Beja: "Tolerância zero" a cães considerados perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

sexta fev 22, 2008 7:55 pm

Mas que raio de coincidência isto acontecer sistematicamente com as mesmas raças...
Gosto de cães de guarda, com carácter forte e seguro... Jacarés, não obrigado...
A coincidência não é sistematicamente acontecer com essas raças mas sim ser apenas noticiado quando acontece com essas raças, pois dá maior audiência..

Há para aí tantos cães que mal sociabilizados poderão fazer muitos estragos, só que como esses são os mais populares....

Uma coisa é garantida, com o passar do tempo e com todas essas restrições as pessoas vão passar a adquirir cães de outras raças, tais como dogue bordéus, doberman, pressa canária, Cane corso, mastiff, bulmastiff, e muitos mais outros cães, agora me questiono será que todos estes entrarão na lista....
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta fev 22, 2008 7:59 pm

safata Escreveu:
E para além disso, quem provoca estas situações está a condicionar todos os outros. Eu como dono e criador de cães de guarda, que podem ser perigosos - podem sim se não forem educados firmemente - sinto-me prejudicado pelas consequências dos actos dessas raças e respectivos donos!
Também as "outras raças" a que se referiu, do mesmo modo que a raça que cria, sendo firmemente educados, não são ameaça para ninguém.

Pessoalmente, não me sinto prejudicado pelos actos "destas raças" ou de qualquer outra raça, sinto-me sim prejudicado, pela irresponsabilidade dos donos destas e de qualquer outra raça.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta fev 22, 2008 8:03 pm

djusantos Escreveu: Uma coisa é garantida, com o passar do tempo e com todas essas restrições as pessoas vão passar a adquirir cães de outras raças, tais como dogue bordéus, doberman, pressa canária, Cane corso, mastiff, bulmastiff, e muitos mais outros cães, agora me questiono será que todos estes entrarão na lista....
INFELIMENTE, não creio que esse dia esteja longe, ou seja, o dia, em que outras raças, farão parte desta "coisa" a que teimosamente chamamos de Lei.

Nessa altura, não vou, por uma questão de bom senso e de respeito, sobretudo pelas raças e por tudo aquilo que elas representam, perguntar a ninguém, porque é que a malta da Cova da Moura, prefere Bulmastiff's e outras raças do género.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
whiteflashteam
Membro Júnior
Registado: domingo abr 24, 2005 1:00 pm
Contacto:

sexta fev 22, 2008 8:21 pm

Bom. Eu pensei não dizer mais nada e não vou acrescentar muito mais.
Apenas vou relembrar que esta conversa surgiu e se deve centrar (digo eu claro :wink: ) na notícia da Câmara Municipal de Beja que por precaução irá fiscalizar se uma lei está ou não a ser aplicada.
<a href="http://www.whiteflashteam.com">www.whiteflashteam.com</a>
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

sexta fev 22, 2008 9:31 pm

"Diga-me por exemplo porque é que a malta do bairro da Cova da Moura e outros locais do género quer é pittbulls? Porque é que eles não querem os vulgares rafeiros???

É facil: querem-se armar que são maus e são os maiores por ter cães que dão sempre na televisão e que são maus...coitados...

Tão simples quanto isto...se eu disser que o meu vizinho tem uma quinta sempre aberta com uma cadela pitt bull sempre á solta, onde vão pra lá miudos pra piscina, onde vao pra lá pessoas de todo o tipo comprar roupa, onde vão adolescentes jogar futebol e anadr de mota, onde vai lá pessoas de todo o género, onde tem lá mais 3 cães rafeiros, imensos gatos, galinhas, pombas, coelhos... Fui eu que tive ao lado dela qd lhe rebentaram as aguas, por 2 vezes...

Em relação as raças, acho que o presa canario já está na lista negra, nao tenho a certeza se o cane corso está.

Se disser que nunca fez mal a nenhum ser vivo, ou melhor a nenhum animal, ninguem se acredita... isto pk? bem sociabilizada, e bem educada, se calhar melhor do que a minha cadela...

Ahh...e acho que a lei está a ser levada a sério pelas autoridades em mais lados, não é só em Beja... Ainda na quarta fui parado por um apito dum PSP por nao levar acaime e por pouco nao fui multado, que compreendo a parte deles, mas sinto-me tão mal ao ver a cadela com aquela mer.... No dia seguinte qd fui sair com ela, parecia que tinha um aperto no garganta, até na aldeola agora porra :?

