100%puros , as pessoas , por ignorância , ou por outro motivo qualquer , cruzam intensivamente estas sub-espécies , sendo , por isso cada vez mais difícil de encontrar exemplares puros . Qualquer dia não haverá nem personatas nem fisheris , mas sim uma única subespécie : Agapornis personatus hybridum

Quanto a roseicollis com personatus , esta é uma hibridação inter-específica , porque estas duas aves são de espécies diferentes .quanto à fertilidade , as fêmeas muito provavelmente serão todas estéreis , mas haverá machos férteis .

No que toca a nigrigenis x personatus , os híbridos , serão todos férteis , porque , mais uma vez , o nigrigenis e o personatus são da mesma espécie
Agaporrnis personatus personatus e Agapornis presonatus nigrigenis .

Em suma , dos agapornis que mencionaste , tens duas espécies distintas : o roseicollis e o personatus , e dentro da espécie personatus tens duas sub-espécies o nigrigenis e o personatus.

P.S - Acho que não deves tentar crias híbridos , mas sim focar-te na criação especifíca das aves que tens
nechako
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am
Localização: Aquário Marinho; Psitacidios e Bouledogue francês.

segunda fev 18, 2008 8:40 pm

"URGENTE-CASAL DE AGAPORNIS MACHO PERSONATA FEMEA ROSECOLLI"

Qual é a urgencia?
:roll:
<p>Cumprimentos</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

segunda fev 18, 2008 8:59 pm

nechako Escreveu:"URGENTE-CASAL DE AGAPORNIS MACHO PERSONATA FEMEA ROSECOLLI"

Qual é a urgencia?
:roll:
Pois. :roll:
tamarino
Membro Veterano
Mensagens: 1451
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Localização: Cadela-Gata-Piris-Agas-Tartas..

terça fev 19, 2008 12:06 am

A urgência será em saber se deve ou não cruzar esses dois.

Eu diria que NÃO... saíriam híbridos! >Para quê estragar a espécie??


Bjins
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

terça fev 19, 2008 2:04 am

Boas,
Esta história começou pela compra de 1, mas com todas as pessoas diziam que não podia ficar sozinho,que morreria de tristeza,solidão,etc, Coisa que nunca me pareceu, pois afeiçou-se muito a mim,e era um passaro super feliz,comprei outro para lhe fazer companhia,que por acaso é uma femea.
Assim eu vou manter os dois pasarinhos lindos juntos, sem ninhos pois a minha intenção real não é procriação muito menos para venda, cheguei a ter mais de 50 piriquitos e nem 1 eu vendi ou dei.
Eles são felizes os 2 tal e qual como estam, se por acaso algum dia visto eles serem ainda muito novos acontecer algo, tenho a certeja que deixerei a natureja falar mais alto.
Muito obrigado pela ajuda,e em relação á palavra urgência é pena que em 3 pessoas apenas 1 tenha percebido o termo utilizado.Obrigado.

Cpts
camila33
nechako
Membro
Mensagens: 144
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am
Localização: Aquário Marinho; Psitacidios e Bouledogue francês.

terça fev 19, 2008 2:18 am

Boa noite

Camila, eu nem era para responder ao que a Júlia achou da palavra "urgência", mas já que tocou nisso eu respondo.

Acha que o que pergunta é alguma aflição?
Acha que eles iam criar mais depressa do que obter aqui a resposta ao que pergunta?
Se disse-se que tinha uma ave a morrer, ou que não come, ou que não bebe, aí sim, uma pergunta com urgência.
Fico por aqui...
<p>Cumprimentos</p>
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

terça fev 19, 2008 2:30 am

Boas,
até tb ando a pensar já agora pq não, adqurir mais 1 casal? :D
Tenho viveiro para tal, espaço não falta,e assim não "estragaria" :o as "especies".
Por acaso o meu Agaporni personata, :P desculpem se por acaso estiver mal escrito ou se preferirem em latim :lol: é até de um criador bem conhecido,e vinha anilhado,que até por sinal detesto ver aquilo no animal, :( e parece até o incomodar por vezes. :|
Bem é uma ideia, para pensar com calma. :wink:
cpts
camila33
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

