Que terá sido feito....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado mai 03, 2003 11:58 pm

Já ando há tempos a pensar abrir este tópico, com a secreta esperança de, por um "acaso" da sorte, vir a saber o que desejo!
Eu explico! O meu Vaninhas, que já está do "outro lado da ponte", melhor dizendo, a sua querida, a Naria, teve uma ninhada de cinco gatinhos (estou a falar de siameses puros), e eu só pude ficar com três, tive de dar dois - machos, até porque só uma era fêmea, a minha Nina.
Acontece que a pessoa que os quis, conhecida de um amigo meu, não era directamente para ela, mas para uma amiga. Quando os levei, essa amiga estava com a dita, eu fiz uma série de recomendações, dei-lhe o meu contacto, pedindo-lhe que me dissesse alguma coisa, mas o facto é que nunca me disse nada. Tentei saber dos bichinhos através dessa conhecida, que inclusivamente foi muito rude comigo, tendo-me chegado a ameaçar se continuasse a insistir. Confesso que, na altura em que os dei, me acanhei um bocado em pedir o telefone, e tenho-me arrependido amargamente de não o ter feito. Inclusivamente tentei através de uma associação de defesa de animais que contactasse essa pessoa, para dar o telefone da amiga, que era tudo o que eu queria, telefonar para saber deles, mas nem assim! Como tinha outras indicações, ainda andei a fazer de "detective", mas nada consegui. Acabei por desistir, mas os animais não me saem da cabeça!
Isto já se passou vai fazer seis anos! Nasceram a 2 de Maio de 1997, e dei-os em finais de julho.
Bem sei que me podem dizer que é muito tempo. Mas eles ainda podem estar vivos, os irmãos estão e de boa saúde, felizmente!!
É que não consigo tirá-los da cabeça! Sobretudo penso se estarão mesmo bem tratados, e sinto-me responsável por eles, porque não soube tomar as medidas devidas antes de os dar! Mas nunca imaginei que me iam tratar assim!
Com a facilidade de comunicação que a net permite, sabe-se lá! Se consigo vir a saber deles, através de alguém que saiba do caso, que conheça quem os tem,sei lá!
Eu sei que um foi para Setúbal (com um rabito igual ao meu Cyrano, a terminar em "ponto de interrogação") e outro ficou aqui no Norte (sou de Porto, mas vivo em Gaia), segundo me disse essa tal dita pessoa, em Famalicão + concretamente, esse era o + parecido com o meu Vânias, com um "toquinho" e o maior da ninhada, eu chamava-lhe o meu gordinho, e era o que se estava a afeiçoar mais a mim, vêm-me as lágrimas aos olhos ainda, quando penso nele. Essa dita pessoa chegou a dizer-me que ele estava a ficar muito arisco... Coitadinho, deve ter estranhado a mudança!
Se puderem ajudar-me, agradeço imenso! Espero que compreendam este meu apelo! Quem gosta de animais não consegue tirá-los da memória!
UM ABRAÇO! :(
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 04, 2003 12:50 am

Olá

Eu entendo bem este seu apelo e tenho pena de não poder ajudar. Mas tem algum motivo para acreditar que possam ter maltratado os gatinhos? De facto o comportamento das pessoas que ficaram com eles é um pouco estranho mas...
Eu quando comprei a Amélia a foi-me pedido para telefonar para dizer como estavam a correr as coisas e eu telefonei algumas vezes. E a senhora tem o meu contacto para me ligar sempre que queira.
Mas acho que foi importante colocar aqui esta sua história, porque pelo menos serve de alerta a quem tenha gatinhos para dar.

Beijokas e espero que tenha boa sorte.
Kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 04, 2003 9:01 am

Olá

Efectivamente dar para um conhecido duma conhecida de um amigo dá isso, não pode fazer mais nada.

Se a atitude da pessoa que os recebeu foi incorrecta não se sabe, afinal a amiga dela que lhos deu pode nem lhe ter dito que a Miadores queria contactar com ela.

