segunda fev 18, 2008 10:42 pm
Digo-te desde já que não tenho iguanas nem nunca tive réptil algum que não fosse um camaleão, no entanto, tendo em conta a família comum, e tendo em conta que a pele funciona da mesma forma exceptuando as multicamadas com diferentes tipos de células que produzem pigmentos diferentes, mas o problema parece-me originado pela muda aliado a desidratação.
em camaleões ( e estou so a supor tentando ajudar) durante a época da muda deve-se aumentar a humidade do terrário para proximo do maximo recomendado para a espécie, dado ser um processo muito desidratante, e deve-se manter o animal com maior uso de suplementos alimentares (pouco mais) para o manter melhor nutrido.
Sinceramente parece-me (pelas condições que tenho visto em montes de sites de camaleões) que o problema é causado por desidratação. O remédio num camaleão seria po-lo de urgencia numa planta e por essa planta no interior de uma banheira com agua de chuveiro indirecta de forma a que na planta so caissem salpicos indirectos abundantes, para forçar a hidratação da pele e os hábitos de ingerir água, enquanto se tratava de arranjar uma consulta urgente num veterinário.
Numa iguana.. não sei o que deves fazer quanto à agua, mas como isso se prolonga já a essas semanas, penso que a deves levar de urgencia ao veterinário.
dúvido que tenha ajudado, mas..
novamente relembro que estou só a especular e que devias ir ao veterinário o mais urgentemente possível antes de arranjares uma bruta de uma infecção ou um problema cutâneo grave