Esterelizar,Capar ou outros nomes para o mesmo efeito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça mai 06, 2003 8:51 am

Boas Pessoal.

Antes de mais gostaria de dizer que compreendo muitas vezes o porque destas Operaçoes e não me compete a mim ajuizar ninguem.
Eu tenho uma opinião muito pessoal acerca disto.
Um exemplo da minha concordancia está no exemplo (salvo erro) da camara municipal de oeiras (se tiver errado digam qualquer coisa) que tem um sitio proprio para gatos e que para controlar a natalidade os esterelizaram.
Ou porque a saúde do animal está em risco, neste e em alguns casos mais, concordo!!!!
O que não concordo é que se faça isto por qualquer motivo, tenho infelizmente visto vários Donas/os que levam o seu gatinho ao vet porque ele faz xixi em casa (aqueles esguixos de marcação de terrtório) e que os mandam "capar" ou porque ele é muito arisco e alguem lhes disse que capando-os se tornariam mais calmos, o que não coresponde à verdade, conheco bastante gatos capados que ficaram até pior, até é compreensivel quem gostaria?????
É com esse pensamento que venho aqui dar a minha opinião (como disse atras, nao me compete fazer juizos).
Gostando eu dos meus amigos de quatro patas (sejam eles gatos ou cães etc) como eu gosto, nunca passaria na minha cabeça, a não ser que a saúde e a vida deles estivesse em risco, mandar capar ou estereliza-los, parto do principio que o seu sofrimento seria atroz sem falar dos problemas de inferioridade em relação aos outros animais (acredito piamente que os animais pensam e sentem com tanta intensidade como nós)e outros problemas psicologicos, afinal de contas se nós formos analizar bem, isto não se faz a ninguem (expto em alguns casos), duvido que alguem gostasse que lhe fizesse o mesmo, quando temos um animal de estimação temos que contar que ele pode não ser aquilo que esperamos, mas não é por causa disso que o vamos (vou utilizar uma palavra um pouco dura, não me levem a mal) mutilar só porque não queremos o cortinado com xixi ou que quando a gatinha está com o cio não para de miar, só para falr destes exemplos...ha mais , ter um amigo de quatro patas é como o casaménto, é para o bem e para o mal, sei que neste momento alguns de voçês não se importariam que capassem ou esterelizassem os vossos EXs :), mas voltando ao tema, espero nunca ter que fazer tal coisa aos meus queridos cães ou gatos.
Desculpem o desabafo mas acreditem que penso existirem outras soluçoes tanto para o xixi como para a natalidade ou outros como estes, basta as pessoas porem-se uma vez na vida na pele deles e pensarem.

Os meus cumprimentos a todos os forenses.

Arcanjo
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 06, 2003 8:58 am

Ah, já não me ria tanto há tanto tempo !!! Adorei !!!

(já agora, em que ano estamos ? pensei que estávamos em 2003 mas devo ter-me enganado :roll: )
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:13 am

Arcanjo

Começo a ficar cansada ao longo destes 4 alongos anos que aqui ando de dizer sempre o mm mas tb esperava que mentalidades assim estivesse a desaparecer pelo menos daqui. Não se ofenda que é para isto não descambar já.
Eu tenho TODAS as femeas que vivem cmg esterilizadas e no caso dos felinos os machos estão também castrados. Acontece que não esterilizei as minhas cadelas por ser incoveniente andar com elas na rua em fase de cio ou de ter N cães à porta à espera da "pessega" ;) . Se as esterilizei foi para salvaguardar o futuro delas até pq ninguém sabe o dia de amanhã, hoje estou viva mas amanhã posso não estar e se elas forem parar às mãos erradas sei que pelo menos não vão andar a parir sucessivamente até morrerem e tb optei em esterilizar pq às tantas já a familia era numerosa e eu e desculpe pelo que vou dizer "odeio" ninhadas. Uma ninhada é uma incerteza que se tem nas mãos e eu não gosto de incertezas.

