[[color=greenA "lei" diz que os donos potencialmente perigosos devem ser passeados pelos canitos de trela e açaime. Segundo creio entender, não tenho a certeza, em certos locais os canitos podem ver-se livre dos donos se andarem com açaime
Olá, boa noite,
Agora a sério, transcrevo apenas isto:
"
...Caso nenhuma destas situações aconteça, o município "irá aplicar a legislação em vigor", que, entre outras medidas, inclui o abate dos animais."
De novo o animal paga com a vida a irresponsabilidade do dono. Infelizmente não é só com as raças ditas "potencialmente perigosas" que este fenómeno acontece.
Se a pouca legislação existente, e ainda assim deficiente, quer de responsabilização dos donos quer de defesa dos direitos dos animais fosse cumprida ou feita cumprir pelas competentes autoridades talvez não se assistisse a tantas barbaridades!.
(Para quando a obrigatoriedade de TODOS os animais serem chipados. Não basta promulgat a Lei é preciso fiscalizá-la efectivamente)
Vem isto a propósito de se falar sempre na Lei para isto ou para aquilo sempre que, infelizmente, um acidente acontece com um canito rotulado de potencialmente perigoso.
Que diabo!!! até os nossos pseudos governantes aproveitam o ensejo para "botar" faladura.
A verdade é que, pelo menos que eu me apercebessae, até hoje NUNCA vi noticia de que o dono X tinha sido responsabilizado e condenado pela justiça por um ataque causado pelo canito Y.
Em contrapartida os orgãos de informação já noticiam que o canito Y foi mandado abater após ter estado não sei onde, onde analisado por um entendido em psicologia canina decidiu que o bicho afinal é mesmo mau.
Todos se devem recordar de há cerca de 3/4 anos bombasticamente ter sido noticiada a morte de um senhor que até alimentava os dois Rott's do filho. O que a comunicação social se esqueceu de dizer (pelo que ouvi dizer) é que o dito senhor quando não tinha o filho presente acossava os dois cães com um pau através das grades da jaula. O azar foi que um dia entrou lá dentro. O resto já todos, infelizmente, sabemos.
Ressalvo aqui a possibilidade de um acidente que pode acontecer a qualquer por muito responsável que seja e medidas preventivas que tome.
No dia em que verdadeiramente os donos de cães, de qualquer raça, sejam punidos criminal e severamente pelos danos infligidos a terceiros por esses mesmos animais vão provavelmente acontecer duas coisas; a 1.ª é que durante uns tempos vão aparecer mais animais abandonados e a 2.ª é que quem quiser ter um cão pensará 2 vezes e terá de "andar direito".[/color]
Armindo Tavares.