ser veterinaria

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

domingo fev 17, 2008 9:07 pm

F_I Escreveu:Estudar medicina veterinária tem muito que se lhe diga, primeiro se não quiser pagar uma mensalidade de 600 euros mensais pelo menos durante 6 anos numa privada, têm de ter muito boas notas (17, 18 /19) de secundário para depois resistir aos exames nacionais, e ficar com média para entrar.

Depois um mestrado em medicina veterinária permite trabalhar em ínumeras áreas:
- clinica de pequenos e grandes animais, e agora cliníca de novos animais
- inspecção sanitária
- matadouros
- controlo alimentar, desde iogurtes a fiambre
- produção animal
- a tão em voga, ASAE
- canis municipais
...

Gostar de animais, não é um pre-requesito para ser veterinário. há pessoas que vão logo com ideia de inspecção, por exemplo.
Normalmente quem gosta muito de animais, sofre um enorme choque (eu sofri...de tal modo que no início chegava a casa e chorava como uma desalmada), é preciso nos distanciarmos, e sobretudo saber lidar com a morte, com o sangue, com o cheiro de cadáveres.

ser veterinária/o não é salvar os animaizinhos e fazer-lhes muito bem e eles gostarem muito de nós! Os veterinários são as pessoas que lhes dão injecçoes, enfiá.lhes o termómetro pelo rabo para medir a temperatura, que os magoa e os obriga a ficarem separados dos donos quando estão internados.
estamos a curá-los...mas para isso magoámo-los.
durante o curso, mata-se animais só para abrir.
temos exames práticos em frente de cadáveres a simplesmente esquartejar.
Tudo isto é compensado por muitas coisas, é verdade.
é um curso com uma elevada taxa de desistência...é normal.
é difícil, é preciso mesmo muito estudo...tanto que o difícil não é entrar, é conseguir fazer tudo à primeira. (que muito, mas muito raramente é feito ;))
é caro, implica adquirirmos livros científicos, que não podem ser fotocópias...pq têm mesmo de ser a cores.

Quanto ao emprego, a minha faculdade tem tem 100% dos alunos empregados ao fim de 6 meses...emprego não falta, pode é não ser na clínica de pequenos animais que muita gente quer.
Os ordenados depende sobretudo da zona do país...dentro da clínica, cada região tem um valor mínimo de consulta...que vais desde 15€ a 35€.

Mas uma coisa é certa, o curso é tão completo que nos prepara para mil coisas, não é restrito a uma coisa como a esmagadora maioria.

Aprende-se como funciona o organismo, cada animal, a diferença entre eles, doenças, como curá-las, cirurgia, bioquimicas, histologias, biologias moleculares...tudo muito a fundo. tem a vantagem de entre uma aula e outra puder-se estar com cães, cavalos, vacas, cabras, burros ;) e entrar no mundo mágico que é o mundo animal.

Temos ainda de saber mesmo muito de medicina, ter atenção ao mais pequeno sinal, tantas vezes disfarçado pelo próprio animal. eles não dizem o que doí, se lhes doí a cabeça ou o estômago. ;)
É deste tipo de respostas que precisamos. :wink:

Eu também quis ser veterinária. Mas não tive condições financeiras de fazer o curso. Mas foi um sonho acalentado por muito tempo.

A vida são sonhos, e nunca devemos deixar de sonhar. :)
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

domingo fev 17, 2008 9:09 pm

eu qd era pequena tb queria ser vet pq gosto mt de animais, depois fui crecendo e percebendo q tinha q os espetar c agulhas, abrir barrigas... e comecei a pensar q n era isso q eu queria-lhes fazer
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça fev 19, 2008 7:05 pm

reex Escreveu:mas quer ser veterinária por amor aos animais , ou por dinheiro ? se é por dinheiro vá para advogada :roll:
porque eu adoro animais, alias eu acho que tenho ''jeito'' pra coisa...
sempre foi o meu sonho e gostava de saber mais sobre a profissao!
nao se trata do dinheiro mas claro que.. conta sempre algo...
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

