Primeiro cio...Com que idade apareçe?
Moderador: mcerqueira
Olá pessoal,
por achar que a luna está com o cio(mas não tenho a certeza) é que vos coloco esta questão,a que idade é que custuma aparecer o cio?Achava que é por volta dos seis meses,mas não sei ao certo,preciso da vossa ajuda!

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda out 01, 2007 2:53 pm
Olá
Olha encontrei a resposta n1 site....vou deixar-lhe aqui a resposta. Espero servir de ajuda
Cio canino
Normalmente, as cadelas entram no cio entre os 6 e os 10 meses de idade, em alguns casos o cio ocorre quando o animal já está com 1 ano.
O período do cio dura em média 15 dias, mas a fêmea só aceita o macho à partir do 7º ou 8º dia do cio considerando que no 11 dia ocorre 50% da liberação dos óvulos, aumentando as possibilidades de ocorrer a fecundação.
Existe um exame que tem por finalidade detectar as fases do ciclo estral (cio) possibilitando saber-se a data do provável acasalamento, evitando por exemplo, o deslocamento desnecessário, brigas entre os mesmos no período anterior ao estro.
Evite acasalar fêmeas muito jovens, deixe um lastro de no mínimo 2 ou 3 cios.
Estágios do cio
Proestro - ocorre o inchaço da vulva, seguido de sangramento. Dura em média 9 dias, podendo provocar distúrbios comportamentais na cadela.
Estro - nesta fase a fêmea se torna fértil e receptiva, permitindo então a monta ou acasalamento. Este período dura aproximadamente 9 dias. É normal que a fêmea se exponha colocando a cauda para o lado convidando o macho para o acasalamento.
Diestro - neste estágio a fêmea não aceita mais o macho pois o cio chegou ao fim. Este período dura em média 2 ou 3 meses.
Anestro - no período de 4 meses, a fêmea não sofre alterações comportamentais significativas induzidas por hormônios sexuais.

Olha encontrei a resposta n1 site....vou deixar-lhe aqui a resposta. Espero servir de ajuda

Cio canino
Normalmente, as cadelas entram no cio entre os 6 e os 10 meses de idade, em alguns casos o cio ocorre quando o animal já está com 1 ano.
O período do cio dura em média 15 dias, mas a fêmea só aceita o macho à partir do 7º ou 8º dia do cio considerando que no 11 dia ocorre 50% da liberação dos óvulos, aumentando as possibilidades de ocorrer a fecundação.
Existe um exame que tem por finalidade detectar as fases do ciclo estral (cio) possibilitando saber-se a data do provável acasalamento, evitando por exemplo, o deslocamento desnecessário, brigas entre os mesmos no período anterior ao estro.
Evite acasalar fêmeas muito jovens, deixe um lastro de no mínimo 2 ou 3 cios.
Estágios do cio
Proestro - ocorre o inchaço da vulva, seguido de sangramento. Dura em média 9 dias, podendo provocar distúrbios comportamentais na cadela.
Estro - nesta fase a fêmea se torna fértil e receptiva, permitindo então a monta ou acasalamento. Este período dura aproximadamente 9 dias. É normal que a fêmea se exponha colocando a cauda para o lado convidando o macho para o acasalamento.
Diestro - neste estágio a fêmea não aceita mais o macho pois o cio chegou ao fim. Este período dura em média 2 ou 3 meses.
Anestro - no período de 4 meses, a fêmea não sofre alterações comportamentais significativas induzidas por hormônios sexuais.

-
- Membro Júnior
mfilipa Escreveu:Obrigado ajudou muito,e o que devo fazer para ver se ela está mesmo com o cio?
Consegue ver se está no cio observando o comportamento dela e vendo se esse comportamento se enquadra em algum destes estagios do cio:
Estágios do cio

-
- Membro Júnior

é evitar que ela tenha contacto com qq tipo de macho, a fim de evitar acasalamentos indesejados

o que acontece nestes casos não é assim tão linear...em alguns casos o cio ocorre quando o animal já está com 1 ano.
a cadela tem o cio as 6 meses aprox., mas esse cio é ''silencioso'', ou seja, ela tem-no, mas por ser a primeira vez que o organismo 'experimenta' a progesterona, não tem sinais de cio, e nós podemos pensar que ela não o teve

que idade tem a sua cadela?
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Lá venho eu bater no "ceguinho".
Acho que quando existem duvidas, nada como consultar o vet. Apenas ele poderá dar a certeza se a cadela está com o cio ou não.
Acho que quando existem duvidas, nada como consultar o vet. Apenas ele poderá dar a certeza se a cadela está com o cio ou não.

<p><strong>"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Penso que pode aparecer apartir dos 7 meses. Eu já estou a contar com isso nas minhas, já ando de olho nisso.
Ainda me lembro na minha estrelinha que neste momento tem 11 anos ter que andar com cueca quando estava com o cio.
As cadelas tb perdem sangue nessa altura.
Ainda me lembro na minha estrelinha que neste momento tem 11 anos ter que andar com cueca quando estava com o cio.

As cadelas tb perdem sangue nessa altura.
-
- Membro
- Registado: terça fev 19, 2008 9:28 pm
Em média... Apartir dos 8 meses.