[How] Manusiar um escorpiao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Silente
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2008 12:48 pm

quinta fev 21, 2008 6:41 pm

Boas,aqui deixo outro video, de como manusiar um escorpião que por muito básico que seja há quem nao saiba :wink:

http://youtube.com/watch?v=IF6N4mLEeUk

abracos
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta fev 21, 2008 8:12 pm

Escorpiões não devem ser manuseados. Podem, mas não devem ser manuseados...
Silente
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 8:24 pm

faço das palavras do jpmf minhas!!
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

quinta fev 21, 2008 9:52 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta fev 22, 2008 9:03 am

Silente, estás a fazer as coisas correctamente, primeiro recolher informação esclarecer duvidas e criar as condições antes de receberes o animal, assim terás todas as hipoteses de sucesso com ele ;) e estás bem entregue ao PR ;)

...animais de muitas pernas não são a minha paixão mas gosto de os ver bem cuidados e de preferencia dentro do terrario 8)

Os répteis são animais que não foram tirados da naturesa, são nascidos em cativeiro á varias gerações e em cativeiro e cada ninhada tem 90% de hipoteses de chegar ao estado adulto, coisa que na naturesa, não acontece devido a uma coisa que se chama selecção natural, saiba tambem que estes animais são exoticos e de zonas quentes, logo precisam de estar dentro de um terrario de tamanho adequado á especie para lhe proporcionarmos as humidades e temperaturas e luz correctas, sem isso não sobrevive eu devido a um corte de energia, já dormi com uma cobra dentro de um saco de tecido dentro da minha cama junto ao peito para estar quentinha. Um reptil é feliz com um bom ponto de calor e alimento certinho sem riscos nem medos de predadores, não julgue que é apenas como meter um porquinho da india numa gaiola e dar ração frutas e feno ou encher a tigela do cão de ração e agua, aqui tem de haver mais pesquisa, mais conhecimento, criar o ambiente ideal para que o animal cresça saudavel e sem stress, essa é a nossa meta ter animais sãos e com uma vida mais longa que no estado selvagem.
Saiba tambem que é graças a este tipo de hobbie ou á manutenção em cativeiro que algumas expecies não estão extinctas, porque o seu habitat foi destruido e é graças á reprodução em cativeiro que não perdemos um tesouro tão grande que é uma especie.
Última edição por Native em sexta fev 22, 2008 9:23 am, editado 2 vezes no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Silente
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 10:45 am

"Nós" possuidores de repteis, tentamos dar a melhor vida que o nosso animal poderá ter alguma vez....e como ja foi referido NAO APANHAMOS NENHUM ANIMAL DA NATUREZA, todos os animais que temos (falando por mim) foram nascidos e criados em cativeiro, contribuindo para o seguimento da especie na nossa natureza!! Pode nao ser a mesma coisa que ter um cão ou um gato ou um porquinho da india, mas artropodes e repteis sao tão animais quanto gatos e cães, por isso merecem tanto ou mais cuidado e carinho quanto um cão.
eu pelo menos faço de tudo para nada faltar aos meus animais nomeadamente os meus repteis...sempre foram comprados, nunca estiveram doentes e nunca estiveram em risco de morte, coisa que na natureza eles ja podiam estar mortos!
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

sexta fev 22, 2008 11:19 am

Concordo com voces!!! mas também percebo a opiniao da outra user!!! e acredito que estas opinioes sao fruto da falta de informação e tb pelas condições miseráveis em que vemos os repteis e outros animais nas petshops!!! acredito que se elas passasem por nossas casas mudavam de opiniao!

acredito tb que estas pessoas deviam ficar revoltadas por exemplo com o facto de as pessoas de onde os escorpioes sao nativos matarem aos milhares para faxerem porta-chaves, canecas etc etc etc com escorpioes para venderem aos turistas!!! (e falo de escorpioes porque e o animal referido no topico mas isto vesse em mts mais animais iguanas, tarantulas, cobras etc etc animais que sao mortos para alimentaçao adereços e assim) se isto é correcto ou nao!!! fica ao criterio pk sao culturas diferentes e nao é discutivel nos aki comemos galinhas na venuzuela comem iguanas) bem mas isto tudo para dizer que alguns animais estao bem melhor conosco no conforto dos nossos terrarios do que na natureza pk sao bem melhor tratados!!!

cumps
(e desculpem a injeçao)
Silente
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 11:37 am

Primitive concordo plenamente, mas que a user gatabeta devia saber que se os animais estão com os donos dos artropodes e dos repteis é porque gostam deles, e lhe querem proporcionar uma vida melhor, quanto as lojas realmente ha com cada uma que eu nem comento! :cry:
e usarem os animais para fazerem objectos....isso sim, nesses casos e que deviam estar os escorpioes na natureza que estao bem melhor la do que a fazer de porta chaves de alguem!
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta fev 22, 2008 5:52 pm

Quanto ao tema do topico, os escorpioes nao sao animais para se andar a pegar.
Como eu pego nos meus, muito de vez em quando (e este de vez em quando é ter pegado apenas num deles e cerca de 3 vezes no total desde que tenho escorpioes), nao digo que é um mal terrivel que ira matal o animal e causar stress que ate vai ficar maluco, porque seria dizer "olha para o que eu digo e nao para o que eu faço", mas nao se deve e o argumento de que "ah e tal, as vezes é perciso e nao sei que", sao TRETAS. Nunca é perciso manusear o escorpiao com a mao! Usa-se um recipiente e transfere-se o animal. Ponto.