terça fev 19, 2008 9:52 pm

se é por aí um vet ,no geral, ganha mais do que um advogado. aliás advogados no desemprego não falta. mas isso tb não é o tópico.
se achas que gostas de medicina veterinária, tenta ir a uma faculdade de medicina veterinária para veres o que é na realidade...não tem nada a ver com hospital dos animais e essas mariquices que nada têm a ver com a realidade ;) E toca a estudar! já estás no secundário? menos de 17, não chega ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 19, 2008 11:14 pm

F_I Escreveu:menos de 17, não chega ;)
Depende ...
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 12:05 am

Se quiser (e puder) pagar 589€ mensais, na privada. pode. aliás, a prova de ingresso até pode ser português e basta ter 9,5.
Se quiser estudar na pública, é mto complicado ter médias de secundário menores de 17 e conseguir entrar, devido aos exames nacionais.
ainda há a possibilidade dos maiores de 23 e afins ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 20, 2008 12:22 am

F_I Escreveu:Se quiser (e puder) pagar 589€ mensais, na privada. pode. aliás, a prova de ingresso até pode ser português e basta ter 9,5.
Se quiser estudar na pública, é mto complicado ter médias de secundário menores de 17 e conseguir entrar, devido aos exames nacionais.
ainda há a possibilidade dos maiores de 23 e afins ;)
589€ ? Portugues? Estamos a falar da Lusofona?

Na UTAD no passado o ultimo aluno a entrar foi com 15.6 ... 1.4valores abaixo dos 17. E sem esquecer que tb existem os diversos contingentes para as publicas :roll:

Os cortes de caudas vão bem?
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 12:38 am

sim lusófona. estamos a falar de médias de secundário...desde o início do tópico. ;) além do mais este ano a utad, sofreu um "desfalque" uma vez que é a unica em que quem queria medicina veterinária estava a concorrer a uma licenciatura, ao contrário de todas as outras em que se trata de mestrado. Embora no futuro isso não tenha qualquer diferença, agora teve.
é complicado, principalmente quando se pede duas provas de ingresso (biologia e geologia E física e química) se manter as notas, no geral com os exames as notas vêm cá para baixo.

http://www.acessoensinosuperior.pt/colo ... stacol.asp

Sem querer entrar em grandes off-topic: já sabe que é crime cortar as orelhas sem ser por motivos clínicos? enfim, o tópico não é esse.
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 12:45 am

fui confirmar, os preços desta privada, não são 589€ por mês. Os custos são:

Matrícula : 4900€
Candidatura: 169€
Seguro: 29€
Inscrição: 235€
Mensalidade: 558€ (11 meses por ano)
Cada exame repetido: 62€
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 20, 2008 12:51 am

F_I Escreveu:sim lusófona. estamos a falar de médias de secundário...desde o início do tópico. ;) além do mais este ano a utad, sofreu um "desfalque" uma vez que é a unica em que quem queria medicina veterinária estava a concorrer a uma licenciatura, ao contrário de todas as outras em que se trata de mestrado. Embora no futuro isso não tenha qualquer diferença, agora teve.
é complicado, principalmente quando se pede duas provas de ingresso (biologia e geologia E física e química) se manter as notas, no geral com os exames as notas vêm cá para baixo.
Er ... e?

E não, não foi so a UTAD. Evora (MI) tambem registou como ultimo aluno a entrar em 2006/2007 (dois anos atras) um 15.9
FML (MI) ao ano passado com 16.1 e este ano com 15.9. Açores com 15.0.