Cump.

João S.
thericardo
Membro Júnior
Registado: domingo nov 04, 2007 6:25 pm

sexta fev 22, 2008 10:40 pm

Fonte: http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior ... =TSF188686
Menino atacado por "pitbull", CDS exige regulamentação da lei
Uma criança foi atacada, esta sexta-feira, por um cão de raça 'pitbull' em Lagoa, Algarve, e transferida de ambulância para Lisboa. Perante mais um caso de vítimas de violência com estes animais, o CDS-PP critica o facto da lei dos cães perigosos estar ainda por regular.

( 20:43 / 22 de Fevereiro 08 )

Uma fonte do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão, escusou-se a adiantar à agência Lusa se a operação a que vai ser submetida a criança poderá implicar a reimplantação do dedo mindinho de uma mão, arrancado durante o ataque do canídeo.

Além da amputação, quando chegou ao Hospital de Portimão o menino, de 12 anos de idade, tinha ferimentos graves no pulso da outra mão.

Uma fonte da GNR adiantou que o cão já foi transportado para o canil municipal e, como os proprietários «não tinham seguro», vai ser levantado um auto de contra-ordenação aos donos.

O 'pitbull' estaria preso numa propriedade privada e terá fugido, encontrando-se à solta na cidade, altura em mordeu ao rapaz adiantou a mesma fonte policial.

Este ataque de um cão a uma criança é o segundo caso registado no Algarve este mês, tendo a primeira ocorrência sido registada a 14 de Fevereiro, quando um cão de raça "rottweiler" atacado uma criança de 20 meses e a deixou em estado grave.

CDS exige regulamentação da lei de posse de cães perigosos

O deputado Nuno Melo considera incompreensível que a lei ainda não esteja regulada. «Esta lei prevê muita coisa mas não e aplicada por omissão de regulamentação», critica o deputado.

«Qualquer presidente de junta de freguesia que queira emitir uma licença [de porte de cães perigosos] não o pode legalmente fazer porque ainda não esta regulamentada forma como essa licença pode ser atribuída aos proprietários dos cães», salienta.

Contactado pelo TSF, o ministério da Agricultura remeteu qualquer esclarecimento sobre a regulamentação da lei - que foi aprovada em Agosto de 2007 - para a próxima segunda-feira.

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta fev 22, 2008 11:18 pm

Desculpem lá mas noticias destas, com esta frequência não abonam em nada a favor destas raças. De estigmatizadas já não passam...
E que tal os donos conscientes e responsáveis destes cães fazerem algum tipo de contra campanha para alertar o publico em geral que se está a crucificar determinadas raças de cães, que embora não sejam inocentes de todo, não são os principais responsáveis por este clima que inevitavelmente se vai instaurando à volta deles.?
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sexta fev 22, 2008 11:23 pm

nicosa Escreveu:(...)
E que tal os donos conscientes e responsáveis destes cães fazerem algum tipo de contra campanha para alertar o publico em geral que se está a crucificar determinadas raças de cães, que embora não sejam inocentes de todo, não são os principais responsáveis por este clima que inevitavelmente se vai instaurando à volta deles.?

Contra a televisão, detendo ela uma influência esmagadora junto das massas, qualquer esforço que se fizesse teria de ser igual àquele que é preciso para matar um elefante com um mata-moscas. :|
jonas_savimbi
Membro Veterano
Registado: segunda dez 11, 2006 2:16 pm

sexta fev 22, 2008 11:38 pm

Só não faço "campanha" quando as vezes chove, porque de resto faço-a todos os dias ;)

Está desculpada.

João
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado fev 23, 2008 12:01 am