Para alem disso, o autor do video esquece-se que escorpioes nao sao apenas aqueles grandes e pretos que estamos habituados a ver em pet-shops em Portugal! Ha especies que pegar pelo primeiro metodo (meter a mao a frente do escorpiao) era picada certa.
Como por exemplo, um destes:
http://www.youtube.com/watch?v=U1IKFdxEg2w
ou estes
http://www.youtube.com/watch?v=F4lQT_CU ... re=related

Antes de tudo temos de conhecer bem a ESPECIE e o ESPECIME.

Ha uns rapazolas que tem postado no artropoda e tal e estao com grande planos para manusearem um escorpiao... Eu nao digo que nao podem, digo que nao DEVEM. Depois nao digam é que o cafe tem formigas! ;)
Ahmm, e tambem nao exageremos... A menos que seja uma especie "HOT" nao morrem... Mas ficam umas 48 horinhas a suar e sem dormir direito de noite :P

É muito facil manter e fazer crescer um escorpiao (muito mais facil que uma cobra ou lagarto), mas temos de ter responsabilidade!
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta fev 22, 2008 8:04 pm

Boa noite,

Nunca recomendo ao manuseamente frequente de um escorpião, mas não digo que não seja recomendado nem nada do género.
Nunca sabemos quando um dos escorpiões nos pode fugir, ou quando um dos escorpiões necessite de ser pegado para fazer algo como já tive de fazer, daí não acho bem dizerem que não se deve manusear um escorpião.

Deve-se manusear para aprender a manusear, e ter confiança em pegar quando for necessário pegar. Já peguei em várias espécies, das mais agressivas as mais venenosas, como por exemplo Tityus serrulatus, uma única vez um Leirus, Pandinus cavimanus, Pandinus imperator, Tityus falconensis, Mesobuthus martensii, Centruroides vittatus entre outros. E nunca, digo nunca brinquei quando o fazia, mas também já vou com mais anos de experiência de Artrópodes do que Repteis, e continuo a dizer, acho bom que um escorpião esteja habituado a ser manuseado, e acreditem... eles habituam-se, e é bom que estejam habituados.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Silente
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 8:56 pm

Parece que ha opinioes diferentes, a minha opiniao é nao mexer demasiado, isso pode levar a picada, e stressar o animal....se bem que até eu me habituar a ver o escorpiao a andar pelo terrario, nao lhe irei manusear ....quando ganhar confianca, ai tudo bem, mas até la...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta fev 22, 2008 9:52 pm

E se eu lhe disser que nao gosto de caes, do cheiro deles e das lambidelas??

Nao posso ter animais?

Sublinho tudo o que o TM surfer.
é que já vi "canalha" (que é aquilo que nos tentou chamar), muito mais matura que a senhora diz ser, portanto, se nao esta bem aqui, vá la para o cantinho dos animalzinhos que sao fofinhos e que mijam nos cantos, ganham pulgas e ladram a incomodar os vizinhos... xô xô...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado fev 23, 2008 2:54 am

Oh! P_R eu tambem tenho "peludinhos" e os meus não fazem nada disso ( cheirar mal e mijar nos cantos, etc, etc). Sabes que para quem não está habituado ou tenha certa repugnancia, a maneira de se defender é esta. Sou sincera , não me vejo ( devendo ou não , nem me interessa ) a manusear assim um " lacrau" desses. Mas não critico quem o faz e até lhe encontro coragem para isso.
Para a senhora : reforço a ideia, ainda bem que ainda há estes "meninos" corajosos que mexem assim nestes animais mas tambem ajudam a que de alguma maneira eles se aguentem por cá neste planeta que o bicho homem teima em estragar.
Ah! E deixe-me juntar à sua lista de animais de estimação a bela da cobrinha do milho que é macia e sabe mesmo bem sentir a passear entre os dedos. E as saudades que tenho dos toques de cauda da minha lagartixa ( iguana )!!!!!!!
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

sábado fev 23, 2008 7:28 am

nicosa Escreveu:Oh! P_R eu tambem tenho "peludinhos" e os meus não fazem nada disso ( cheirar mal e mijar nos cantos, etc, etc). Sabes que para quem não está habituado ou tenha certa repugnancia, a maneira de se defender é esta. Sou sincera , não me vejo ( devendo ou não , nem me interessa ) a manusear assim um " lacrau" desses. Mas não critico quem o faz e até lhe encontro coragem para isso.
Para a senhora : reforço a ideia, ainda bem que ainda há estes "meninos" corajosos que mexem assim nestes animais mas tambem ajudam a que de alguma maneira eles se aguentem por cá neste planeta que o bicho homem teima em estragar.
Ah! E deixe-me juntar à sua lista de animais de estimação a bela da cobrinha do milho que é macia e sabe mesmo bem sentir a passear entre os dedos. E as saudades que tenho dos toques de cauda da minha lagartixa ( iguana )!!!!!!!
Hmmm... essa coragem passa por ser apenas uma questão de prespectiva... posso te dizer que conheco pessoas que te achavam um hero'i apenas por mexeres em um labrador de 5 meses... acho que os gostos ficam mais em cima... mas tambe'm não discordo com a tua resposta.
Abraço
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sábado fev 23, 2008 7:24 pm

concordo com a nicosa .... eu ambem tenho "peludinhos" ... mas eu TAMBEM acho que os repteis e as cobras os aracnídios escorpiôes etc etc ... são fascinantes mas não ando aí a dizer para os deixarem viver na liberdade ... porque provavelmente a maioria deles não sobrivereria... e eu digo-vos sinceramente que se eu tivesse condiçoes para ter tais especies de animais ... eu já os tinha ... mas eu prefiro deixalos na loja de animasi onde eles têm as minimas condiçôes doque vir para a minha casa onde vou faze-los sofrer e que provavelmente vão morrer passado uma semana ... masi vale ficar nas lojas e serem comprados por apaixonados por estes animais ... como são todos voçês ... ( acho eu que são todos ) ...

Responder

Voltar para “Exóticos”