No caso dos meus gatos e gatas, a ideia foi a mm, não se sinto a torturar um animal pois tenho perfeita consciência que estou a fazer o melhor para eles. Nos gatos o caso é mais serio pq os gatos são maias atritos a apanharem doenças que os cães e como os meus têm acesso permanente ao exterior eu não queria que apanhassem nenhuma doença com outro gato só pq andavam com a piloca aos saltos ;)

Quem pensa e acredite que mta gente infelizmente ainda pensa, que os animais têm prazer sexual, desengane-se pq ainda há dias eu dizia nunca ter visto uma cadela ou gata a gemer de prazer e a arfar como nós humanos portanto o acasalamento para eles não passa de instinto animal, de cheiros que estimulam e mai nada.

Pena tenho eu que não esterilizem mais animais ainda pois talvez os abandonados comecassem de alguma forma a reduzir o seu nº mas isto é um sonho impossivel.

Fique bem

Sandra Albuquerque
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:17 am

Caro Amigo,
Tem todo o direito à sua opinião, mas permita-me que, também sem fazer juizos de valor, lhe diga que achei o seu texto demasiado 'ingénuo'! É também, e apenas, a minha opinião.
Eu concordo que as esterilizações e castrações, não sendo por questões de saúde ou de manifesta necessidade de controlo de nataliadade, são superfulas e mera conveniência dos donos. No entanto, não vejo mal nenhum nisso!
O que importa a uma cadela se tem cios ou se deixa de tê-los!! Só vai ter é mais sossego!! Um cão castrado, não tem problemas psicológico por não ter tomates!! Só se forem os donos! De qualquer forma, para quem tem este tipo de trauma os nossos amigos americanos já inventaram testiculos artificiais para cães (http://www.neuticles.com)!!
Eu também não gostava de andar na rua com uma coleira ao pescoço a ser puxado por uma trela! Não gostava que me fechassem numa casa ou num quintal todo o dia sem poder sair quando EU quisesse! Já agora, eu não gosto de fazer xixi em público contra os postes da Luz ou as paredes!!!! Existem muitas diferenças entre mim e os meus cães, e ainda bem, que não me podem levar a pensar o que 'pensa' um cão em função do que eu próprio penso! Um cão não tem os memos conceitos, os mesmos valores, etc. que nós temos! Não estou a ver um cão com problemas psicológicos por montar a irmã ou a mãe se elas estiverem no cio!! Nem estou a ver nenhum cão com problemas psicológicos por não ter tomates!!!!

Existem sem dúvida outras soluções para o controlo de natalidade ( não me posso pronunciar sobre os xixis dos gatos porque não tenho nenhum), basta separar os machos das fêmeas. Mas muitos não têm possibilidade, ou simplesmente não querem ter essa preocupação. Sem dúvida que só com a esterilização temos 100% de certeza que não há acidentes de cobrições indesejadas.

Cumprimentos
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça mai 06, 2003 9:18 am, editado 1 vez no total.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:18 am

Arcanjo

Começo a ficar cansada ao longo destes 4 alongos anos que aqui ando de dizer sempre o mm mas tb esperava que mentalidades assim estivesse a desaparecer pelo menos daqui. Não se ofenda que é para isto não descambar já.
Eu tenho TODAS as femeas que vivem cmg esterilizadas e no caso dos felinos os machos estão também castrados. Acontece que não esterilizei as minhas cadelas por ser incoveniente andar com elas na rua em fase de cio ou de ter N cães à porta à espera da "pessega" ;) . Se as esterilizei foi para salvaguardar o futuro delas até pq ninguém sabe o dia de amanhã, hoje estou viva mas amanhã posso não estar e se elas forem parar às mãos erradas sei que pelo menos não vão andar a parir sucessivamente até morrerem e tb optei em esterilizar pq às tantas já a familia era numerosa e eu e desculpe pelo que vou dizer "odeio" ninhadas. Uma ninhada é uma incerteza que se tem nas mãos e eu não gosto de incertezas.

No caso dos meus gatos e gatas, a ideia foi a mm, não se sinto a torturar um animal pois tenho perfeita consciência que estou a fazer o melhor para eles. Nos gatos o caso é mais serio pq os gatos são maias atritos a apanharem doenças que os cães e como os meus têm acesso permanente ao exterior eu não queria que apanhassem nenhuma doença com outro gato só pq andavam com a piloca aos saltos ;)

Quem pensa e acredite que mta gente infelizmente ainda pensa, que os animais têm prazer sexual, desengane-se pq ainda há dias eu dizia nunca ter visto uma cadela ou gata a gemer de prazer e a arfar como nós humanos portanto o acasalamento para eles não passa de instinto animal, de cheiros que estimulam e mai nada.

Pena tenho eu que não esterilizem mais animais ainda pois talvez os abandonados comecassem de alguma forma a reduzir o seu nº mas isto é um sonho impossivel.

Fique bem

Sandra Albuquerque
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça mai 06, 2003 9:45 am

Acho que já foi aqui dito quase tudo a este respeito, mas aproveito para acrescentar o seguinte:
Os animais fora da época do cio não têm qualquer interesse em sexo. Esse interesse é despertado pelo cheiro das fêmeas com cio e para os machos trás muitas vezes como consequência envolverem-se em lutas com todos os riscos que daí possam vir.

Quando não se pretende fazer criação, É MAIS SAUDÁVEL, tanto para machos como para fêmeas, a esterilização, pois se neles diminui o risco de transmissão de doenças pelas lutas em que se envolvem, nelas elimina o risco de tumores mamários, ováricos e de piómetras que acabam impreterivelmente na mesa de cirurgia, mas com consequências mais traumáticas para o animal e com risco de saúde agravado.

Pense nisso Arcanjo e veja se não se trata do SEU complexo de castração a ser transposto para os animais, com a desculpa de que gosta muito deles!
paulassantos
Membro
Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes

terça mai 06, 2003 9:48 am

No meu caso, tenho uma cadela que não está esterilizada, o que não me traz problemas pois moro num 4º andar e ela não sai sozinha nem solta.
Já em relação ao gato, e depois de pesar as diversas opiniões, decidi castrar, não pelo xixi, mas pq conforme me explicaram, eles sentem o cheiro da gata no cio a "Kms" de distância, e com a maluqueira podem fugir pela janela, pela varanda... e tenho a sensação que ele não ficaria muito bem se saltasse de um 4º andar.
Não sou contra a esterilização das fêmeas (cadelas ou gatas) pq conforme tb explicação de vets. evitam posteriormente doenças, tumores por ex. se feitas atempadamente.
E sou bastante a favor da esterilização dos "animais de rua", pois evita a multiplicação desta triste situação. O ideal seria evitar também a adição, mas isso é ditado pelo comodismo dos humanos... :(
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 06, 2003 9:58 am

Olá

Eu não sou de forma alguma contra a castração. Quando tive uma cadela ela não foi estrelizada, mas na altura não se falava muito disso.
Agora tenho uma gatinha e vou estreli´za-la dentro de pouco tempo. No caso dos gatos em particular (julgo que nos c~es acontece o mesmo), as gatas quando não são estrelizadas têm uma maior tendência para ter tumores. Para além disso os cios das gatas são constantes se não se der a fertlização. E a verdade é que os vizinhos não são obrigados a ouvir uma gata a miar a noite toda, para além de que para ela é um sofrimento imenso...

Beijokas
kathleen
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 06, 2003 10:08 am

Arcanjo,

eu tenho uma cadela, que não tenciono esterilizar.
A qualquer momento posso mudar de opinião, apenas eu e o meu marido pensamos que o trabalho de a manter separada dos machos não é demasiado grande e, sendo assim...