Eu só gostaria de perguntar ao sr. criador de Bull Mastiff, se por acaso os rapazolas da Cova da Moura decidissem ter Bull Mastiffs isso os transformava automaticamente em crocodilos ou se isso é algum processo de metamorfose não imediato. Isto porque ainda não percebi se é por os Pit Bull serem maus que os rapazolas da cova da Moura os preferem ou se é por os rapazes da cova da moura os preferirem que os pit Bull são maus! Estou inclinado para a segunda hipotese ;)
Aliás, estou certo que se tivesse a raça Bull Mastiff a mesma 'popularidade' do Pit Bull, não duvido que os estragos seriam imensamente maiores e o número de noticias de ataques a pessoas também(estamos perante uma raça de guarda, ao contrário do pit bull que não o é, e por isso mais propensa a atacar seres humanos). Sorte a sua....eles não têm Bull mastiff (deve ser por consumir muito aos 100 kilometros ;)).
Falando em preferências e em razões válidas para esta Lei absurda, talvez me possa explicar também quantos ataques de Tosa Inu ocorreram em Portugal que justifiquem a respectiva inclusão na lista!! isto é claro, tomando como válido o seu argumento de que se as raças lá estão é porque de facto são mais perigosos e atacam muita gente!!
Bem....fico-me por aqui, que isto é mesmo chover no molhado, e é tanto mais ingrato quando temos de explicar coisas a pessoas que supostamente deviam perceber de cães e comportamento canino, mas pelos vistos não enxergam além do umbigo.
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

sábado fev 23, 2008 12:06 am

Pegando so nos comentários do pauloc1, gostava de um esclarecimento sff:

por lei os caes teem que andar de trela E açaime ou trela OU açaime? Posso ter o meu cão solto só de açaime?

cumprimentos
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado fev 23, 2008 12:11 am

Zomba Escreveu:Pegando so nos comentários do pauloc1, gostava de um esclarecimento sff:

por lei os caes teem que andar de trela E açaime ou trela OU açaime? Posso ter o meu cão solto só de açaime?

cumprimentos
Se o seu cão não fizer parte da lista dos potencialmente perigosos tem de andar de trela OU açaimo, se faz parte da lsita tem de andar de trela E açaimo.
Isto quer dizer que se o seu cão não faz parte da lista pode andar solto sim, desde que tenha açaimo e você o acompanhe (não pode andar na rua de açaimo solto mas sozinho).
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

sábado fev 23, 2008 12:23 am

Obrigado pelo esclarecimento.

O meu cão é um leão da rodésia, e sendo assim não precisa das duas coisas juntas...

Apesar disso não entendo o que é tem mais que qualquer um dos PP para ter esse privilégio... é um cão com um potencial de perigosidade como qualquer umas das raças na lista de PP's...

Mas é a lei... vá-se lá perceber porquê...

Só gostava de saber (se alguem tiver o privilégio de saber) qual o critério para definir que raças incluir na lista de PP's.

Cumprimentos
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 23, 2008 12:28 am

whiteflashteam Escreveu: Mas lá está. Se o cão não tivesse o tamanho e o peso que tem, se fosse um "cãozito meia-leca" (sem ofensa :lol: ), não me fazia muita diferença.
Então sejamos coerentes. Vamos pedir para que sejam incluídos na lista de Potencialmente Perigosos qualquer cão cujo peso ultrapasse os 15kg. Afinal, um cão com um peso superior aos 15kg facilmente causa danos sérios a um ser-humano ...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 23, 2008 12:31 am

safata Escreveu:C
O que é certo, é que há cães mais perigosos e menos perigosos - o "potencialmente" é um eufemismo... Há raças mais propensas para causar sérios danos que outras. E os donos das mesmas têm que que saber o animal que têm. Mais nada! O público em geral tem todo o direito de se defender e tomar as medidas que achem necessárias, já que alguns donos desses "lulus" não as tomam, e muitas vezes até incentivam as características bélicas dos mesmos... e blá blá bla, e podemos estar aqui a vida toda a falar, discordar, concordar, argumentar, etc.
Mas eu pergunto a quem queira responder:
Como remediariam o dedo amputado e as cicatrizes que vão ficar no braço do miúdo de 12 anos que foi hoje atacado por um Pittbull em pleno centro de Lagoa no Algarve???

Mas que raio de coincidência isto acontecer sistematicamente com as mesmas raças...
Gosto de cães de guarda, com carácter forte e seguro... Jacarés, não obrigado...
O nosso colega Safata realmente mostra um conhecimento de cães super hiper mega desenvolvido.

O APBT é realmente um cão com um enorme potencial para agressividade contra humanos ...

Sobre o puto do Algarve, a quem desejo sem duvida as melhoras, apenas aproveito para lhe perguntar quem devolve a vida aquela mulher que morreu em 2004, morta pelo seu BullMastiff? Ou que matou aquela miudita de 8 anos em 1999?
Teve sorte aí ainda não existir BSL ...

É feio cuspir para o ar ;)
Última edição por CindelP em sábado fev 23, 2008 12:41 am, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”