Antes de mais gostaria de dizer que compreendo muitas vezes o porque destas Operaçoes e não me compete a mim ajuizar ninguem.
Eu tenho uma opinião muito pessoal acerca disto.
Um exemplo da minha concordancia está no exemplo (salvo erro) da camara municipal de oeiras (se tiver errado digam qualquer coisa) que tem um sitio proprio para gatos e que para controlar a natalidade os esterelizaram.
Ou porque a saúde do animal está em risco, neste e em alguns casos mais, concordo!!!!
O que não concordo é que se faça isto por qualquer motivo, tenho infelizmente visto vários Donas/os que levam o seu gatinho ao vet porque ele faz xixi em casa (aqueles esguixos de marcação de terrtório) e que os mandam "capar" ou porque ele é muito arisco e alguem lhes disse que capando-os se tornariam mais calmos, o que não coresponde à verdade, conheco bastante gatos capados que ficaram até pior, até é compreensivel quem gostaria?????
É com esse pensamento que venho aqui dar a minha opinião (como disse atras, nao me compete fazer juizos).
Gostando eu dos meus amigos de quatro patas (sejam eles gatos ou cães etc) como eu gosto, nunca passaria na minha cabeça, a não ser que a saúde e a vida deles estivesse em risco, mandar capar ou estereliza-los, parto do principio que o seu sofrimento seria atroz sem falar dos problemas de inferioridade em relação aos outros animais (acredito piamente que os animais pensam e sentem com tanta intensidade como nós)e outros problemas psicologicos, afinal de contas se nós formos analizar bem, isto não se faz a ninguem (expto em alguns casos), duvido que alguem gostasse que lhe fizesse o mesmo, quando temos um animal de estimação temos que contar que ele pode não ser aquilo que esperamos, mas não é por causa disso que o vamos (vou utilizar uma palavra um pouco dura, não me levem a mal) mutilar só porque não queremos o cortinado com xixi ou que quando a gatinha está com o cio não para de miar, só para falr destes exemplos...ha mais , ter um amigo de quatro patas é como o casaménto, é para o bem e para o mal, sei que neste momento alguns de voçês não se importariam que capassem ou esterelizassem os vossos EXs

Desculpem o desabafo mas acreditem que penso existirem outras soluçoes tanto para o xixi como para a natalidade ou outros como estes, basta as pessoas porem-se uma vez na vida na pele deles e pensarem.
Os meus cumprimentos a todos os forenses.
Arcanjo