terça fev 19, 2008 2:43 am

Boas novamente,
A minha urgência é que realmente apesar de novos, já vejo atitudes em especial da parte do macho no sentido de crer procriar,dai o emprego da palavra urgência.
pois como já tinha referido, gostava de fazer o que fosse melhor para eles, e não o pior,como "amante" de animais que sou,e realmente nem o criador me disse nada sobre a situação que vós perguntei.
Bem não há-de ser nada, realmente se estivessem doentes,etc ai sim possivelmente nem estaria aqui,a por questoes axo que correria para o vet. :)
Eu já tenho muito anos de animais,aves,gatos, caes,já tive muitos desgostos,mas tb muitas felicidades. :D
O que for será.
cpts
camila33
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

terça fev 19, 2008 3:13 am

Só mais uma coisinha que me esqueci....eu até larguei a minha pergunta para tentar aconselhar a situação de uma pessoa que encontrou um Agaporni, e não fazia ideia de como agir,eu tentei aconselhar o melhor possivel, agora vamos ver como reage o animal,pois tb já me aconteceu o mesmo muitas vezes, em especial com pombas,e até com um pardal bébé que caiu do ninho,e alimentei-o com papa amarela e uma seringa,estimulando o bico etc,etc...
Enfim realmente pode não ter sido a palavra mais feliz concordo,mas foi o que me surgiu na cabeça.

PS:O pardal cresceu,viveu em cativeiro,durou muitos anos e morreu de velhinho,só não o devolvi á liberdade pq fui aconselhada por todas as pessoas entendidas a não o fazer. o que me custou muito.

cpts
camila33
tamarino
Membro Veterano
Mensagens: 1451
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Localização: Cadela-Gata-Piris-Agas-Tartas..

terça fev 19, 2008 11:34 pm

Olá boa noite

Voltando um pouco acima... informo que tudo quanto sei por ter lido, por falar com outros criadores e por experiência própria que os Agapornis Roseicollis só procriam quando o ninho for colocado na gaiola ou no viveiro.

Ora se a sua intenção não é essa, não existe problema em estarem juntos como casal.

Outra coisa... a Língua Portuguesa é muito traiçoeira, logo dá lugar a mal entendidos!


Fiquem bem!!

Júlia
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

sexta fev 22, 2008 4:24 pm

Boas tamarino ou Dª Julia agradeço mais do que ninguem a sua preciosa ajuda, :) e realmente a Lingua Portuguesa é mto traiçoeira, mas continuo em manter que realmente para mim :? (leiga em relação aos Agapornis) era como que uma "urgência" :( pois não sabia o que fazer com os meus passaros,pois até como disse eu vi e continuo a ver o macho personata a tentar estabelecer vida sexual com a a femea que rosicolli, eu sei que á casos de posturas de ovos até no chão. :roll:
É claro que não posso dizer que não me agradaria muito ter pelo menos uma ninhada deles para mim, :lol: para aumentar a prol, nunca para venda, mas assim pelo que percebi é impossivel, e incoviniente que o mesmo aconteça, então deixos estar,e se estam bem passam os dias aos beijinhos e a catarem-se , um mimo. :D :)
muito obrigado;
Camila33 :)
nsantos
Membro
Mensagens: 55
Registado: quarta abr 28, 2004 2:21 pm

sábado fev 23, 2008 5:30 pm

tamarino Escreveu:... Agapornis Roseicollis só procriam quando o ninho for colocado na gaiola ou no viveiro...
Júlia
Boas Júlia, isso não é verdade... sei de casos onde agapornis sem ninho fizeram uma postura no fundo da gaiola e criaram as crias :)

NS
<p>--------------------------------------
Um abra&ccedil;o,
Nuno Santos
nunos7@[REMOVER]hotmail.com
--------------------------------------</p>
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

sábado fev 23, 2008 5:41 pm

Boas
Pois eu já vi isso acontecer mesmo sem ninho as posturas serem no chão da gaiola.
Bem vamos ver,pode ser que não aconteça.... :?
Se acontecer fico com eles,tb não são para venda.
Mto obrigado,
poagapornis
Membro
Mensagens: 61
Registado: sexta fev 15, 2008 4:53 pm
Localização: Agapornis

domingo fev 24, 2008 11:55 pm

Desaconselho vivamente o cruzamento de espécies...
Ao comprares outro, deverias ter comprado da mesma espécie! :|
Ou então antes de comprares, deverias ter perguntado aqui, se deverias comprar da mesma espécie ou não... :?
<p>Cumprimentos a todos,</p>
<p>Pedro Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Aves”