Mas se me permite, recorrer a um associação de defesa de animais para saber dados que uma pessoa pode não ter interesse em divulgar a desconhecidos, é uma forma de intimidação e também não acho correcto da sua parte essa atitude.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeCadaval
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 9:28 am

domingo mai 04, 2003 10:27 am

O meu irmão tamém teve uma gatinha que já morreu e quando ela teve gatinhos, o meu irmão resolveu esterilizá-la para não acontecer coisas dessas. ( triste )

Nunca ninguem devia de fazer criação porque depois estas coisas acontecem e nós é que ficamos sempre na dúvida. ( triste )

CasadeCadaval ( triste )
Miadores
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 2:39 pm

Alguns esclarecimentos: 1) - dei o nº do meu telefone DIRECTAMENTE à pessoa que ia ficar com os gatinhos. 2) não foi intimidação, foi em desepero de causa! 3) as atitudes crítoicas desse género não ajudam nada.
OBRIGADO
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 2:41 pm

Mais um esclarecimento: eu não faço "criação"! Quis apenas ficar com filhos do meu muito querido gato Vânias, É diferente!
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 6:12 pm

Miadores Escreveu: Alguns esclarecimentos 1) - dei o nº do meu telefone DIRECTAMENTE à pessoa que ia ficar com os gatinhos. 2) não foi intimidação, foi em desepero de causa! 3) as atitudes crítoicas desse género não ajudam nada.
OBRIGADO
desepero de causa ? Mas disseram-lhe que os gatos estavam a ser maltratados ? Houve algum acordo de acompanhamento ?
Distinga entre critica negativa e positiva. Uma pessoa se foi pressionada por alguma entidade da forma como diz concerteza que não uqererá falar consigo quer esteja ou não satisfeita.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 7:17 pm

Katheleen, obrigada pelas suas palavras! ;)
Foram as únicas que valeram a pena!
Vim procurar aqui, se possível, ajuda, e não discussões idiotas e sem sentido. Mas já devia ter previsto esta hipótese, pelos antecedentes!
Mais uma vez, obrigado pela sua atitude, Katheleen ;)
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 04, 2003 7:27 pm

Miadores Escreveu: Tentei saber dos bichinhos através dessa conhecida, que inclusivamente foi muito rude comigo, tendo-me chegado a ameaçar se continuasse a insistir. ...Inclusivamente tentei através de uma associação de defesa de animais que contactasse essa pessoa, para dar o telefone da amiga,
de facto é uma atitude a repensar, veja que pode estar relacionada coma s pessoas não quererem contactar consigo. de futuro tome isso em conta.

Fique bem
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 04, 2003 8:04 pm

foi por essas e por outras que mandei operar a bicharada toda. alguns sei como acabaram. outros imagino. também não foi tudo mau. e quando tenho algum para dar, é uma agonia.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 05, 2003 8:43 am

Olá

Eu tentei responder a pensar o que eu teria sentido. Se eu tivesse tido gatinhos para dar há uns anos atrás era capaz de não ter tido preocupações que hoje em dia teria.
A frequência do forum tem-me ensinado muito e tem ajudado a que eu abra os olhos para determinadas situações.
Claro que quando é a primeira vez que estamos a dar animais, por vezes não pensamos em certas coisas e acanhamo-nos de pedir por ex. um número de telefone.
É fácil perceber que se deu conta do seu erro e é algo e que ainda pensa. Por isso achei que não era um motívo para critica.

beijokas
Kathleen
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda mai 05, 2003 6:54 pm

Miadores Escreveu: Mais um esclarecimento eu não faço "criação"! Quis apenas ficar com filhos do meu muito querido gato Vânias, É diferente!
Qual é a diferença entre "fazer criação" e "deixá-los criar"?
Seja como for, quando se dá animais a pessoas desconhecidas existem sempre riscos. Claro que nem sempre podemos controlar o que acontece com os animais depois de saírem de nossa casa. Às vezes, nem quando os damos a pessoas conhecidas... Temos de confiar no nosso sexto sentido e dá-los apenas a pessoas que nos inspirem confiança. E temos também de estar preparados para o nosso sexto sentido nos enganar, e esperar que isso não aconteça muitas vezes... :?
Diz que apenas queria ficar com filhos do seu Vânias, mas ele teve 5 e não pôde ficar com todos. Pensou nessa possibilidade antes? Normalmente, as pessoas que deixam os animais criar por este motivo nunca pensam nesta possibilidade. Há tantos casos destes... E depois as pessoas vêem-se a braços com uma ninhada de gatos que não conseguem dar, e o que fazem? Ou os abandonam ou os "despacham" para a primeira pessoa que lhes aparecer... Não era preferível não os deixarem reproduzir-se? :?

Fiquem bem

Florinda
Miadores
Membro Veterano

segunda mai 05, 2003 8:14 pm

Olá, Florinda:
Só gostava de a esclarecer em alguns aspectos: eu NUNCA abandonaria, nem abandonarei, animais!
Depois, não"despachei" para a 1ª pessoa, claro que não relatei aqui todos os passos que dei na altura, "saltei", digamos assim, para o final.
Pedi esclarecimentos sobre a pessoa para quem iam, soube que tinha já outro gato, que tinha meios económicos para tratar devidamente, etc.
Devia era ter pedido, como já disse, o contacto, e perante uma recusa, positivamente não daria os gatinhos! Mas como expliquei, na altura acanhei-me, e pensei que estava a lidar com outro tipo de pessoas! Só eu sei o que me tem pesado essa minha falha. Quando vim aqui, foi para tentar uma hipótese, ainda que remota, de vir a saber alguma coisa. Muito sinceramente, nunca pensei vir a ter respostas de críticas e acusações, tratando-se de pessoas que partilham, espero eu, o amor a animais. E como pessoas, estamos sujeitos a cometer erros, e, no que me toca, tenho consciência deles, sem precisar que mos digam.
Volto a dizer, mais uma vez, e agradeço cá do fundo à Kathleen, que foi a única que mostrou compreensão e respondeu no contexto em que eu estava.
OBRIGADO, Kathleen. ;)
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 05, 2003 11:11 pm

de facto o que foi aqui referido foi baseado no que a sra disse, ou seja, que as pessoas se podiam ter enervado com a sua insistência ou com o facto de ter recorrido a um zoofila para pressionar a sra a dar o telefone da amiga.

Ou seja, uma razão para esse afastamento das pessoas que procura.

Se isto a ofende, tenha em conta que a pessoa que recebeu a gata, caso tenha lido aqui a sua história pode também ter ficado ofendida consigo pelas suas dúvidas e pela suspeição de maus tratos que levantou ( afinal não se recorre a uma zoofila a não ser em casos de suspeição de maus tratos penso eu).
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça mai 06, 2003 3:22 am

Miadores Escreveu: Olá, Florinda
Só gostava de a esclarecer em alguns aspectos eu NUNCA abandonaria, nem abandonarei, animais!
Depois, não"despachei" para a 1ª pessoa, claro que não relatei aqui todos os passos que dei na altura, "saltei", digamos assim, para o final.
Pedi esclarecimentos sobre a pessoa para quem iam, soube que tinha já outro gato, que tinha meios económicos para tratar devidamente, etc.
Devia era ter pedido, como já disse, o contacto, e perante uma recusa, positivamente não daria os gatinhos! Mas como expliquei, na altura acanhei-me, e pensei que estava a lidar com outro tipo de pessoas! Só eu sei o que me tem pesado essa minha falha. Quando vim aqui, foi para tentar uma hipótese, ainda que remota, de vir a saber alguma coisa. Muito sinceramente, nunca pensei vir a ter respostas de críticas e acusações, tratando-se de pessoas que partilham, espero eu, o amor a animais. E como pessoas, estamos sujeitos a cometer erros, e, no que me toca, tenho consciência deles, sem precisar que mos digam.
Volto a dizer, mais uma vez, e agradeço cá do fundo à Kathleen, que foi a única que mostrou compreensão e respondeu no contexto em que eu estava.
OBRIGADO, Kathleen. ;)
Lamento se a minha falta de compreensão a indignou. Os meus comentários não se referiam apenas ao seu caso. Acredite, o que não falta por aí são casos parecidos. Ainda ontem uma amiga me pediu ajuda para arranjar donos para dois gatinhos muito bonitos da gata de uma amiga dela que a dona deixa ter ninhada atrás de ninhada porque... gosta de bebés... E uma colega minha anda a chatear-me há semanas para arranjar dono para os gatinhos da gata da mãe dela, como seu eu tivesse alguma responsabilidade pelo facto de não esterilizarem as gatas e ainda por cima as deixarem sair/fugir para a rua quando estão no período do cio. E ainda ficou muito aborrecida por eu ter arranjado dono primeiro para os gatinhos de uma gata de rua que recolhi.
Já há por aí tantos gatos abandonados, tantas ninhadas a nascer na rua, tantas misérias... Para quê estar a deixar os gatos que têm dono criar? Por um capricho? Esses caprichos muitas vezes têm maus resultados, como pôde constatar no seu caso. É pena as pessoas não pensarem nisso antes.

Fique bem

Florinda Lopes
Responder

Voltar para “Gatos”