Domesticar iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Boas...
Tenho uma iguana à quase duas semanas e tou com algumas duvidas de como domesticala...
Ao principio ela ate deixava ser agarrada e deixava k lhe fizessem festas mas agora sempre k lhe tento tocar ela foge de mim, dando algumas xicotadas e às vezes tentando mesmo morder...
Keria saber se devo tentar chegar ao pé dela e agarrala, mostrando-lhe kem manda, como algumas pessoas dizem ou se entao devo fazer as coisas com mais calma...
Cumps...
Tenho uma iguana à quase duas semanas e tou com algumas duvidas de como domesticala...
Ao principio ela ate deixava ser agarrada e deixava k lhe fizessem festas mas agora sempre k lhe tento tocar ela foge de mim, dando algumas xicotadas e às vezes tentando mesmo morder...
Keria saber se devo tentar chegar ao pé dela e agarrala, mostrando-lhe kem manda, como algumas pessoas dizem ou se entao devo fazer as coisas com mais calma...
Cumps...
antes demais devias tê-la deixado em paz na primeira semana em que adquiriste o animal, para que ele se pudesse ambientar sossegado ao novo terrário.
quanto à dometicação ou maneira correcta de o abordar, passo a citar uma coisa que escrevi relativamente a isso:
quanto à dometicação ou maneira correcta de o abordar, passo a citar uma coisa que escrevi relativamente a isso:
boa sorte..korbe Escreveu:outro conselho que te posso dar, após essa primeira semana, começa por tentar afeiçoar a tua figura com comida. ou seja, dá-lhe tu de comer à mão, mas sempre com cuidado, pois ela/e pode sentir-se ameaçado com a tua presença. aconselho-te vivamente nesta altura a manusear-la/o com algum tipo de protecção, como luvas e uma camisola. tenta habitua-la ao manusemento e à tua presença.. apesar de ter a minha à 3 anos, e de estar habituado à presença humana, sempre que alguém aproxima a sua mão por cima da cabeça, o meu rapaz fica logo nervoso. o truque é "abordá-lo" sempre de maneira a que ele te veja. ou seja, nunca lhe estiques uma mão quando ele está de costas e encara-o sempre de frente. caso ele comece a sentir ameaçado, aproxima a mão devagar. o ponto frucal é ele habituar-se a ser mexido e tocado.
olha,axo k cometes um erro a tentar «domesticar la» porque nunca vai deixar de ser um bicho,como o korbe diz axo k deves aproximar sempre de frente para ela não assustar se,lamento k tenhas tao pouca sorte com o teu bixinho, o meu quase k implora para tar comigo,é mto docil e inteligente,o k posso aconselhar, tenta dar lhe «banhos» para conquistar a confiança dela,foi assim k consegui conquistar a confiança da primeira iguana k tive(infelizmente fugiu kuando fez 5 meses cmg)ãpartir dai até comia na minha mão,mas como sou novo nisto axo k devias seguir pelo os k os «veteranos» dizem,mas n perdes nada a exprimentar fazer o k fiz...boa sorte o bixinho n faz por mal 

<p><strong>´Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar.´</strong> Ghandi</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
Axo k ficou mais agressiva passado uns 4 dias de a ter... deve-se ter habituado mais ao terrario... ficou mais esperta 
Claro que o animal n tem esta atitude por mal, é do instinto dela e quando eu queria dizer domesticar era que ela se desse bem comigo e nao me acha-se um predador...
A minha axo k nao gosta muito de água. Pelo menos eu borrifu-a com agua varias vezes ao dia e ela parece nao gostar
Mas obrigado pelas dicas... axo k vão ser muito uteis...
Já agora uma duvida k tenho k nao tem a haver com o topico... O k ker dizer akilo k o pessoal escreve, por exemplo: 5.6.5 iguana... 1.0.3 gecko... etc
O que são os numeros????