Agora o que eu lhe queria transmitir é :

não projecte as suas emoções e sensações nos animais !
Não o faça até saber que, de facto, são semelhantes !

Todos nós tendemos a projectar nos outros o que sentimos !
Pe, se sofre de horror ás cobras, acha horrível (torturante) uma pessoa ser fechada num quarto com uma cobra !
Isso é uma projecção.
A pessoa em causa até pode gostar de cobras, percebe ?

Com os animais passa-se algo semelhante.
Pensamos, pe, que como gostamos de variar de ambiente (ir de férias, por exemplo) um cão ou um gato também gostam !
Quando um cão ou um gato prefeririam muito mais ficar em casa, onde se sentem seguros, no seu ambiente, com a vida rotinada e costumeira.

Pessoas e animais têm sentimentos e emoções, mas não são forçosamente iguais.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça mai 06, 2003 10:08 am

olá

Bom pelo menos teve o mérito de não falar das caudas e orelhas, óh!! esqueceu-se.
Não há que recear o possível trauma derivado do estado "pixis-cologico" dos bobis quando ficam sem os ditos, afinal estamos em Portugal! - E o que há de bom nisso? É que as Caldas ainda são em Portugal e ainda nossas, tal como acontece a humanos doentes da tola podemos, também, mandar botar uma pixis-ecológica das Caldas aos bobis, há-as de todos os tamanhos de 1/4 de litro para os pensos higienicos até às de 5 l para os dogues calmeirões.
Como vê... niet problem, tem é que se ter cuidado que aquilo parte-se.
Um abra&ccedil;o
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 10:22 am

Boas novamente...

Pois...
Como forum de discusão quase me parece um forum de acusação, uns dizem que sou ingénuo outros que tenho um complexo de castração, mas a verdade é só uma é que mesmo pensando voçes isso de mim esta não deixa de ser a minha opinião e não é assim que mudam as opiniões das pessoas, afinal somos todos amigos dos animais, e lembro que a ingenuidade é sempre acompanhada por um bom coração, estamos realmente no ano 2003 Sealords mas pelo vistos só conta para mim pois sempre na minha educação nunca me ri das opiniões dos outros, porque uma opinião não é uma verdade absoluta ou tens sempre razão nas opiniões que tens? Pois....
Como eu disse antes eu também concordo em alguns casos com a esterilização mas não para conveniencia do dono mas sim por motivos de saúde (mencionados na minha opinião) ou para animais vadios (o exemplo dado pela camara de oeiras tb mencionado na minha opinião) e outros... por isso ou escrevi mal ou entenderam-me mal.
Não tenho dogmas sou uma pessoa aberta mas não influenciavel, pensei poder contribuir para este forum com uma opinião minha, mas pelos enganei-me.
Ser membro veterano (lá me vão todos caír em cima) não dá o direito de gozar Sealord, e complexos sfigueira talvez,mas não os da castração.

O Complexado Ingénuo e Gozado,

Arcanjo

É este o estado da nação
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 10:24 am

Boas novamente...

Pois...
Como forum de discusão quase me parece um forum de acusação, uns dizem que sou ingénuo outros que tenho um complexo de castração, mas a verdade é só uma é que mesmo pensando voçes isso de mim esta não deixa de ser a minha opinião e não é assim que mudam as opiniões das pessoas, afinal somos todos amigos dos animais, e lembro que a ingenuidade é sempre acompanhada por um bom coração, estamos realmente no ano 2003 Sealords mas pelo vistos só conta para mim pois sempre na minha educação nunca me ri das opiniões dos outros, porque uma opinião não é uma verdade absoluta ou tens sempre razão nas opiniões que tens? Pois....
Como eu disse antes eu também concordo em alguns casos com a esterilização mas não para conveniencia do dono mas sim por motivos de saúde (mencionados na minha opinião) ou para animais vadios (o exemplo dado pela camara de oeiras tb mencionado na minha opinião) e outros... por isso ou escrevi mal ou entenderam-me mal.
Não tenho dogmas sou uma pessoa aberta mas não influenciavel, pensei poder contribuir para este forum com uma opinião minha, mas pelos enganei-me.
Ser membro veterano (lá me vão todos caír em cima) não dá o direito de gozar Sealord, e complexos sfigueira talvez,mas não os da castração.

O Complexado Ingénuo e Gozado,

Arcanjo

É este o estado da nação
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 06, 2003 10:33 am

Olá

Infelizmente este forum cai muitas fezes na acusação e não na troca de pontos de vista.
Parece-me que quem aqui anada há muito tempo tem falta de paciência para repetir questões que já foram faladas inumeras vezes e depois geram-se confusões.
A Sealords é um membro importante deste forum, pois dá bons conselhos e entende uito de cães, mas por vezes responde de formas demasiado bruscas, talvez pela tal falta de paciência, e quem não a conhece leva a mal.
Mas continue a participar.

beijokas
kathleen
SeaLords
Membro Veterano

terça mai 06, 2003 10:38 am

Meu caro ingénuo e complexado amigalhaço (há-de-me relembrar de onde me conhece, já que resolveu tratar-me por "tu"):

Ainda não deve ter percebido que uma coisa são opiniões, outra são argumentos. Não tenho nada contra a sua opinião, apenas sobre os seus argumentos, sobretudo a dos "problemas psicológicos" . Já agora, e que estou com pouco tempo, aprenda que gostar de animais é tratá-los como animais e dar-lhes aquilo que eles precisam como animais e nºão como o seu irmãozinho mais novo.

Bye.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mai 06, 2003 11:41 am

Este tópico está, de facto, com problemas de comunicação...

Arcanjo,

Acho que não o gozaram nem o hostilizaram, acho sim que lhe deram as suas opiniões desprendidamente e sem cortesias. Falta de tempo e um tema já muito falado, dá nisto. Calma. Não se melindre e aprenda a rir-se de si e dos outros. Tal é importante para se viver, quer aqui, quer em qualquer lado. A sociedade prevalece de respeitos mútuos, parte a parte.

Vem dizer que acha mal a castração e a esterilização de gatos e cães por causa do efeito psicológico que isso lhes causaria. Até, quem sabe, depressões e esgotamentos nervosos. Caro Arcanjo, tal não acontece. Não compare um cão ou um gato a um ser humano. Ainda bem que eles não são como nós. Eu tenho uma cadelinha de três meses e vou esterilizá-la antes do primeiro cio. Ela nunca saberá o que é estar com o cio. Nunca lhe sentirá a falta. Muito menos sentirá a falta de ter uma ninhada. Isso são tudo tretas. Nunca terá imensos cães a uivar por ela de noite, quando quer dormir sossegada. Nunca terá uma fila de cães atrás dela pela rua, com a dona ou o dono a tentarem enxotá-los. Nem nunca terá de ficar fechada em casa, sem perceber porquê, porque se sair lá estará a fila de cães prontos a segui-la. Não terei de me preocupar muito com tumores e outras maleitas que teriam mais probabilidades de aparecer caso ela não fôr esterilizada antes do primeiro cio. Será melhor para ela em todos os sentidos. E para os donos, claro! Não tenho vergonha de o dizer. Um cão ou um gato é um animal de estimação. Ou seja, quem decide a maior parte das coisas por ele e lhe providencia as mesmas são os donos. Ou também quer contestar isso? Quer que o seu cão ou gato decida o que come, onde dorme e por aí fora? Não, claro. Nós (donos conscientes) tomamos as melhores decisões possíveis para os nossos animais de estimação e eles agradecem, garanto-lhe!

Sim à castração e esterilização de cães e cadelas, gatos e gatas, quando os donos assim o entendam e o saibam argumentar.
Responder

Voltar para “Cães”