Macho ou fêmea?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Aral
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 10:26 pm

segunda mai 05, 2003 6:51 pm

Gosto muito de animais, principalmente cães e gatos, e neste momento estou a pensar em adoptar um gato de três cores, bebé, abandonado pela mãe com mais ou menos 15 dias; o meu único problema é que tem que ser macho e não sei como distinguir se é um ele ou uma ela?
Como fazer a distinção?
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda mai 05, 2003 7:01 pm

Três cores? Como? Branco, amarelo e preto? Se for esse o caso, é uma fêmea de certeza, uma "tartaruga tricolor"... Não há machos com estas características. Os raríssimos que aparecem são estéreis.
Por que é que só pode adoptar se for macho?
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

segunda mai 05, 2003 7:05 pm

Olá,

"Existe uma forma fácil. Levantando o rabinho do filhote você verá que o macho tem dois pontos ( : ) e a fêmea um ponto de exclamação ( ! ). É a forma mais fácil de distinguir o sexo e não falha."
in www.amigosdosanimais.org.br

Também estou curiosa, porquê um macho?
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda mai 05, 2003 7:12 pm

Florinda Escreveu: Três cores? Como? Branco, amarelo e preto? Se for esse o caso, é uma fêmea de certeza, uma "tartaruga tricolor"... Não há machos com estas características. Os raríssimos que aparecem são estéreis.
Eu também estou curiosa de saber porquê um macho... mas também, e especialmente, porque uma "tartaruga tricolor" é sempre fêmea???

;)
Aral
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 10:26 pm

segunda mai 05, 2003 7:15 pm

[quote=Florinda]
Três cores? Como? Branco, amarelo e preto? Se for esse o caso, é uma fêmea de certeza, uma "tartaruga tricolor"... Não há machos com estas características. Os raríssimos que aparecem são estéreis.
[/quote]Porque só tenho machos e se adoptar uma fêmea será um filme...
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

segunda mai 05, 2003 7:21 pm

Olá Aral,

Só ter machos não é, a meu ver, razão para não optar por uma fêmea.
Eu já tinha dois machos quando a minha Blaky veio cá para casa e dão-se todos lindamente.
Desde que mande esterilizar a gata e castar os gatos não terá problemas.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 05, 2003 9:51 pm

Olá

Os gatos e as gatas dão-se bem é só preciso ter os cuidados referidos.
Agora expliquem-me essa história de os gatos de três cores serem sempre gatas e se forem gatos serem estéreis. Não sabia :lol:

E achei o máximo essa forma de se ver o sexo dos gatinhos ;)

Já tem gatinho para adoptar ou anda à procura?

beijokas
Kathleen
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

terça mai 06, 2003 9:55 am

Olá!
Will perguntou: "...porque uma "tartaruga tricolor" é sempre fêmea???"
Não sei explicar os pormenores mas é uma questão genética, tem a ver com a combinação de genes.

Kathleen: "expliquem-me essa história de os gatos de três cores serem sempre gatas e se forem gatos serem estéreis".
Não são três cores quaisquer, é só a combinação branco, amarelo e preto.

Bjs
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 06, 2003 10:16 am

Olá

Muito interessante esta coisa da genética.
Por exempo eu adoro persas laranja, mas parece que normalmente os Laranja são sempre machos sabiam? É raro nascerem femeas...

Enfim.

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça mai 06, 2003 11:12 am

De facto é verdade que qualquer gato com mais de duas cores é sempre fêmea.
As enciclopédias sobre gatos dizem que isso se prende com questões genéticas ainda pouco estudadas mas que devem estar relacionadas com a paternidade múltipla. Esse fenómeno que, aparentemente, será exclusivo nos felinos domésticos ainda continua a intrigar os cientistas. As últimas hipóteses lançadas pelos investigadores têm sido no sentido de admitir que os óvulos da gata não se fechem obrigatoriamente no momento imediato à fecundação do primeiro espermatozóide e que seja permitida a entrada de um segundo desde que este tenha informação cromossomática feminina (sabe-se lá porquê...). Isso dará origem a uma sobrecarga de informações femininas, resultando na formação de um feto fêmea e não macho.

P.S.1 o sexo feminino é determinado pela conjugação de dois cromossomas iguais (X+X) e o sexo masculino é determinado pela conjugação de dois cromossomas diferentes (X+Y). Deste modo, o cromossoma X (feminino) é predominante;

P.S.2 não é obrigatório que uma gata com três cores seja tartaruga. Pode ser apenas tricolor. Tartaruga é a designação usada para definir a disposição justaposta das manchas cromáticas no corpo. Tricolor é o tipo de padrão que é apenas aglomerado. Por exemplo, aquelas gatas muito "pintalgadas" são tartarugas e a minha gata é tricolor porque as manchas são dispersas.

Exemplo de gatinha "tartaruga":
Imagem

Exemplo de gatinha "tricolor":
Imagem
Última edição por Cleopatre em terça mai 06, 2003 11:37 am, editado 4 vezes no total.
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça mai 06, 2003 11:19 am

Kathleen Escreveu:
Eu adoro persas laranja, mas parece que normalmente os Laranja são sempre machos sabiam? É raro nascerem femeas...
Não é só na raça Persa que isso acontece. Também nas outras se verifica, embora com menor frequência. Sobre isso é que nunca encontrei explicação nem nunca li nada de específico.
Só há uma coisa que me custa :arrow: porque é que se chama castanho ao pêlo castanho, preto ao pêlo preto, branco ao pêlo branco e cor-de-laranja ao pêlo ruivo? Até em termos técnicos se chama "vermelho esfumado"! :evil: Embora eu não seja gata, sou ruiva e nunca percebi porque é que dizem que tenho o cabelo cor-de-laranja ou cor-de-cenoura! :evil:

:lol: :lol: :lol:

(Acrescento um pormenor: o cinzento é tecnicamente designado por "azul"... ;) )
Última edição por Cleopatre em terça mai 06, 2003 12:12 pm, editado 3 vezes no total.
Kathleen
Membro Veterano

terça mai 06, 2003 11:22 am

:lol: :lol: :lol:

Por acaso tem alguma raxão e olhe que eu acho o máximo pessoas com o cabelo da cor do seu...

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

terça mai 06, 2003 11:27 am

:oops: Obrigada... :oops:
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça mai 06, 2003 11:43 am

Obrigada, Cleopatre, pela sua EXCELENTE contribuição sobre as cores dos gatos.

Este tipo de intervenções deve ser elogiado, e eu não quis perder a oportunidade de o fazer publicamente e não apenas em privado.

Muito obrigada!
Filipa
Cleopatre
Membro Veterano

terça mai 06, 2003 11:51 am

:oops: Estou outra vez a corar... :oops: Obrigada e, na medida dos meus escassos conhecimentos, sempre que puder contribuirei. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”