Claro que o animal n tem esta atitude por mal, é do instinto dela e quando eu queria dizer domesticar era que ela se desse bem comigo e nao me acha-se um predador...
A minha axo k nao gosta muito de água. Pelo menos eu borrifu-a com agua varias vezes ao dia e ela parece nao gostar
Mas obrigado pelas dicas... axo k vão ser muito uteis...
Já agora uma duvida k tenho k nao tem a haver com o topico... O k ker dizer akilo k o pessoal escreve, por exemplo: 5.6.5 iguana... 1.0.3 gecko... etc
O que são os numeros????
Última edição por C3DR1C em quarta fev 20, 2008 9:48 pm, editado 1 vez no total.
Queria ver isso... Lol 16 iguanas.. hehehehe nem era bom...C3DR1C Escreveu: 5.6.5 iguana...
Como já escreveu o P_R no topico da lista de tratadores e seus animais:
Em primeiro nº de machos que tens da especie, a seguir fêmeas, e depois indefenidos...

-
- Membro Veterano
xFrozenx Escreveu:Queria ver isso... Lol 16 iguanas.. hehehehe nem era bom...C3DR1C Escreveu: 5.6.5 iguana...
Como já escreveu o P_R no topico da lista de tratadores e seus animais:
Em primeiro nº de machos que tens da especie, a seguir fêmeas, e depois indefenidos...
lololololo... Ok, ja percebi... thanks...
-
- Membro Veterano
Boas...
Tá dificil amansar a fera
Tive a seguir os vossos conselhos e tentei alimentar a iguana à mão, mas quando eu chego a minha mão com comida ao pé dela o que é que ela faz???? Fecha os olhos e dorme... Que desprezo...
Pelo menos ja sei que se chegar a minha mão ao pé dela com comida, ela nao me dá xicotadas e ainda consigo fazer umas festas...
O meu problema é que tive a olhar mais atentamente pa minha pequenina e vi que tem uma pata toda "surrenta", ta mesmo preta, cheia de surro e então queria dar-lhe banho. Mas se eu tentar agarra-la ela vai-me começar a espernear e a dar xicotadas e eu tenho medo que o rabo se parta com as xicotada...
Axam que devo insestir a dar banho ou esperar mais uns tempos?
Ja agora vi um po branco ao pé do nariz que não sei o k é. Pensava k era restos de pele pois ela esta a mudar agora de pela, mas n me parece...
Axam que pode ser grave? Alguém ja viu alguma coisa parecida nos seus bixinhos???
Tá dificil amansar a fera

Tive a seguir os vossos conselhos e tentei alimentar a iguana à mão, mas quando eu chego a minha mão com comida ao pé dela o que é que ela faz???? Fecha os olhos e dorme... Que desprezo...

Pelo menos ja sei que se chegar a minha mão ao pé dela com comida, ela nao me dá xicotadas e ainda consigo fazer umas festas...
O meu problema é que tive a olhar mais atentamente pa minha pequenina e vi que tem uma pata toda "surrenta", ta mesmo preta, cheia de surro e então queria dar-lhe banho. Mas se eu tentar agarra-la ela vai-me começar a espernear e a dar xicotadas e eu tenho medo que o rabo se parta com as xicotada...
Axam que devo insestir a dar banho ou esperar mais uns tempos?
Ja agora vi um po branco ao pé do nariz que não sei o k é. Pensava k era restos de pele pois ela esta a mudar agora de pela, mas n me parece...
Axam que pode ser grave? Alguém ja viu alguma coisa parecida nos seus bixinhos???
olha exprimenta fazer festinhas na cabeça,elas normalmente costumam gostar.
o problema da pata nao consigo ajudar te,podes meter uma foto?de certeza k alguem mais «expert» ajudava te a fazer um diagonostico...
boa sorte com o teu bixinho
o problema da pata nao consigo ajudar te,podes meter uma foto?de certeza k alguem mais «expert» ajudava te a fazer um diagonostico...
boa sorte com o teu bixinho