F_I Escreveu:Sem querer entrar em grandes off-topic: já sabe que é crime cortar as orelhas sem ser por motivos clínicos? enfim, o tópico não é esse.
E? Alguem alguma vez disse o contrario? E a menina ja sabe que o corte de caudas afinal - por milagre - afinal sempre é permitido por lei?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 20, 2008 12:52 am

F_I Escreveu:fui confirmar, os preços desta privada, não são 589€ por mês. Os custos são:

Matrícula : 4900€
Candidatura: 169€
Seguro: 29€
Inscrição: 235€
Mensalidade: 558€ (11 meses por ano)
Cada exame repetido: 62€
São mesmo uns chulos 8)
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 12:54 am

err...outra vez...estavamos a falar de médias de secundário!! parece que está a confundir com nota de candidatura!

Exemplo: do endereço que indiquei, clica no 1º nome e:

Nota de secundário: 17,9
Nota dos exames nacionais para prova de ingresso: 14,65
Nota de candidatura: 16,28

ou seja, foi mesmo das ultimas pessoas a entrar.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 20, 2008 1:00 am

F_I Escreveu:err...outra vez...estavamos a falar de médias de secundário!! parece que está a confundir com nota de candidatura!

Exemplo: do endereço que indiquei, clica no 1º nome e:

Nota de secundário: 17,9
Nota dos exames nacionais para prova de ingresso: 14,65
Nota de candidatura: 16,28

ou seja, foi mesmo das ultimas pessoas a entrar.
Então explique lá porque razão é que temos que ter 18 e 19s no secundario?

E quem generalizou que as notas dos exames nacionais sejam sempre mais baixas?

Eu não, não entrei para lado nenhum. Mas é muito estupido andar a dizer que é preciso ter altas notas de secundario para se conseguir entrar em Veterinaria nas publicas quando ...
Até porque é muito mais facil andar com uma media de secundarii +- e tirar alta nota em dois exames nacionais do que andar a tirar 19s durante 3 anos ...
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 1:11 am

Ninguém generalizou que as notas de secundário são mais baixas. é um facto. que pode constatar por exemplo pelas listas de avaliação de escolas, em que um dos critérios é a diferença entre nota interna e nota de exame à mesma disciplina. E quase que se contam pelos dedos das mãos, ou até se contam mesmo, o numero de escolas do país que não tem notas de exames mais baixas que nota interna.
Parece-me de senso comum, todos os anos os jornais são invadidos com essas informações.

Não se pode ter melhores notas nos exames do que de secundário? claro que se pode, eu tive. há mais gente que tem. mas não é de todo comum. Principalmente quando se pede duas provas de ingresso. Uma pessoa que tem média de secundario de 16 já após a descida dos 30% dos exames (geral), tem um exame de 16,5 (17 de pauta) e outro de 14,5 (15) não entra.

Na pauta aparece num dos exames 17 e noutro 15. Vamos negar que é bom? principalmente tendo em cota os dois exames que são? que têm média nacional negativa. mais negativa que matemática ;)

As notas superiores a 17 como eu disse são para alguma segurança. Embora o que não falte seja gente com médias de secundário de 17 que não consegue entrar em med.vet.. Para ilucidá.lo/a melhor indiquei-lhe o site para ver por si do que falo. e não apenas os dados estatísticos. Já alguém dizia, a estatística abre o apetite, mas esconde o essencial.
F_I
Membro

quarta fev 20, 2008 1:20 am

CindelP Escreveu: Até porque é muito mais facil andar com uma media de secundarii +- e tirar alta nota em dois exames nacionais do que andar a tirar 19s durante 3 anos ...
Tem noção do que está a dizer? Não há muita gente a concordar consigo.
Tem o endereço de todos os candidatos ao ensino superior com as notas de secundário e provas de ingresso, é só ver.

Quem tiver uma média de secundário de 15, há-de ter muita sorte para entrar em medicina veterinária...na pública.
Ah e nao me venha argumentar com os contingentes de deficientes, madeira, açores, emigrantes e alta competição. Estou a falar do contigente geral que alberga mais de 90 e tal% dos candidatos.
Responder

Voltar para “Cães”