quinta fev 21, 2008 6:05 am
Boa Noite
Aqui há uns bons meses, creio que no forum dos cães, uma forista deixou um artigo estatistico sobre a incidencia de tumores em femeas esterilizadas e não esterilizadas. Basicamente esse artigo punha um pouco em causa a ideia de que esterilizar uma femea lhe diminui a incidencia de tumores.
Eu já fiz inumeras pesquisas por esterilização+artigo e encontro mil topicos e nenhum é o que me interessa, isto porque esterilização é uma palavra muito recorrente.
Se alguem conhecer a forista ou o topico em que se situa esse artigo, agradecia que mo enviasse por favor.
Ontém recolhi da rua uma gata que está com cio. Há dois dias que a ouvia miar desalmadamente, ha dois dias que os meus vizinhos lhe atiravam com baldadas de água para a tentar calar. E aqui na minha zona foram recentemente abandonados 5 machos aos quais eu nem consigo por a mão em cima porque fogem a uma velocidade incrivel.
A gata que antes era um pouco arisca (e eu até pensava que tinha um dono que a punha na rua, mas afinal também é abandonada), com o cio ficou um pouco mais meiga e, com um cobertor bem grosso, lá a consegui apanhar.
- Estava magra, muito magra.
- Continua a miar, quem nem uma Maria Callas nos seus tempos aureos!
- Levanta a cauda e roça-a contra tudo, desde pernas a móveis (está isolada num pequenino quarto, pois eu tenho mais gatos e não quero aumentar mais o stress à bicha).
- Come pouco (e eu tento tudo, desde patês cheirosos e apetitosos, a frango, pescada e até carapau...).
- Está sempre a tentar escapar do quarto e/ou a cheirar a frincha da janela.
- Também se roça de barriga e focinho no chão e "arrulha".
- Não lhe noto corrimento.
- O miado tem variações: de noite é mais agudo e desesperado, durante o dia é um miado alto mas mais calmo e é nesta altura que faz o tal "arrulhar".
- Roça-se muito nos bordos do caixote onde faz as necessidades (penso eu, que talvez seja para marcar ainda mais, não sei).
Fui um bocado louca ao tira-la da rua assim sem mais nem menos, mas foi um impulso. Só pensei que a gata ia emprenhar e depois do cio talvez eu ja não lhe conseguisse por a mão em cima para a apanhar e depois lá vinham mais 4 ou 5 gatos ao mundo.
Ja foi ao vet, aparenta estar bem (apesar da magreza), pelo que uns dias depois do cio, vai ser esterilizada.
Depois virá a epopeia de lhe arranjar um BOM dono, mas isso já será outra narrativa....
Por enquanto, aqui estou eu, acordada, a tentar fazer-lhe companhia, na vã tentativa de que não mie tão alto! E de que os vizinhos não me expulsem do prédio...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>