<p><strong>´Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar.´</strong> Ghandi</p>
-
- Membro Veterano
A pata não tem nenhum problema. Ta é suja, como se a iguana tivesse estado a mudar o oleo ao carro
Ok... Vou tentar colocar umas fotos do nariz... Não poxo é colocar rapidamente pois estou sem adsl... Tou com net 56kb

Cumps

Ok... Vou tentar colocar umas fotos do nariz... Não poxo é colocar rapidamente pois estou sem adsl... Tou com net 56kb

Cumps
-
- Membro
- Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
- Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas
Tambem estou com o mesmo problema q tu , hoje de tarde tinha o no meu braço( depois de me esforçar para o apanhar do terrario sem q ele me comesse o dedo) cheguei lhe um bocadinho de pao a boca , e o que é q ele fez tambem? fecha os olhos e começa a dormir.. LOLOL, a dias tentou me morder quando tentei pegar nele para o por em cima de mim para ver como reagia, ele tentou me morder mas n tinha boca po dedo e bateu so com os "labios" lOl
-
- Membro Veterano
lol...
Elas podem comer pão? Não sabia...
A minha se aproximo a mao sem comida, estica logo akela pele que tem debaixo da boca e fica logo pronta pa me morder...
Amanha vou tetar dar-lhe banho e vamos ver como ela reage... Além disso vou limpar-lhe o nariz e depois vou ver se o po aparece de novo...
Depois, se o problema continuar meto ai umas fotos do nariz... Só espero que não seja nada de grave
Cumps...
Elas podem comer pão? Não sabia...
A minha se aproximo a mao sem comida, estica logo akela pele que tem debaixo da boca e fica logo pronta pa me morder...
Amanha vou tetar dar-lhe banho e vamos ver como ela reage... Além disso vou limpar-lhe o nariz e depois vou ver se o po aparece de novo...
Depois, se o problema continuar meto ai umas fotos do nariz... Só espero que não seja nada de grave
Cumps...
olha axo k dar pão a iguana não deve ser muito saudavél,porque o estomago da iguana ta apenas preparado para alimentos vegetais e dar paõ axo k n seja muito indicado,mas tambem ja vi em sites que acoselham dar «massas» por causa das fibras,eu pessoalmente prefiro ficar pelas verduras,eu antes tambem dava queijo «mozzarela» mas deixei de dar porque o queijo tem proteina animal e o estomago da iguana não esta preparado para isso,ela kurtia bues mas tive de deixar de dar,não kero k ela tenha mu treco a toa
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
vai aki neste link para teres uma ideia do k se deve dar:
é muito fácil:
das verduras so se deve ter cuidado com akeles k têm fosforo, por exemplo: milho,acelga,espinafre,agriaõ... eu kuando compro raçoesse disser na sua composiçao k tem fosforo ja nao compro,nao te sei explicar muito bem porquÊ mas sei k é prejudicial a iguana:
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/coluna ... alicas.htm
neste link tens a composição de verduras:
é so uma sugestaõ, mas tambem há pessoas mais qualificadas que eu para explicar essas cenas,eu estou a falar por expriencia propria

http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
vai aki neste link para teres uma ideia do k se deve dar:
é muito fácil:
das verduras so se deve ter cuidado com akeles k têm fosforo, por exemplo: milho,acelga,espinafre,agriaõ... eu kuando compro raçoesse disser na sua composiçao k tem fosforo ja nao compro,nao te sei explicar muito bem porquÊ mas sei k é prejudicial a iguana:
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/coluna ... alicas.htm
neste link tens a composição de verduras:
é so uma sugestaõ, mas tambem há pessoas mais qualificadas que eu para explicar essas cenas,eu estou a falar por expriencia propria

Tens a certeza que é de uma iguana que estás a falar?? inteligente? docil? implora???rebelX Escreveu:(...) o meu quase k implora para tar comigo,é mto docil e inteligente,(...):(
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo